Sumiu em 1974: avião de geólogo é achado a 12m de profundidade em rio no Pará
A corrente do rio Curuá arrasta lama e ramos há 50 anos sobre o mesmo ponto. 12 m abaixo da superfície, onde a luz do sol nunca chega completamente, o casco de um Cesna 182 repousa inclinado contra uma formação rochosa. A pintura branca com faixas azuis, característica dos aviões da Companhia de Pesquisa Mineral nos anos 1970, foi consumida durante décadas de sedimentos e pelo crescimento lento de algas que formam uma segunda pele sobre a fuselagem.
Em agosto de 2024, quando a equipa de manutenção da Hidraelétrica de Kuruáaúna precisou inspecionar as comportas submersas, o O mergulhador Edinaldo Moraes desceu com uma câmara acoplada ao capacete. A visibilidade era inferior a 1 m. Ele mapeava a estrutura de betão com as mãos quando os seus dedos tocaram em algo que não deveria estar ali.
Metal corroído, mas com forma reconhecível. Uma asa. O Edinaldo subiu imediatamente. 30 minutos depois, voltou com equipamento de iluminação. A câmara registou o momento exato em que ajustou o foco e a forma completa do avião emergiu da escuridão verde acastanhada do fundo do rio. No interior da cabine, ainda preso ao assento do piloto pelo cinto de segurança, estava o esqueleto de um homem. O rádio de Edinaldo creptou.
Tem alguma coisa aí em baixo? Ele demorou para responder. Continuava a olhar através do vidro embaciado da janela do Cesna. No painel de instrumentos, ponteiros enferrujados marcavam altitude zero e velocidade zero. No banco do copiloto, uma mochila de lona militar estava ainda amarrada com um cabo de nylon ao cinto de segurança.
Ednaldo, repita. Tem alguma coisa? Ele pressionou o botão do rádio. Há aqui um avião. E está alguém dentro. Quando a Polícia Civil do Pará foi acionada no dia seguinte, já havia uma equipa de seis pessoas na margem do rio, dois polícias, o engenheiro responsável pela hidroelétrica, um fotógrafo da câmara municipal de Santarém e dois mergulhadores profissionais.
O coronel reformado Humberto Salgado, que em 1974 trabalhava como oficial de ligação da Aeronáutica em Belém, foi chamado a acompanhar os trabalhos. Ele tinha 74 anos e memória intacta. “Eu lembro-me desse avião”, disse salgado assim que viu as primeiras fotos tiradas por Edinaldo. “Lembro-me de quando desapareceu. Procuramos durante duas semanas.
A aeronave era um Cesna 182 Skylane, prefixo PT CQD, registado em nome da Companhia de Investigação de Recursos Minerais, uma empresa estatal que mapeava reservas de bachite, ouro e manganês na Amazónia durante o regime militar. O piloto era Júlio César Tavares Linhares, geólogo formado pela UFRJ, 34 anos em 1974, casado sem filhos.
Natural de Petrópolis. Ele vivia em Santarém havia 3 anos. O avião desapareceu a 11 de Março de 1974, durante um voo de inspeção entre Santarém e a comunidade ribeirinha de Curuá, onde a empresa mantinha um posto avançado de recolha de amostras. A rota era simples. 50 minutos de voo sobre a floresta seguindo o curso do rio.
Júlio César já tinha feito aquele percurso 17 vezes. Levantou voo às 2:20 da tarde da base aérea de Santarém. O último contacto por rádio foi às 2:52, quando confirmou que via o povoado de Curuá à frente e iniciaria a descida. Depois disso, silêncio. As buscas iniciaram no mesmo dia. Durante duas semanas, helicópteros da FAB sobrevoaram à região.
As equipas terrestres caminharam pelas margens do rio. Moradores das As comunidades ribeirinhas foram entrevistados. Ninguém tinha visto ouvido o avião cair. Aeronáutica concluiu que o Cesna provavelmente desapareceu sobre área de floresta densa, onde a copa das árvores teria escondido os destroços. O caso foi arquivado em abril de 1974. Agora, 50 anos depois, o avião estava a apenas a 2 km do ponto onde Júlio César fez o último contacto por rádio.
Não na floresta, no fundo do rio. A notícia se espalhou-se rapidamente pelas comunidades ribeirinhas. Na tarde seguinte, quando os preparativos para o resgate começaram, uma mulher de aproximadamente 65 anos apareceu na margem. Ela usava um vestido simples de algodão e transportava uma sacola de palha.
Ficou a observar os trabalhos à distância, sem se aproximar. Um dos polícias notou a sua presença e foi ter com ela. A senhora precisa de alguma coisa? Ela apontou para o rio, onde os mergulhadores estavam a fixar cabos ao redor do avião. “O meu pai viu este avião cair”, disse ela com voz firme. Ele nunca esqueceu.
O polícia chamou o coronel Salgado. A mulher identificou-se como Raimunda Cardoso, moradora na comunidade de Vila Nova, a 3 km rio abaixo. O seu pai, José Cardoso, havia sido pescador. Morreu em 2011, aos 89 anos. O meu pai estava a pescar aqui no no dia 11 de março de 1974″, contou Raimunda. Ele viu o avião passar baixo, ouviu o motor a falhar, disse que parecia um motor de quando a a gasolina acaba.
Depois viu o avião descer para o rio ali perto daquela curva. Salgado franziu o sobrolho. O seu pai foi entrevistado na altura das buscas. Raimunda abanou a cabeça. Ele tinha medo. Disse que apareceram uns homens de uniforme à procura do avião, mas não eram da aeronáutica, eram da empresa. O meu pai achou melhor ficar quieto.
Naquela altura a gente não se metia nessas coisas. E porque é que a senhora está contando isso agora? Raimunda olhou para o rio, onde o Guindast começava a erguer o Cesna. Porque o meu pai me fez prometer uma coisa antes de morrer. Ele disse: “Se um dia encontrarem aquele avião, tu conta o que vi.
Conta que o piloto tentou aterrar direito. Conta que ele não teve culpa. A operação de resgate durou 4 dias. Os mergulhadores fixaram cabos de aço em redor da fuselagem e usaram um guindaste flutuante para erguer o cesna até à superfície. A aeronave emergiu lentamente, escorrendo água barrenta e ramos presos à estrutura.
Quando finalmente aterrou na balsa, a visão era perturbadora. O avião estava quase intacto. O trem de aterragem estava recolhido. As asas não apresentavam sinais de impacto violento, apenas ligeiros amassados na borda de ataque da asa esquerda e riscos compatíveis com o contacto contra rochas submersas. A hélice estava parada, sem deformações que indicassem rotação no momento da colisão com a água.
Isso significava que o motor estava desligado quando o avião afundou. O perito da Polícia Civil, armando quintela, tomou notas meticulosas enquanto examinava cada centímetro da fuzelagem. A posição do trem de aterragem recolhido indicava que o piloto não estava a preparar um pouso forçado na água. Os flaps estavam na posição neutra, não estendidos para reduzir a velocidade.
As superfícies móveis dos comandos de voo estavam intactas, sem danos estruturais. Os depósitos de combustível estavam vazios, mas isso pode ser efeito de 50 anos submerso. A cabine estava inundada por décadas de sedimentos, mas ainda assim era possível ver pormenores cruciais. Júlio César permanecia no assento do piloto com o cinto abdominal colocado.
O esqueleto estava completo, ligeiramente inclinado para a esquerda. A mão direita repousava sobre a alavanca do acelerador, a esquerda caída junto ao corpo. No painel de instrumentos, os ponteiros estavam congelados no tempo. O altímetro marcava 850 pés, cerca de 260 m. O velocímetro indicava 95 nós, 176 km/h.
A bússola apontava para a proa 340º, norte-noroeste. O indicador de combustível tinha a agulha junto ao zero. Armando olhou para o coronel salgado. Ele estava a voar baixo demais e sem combustível. completou salgado, apontando para o indicador. No banco do copiloto, a mochila de lona ainda estava amarrada ao assento. Quando foi aberta na margem do rio, sob a supervisão do perícia, o conteúdo estava surpreendentemente preservado dentro de dois sacos de plástico selados.
Havia um caderno de campo com capa dura, páginas amareladas, mas legíveis. Três mapas topográficos da região do Curuá, com apontamentos manuscritos, um rolo de filme fotográfico 35 mm ainda selado, uma carta pessoal dobrada dentro de um envelope de plástico, um pequeno saco de amostras de solo rotulado com a data de 8 de março de 1974.
A carta era dirigida a Helena Linhares, mulher de Júlio César. Estava escrita à mão com letra firme e inclinada. Helena, se está a ler isto, algo correu muito mal. Estou deixando esta carta no avião porque preciso que alguém saiba o que descobri. Os mapas oficiais estão errados. Há uma área de minério a menos de 3 km do ponto autorizado, mas fora da zona de concessão.
Alguém na empresa sabe que e está a desviar amostras. Vou tentar chegar hoje a Kuruá e documentar tudo antes de regressar. Se não voltar, procure o Major Fontinelli na base de Santarém. Ele vai compreender. Amo-te. Júlio. Armando fotografou a carta. Salgado leu por cima do ombro do perito e ficou em silêncio durante um longo minuto. “Major Fontenelli morreu em 1989”, disse “finalmente, mas eu conheci-o.
Ele investigava contrabando de minérios na região. O rolo de filme foi enviado para um laboratório especializado em restauro fotográfico em São Paulo. Demorou três semanas a ser revelado. Das 36 exposições, apenas 12 conham imagens recuperáveis. Mas o que elas mostravam era extraordinário. As fotos eram aéreas, tiradas a baixa altitude.
Mostravam uma clareira aberta na floresta, com marcas visíveis de desmatamento recente. Havia três trates, dois camiões e o que parecia ser uma escavadora. Numa das imagens, era possível ver homens a trabalhar ao lado de uma pilha de sacos empilhados. As As coordenadas GPS não existiam em 1974, mas o perito conseguiu triangular a localização aproximada utilizando as formações rochosas visíveis em segundo plano.
A área encontrava-se a 4,m 200 m a sul, do ponto mencionado no caderno de Júlio César. Armando levou as fotos até um especialista em mineração da Universidade Federal do Pará. O professor Augusto Bitencur examinou as imagens durante vários minutos antes de responder. É bachita disse ele apontando para os sacos nas fotografias.
Veja a cor da terra aqui exposta. É típico de jazida de bachite de alta qualidade. E reparem nos camiões, tem placas, mas não consigo ler. Isso seria valioso em 1974? Bittenencurt sorriu sem humor. Valioso. A bachita da Amazónia era ouro branco. O O Brasil começava a disputar o mercado mundial do alumínio. Quem controlasse as jazidas controlaria biliões de dólares.
Sim, era muito valioso. Para perceber o que aconteceu com Júlio César Tavares Linhares, Armando Quintela, precisava de mais do que provas físicas. Ele precisava de vozes, de memórias, de pessoas que estiveram lá em 1974 e que ainda estivessem vivas para contar. A primeira pessoa que ele procurou foi Helena Linhares, a esposa de Júlio César, mas Helena morrera em 2019.
O seu único familiar vivo era uma sobrinha, Mariana Linhares, professora de história em Niterói. Quando Armando entrou em contacto por telefone, Mariana ficou em silêncio durante muito tempo. “A minha tia nunca superou”, disse finalmente. Ela morreu sem saber o que aconteceu, mas ela sabia que não tinha sido acidente.
Como é que ela sabia? Porque três dias antes do desaparecimento, o meu tio ligou-lhe. Estava nervoso. Disse que tinha descoberto algo e que estava a ser vigiado. Ela pediu-lhe voltar para o rio imediatamente. Ele disse que precisava de mais uns dias, que estava quase a conseguir as provas que precisava. A Mariana enviou para Armando uma caixa de documentos que Helena guardara durante 50 anos.
No interior havia cartas, fotografias, recortes de jornais sobre o desaparecimento e um diário pessoal de Helena. Uma entrada de março de 1974 chamou a atenção. A caligrafia de Helena era delicada, mas as palavras transportavam um peso imenso. Ela escreveu que havia conversado com o comandante da base aérea dias após o desaparecimento.
Ele foi educado, mas não acreditava que houvesse sabotagem. disse que o mais provável era que Júlio se tivesse perdido na floresta e batido nas árvores, mas Júlio conhecia aquela rota de cor. Ele não se perderia. Helena procurou o Major Fontinelli, como O Júlio pediu na carta. Fontinelli ouviu tudo o que ela disse, anotou tudo, mas depois pediu-lhe para não falar mais sobre isso com ninguém.
Disse que era para a sua própria segurança. A última frase do diário nesse dia dizia apenas: “Tenho medo”. A segunda voz veio de Santarém. Armando localizou Benedito Amaral, antigo mecânico da Companhia de Pesquisa Mineral, 81 anos, aposentado. Benedito aceitou conversar, mas pediu-lhe que fosse a casa dele sem gravador.
Ele morava num bairro simples, numa casa de madeira pintada de azul. Recebia uma pensão mínima e vivia sozinho desde a morte da sua mulher. Quando Armando chegou, Benedito já estava sentado na varanda a fumar um cigarro. Eu esperava que vocês viessem um dia”, disse ele antes mesmo de Armando se apresentar. “50 anos.
Pensei que ia morrer antes. O senhor sabe o que aconteceu com Júlio César? Benedito deu uma longa passa no cigarro. Sei o que eu vi e sei o que não devia ter visto. Contou que trabalhava no hangar de manutenção da empresa fazendo revisões nos aviões. Na noite de 10 de Março de 1974, estava a terminar um serviço atrasado quando viu dois homens entrarem no hangar. Eles não eram mecânicos.
Usavam roupas sociais, camisas de botões, calças de tecido. Um deles transportava uma mala de ferramentas. Eles não me viram porque estava dentro da cabine de um outro avião a trocar um painel”, contou Bento. Foram diretos pro Cesna do Júlio César. Estiveram cerca de 15, 20 minutos mexendo debaixo do avião.
Quando saíram, levaram a mala. Eu fiquei quieto. Fingi que não tinha visto nada. O senhor reconheceu os homens. Um deles não me conhecia, mas o outro era o Mário Esteves, engenheiro chefe da empresa. Eu conhecia-o bem, ele que assinava as ordens de serviço. E o senhor nunca contou isso a ninguém? Bento apagou o cigarro no cinzeiro.
Contei para o Major Fonteelli dois dias depois do desaparecimento. Ele chamou-me na base e fez-me um monte de perguntas. Depois disse que aquilo era assunto de segurança nacional e que se eu falasse qualquer coisa a alguém, ia preso. Nunca mais toquei no assunto. Armando anotou o nome Mário Esteves. De volta ao hotel, passou a noite a pesquisar.

Mário Esteves tinha sido engenheiro chefe da empresa de pesquisa mineral entre 1972 e 1976. Depois disso, abriu uma empresa própria de consultoria em mineração, que operou até 1995. Morreu em 2008, aos 79 anos, em Manaus. Deixou três filhos e uma viúva, mas havia algo mais. Em 1981, Mário Esteves foi investigado pela Polícia Federal por envolvimento em contrabando de minérios.
O processo foi arquivado por falta de provas. Um dos investigadores que assinou o O arquivamento era identificado como delegado Osvaldo Meirelles. Armando verificou o nome. Osvaldo Meirelles nunca foi delegado. Em 1974, trabalhava como geólogo assistente na empresa de pesquisa mineral. Estava no mesmo escritório que Júlio César.
A terceira voz foi a mais difícil de encontrar. Armando precisou de quatro semanas de buscas, chamadas para prefeituras. cartórios, igrejas. Finalmente localizou Teresa Medeiros, ex-secretária da Empresa de Pesquisa Mineral em Santarém. Tinha 83 anos e vivia em Belém, num pequeno apartamento no bairro da Pedreira.
Teresa recebeu-o com desconfiança, ofereceu café, mas não sentou. Ficou de pé, apoiada na mesa da cozinha, esperando que ele falasse primeiro. A senhora lembra-se de Júlio César Tavares Linhares? A Teresa fechou os olhos por um momento. Lembro-me. Era um homem bom, educado, tratava-me sempre com respeito. Não era como os outros.
Que outros? Os outros engenheiros, os chefes, tratavam-me como mobília. Júlio César era diferente, conversava comigo, perguntava se eu estava bem. No dia antes de desaparecer, pediu-me um favor. Armando inclinou-se para a frente. Que favor? A Teresa abriu uma gaveta e tirou um envelope amarelado. Entregou-o a Armando sem dizer nada.
No interior havia uma carta manuscrita dirigida a Helena Linhares. A caligrafia era a mesma da carta encontrada no avião. Ele pediu-me para enviar isso para a sua mulher, se acontecesse alguma coisa. Disse que se ele regressasse do voo de Curuá no dia seguinte, ele próprio me ia pedir a carta de volta.
Mas ele não voltou e eu fiquei com medo de enviar. Por quê? Porque dois dias depois do desaparecimento, o Mário Esteves entrou na sala de arquivo e queimou um monte de documentos. Eu vi através da janela da minha sala. Ele achou que não estava lá ninguém, mas eu tinha voltado para pegar na minha bolsa. Ele queimou tudo numa lata de lixo no parque de estacionamento.
Depois deitou as cinzas no rio. Armando abriu a carta. Era uma segunda versão da carta encontrada no avião, mas esta tinha mais pormenores. Júlio César escreveu os nomes das pessoas que ele suspeitava estarem envolvidas na operação ilegal. Mário Esteves, Osvaldo Meirelles e um terceiro nome que Armando não reconheceu, Augusto Paranhos.
No final da carta, Júlio César escreveu: “Helena, se me acontecer alguma coisa, não deixe-o morrer. Não é só sobre minério, é sobre como tratam a Amazónia, como tratam as pessoas que vivem aqui. Acham que podem fazer o que quiser. Alguém precisa de parar isto. Amo-te, Júlio.” O caderno de campo encontrado na mochila de Júlio César continha 47 páginas preenchidas, abrangendo o período de janeiro.
março de 1974, a caligrafia era técnica, com diagramas, coordenadas geográficas e descrições geológicas, mas nas últimas cinco páginas o tom alterava-se. A entrada de 5 de março dizia que tinha recolhido amostras no ponto cinco, conforme guião. O teor de Bita estava dentro do esperado. Regressou a Santarém às 5 da tarde.
Durante o voo de regresso, avistou movimento de equipamento pesado a 2,m5 k a sul do ponto 5. Não constava no mapa de operações. Ele escreveu que iria verificar na saída seguinte. No dia 6 de março, anotou que tinha conversado com a Helena ao telefone. Ela estava preocupada, disse que sentia que algo estava errado. Ele também sentia. Mário chamou-o à sala dele naquele dia e perguntou porque é que ele estava a voar fora da rota autorizada.
O Júlio disse que foi o vento. O Mário não acreditou. Ele escreveu: “Começo a achar que estou a ser vigiado. A entrada de 8 de março era mais longa. Ele confirmava que tinha sobrevoado a área no dia anterior. Havia uma operação de extração ativa fora da zona mapeada, equipamentos modernos, pista de aterragem improvisada. Ele tirou fotografias.
Ninguém na base sabia dessa operação. Conversou com Mário e desconversou. Disse que o Júlio devia focar no seu trabalho e não ficar inventando problema. Júlio escreveu que ia documentar tudo antes de reportar. Não podia acusar sem provas. No dia 9 de março, anotou que algo estranho tinha acontecido. Foi até ao hangar verificar o avião para o voo do dia seguinte.
Jair, o mecânico, disse que havia alguém a mexer no avião mais cedo, mas que já tinha ido embora. Júlio perguntou quem era. Jair disse que não sabia. O Júlio verificou o avião todo. Tudo parecia normal, mas ele escreveu: “Estou com um mau pressentimento. A entrada de 10 de março era a mais perturbadora. A situação tinha ficado muito estranha.
Ele recebeu uma chamada anónima de manhã. A voz disse: “Pára de meter o nariz onde não é chamado”. Depois desligou, contou à Helena. Ela implorou-lhe para voltar para o rio imediatamente, mas se ele voltasse agora sem provas, tudo isto não iria servir de nada. Escreveu que iria a Curuá no dia seguinte e a tirar mais fotografias da operação clandestina, a recolher amostras de solo da área, depois iria diretamente para o Major Fontenelli.
A Helena disse que ia telefonar-lhe às 6 da tarde. Ele escreveu: “Vou estar de volta até lá. A entrada do dia 11 de março, o dia do desaparecimento, estava inacabada. Decolei 14:20. Combustível para 3 horas, bom tempo. Vou. A frase terminava ali. A caneta tinha feito um risco na página, como se Júlio tivesse sido interrompido ou como se tivesse guardado o caderno às pressas.
Armando passou três dias analisando cada palavra, cada detalhe. Regressou ao hangar, onde o avião tinha sido guardado em 1974, agora desativado, transformado em depósito da câmara municipal. Com autorização judicial, a Polícia Civil fez uma busca no local. Numa sala nos fundos, dentro de um armário metálico enferrujado, encontraram documentos antigos da Empresa de Pesquisa Mineral.
A maior parte estava deteriorada, mas havia um envelope selado marcado com o carimbo confidencial. 1974. No interior havia um memorando interno datado de 13 de março de 1974, dois dias após o desaparecimento do Júlio César. O memorando era assinado por Mário Esteves e dirigido ao diretor geral da empresa.
O texto era direto. Mário informava que o geólogo Júlio César Tavares Linhares havia desaparecido em voo de inspeção no dia 11 de março. As buscas estavam em andamento. Ele aproveitava para comunicar que Júlio vinha apresentando o comportamento errático nas últimas semanas, realizando voos não autorizados e manifestando interesse em áreas fora da sua competência.
Mário recomendava investigação administrativa sobre eventual desvio de conduta. Era um documento de acusação escrito dois dias após o desaparecimento, mesmo antes das buscas terminarem, como se Mário Esteves já soubesse que Júlio César não seria encontrado, como se estivesse a se protegendo, construindo uma narrativa. Mas havia outra coisa no envelope, um recibo de depósito bancário dobrado dentro do memorando.
da Caixa Económica Federal, agência de Santarém, datado de 20 de março de 1974, um depósito de 50.000 cruzeiros, uma enorme quantia para a época, na conta de Mário Esteves. O depósito foi feito por Augusto Paranhos, o terceiro nome mencionado na carta de Júlio César. Armando pesquisou Augusto Paranhos era empresário, proprietário de uma trading que exportava minérios da Amazónia para o sudeste e para o estrangeiro.
Ele morreu em 1998 num acidente de viação na rodovia Belém Brasília, mas a sua empresa continuou operando até 2005, altura em que foi vendida para um grupo internacional. A ligação estava clara. Mário Esteves coordenava a operação ilegal de extração. Osvaldo Meirelles, como geólogo assistente, desviava as amostras e manipulava os relatórios.
Augusto Paranhos comprava o minério e exportava sem documentação. E Júlio César descobriu tudo. A análise técnica final assinada por três peritos. Armando Quintela, da Polícia Civil, o engenheiro aeronáutico Sérgio Campelo, contratado pela família, e o major aviador Marcelo Uxoa da Força Aérea. O relatório de 78 páginas foi concluído em outubro de 2024 e permanece arquivado no Instituto de Medicina Legal de Santarém.
A causa imediata da queda foi a pane seca, falta total de combustível. Os tanques do Cesna foram inspecionados e esvaziados de décadas de sedimentos. Não havia sinais de fuga estrutural ou danos que indicassem perda acidental de combustível. O indicador do painel marcava próximo de zero. Júlio César sabia que estava sem combustível quando perdeu a altitude, mas o plano de voo indicava abastecimento completo.
50 galões, 189 L suficientes para 3 horas de voo. A rota Santarém Curuá demorava 50 minutos. Ele deveria ter combustível de sobra. Os instrumentos mostravam que o Cesna estava a 850 pés de altitude quando se iniciou a descida final. A velocidade era de 95 nós, compatível com o planeio controlado, e não queda livre.
Júlio César tinha ainda o controlo da aeronave. A posição do trem de aterragem recolhido e dos flaps neutros indicava que não estava a tentar pousar na água. Ele estava a tentar alcançar terra firme, provavelmente uma clareira ou praia junto ao rio. A aeronave tocou a água em ângulo baixo, quase paralelamente à superfície.
As marcas na fuzelagem mostravam que o Cesna deslizava por alguns metros antes de começar a afundar. Não houve explosão, não houve incêndio. Júlio César permaneceu consciente e preso ao assento enquanto o avião afundava. Ele não tentou sair. O cinto de segurança ainda estava afivelado quando o corpo foi encontrado. A mão direita sobre a alavanca do acelerador, como se até ao último segundo ele esperasse que o motor voltasse a funcionar.
O Cesna foi abastecido na base de Santarém às 13h50, 30 minutos antes da descolagem. O registo de abastecimento estava assinado pelo mecânico de pista Jair Nogueira. 50 galões, tanques cheios. Mas o relatório de manutenção do avião revelou algo inquietante. Havia uma anotação manuscrita na margem da última página, datada de 10 de março, um dia antes do voo fatal.
A caligrafia era diferente da do mecânico oficial. A nota dizia apenas verificar válvula de combustível, fuga intermitente. A anotação não estava assinada e não constava no registo oficial de manutenção. Armando Quintela, tentou localizar Jair Nogueira, o mecânico que assinou o abastecimento. Ele havia falecido em 2003, mas a viúva, a senhora Cícera Nogueira, ainda vivia em Santarém.
Quando Armando foi a sua casa, ela recebeu-o na varanda. O meu marido falou daquele avião até morrer”, disse ela, sem rodeios. Ele nunca acreditou que fosse um acidente. Por quê? Porque viu um homem a mexer no avião na noite anterior. Jair estava fechando o hangar quando viu. Achou estranho, mas não quis problemas. Na altura, não fazíamos perguntas.
Quem era o homem? A Dona Cícera abanou a cabeça. Ele não sabia, mas disse que o homem usava farda da própria empresa. Não era um invasor, era alguém de dentro. A válvula de combustível que se encontra no avião foi removida e enviada para análise forense. O resultado demorou seis semanas.
Quando voltou, trazia uma conclusão definitiva. A válvula havia sido deliberadamente ajustada para uma posição intermédia, nem totalmente aberta, o que provocaria perda rápida e perceptível de combustível, nem totalmente fechada. A posição era calculada para causar fuga lenta e constante. Havia marcas microscópicas de ferramenta na rosca da válvula, compatíveis com chave inglesa.
As marcas eram recentes em relação à idade do avião, sugerindo manipulação próxima da data do acidente. O especialista aeronáutico Sérgio Campelo foi categórico no seu parecer. A A configuração da válvula não poderia ter ocorrido naturalmente. Não havia desgaste mecânico que justificasse a posicionamento encontrado.
A válvula foi intencionalmente ajustada para causar fuga lenta de combustível durante o voo. Quem fez isto tinha conhecimento técnico de aviação e sabia exatamente quanto tempo conseguiria o avião voar antes de ficar sem combustível. Com base no volume dos tanques, na taxa de consumo do Cesna no Cruzeiro e na configuração da válvula encontrada, os os peritos calcularam quanto tempo o avião conseguiria voar antes da Pane seca.
O tempo de voo normal, com os tanques cheios, seria de 4:30. O tempo de voo com fuga ficaria entre 45 e 55 minutos. Júlio César levantou voo às 2:20 da tarde. O motor falhou aproximadamente às 3:10. Ele estava no ar havia 50 minutos. 50 minutos era exatamente o tempo que ele levaria a chegar a Kuruá.
Quem manipulou a válvula sabia disso, sabia o percurso, sabia o tempo de voo. Calculou para que o avião caísse longe da base, numa zona remota, onde seria difícil de encontrar. O que é que essa pessoa não esperava era que Júlio César conseguisse manter o controlo até ao final, que ele conseguisse planear o avião até à água, que o impacto fosse controlado o suficiente para preservar a aeronave quase intacta e que 50 anos depois alguém iria encontrar o Cesna no fundo do rio Curuá, com todas as evidências preservadas. A reconstituição
final do desaparecimento de Júlio César Tavares. Linhares teve em conta todos os elementos técnicos, documentais e testemunhais reunidos ao longo de se meses de investigação. O relatório completo foi entregue ao Ministério Público Federal em fevereiro de 2025. O que aconteceu ficou claro. Júlio César tinha descoberto uma operação ilegal de extração de bachite operando fora da zona de concessão da empresa.
A operação era coordenada por Mário Esteves, engenheiro chefe, com o apoio de Osvaldo Meirelles, que manipulava relatórios geológicos, e financiada por Augusto Paranhos, empresário exportador de minérios. A operação movimentava milhões de cruzeiros por mês. A bachita extraída era vendida sem impostos, sem royalties, sem fiscalização.
Era um esquema perfeito, invisível nos registos oficiais. Quando Júlio César começou a investigar, Mário Esteves tentou intimidá-lo, primeiro com perguntas indiretas, depois com a chamada anónima. Quando percebeu que Júlio não iria parar, tomou a decisão final. Na noite de 10 de março de 1974, Mário Esteves e outra pessoa ainda não identificada entraram no angar e manipularam a válvula de drenagem de combustível do Cesna PTQD.
Bento Amaral, o mecânico, viu tudo, mas não denunciou por medo. No dia seguinte, Júlio César levantou voo às 2:20 da tarde, acreditando que tinha combustível para 3 horas de voo. Ele não sabia que o combustível estava a ser perdido lentamente desde que o motor foi ligado. Durante os primeiros 40 minutos, tudo funcionou normalmente.
Júlio sobrevoou a floresta seguindo o curso do rio. Às 2:52 fez o último contacto por rádio informando que via Kuruá à frente. Estava a menos de 10 minutos do destino. Mas naquele momento o indicador de combustível despenhou-se. O motor começou a falhar. Júlio tentou regressar a Santarém. Não havia combustível suficiente.
Virou o avião para norte, tentando alcançar uma área aberta junto ao rio. O motor parou completamente a 850 pés de altitude. Júlio manteve a calma, seguiu todos os procedimentos de emergência, planeou o avião, manteve a velocidade de planeio, escolheu o melhor ângulo de descida, mas não havia onde pousar, apenas floresta densa e o rio Curuá, em baixo.
Ele guiou o Cesna para a água. tentando um pouso forçado. A aeronave tocou na superfície quase horizontalmente. O impacto foi violento o suficiente para romper os vedantes das janelas, mas controlado o suficiente para manter a fuzelagem intacta. A água começou a entrar imediatamente. Júlio tentou abrir a porta, não conseguiu.
A pressão da água de fora contra a cabine inundada tornava impossível mover a porta. Ele tentou partir o vidro lateral, não conseguiu. O avião afundou em menos de 3 minutos. Júlio morreu afogado, preso ao assento pelo cinto de segurança, a 12 m de profundidade, a menos de 2 km do local onde deveria pousar. O pescador José Cardoso viu o avião cair, viu onde ele afundou.
Mas quando os homens da empresa apareceram à procura, ele ficou em silêncio. Tinha medo. Esteve 50 anos com aquele peso. Antes de morrer, fez a filha prometer que contaria a verdade se o avião fosse encontrado. Helena Linhares esperou 50 anos por respostas. Morreu sem saber que o marido tinha sido assassinado, mas deixou tudo documentado, guardado, à espera que alguém um dia se ligasse à peças.
Benedito Amaral viu os homens manipulando o avião, contou ao Major Fontenelli, foi ameaçado. Passou 50 anos guardando o segredo. Quando os investigadores finalmente o encontraram, estava pronto para contar. Teresa Medeiros guardou a carta de Júlio César durante 50 anos. Viu Mário Esteves queimar documentos. Teve medo de falar.
Quando Armando Quintela bateu-lhe à porta, ela entregou tudo. A investigação da Polícia Federal identificou os envolvidos na operação ilegal. Mário Esteves, falecido em 2008. Augusto Paranhos, falecido em 1998. Osvaldo Meirelles, vivo 86 anos, com demência avançada, internado num lar de repouso em Manaus.
Nenhum deles seria formalmente acusado, mas a verdade estava documentada. O Ministério Público Federal concluiu que Júlio César Tavares Linhares foi vítima de homicídio premeditado, executado através de sabotagem intencional da aeronave, com o objetivo de impedir que este denunciasse a atividade ilegal de extração mineral. A morte ocorreu a 11 de março de 1974, por afogamento após aterragem forçada no rio Curuá.
A família de Júlio César recebeu o corpo para inumação em abril de 2025. Mariana Linhares, a sobrinha, organizou uma cerimónia simples em Petrópolis, cidade natal de Júlio. Compareceram menos de 20 pessoas. A maioria eram pessoas que nunca o conheceram, mas que acompanharam a história pela imprensa. Antes do enterro, Mariana leu em voz alta a carta que Helena tinha escrito em 2015, pouco antes de morrer.
Sempre soube que o Júlio não teve um acidente. Ele era cuidadoso demais. Eu sei que alguém fez alguma coisa, mas nunca tive provas. Se um dia encontrarem o avião, por favor, não deixem que digam que foi só azar. Ele merece que a verdade seja contada. A voz da Mariana tremeu ao ler a última frase. Ela dobrou a carta e colocou-a dentro do caixão, ao lado do corpo de Júlio César.
O Cesna 182, prefixo PT CQD, foi desmontado. Parte da fuselagem está preservada no Museu Aeroespacial de Belém, como prova material de um crime que permaneceu oculto durante cinco décadas no fundo do rio Curuá, a 12 m de profundidade, onde a luz solar nunca chega completamente. Na placa junto da fuselagem exposta está escrito Cesna T82 Skylane PT CQD.
Desaparecido em 11 de Março de 1974, encontrado em agosto de 2024. Piloto Júlio César Tavares Linhares, geólogo. Este avião é a prova de que a verdade, mesmo submersa durante 50 anos, sempre encontra uma forma de voltar à superfície. Yeah.