Piloto desaparece na Amazônia — Décadas depois, avião é achado coberto por raízes e folhas.
22 de agosto de 1978, aeroporto de Tefé, Amazonas. 14:30. O cheiro a combustível de aviação misturava-se com o ar húmido da tarde amazónica, quando Augusto Fernandes de Sá terminou de verificar a carga do seu Cesna 206. Aos 34 anos, conhecia cada parafuso dessa aeronave, como conhecia as linhas da sua própria mão, medicamentos para a malária, sacos de farinha, algumas garrafas de soro e material escolar para a escola do comunidade de São José do Jutaí.
Era a carga que levaria nessa terça-feira. Augusto ajustou o chapéu de voo, um presente de formatura que ganhara da esposa Elvira 5 anos antes. O tecido já estava desbotado pelo sol amazónico, mas nunca voava sem ele. Era seu amuleto, dizia sempre com um sorriso. Naquele final de agosto, as chuvas tinham diminuído e as condições de voo estavam perfeitas.
Visibilidade boa, vento calmo, apenas algumas nuvens esparsas no horizonte. Pronto para mais uma, meu velho, murmurou para o avião, passando a mão pela fuselagem azul e branca. O Cesna tinha mais de 10 anos de serviço na Amazónia, mas Augusto o mantinha impecável. Cada revisão era feita com o cuidado de quem cuidava de um filho.
O aeroporto de Tefé fervilhava com o movimento típico da tarde. Os comerciantes carregavam mercadorias, outros pilotos preparavam as suas aeronaves e o som dos motores misturava-se com as vozes dos trabalhadores. Augusto cumprimentou Benedito, o mecânico mais antigo do aeroporto. Cuidado com as nuvens ali para o lado do Jutaí, o seu Augusto.
Está a formar uma pancada lá para as bandas da serra”, avisou o homem enxugando as mãos oleosas num pano sujo. “Tranquilo, Bento. Dois anos a voar essa rota. Conheço cada árvore do caminho”, respondeu Augusto, conferindo uma última vez os instrumentos. Às 15:15, ligou o motor. O ronco familiar encheu-lhe os ouvidos como uma música conhecida.
Comunicou com a torre de controlo, recebeu autorização para descolagem e às 15:23 o Cesna deixou o solo de Tefé em direção a noroeste, seguindo o curso serpenteante do rio Jutaí. Lá de cima, a floresta torna-se estendia infinita em todas as direções. Augusto nunca se cansava daquela vista. O verde interminável, cortado pelas fitas castanhas dos rios, pontilhado ocasionalmente por clareiras, onde as comunidades ribeirinhas resistiam bravamente ao isolamento.
Era para uma destas comunidades que levava a sua carga preciosa. O voo decorria normalmente. Augusto mantinha contacto regular com Tefé, informando a sua posição e condições meteorológicas. às 16:10 reportou estar sobrevoando a confluência do Jutaí com um afluente menor, exatamente conforme planeado.
A sua voz soava tranquila pelo rádio. Torre Tefé aqui, Papa Tango 447. Posição normal, bom tempo, previsão de chegada mantida às 16:50, transmitiu, ajustando ligeiramente o curso. Foram as suas últimas palavras. às 16:47, quando deveria fazer o próximo contacto, apenas o silêncio respondeu aos apelos da torre de controlo.
O operador repetiu o chamado várias vezes, aumentando gradualmente o tom de preocupação na voz. Outros pilotos na região foram acionados para tentar estabelecer comunicação, mas o Papa Tango 447 tinha simplesmente desaparecido do ar. Na comunidade de São José do Jutaí, os moradores aguardavam ansiosos. As crianças já estavam reunidas junto à pequena pista de aterragem improvisada, ansiosas pelos materiais escolares que chegariam.
A Dona Maria, a professora, olhava constantemente para o céu, à procura do pontinho familiar do avião do senhor Augusto, mas o céu permaneceu vazio, e o silêncio da floresta engoliu qualquer vestígio do Cesna azul e branco, que transportava esperanças e medicamentos para quem mais precisava. 23 de agosto de 1978, base aérea de Manaus, 06 Meszer.
A notícia do desaparecimento espalhou-se como o fogo na floresta seca. Euviraá recebeu a chamada às 19:30 da noite anterior, quando o sol já se tinha posto, e a esperança de um simples atraso se transformado em desespero. A sua voz tremeu ao telefone quando o comandante da base explicou que todas as tentativas de contacto haviam falhado.
“O meu marido conhece esta região como ninguém”, repetia ela, as mãos trémulas segurando o fone. Ele volta sempre. Sempre. Ao amanhecer, três aeronaves da Força Aérea Brasileira levantaram voo de Manaus em missão de busca e salvamento. O capitão Roberto Mendes, um piloto experiente com 15 anos de Amazónia nas costas, liderava a operação.
Ele sabia que nas primeiras 48 horas as probabilidades de encontrar sobreviventes eram maiores, mas também conhecia os desafios que a floresta impunha. A floresta não perdoa”, murmurou para o copiloto enquanto sobrevoavam o rota conhecida do Papa Tango 447, mas também não esconde para sempre. Durante 10 dias consecutivos, as buscas varreram milhares de quilómetros quadrados de floresta.
Helicópteros voavam baixo entre as copas das árvores, procurando qualquer sinal de destroços ou clareiras abertas por uma queda. As equipas terrestres adentraram a mata, seguindo trilhos de caçadores e pescadores, orientadas por coordenadas aproximadas da última posição conhecida. Os ribeirinhos da região juntaram-se espontaneamente às buscas.
João Pereira, um pescador que conhecia cada curva do Jutaí, guiou uma das equipas durante três dias seguidos. O Sr Augusto já me ajudou quando o meu filho ficou doente. Agora é a minha vez, dizia, remando incansavelmente pela manhã de Neblina. Pistas falsas apareciam constantemente. Um reflexo metálico entre as árvores revelava ser apenas um ramo caído.
O fumo avistado à distância era apenas uma queimada controlada de roçado. Cada A esperança rapidamente se transformava em frustração. A Dona Elvira permanecia em tefé durante as buscas, alojada na casa de Benedito, o mecânico. Ela se recusava-se a regressar a Manaus. Enquanto não encontrarem o meu Augusto, eu fico aqui”, declarava, os olhos inchados de tanto chorar.
Durante o dia, ficava no aeroporto, acompanhando pela rádio cada comunicação das equipas de busca. À noite caminhava pela orla do lago, como se pudesse ver o marido a regressar pela água. As comunidades ribeirinhas também viviam em suspenso. Em São José do Jutaí, as crianças continuavam a se reunindo-se na pequena pista toda a tarde, olhando o céu em busca do avião que não chegara.
A Dona Maria tentava manter as aulas normalmente, mas a ausência dos materiais escolares que Augusto trazia era um lembrete constante da tragédia. Ele cumpria sempre o prometido, contava Raimundo, o líder da comunidade. Se dissesse que ia chegar terça-feira às 5 da tarde, podia acertar o relógio. Por isso, toda a gente sabia que alguma coisa muito grave tinha acontecido.
No 10º dia de buscas, uma tempestade tropical severa obrigou à suspensão temporária das operações. Quando o tempo melhorou, as prioridades da Força Aérea já tinham alterado para outras emergências. Oficialmente, as ascas foram reduzidas a ocasionais voos de reconhecimento. O capitão Mendes fez o último sobrevoo da área em setembro, um mês após o desaparecimento.
Olhando pela janela da aeronave, viu apenas o verde infinito que tinha engolido tantos homens e máquinas ao longo dos anos. no seu relatório final, escreveu: “Apesar dos esforços empregues, nenhum vestígio da aeronave PPTGU ou do seu piloto foi localizado. Presume-se um acidente mortal em área de selva densa. Elvira regressou a Manaus no final de setembro, mas manteve o mesmo número de telefone durante anos.
Caso ele consiga ligar”, explicava aos amigos que não compreendiam a sua teimosia. A casa na cidade nova permaneceu como Augusto o deixara. Os seus mapas de voo na mesa, o uniforme limpo no guarda-roupa, a chávena de café ainda no escorredor do lava-loiça. Os anos passaram devagar. A história de Augusto gradualmente se transformou em lenda local.
Os pescadores começaram a relatar estranhas luzes azuis sobre o rio nas noites de tempestade, sempre na região onde o piloto tinha desaparecido. Alguns afirmavam ouvir em madrugadas muito silenciosas o som longínquo de um motor de avião a ecoar entre as árvores. “A mata tem memória”, dizia o senhor Benedito para quem quisesse ouvir.
Ela guarda os sons, os cheiros, as pessoas. Um dia ela devolve tudo. Em 1985, 7 anos após o desaparecimento, um garimpeiro encontrou pedaços de metal perto do rio Solimões e chegou a acreditar que se tratava de destroços do avião. A aeronáutica enviou uma equipa para investigar, mas os fragmentos pertenciam a uma antiga dragagem abandonada décadas antes.
Elvira nunca mais se casou. continuou a trabalhar como professora em Manaus, usando sempre a aliança de casamento e mantendo uma foto de Augusto na mesa da sala. Quando perguntavam sobre ele, respondia simplesmente: “O meu marido está a viajar.” A comunidade de São José do Jutaí acabou por conseguiu outros meios de receber mantimentos, mas nunca se esqueceu do piloto que dedicara anos da sua vida para os manter ligados ao mundo.
Uma pequena placa na escola local trazia os dizeres em memória do capitão Augusto Fernandes de Sá, que voava para nos trazer esperança. tempo fez o seu trabalho silencioso. Novos pilotos chegaram à região, novos acidentes aconteceram, outras tragédias ocuparam as conversas. Mas em tefé, nas noites muito calmas, quando o vento parava completamente, alguns moradores mais antigos juravam ainda ouvir vindo da direção do Jutaí, o eco longínquo de um motor Lee Coming, que recusava-se a calar.
12 de setembro de 2019, Serra do Ipixuna, Amazonas, 09 fio X5, 41 anos depois do desaparecimento, adokuaratrá, Carla Nascimento ajustou o GPS e verificou mais uma vez as coordenadas. Como bióloga especializada em ecossistemas amazónicos, ela liderava uma expedição para catalogar espécies de orquídeas em uma região pouco explorada da serra do Ipixuna, a cerca de 200 km de onde Augusto tinha desaparecido.

O helicóptero da equipa científica cortava o ar matinal, sobrevoando uma zona de floresta que os mapas antigos marcavam como região inexplorada. Do alto, a floresta parecia uma superfície verde uniforme, quebrada apenas por ocasionais clareas naturais e o brilho prateado de garapé serpenteando entre as árvores.
“Há ali algo diferente em baixo”, comentou o piloto Marcos Oliveira, apontando para uma depressão na copa das árvores. “Veja só, doutora, aquela formação não é natural.” Carla pressionou o rosto contra a janela do helicóptero. No meio da floresta densa, havia uma zona onde as árvores cresciam de forma estranha, formando quase um círculo.
Entre as copas, algo metálico refletia ocasionalmente a luz solar. Um brilho que ali não deveria existir. “Pode descer para dar uma vista de olhos melhor?”, pediu ela. A curiosidade científica aguçada. O Marcos fez o helicóptero descer em lentas espirais. À medida que se aproximavam, a anomalia ficava mais clara. Havia definitivamente algo artificial ali em baixo, quase completamente engolido pela vegetação, mas ainda visível para quem soubesse onde procurar.
“Ali, viste?”, exclamou Daniel, o fotógrafo da expedição, apontando uma câmara para baixo. Tem algo azul entre as árvores e aquilo ali parece uma asa. O coração de Carla disparou. Como qualquer pessoa que crescera na Amazónia, ela conhecia as histórias de aviões perdidos na floresta, mas encontrar um deles, sobretudo em tal estado de preservação, era algo extraordinário.
Marcos, tem como encontrar um lugar para aterrar por aqui? Vou procurar uma clareira, mas se for o que estou a pensar, é melhor chamar as autoridades primeiro. 20 minutos depois, encontraram uma pequena clareira natural a cerca de 500 m do local da descoberta. A caminhada até lá seria difícil, mas exequível.
Antes de descer, A Carla ligou o rádio satélite e contactou a base da Universidade Federal do Amazonas em Manaus. Base. Aqui é a Carla Nascimento. Coordenadas 05 de GRU 422S 64 da Gruta 188W. Possivelmente encontrámos uma aeronave acidentada muito antiga. Pelo que conseguimos ver, vamos investigar e reportar. A caminhada pela floresta foi árdua.
A equipa abriu o caminho com machetes seguindo a direção do GPS, desviando-se de troncos caídos e atravessando pequenos riachos. O ar estava pesado, húmido, cheio do cheiro característico da floresta amazónica, terra molhada, folhas em decomposição e algo mais que não conseguiam identificar. Quando finalmente chegaram ao local, o espetáculo deixou-os sem palavras.
Ali, numa pequena depressão natural do terreno, estava um avião. Mas não eram apenas destroços espalhados pela floresta, como seria de esperar após quatro décadas. A aeronave estava quase intacta, como se tivesse pousado suavemente e depois sido delicadamente abraçada pela floresta. Raízes grossas, como braços humanos, envolviam as asas.
Se pós pendiam do motor, como cabelos verdes. Musgos e bromélias cobriam a fuzelagem, transformando o metal azul e branco numa explosão de tons de verde. As árvores jovens haviam crescido através das janelas partidas e as suas copas se misturavam com ramos que atravessavam a hélice parada.
“Meu Deus”, sussurrou Carla. É como se a Mata tivesse decidido adotar esse avião. O Daniel começou a fotografar tudo, fascinado pela simbiose entre máquina e natureza. Nunca vi nada assim. É quase artístico. Marcos, que tinha experiência com acidentes aéreos, andou à volta da aeronave com cuidado.
“Olhem para o número de registo”, disse, limpando suavemente os musgos da fuzelagem. “Pê, conseguem ver? PGU. A Carla anotou o número e pegou novamente o rádio satélite. Quando a ligação se ligou-se com Manaus, a sua voz tremia ligeiramente. Base confirmado. Temos aqui uma aeronave. Registo Papa Papa Tango Golf Uniforme, Cesna, aparentemente dos anos 70.
Intacta, mas completamente tomada pela vegetação. A resposta veio imediata. Carla, este registo pertence a uma aeronave desaparecida em 1978. Piloto Augusto Fernandes de Sá. Mantenham a distância e aguardem equipa da Polícia Civil e aeronáutica. A equipe montou o acampamento a uma distância respeitosa da aeronave, mas a curiosidade era irresistível.
Durante a tarde, observaram cada pormenor visível do avião. A cabine estava parcialmente visível através dos ramos que cresciam pelas janelas. Plantas tinham brotado do painel de instrumentos, mas alguns mostradores ainda eram legíveis. “Como manteve-se tão preservado?”, perguntou Daniel, ajustando uma lente teleobjetiva.
“A humidade constante e a proteção das árvores criaram um microclima”, explicou Carla. “É quase como se a floresta tivesse mumificado o avião. À noite, acampados junto ao local, ouviram sons estranhos vindos da direção da aeronave. Não eram sons naturais da floresta, eram estalidos metálicos ocasionais, como se a estrutura do avião ainda estivesse a ajustar-se depois de tanto tempo.
“Vocês estão a ouvir isto?”, sussurrou Marcos. É normal”, tranquilizou Carla, embora ela própria sentisse um arrepio. Mudanças de temperatura fazem com que o metal se contraia e expandir. Mas, ao fundo da noite, quando o silêncio da floresta era quebrado apenas pelos sons de animais noturnos, todos tiveram a estranha sensação de que o avião estava apenas a descansar, esperando pacientemente por alguém que viesse buscá-lo.
Na manhã seguinte, helicópteros da Polícia Civil e da Aeronáutica chegaram trazendo peritos e equipamentos especializados. A notícia do achado já tinha vazado para a imprensa e os repórteres preparavam-se para cobrir uma das descobertas mais intrigantes da aviação amazónica em décadas. Mas antes que qualquer autoridade tocasse na aeronave, Carla fez questão de documentar cientificamente aquele fenómeno único, um encontro extraordinário entre tecnologia e natureza, preservado pelo tempo numa cápsula verde no coração da Amazónia. O Cesna PPTGU tinha finalmente
sido encontrado após 41 anos de silêncio e trazia consigo mistérios que nenhuma equipa de investigação havia imaginado enfrentar. 14 de setembro de 2019, Serra do Ipichuna, 080. O perito criminal João Batista Silva tinha visto muitos acidentes aéreos em os seus 20 anos de carreira, mas nunca algo como aquilo.
Enquanto a sua equipa removia cuidadosamente lianas e galhos da aeronave, não conseguia parar de se maravilhar com o estado de conservação do Cesna. É um verdadeiro milagre da preservação”, comentou para o delegado responsável pela investigação. “Normalmente, após quatro décadas na mata, apenas restam pedaços de metal corroído.
A abertura da cabine do piloto foi um momento de tensão. A equipe trabalhou meticulosamente, documentando cada detalhe antes de tocar em qualquer coisa. Quando finalmente conseguiram afastar os ramos que bloqueavam a porta, uma corrente de ar carregou para fora um cheiro peculiar, não de decomposição, mas de bolor antigo e metal preservado.
O que encontraram dentro desafiou todas as expectativas. O assento do piloto estava vazio, mas perfeitamente preservado sob uma camada fina de musgo que crescera como um lençol natural. Os instrumentos, embora cobertos de verde, estavam intactos. E ali, sobre o assento do copiloto, como se tivesse sido cuidadosamente colocado, estava o chapéu de voo de Augusto, limpo, seco, sem uma única marca de deterioração.
“Como é possível?”, murmurou o delegado, observando João Batista fotografar cada centímetro da cabine, mas a descoberta mais intrigante estava no pulso do piloto, que não estava ali. O relógio de Augusto tinha caído no aoalho da aeronave e permanecera a funcionar por tempo suficiente para marcar exatamente 16:48 antes de finalmente parar, um minuto após a última transmissão registada em 1978.
Vejam isto”, disse João Batista, iluminando o mostruário com uma lanterna. “Cânio ponteiro está parado em 16:48. Se ele caiu aqui a essa hora, significa que o piloto sobreviveu ao pouso. Os documentos de voo estavam na pasta junto ao assento, protegidos por uma capa de couro que tinha resistido surpreendentemente bem à humidade.
O plano de voo estava preenchido com a letra caprichada de Augusto, destino São José do Jutaí, carga medicamentos e material escolar. Horário previsto de chegada, 16h50. Mas foi na mochila de emergência que encontraram a pista mais significativa. Dentro da mochila, juntamente com o kit de primeiros socorros e sinalizadores de emergência, havia um caderno de anotações.
As páginas estavam amareladas, mas legíveis. E nas últimas páginas escritas, a letra já trémula de Augusto contava uma história que ninguém havia imaginado. 17 de agosto, quinto dia após a aterragem, havia um intacto, mas rádio danificado na aterragem. Tentei caminhar até ao rio, mas perdi-me. Voltei para o avião.
Perna direita ferida, mas não quebrada. 20 de agosto, encontrei uma nascente nas proximidades. Água limpa. Tenho mantimentos para mais alguns dias. Construí abrigo com lona e galhos. Avião fica como ponto de referência. 25 de agosto. Achei vestígios de pessoas. Trilho antigo, mais usado. Vou seguir amanhã cedo. Deixo este caderno no avião, caso alguém me encontreo.
A última entrada estava datada de 26 de agosto de 1978, 8 dias após o desaparecimento. Augusto tinha sobrevivido ao pouso forçado e tentado encontrar ajuda caminhando pela mata. Ele estava vivo”, disse o delegado, relendo as notas. Sobreviveu pelo menos oito dias e deixou procurando socorro. A equipa expandiu as buscas numa área de 5 km em redor da aeronave, com detetores de metais e equipas especializadas, procuraram qualquer vestígio do piloto.
No terceiro dia de buscas, encontraram a 2,3 km do avião, seguindo um antigo trilho de caçadores que conduzia em direção ao rio, os cães farejadores sinalizaram uma descoberta sob uma árvore de castanheiro centenário, parcialmente enterrados pelas folhas de quatro décadas. estavam os restos mortais de Augusto Fernandes de Sá.
Tinha construído um pequeno abrigo com ramos e folhas de palmeira, claramente visível mesmo depois de tanto tempo. Junto ao corpo, uma garrafa plástica ainda continha alguns centímetros de água da chuva. E numa árvore próxima, entalhadas com canivete, foram as suas últimas palavras: “Eu vira.” Tentei voltar. O relatório do Instituto de Medicina Legal concluiu que Augusto tinha morrido de desidratação e exaustão, provavelmente entre os 10 e os 15 dias após o acidente.
Havia tentado regressar ao avião pelo menos uma vez. Pegadas antigas ainda eram visíveis no solo argiloso junto a um riacho, mas a mata tinha confundido o seu sentido de direção. Lutou bravamente”, comentou o perito. Sobreviveu quase duas semanas numa das regiões mais inóspitas do planeta. ferido e sozinho. A notícia da descoberta chegou a Manaus no mesmo dia.
Euvira, e agora com 78 anos, recebeu a ligação da Polícia Civil numa terça-feira de setembro, exatamente 41 anos e um mês após ter perdido o marido. Quando recebeu o chapéu de voo de Augusto, o único objeto pessoal que tinha resistido intacto ao tempo, ela o segurou-se contra o peito e chorou silenciosamente.
Depois, olhando para o delegado que lhe trouxera a notícia, disse apenas: “Ele dizia sempre que a mata era viva. Acho que agora ela o guarda. O funeral de Augusto Fernandes de Sá decorreu em Manaus numa tarde de Outubro, 41 anos após a sua morte. Centenas de pessoas compareceram, antigos colegas pilotos, moradores das comunidades que tinha servido e desconhecidos que se emocionaram com a sua história.
Dona Maria, a professora de São José do Jutaí, já idosa, veio especialmente para a cerimónia. O senhor Augusto cumpriu a palavra até ao fim”, disse ela durante o velório. Prometeu levar os materiais para as crianças e morreu a tentar cumprir. O avião foi removido da mata e levado ao museu aeroespacial brasileiro, onde se tornou uma das peças mais visitadas.
Uma placa na exposição conta a história completa, a dedicação de um piloto às comunidades ribeirinhas, a sua luta pela sobrevivência e o poder da floresta amazónica de preservar memórias. Mas alguns mistérios permaneceram sem explicação. Os Os especialistas nunca conseguiram entender completamente como a aeronave se tinha mantido em tal estado de conservação.
A humidade da região deveria ter corroído o metal em poucos anos, e não em décadas. e botanistas ficaram intrigados com o padrão de crescimento da vegetação ao redor do avião. As árvores pareciam ter crescido de forma deliberadamente protetiva, como se a floresta tivesse conscientemente decidido preservar aquela máquina e a sua história.
Moradores da região continuam a relatar fenómenos estranhos. Os pescadores afirmam que em certas noites calmas, quando navegam pelo rio Jutaí, ainda conseguem ouvir um som distante de motor de avião a ecoar entre as árvores. E uns dizem que, exatamente às 16:48 de certas tardes, uma brisa diferente percorre a floresta na direção do antigo trilho que Augusto tinha tentado seguir.
Vira mudou-se para um apartamento mais pequeno e doou a casa onde vivera com o marido para uma organização que treina pilotos para voos humanitários na Amazónia. Na sala do novo lar, uma única foto ocupa um lugar de destaque. Augusto, ao lado do seu Césna, sorrindo sob o chapéu de voo que ela guarda-o agora numa gaveta especial.
41 anos disse ela numa entrevista recente. 41 anos à espera que ele voltasse para casa. E voltou à sua maneira até hoje, quando sobrevoa aquela região da serra do Ipixuna, pilotos experientes dizem sentir uma presença especial no ar. Não algo assombrado ou aterrador, mas uma sensação de companhia, como se um colega de profissão ainda estivesse por ali, cuidando de quem atravessa os céus da Amazónia.
A mata, como dizia o seu Benedito há tantos anos, tem realmente memória. E, às vezes, quando quer, ela devolve as suas histórias para que o mundo não as esqueça.