“SÓ NÃO MORRI PORQUE NÃO ESTAVA EM CASA! DEUS ME LIVROU!”: Carlos Henrique invade casa da ex-grávida armado com faca, ataca policiais e acaba morto no interior de SP
“SÓ NÃO MORRI PORQUE NÃO ESTAVA EM CASA! DEUS ME LIVROU!”: Carlos Henrique invade casa da ex-grávida armado com faca, ataca policiais e acaba morto no interior de SP

A escalada ininterrupta da violência doméstica e das agressões contra mulheres em situação de vulnerabilidade continua a expor as feridas mais profundas da sociedade brasileira. Mesmo diante de instrumentos legais rigorosos, como medidas protetivas de urgência concedidas pelo Poder Judiciário, a obsessão, o alcoolismo e o vício em substâncias tóxicas frequentemente transformam antigos relacionamentos afetivos em cenários de terror absoluto e tragédias irreparáveis. No interior do Estado de São Paulo, no pacato bairro Cristais, um episódio de fúria desmedida por pouco não resultou em um feminicídio em massa, terminando com o trágico abatimento do próprio agressor pelas forças de segurança pública.
A ocorrência, registrada minuciosamente por sistemas de monitoramento eletrônico e testemunhada por moradores em pânico, expõe a gravidade do risco enfrentado diariamente por mulheres que tentam romper ciclos abusivos. O agressor, identificado como Carlos Henrique Costa Pimenta, de 40 anos, transformou a tranquilidade de uma rua residencial em um verdadeiro teatro de horror ao tentar invadir a residência de sua ex-companheira, que se encontra em estágio avançado de gestação, munido de uma pesada faca de corte.
A frieza dos registros visuais e a brutalidade das investidas contra a estrutura de ferro da residência impressionaram até mesmo os policiais militares veteranos que atenderam ao chamado de emergência. O desfecho da investida criminosa, marcado pela resposta tática das forças policiais diante de um ataque iminente contra a vida dos agentes, reacende discussões urgentes sobre a eficácia do acompanhamento psiquiátrico, a fiscalização de medidas protetivas e as consequências letais do abuso contínuo de entorpecentes no ambiente familiar.
O Delírio do Agressor: Alucinações, Ciúmes e a Fuga da Ex-Mulher Grávida
Para compreender a sequência de eventos dramáticos que culminou na morte de Carlos Henrique Costa Pimenta, é indispensável analisar o histórico de deterioração comportamental enfrentado pelo casal ao longo dos últimos meses. Pedreiro de profissão e detentor de uma reputação de trabalhador qualificado entre seus clientes, Carlos Henrique passou a apresentar um declínio acentuado em sua conduta pessoal a partir do momento em que intensificou o consumo diário de bebidas alcoólicas e substâncias entorpecentes ilícitas.
A dependência química progressiva alimentava crises profundas de ciúmes patológicos e episódios frequentes de alucinação. Segundo relatos emocionados da ex-companheira, o homem chegava ao imóvel do casal durante as madrugadas em estado totalmente alterado, acendendo as luzes dos cômodos e acordando os filhos pequenos sob acusações infundadas. Na noite que antecedeu o crime, Carlos invadiu o quarto onde a mulher grávida dormia ao lado da filha de apenas 8 anos de idade, apontando a iluminação de um aparelho celular contra o rosto da vítima e alegando falsamente que havia outro homem escondido na residência.
Diante do agravamento das ameaças veladas e do medo constante de que um ataque físico fulminante fosse perpetrado contra ela e contra o bebê que carrega em seu ventre, a mulher tomou a decisão tática de abandonar o imóvel de forma preventiva. Acompanhada dos filhos, ela buscou refúgio na residência de sua mãe, sem imaginar que Carlos Henrique direcionaria sua fúria cega para o endereço de seus familiares na manhã seguinte, determinado a lavar com sangue o que sua mente alucinada considerava uma afronta ao seu sentimento de posse.
“Ele chegou totalmente alterado, perguntando para a minha menina de 8 anos se estava tudo bem e iluminando a minha cara com o celular. Dizia o tempo todo que tinha homem dentro de casa, que a cama estava com cheiro estranho. Eu disse que ele estava maluco e decidi sair de casa para não acontecer o pior. Só não morri porque não estava lá naquele momento. Deus me livrou!”
Momentos de Terror no Portão: A Defesa Desesperada da Família e o Ataque à Filha
Na manhã do crime, Carlos Henrique deslocou-se até a residência onde imaginava encontrar a ex-esposa. Munido de uma faca de grande porte e visivelmente fora de si, o homem tentou arrombar o portão eletrônico da propriedade. No interior do imóvel, contudo, não estava a gestante, mas sim sua cunhada, o marido desta e a própria filha do agressor. Ao perceberem a aproximação violenta e o estado de surto psicótico do indivíduo, os moradores correram para a estrutura de ferro para impedir o arrombamento manual.
As imagens captadas pelas câmeras de segurança da rua mostram Carlos Henrique puxando o portão automático com força descomunal, desferindo múltiplos golpes de faca contra as lâminas de metal e desferindo xingamentos de extrema agressividade. Enquanto o marido da cunhada segurava o motor do portão principal para evitar o descarrilamento, a filha do agressor posicionou-se no portão social de pedestre, segurando a fechadura com o próprio peso do corpo para evitar a invasão.
Ao notar a presença da própria filha atrás das frestas do portão social, Carlos Henrique não esboçou qualquer gesto de piedade ou lucidez paterna. Demonstrando total descontrole emocional, o homem passou a introduzir a lâmina da faca pelas aberturas inferiores e laterais da grade de ferro, efetuando estocadas cegas na tentativa explícita de atingir quem estivesse do outro lado. Vizinhos horrorizados com a cena de selvageria passaram a acionar os telefones de emergência da Polícia Militar, enquanto gritavam da rua na tentativa infrutífera de demover o agressor.
Relatório da Perícia em Local de Crime: "A estrutura metálica do portão eletrônico apresentava diversas perfurações e deformações mecânicas compatíveis com golpes repetidos de instrumento perfurocortante. Foram identificados sulcos profundos na pintura e travamento do sistema de roldanas provocado pela aplicação de força física extrema."
ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO COM AS IMAGENS DA CÂMERA DE SEGURANÇA E O CONFRONTO DA POLÍCIA NO LINK FIXADO NO PRIMEIRA COMENTÁRIO!
A Chegada da Polícia Militar: Negociação Fracassada e Tentativa de Fuga
Em questão de minutos, a primeira guarnição da Polícia Militar de São Paulo chegou ao local do acontecimento. Os agentes desembarcaram da viatura mantendo a distância de segurança regulamentar e deram ordens claras e repetidas para que Carlos Henrique largasse a faca e colocasse as mãos sobre a cabeça. Contudo, o homem recusou-se sumariamente a obedecer aos comandos verbais das autoridades, mantendo a postura ostensiva de combate e proferindo desacatos contra os policiais militares.
Os agentes iniciaram os protocolos de gerenciamento de crise para conter o agressor sem a necessidade do uso de força letal, efetuando disparos de advertência e contenção defensiva direcionados a partes não vitais do corpo do indivíduo. No entanto, o estado de alucinação e a adrenalina decorrentes do surto psicótico fizeram com que o homem ignorasse completamente as advertências e a presença das armas de fogo apontadas em sua direção.
Em um gesto de audácia e desespero, Carlos Henrique caminhou em direção à viatura policial estacionada na via, abriu a porta do motorista e adentrou o veículo oficial na tentativa de dar partida no motor e empreender fuga do cerco. Ao perceber que um dos policiais militares aproximava-se do automóvel para efetuar sua prisão em flagrante e removê-lo do banco do condutor, o agressor projetou-se para fora do veículo empunhando a faca e investiu diretamente contra o peito do agente.
O Confronto Direto, os Disparos de Legítima Defesa e o Desfecho Letal
A investida violenta de Carlos Henrique contra a equipe policial atingiu o nível máximo de ameaça à vida dos agentes de segurança pública. Durante a luta corporal travada na porta da viatura, o agressor desferiu um golpe descendente com a faca em direção ao torso do policial militar. A lâmina atingiu com violência o calçado tático do agente, perfurando a lona e alojando-se na estrutura do coturno, sem contudo conseguir rasgar a pele graças à proteção do equipamento individual.
Diante da agressão injusta, atual e da ameaça iminente de morte provocada por um homem armado com instrumento perfurocortante a curta distância, os policiais militares não tiveram alternativa tática senão efetuar disparos de arma de fogo em legítima defesa própria e de terceiros. Carlos Henrique foi atingido por projéteis na região do tórax e do abdômen, tombando imediatamente na calçada ao lado do veículo oficial.
O serviço de atendimento móvel de urgência foi acionado de pronto pela própria guarnição para prestar os primeiros socorros ao ferido. No entanto, devido à severidade das lesões internas provocadas pelos disparos, a equipe médica constatou o óbito de Carlos Henrique no próprio local do confronto. A área foi imediatamente isolada para o trabalho minucioso dos peritos da Polícia Científica e dos investigadores da Polícia Civil de São Paulo.
Medida Protetiva e o Histórico de Violência: A Escalada do Feminicídio no Brasil
A Polícia Civil de São Paulo confirmou oficialmente que Carlos Henrique Costa Pimenta já possuía um histórico pregressos de registros policiais por violência doméstica, agressão física e ameaça contra a mesma ex-companheira. Contra ele vigorava uma medida protetiva de urgência expedida pelo Poder Judiciário, que proibia expressamente qualquer tipo de aproximação física ou contato por meios eletrônicos com a vítima.
O descumprimento ostensivo da ordem judicial e a tentativa de homicídio tentado contra os moradores da residência evidenciam a complexidade do combate à violência de gênero no país. Especialistas em segurança pública e direito penal ressaltam que, embora a legislação brasileira tenha avançado com mecanismos como a Lei Maria da Penha e o protocolo de feminicídio, a dependência química e a falta de acompanhamento psiquiátrico obrigatório em agressores reincidentes continuam alimentando estatísticas alarmantes.
A ex-esposa do agressor, visivelmente abalada com o desfecho trágico, desabafou sobre a dor de ver o pai de sua filha de 8 anos morrer dessa forma. Ela revelou ter implorado repetidas vezes para que o ex-marido buscasse tratamento médico e abandonasse as más companhias e os vícios, enfatizando que a escolha por caminhar ao lado do crime e do abuso de substâncias cobrou o preço mais alto possível.
Diante do trágico desfecho no interior de São Paulo, onde um homem armado com uma faca tentou matar a ex-mulher grávida, atacou a própria filha através do portão e acabou morto após investir contra a Polícia Militar, como os senhores analisam a eficácia das medidas protetivas de urgência no Brasil?
Os senhores consideram que o Estado precisa implementar mecanismos de monitoramento eletrônico obrigatório (tornozeleiras) para todos os agressores com medidas protetivas ativas, ou entendem que o foco principal deve ser a internação compulsória de dependentes químicos reincidentes em episódios de violência doméstica?
Convidamos todos os leitores a participarem ativamente deste debate fundamental sobre a proteção das mulheres e a atuação das forças policiais, registrando sua análise detalhada e firme na nossa seção de comentários localizada logo abaixo.