O CORONEL QUE ARRANCAVA DA ESCRAVA ALBINA PARA ROUBAR SUA JUVENTUDE
No coração sombrio do Brasil imperial, um coronel obsecado pela juventude mutilava ritualisticamente a sua escrava albina, acreditando que raspas da pele dela poderiam parar o tempo. O desfecho dessa obsessão foi a sua própria morte, vinda das mãos da mulher que ele desumanizou.
Mas o que levou a que este ato extremo e qual o destino final desta pessoa? O que aconteceu nos detalhes desse caso? É o que vai descobrir hoje. Eu sou o Carlos Mota, historiador e investigador das origens esquecidas do Brasil. Hoje vai conhecer mais uma história verídica que marcou o país e que quase foi apagada dos registos oficiais.
Antes de começarmos, subscreva o canal e conte nos comentários de onde está nos ouvindo. Assim, mais pessoas poderão descobrir estas histórias que o tempo tentou calar-se. Prepare-se, porque a emoção começa agora. Estamos no ano de 1838. A região é Campos dos Goitacazes, na província do Rio de Janeiro, uma terra encharcada pelo sol e pelo suor, onde os vastos campos de cana de açúcar alimentavam engenhos que nunca paravam.
A riqueza brotava do solo fértil, mas era irrigada com o sangue e a vida de milhares de escravizados. A nossa história desenrola-se nos limites da imponente quinta do Monte Alegre, propriedade do coronel Inácio Torres. Inácio era um homem temido. A sua fortuna era antiga, a sua influência política vasta a ele e era um déspota no seu domínio.
Um homem que frequentava a missa aos domingos, mas cuja alma estava longe da salvação. O coronel Inácio tinha um terror secreto, uma fraqueza que lhe corroía a arrogância dia após dia. Ele temia o envelhecimento. Cada nova ruga no seu rosto, vista no espelho de cristal trazido da Europa, era uma afronta pessoal. A passagem do tempo era um inimigo que o seu dinheiro e o seu poder não podiam derrotar.
Na cenzala da Montealegre, entre centenas de outros cativos, vivia Rosa. A Rosa era diferente. Nascida na fazenda, filha de pais negros, tinha nascido albina. A sua pele era de uma brancura leitosa e os seus cabelos finos e quase transparentes. Os seus olhos, de um vermelho pálido, eram sensíveis à luz brutal do sol.
Esta condição tornava-a um alvo. Para os outros escravos, ela era um mistério, por vezes vista com superstição. Um sinal talvez. Para os feitores, era uma peça defeituosa, inapta para o trabalho mais duro da lavoura sob o sol abrasador. Rosa era mantida em trabalhos internos, na casa grande ou em serviços mais ligeiros, sempre a sombra.
Era casada com Benedito, um escravo do campo, um homem forte e silencioso, que a protegia como podia. Mas a proteção de um escravo tinha limites trágicos. A mulher do coronel, dona Ana Rosa, uma mulher amarga e submissa, via Rosa com uma mistura de desprezo e inveja. A obsessão do coronel Inácio, pela sua própria decadência física, levou-o a caminhos desesperados.
As superstições da época eram uma força poderosa, misturando crenças africanas, indígenas e o catolicismo distorcido. Em seu desespero, Inácio procurou conselho, não com os médicos do Rio, mas com um curandeiro local, um homem chamado Domingos, que vivia isolado na mata e tinha fama de lidar com forças obscuras.
O coronel foi ter com ele secretamente à noite. Ofereceu ouro em troca de uma solução. Domingos, um charlatão astuto viu a loucura nos olhos do homem rico. Ouviu a queixa sobre o envelhecimento e então lembrou-se dos rumores sobre a quinta de Montealegre. O curandeiro falou da escrava branca. Disse ao coronel que a pele de rosa não era uma marca de doença, mas um dom da lua.
Disse que aquela pele continha propriedades que poderiam estancar o tempo. A cura, segundo Domingos, era profana. O coronel deveria colher-lhe mesmo fragmentos da pele de rosa. Essas raspas misturadas com olhos de sementes raras e rezadas numa sexta-feira deveriam ser aplicadas no seu rosto. A mente de Inácio Torres, já fértil para o desespero, aceitou a ideia grotesca imediatamente.
Ele já não via Rosa como uma pessoa, se é que alguma vez viu ela. Era agora o seu elixir particular, a sua fonte da juventude. O coronel regressou à quinta com uma nova e terrível resolução. Ele não contou a ninguém, nem mesmo à sua mulher. Apenas ordenou que Rosa fosse levada a um quarto nas traseiras da Casagre. Era um depósito raramente utilizado, longe dos ouvidos da Senzala.
Rosa foi levada por dois capangas. Ela não sabia o que esperar. Talvez um castigo. O medo era uma constante na sua vida. Mas o que ela viu naquele quarto era diferente. O coronel Inácio estava ali sozinho. Sobre uma mesa havia uma pequena taça de prata, alguns frascos de azeite e uma lâmina afiada. Ele ordenou que os capangas a segurassem.
O terror de Rosa era mudo. Ela tremia sem compreender o que estava para acontecer. Inácio se aproximou. Parecia um sacerdote em um ritual profano. Ele explicou com uma calma assustadora o que o curandeiro havia dito. Ele disse que ela devia se sentir-se honrada em servir o seu mestre dessa forma. Depois pegou na lâmina. A primeira extração foi hesitante.
O coronel não estava habituado ao ato, mas a sua obsessão era maior que o seu nojo. Raspou a pele do braço de Rosa. A a dor foi aguda. Rosa gritou. Um grito abafado pela mão de um dos capangas, o sangue brotou. Inácio recolheu os minúsculos fragmentos de pele e os colocou na taça de prata. Ele repetiu o processo nas costas e nos ombros dela.
Cada corte era uma nova onda de agonia. Quando terminou, Inácio parecia exausto, mas os seus olhos brilhavam com uma esperança maníaca. Ele dispensou os capangas, ordenando-lhes que levassem Rosa de volta à Senzá-la e a mantivessem em silêncio. “Se uma palavra for dita, o tronco será o menor dos seus problemas.
” Ele ameaçou. Rosa foi atirada para a sua esteira de palha, a sangrar, traumatizada, em choque. Bento a encontrou. Um horror no rosto dele se transformou num ódio profundo e impotente. Ele limpou-lhe as feridas com água salgada e ervas que conhecia. Perguntou quem tinha feito aquilo. Rosa, a tremer, apenas sussurrou o nome do coronel.
Benedito esmurrou a parede de barro da senzala. Ele não podia fazer nada. Uma reação significaria a morte para ambos. Ele apenas abraçou a esposa enquanto ela chorava em silêncio absoluto. Entretanto, na Casagrande, Inácio Torres realizava o seu ritual. Ele misturou os fragmentos de pele de rosa com os olhos, criando uma pasta grotesca.
Ele trancou-se em seus aposentos e, em frente ao seu grande espelho, aplicou a mistura no rosto. Ele deitou-se, convencido de que, ao acordar estaria mais jovem. Ele acreditava que estava a absorver a vitalidade de Rosa. Na manhã seguinte, olhou-se no espelho. Ele sentiu-se revigorado. Claro, era apenas a sugestão. A loucura autoalimentando-se, mas para Inácio tinha funcionado.
Ele tinha encontrado a sua cura. Mal sabia ele que havia apenas iniciado a sua própria descida à perdição. O ritual, que deveria ser único, tornou-se uma necessidade. A obsessão do coronel Inácio tinha apenas começado e o sofrimento de Rosa estava longe de terminar. O que foi um ato isolado de loucura, cedo se tornou uma rotina macabra.
A cada semana, o coronel Inácio Torres exigia o seu tributo de pele. Rosa era levada para o mesmo depósito escuro. O ritual se repetia. A lâmina, agora familiar, rasgava a sua pele sensível. As feridas mal tinham tempo de cicatrizar antes que novas fossem abertas. O seu corpo, antes marcado apenas pela sua condição, tornou-se um mapa de cicatrizes.
Listras de dor nos seus braços, ombros e costas. O sol, o seu inimigo natural, era agora uma tortura inimaginável. A dor física era constante, mas o trauma psicológico era mais profundo. Rosa tornou-se uma sombra, ela deixou de falar, exceto em sussurros para o Benedito. Os seus olhos, antes apenas sensíveis, agora carregavam um terror perpétuo.
Qualquer movimento brusco ou qualquer voz alta a fazia encolher-se. Ela vivia no epicentro da um pesadelo acordado. Benedito assistia a tudo, roído por uma raiva impotente. Cada nova cicatriz na sua esposa era um golpe na sua própria alma. Ele tentou implorar ao feitor um homem chamado Joaquim por misericórdia.
Joaquim apenas riu. Ordens do coronel. A Albina tem um propósito agora. O Benedito sabia que qualquer ato de rebeldia seria a sua sentença de morte. Ele era um homem forte, mas o sistema era mais forte. Ele apenas podia à noite cuidar das feridas de rosa. As suas mãos calejadas do facão de cana tornavam-se gentis ao aplicar os unguentos de ervas.
Era um gesto fútil de cuidados num oceano de brutalidade. Na Casa Grande, a dona Ana Rosa notava na ausência do marido nas noites de ritual. Ela via os frascos de óleo. Ela via o estado deplorável de Rosa, ela entendia e em silêncio consentia, talvez por medo de Inácio, talvez por um desprezo cruel pela escrava.
O coronel, por sua vez, estava cada vez mais imerso na sua ilusão. Ele passava horas a admirar-se no espelho. Via a sua pele mais firme, os seus olhos mais brilhantes. A loucura o convencia de que a juventude estava voltando. Quanto mais acreditava, mas ele precisava do ritual. A frequência aumentou de semanal passou a ser de três em três dias.
A Rosa estava definhando o sangue que ela perdia. O terror constante estavam a minar a sua vida. Ela mal se conseguia manter de pé. Os outros escravizados no Monte Alegre viam o que estava a acontecer. Eles se afastavam de Rosa, não por maldade, mas por medo. Ela era a prova viva da loucura do seu mestre, um lembrete de que as suas vidas não valiam nada para além da utilidade que o coronel lhes desce.
O inverno de 1838 foi rigoroso em Campos Penhuma noite fria de Julho. O coronel estava impaciente. Ele não via os resultados que desejava. A velícia ainda o assombrava. Ele culpou a rosa. A qualidade do material estava a cair. Ele ordenou que ela fosse levada. Desta vez estava bêbado. A sua mão, normalmente precisa, estava trémula e violenta.
Ele não queria mais raspas. Ele queria mais. Utilizou a lâmina com mais força, abrindo um corte profundo no ombro de Rosa. O grito dela foi agudo. Mesmo abafado, ela desmaiou de dor e perda de sangue. Inácio, frustrado, atirou a lâmina no chão e saiu amaldiçoando a escrava. Os capangas atiraram-na de volta na cenzala.
inconsciente e a sangrar muito, Benedito encontrou-a. Ele pensou que ela estivesse morta. O pânico deu lugar a uma clareza gelada. Ele passou a noite estancando o sangue, rezando para os orixás e para o deus cristão. Rosa acordou a meio da madrugada, febril e delirante. Foi nesse momento que algo em Benedito se partiu.
A impotência deu lugar à decisão. Não havia mais o que esperar. Ficar era a morte certa. Fugir era uma hipótese, por pequena que fosse. Ele segurou o rosto de Rosa. “Nós vamos embora”, sussurrou. Hoje, Rosa, em o seu estado de semiconsciência, apenas assentiu. Qualquer coisa era melhor que a quinta.
Uma decisão como esta mudaria tudo. Sabiam que seriam caçados. A punição para os escravos fugitivos era terrível, mas a tortura que viviam era pior. Pausa do narrador. Se está chocado com o rumo desta história, já deixe o seu like e subscreva o canal. O que fizeram a seguir foi um ato de desespero absoluto. O Benedito sabia que não podiam ir de mãos vazias.
Enquanto o rosa descansava, moveu-se pela cenzala na escuridão. Ele pegou num pouco de farinha seca, um cantil de água e da oficina do engenho roubou um facão afiado. Não era apenas uma ferramenta de trabalho, era agora o seu única arma. Eles esperaram. A quinta precisava de estar no silêncio mais profundo.
A lua estava minguante, uma aliada na escuridão. Pouco antes do primeiro canto do galo, Benedito colocou rosa fraca nas suas costas. Ele abriu a porta da cenzala que rangia. O som pareceu um trovão na noite. Eles pararam ouvindo nada, apenas o som dos grilos e o vento na cana. Eles saíram para essa escuridão.
O primeiro passo para fora da quinta do Montealre. O primeiro passo em direção a uma liberdade improvável ou a uma morte rápida. Eles moveram-se como fantasmas através dos canaviais. Cada folha seca que estalava sobedito soava como um tiro cor-de-rosa. Nas suas costas tremia de febre e medo. A dor dos seus ferimentos era uma brasa viva.

Ao amanhecer, alcançaram a orla da mata densa. Atrás deles, a quinta Montealegre começava a despertar. O primeiro grito de alarme veio da Senzala, quando a ausência de Rosa e Benedito foi notada. O feitor Joaquim correu para a Casagre. A notícia da fuga chegou ao coronel Inácio Torres como um golpe físico.
Ele estava nos seus aposentos a preparar-se para o dia. Sua primeira reação não foi de perda financeira, foi a fúria de um viciado privado da sua droga. A sua fonte da juventude tinha desaparecido. Ele partiu o espelho com um soco. Sangue de a sua mão misturou-se aos cacos de vidro. Eles não vão longe. Ele rosnou. Sua obsessão transformou-se em uma raiva assassina.
Desceu ao pátio gritando ordens. Os cães de caça foram libertados. Os capangas montados, mas Inácio sabia que seus homens não eram suficientes. Ele precisava de especialistas. Naquele mesmo dia, cavalgou até à aldeia de Campos. Foi direto à cadeia local, onde os capitães do mato faziam os seus negócios.
Ele contratou os mais notórios da região. Homens que caçavam escravos fugitivos por profissão. Eram criaturas brutais que viviam da miséria alheia. O coronel Inácio fez uma oferta que eles não podiam recusar. Uma recompensa exorbitante, o suficiente para comprar uma pequena terra. Mas a ordem era específica. Eu quero o homem benedito morto. Tragam-me a cabeça dele.
E a mulher, disse, os seus olhos brilhando de loucura. Quero-a viva ou morta. A notícia da recompensa espalhou-se como fogo. Não eram apenas os capitães do mato. Qualquer homem livre e pobre. Qualquer pessoa com uma arma poderia tentar a sorte. A caçada à Rosa e ao Benedito tinha começado oficialmente. Na mata.
O casal lutava pela sobrevivência. Rosa estava cada vez mais fraca. A infecção tomava conta das suas feridas. Bento sabia que ela não aguentaria muito tempo daquela forma. Ele encontrou uma pequena gruta escondida atrás de uma cascata. Era húmido e escuro, mas era um refúgio. Deitou-a sobre um leito de folhas secas.
Saiu para procurar comida e ervas medicinais que conhecia. Ele caçava pequenos animais com armadilhas improvisadas. Cada saída era um risco. Ouvia os sons dos cães ao longe. Os latidos ecoavam pela mata, um lembrete constante de que estavam a ser perseguidos. Eles viveram assim durante semanas, escondidos, famintos, sempre alertas.
O Benedito cuidava de rosa com uma dedicação desesperada. A febre dela começou a ceder, mas a sua força não voltava. O trauma mantinha-a em um estado de quase torpor. Uma tarde, Benedito estava a verificar as suas armadilhas quando ouviu vozes. Eram três homens, capitães do mato, seguindo um rasto que ele havia deixado. Eles estavam perto. Perto demais.
Ele correu de volta para a gruta. Temos de ir agora. Ele pegou-lhe nos braços. Ela mal conseguia mover-se. Eles saíram pela cascata, a água gelada mascarando o o seu cheiro. Eles ouviram os homens gritando quando encontraram a gruta vazia. A perseguição era agora, imediata. Corriam pela mata fechada.
Bento, carregando rosa, abria caminho com o machete. Os perseguidores estavam logo atrás. Um tiro de bacamarte ecoou. A bala passou-os unindo, arrancando lascas de uma árvore ao lado deles. Bento não parou. A adrenalina e o terror o impulsionavam. Chegaram à beira de um pequeno rio. Não havia tempo para procurar uma ponte ou um local pouco profundo.
Ele mergulhou na água barrenta, segurando cor-de-rosa com força. A corrente era forte, mas ajudou-os a ganhar distância. Eles atingiram a outra margem. Exaustos, encharcados, os caçadores pararam na margem oposta, a praguejar. Eles haviam despistou os cães por enquanto, mas o rio não os pararia por muito tempo.
Pausa do narrador. Estamos a falar de seres humanos caçados como animais. Um todo o sistema montado para negar a sua humanidade em troca de lucro. Deixe nos comentários o que pensa sobre esta mentalidade brutal. A fuga continuou por meses. O casal deslocava-se apenas à noite. Atravessaram o Vale do Paraíba, sempre a esconder-se.
Evitavam aldeias, dormiam em pântanos, comiam o que a mata oferecia. A recompensa pela cabeça de Benedito e pela pele de Rosa o seguia. Em cada aldeia, em cada venda, havia um cartaz com as suas descrições. Eram os fugitivos mais procurados da província. Rosa, começou lentamente a recuperar parte da sua força física, mas a sua mente estava marcada.
A brutalidade do coronel Inácio deixara cicatrizes que nunca desapareceriam. Benedito também estava a mudar. O homem silencioso e resignado da cenzala havia morrido. No seu lugar havia um guerreiro, um homem movido por um único propósito, manter a Rosa viva. O seu facão já não era uma ferramenta, era uma extensão do seu ódio.
Eles sabiam que não podiam fugir para sempre. A A obsessão do coronel Inácio não diminuiria. Ele nunca pararia de caçá-los. Enquanto Inácio Torres estivesse vivo, nunca estariam livres. A fuga tornara-se insustentável. Eles estavam encurralados. Uma nova decisão precisava ser tomada. Já não se tratava de fugir, era sobre lutar.
Eles estavam escondidos nos montes que rodeiam São João del Rei em Minas Gerais. A fuga levara-os a centenas de quilómetros a norte, através de rios e montanhas, mas a perseguição fora implacável. Em cada aldeia, em cada capela, o nome do coronel Inácio Torres era uma sombra. Os cartazes de Procura-se estavam pregados ao lado de avisos da igreja.
A recompensa era demasiado elevada. A cobiça era um inimigo invisível. Eles estavam exaustos. O frio das montanhas de Minas era cortante, a comida era escassa. O inverno aproximava-se rápido. Uma noite, num casebre abandonado, cujas paredes de pau a pique mal barravam o vento, Benedito afiava o seu facão.
O som da pedra de Amolar era o único som constante nas suas vidas. Rosa, que mal falara durante meses, sentou-se ao seu lado. Ela olhava as brasas ténues da fogueira. Os seus olhos já não tinham o torpor do medo. Havia algo de novo, algo gelado. Eles não vão parar, sussurrou ela. A sua voz estava rouca pelo desuso, arranhada.
Benedito assentiu sem parar o movimento da pedra. O aço brilhava à luz fraca. Eu sei para onde iremos. O Brasil é grande, mas o braço do coronel é comprido. O seu ouro alcança longe, continuaremos para o norte. Talvez um quilombo no sertão. Rosa abanou a cabeça. Uma decisão lenta e definitiva. Não. Benedito parou.
O súbito silêncio da pedra foi ensurdecedor. Ele olhou para ela. “Ele nunca vai parar de me caçar”, disse a Rosa. Ele não quer a escrava. Ele quer o que ele pensa que eu sou. Ele quer o elixir dele. A loucura dele. Ela tocou as cicatrizes no seu braço. Elas estavam endurecidas. Queoides visíveis sob a pele pálida.
Enquanto ele viver, seremos caçados. Cada dia será como este. Pior. O silêncio no Casebre era pesado. Apenas o assubio do vento nas fendas. O que estás a dizer, Rosa? Eu disse: “Claro, estou a dizer que fugir acabou. A fuga não nos dará liberdade. Agora nós caçamos.” Benedito viu a mulher que ele amava transformar-se. O trauma não a havia apenas partido.
Havia forjado nela uma dureza que nem ele próprio possuía. Era a clareza desesperada de quem não tem mais nada a perder. “Voltar?” S. Ele perguntou incrédulo. O pensamento era absurdo. Regressar a Campos é o único local onde ele estará vulnerável, respondeu ela. Onde ele se sente seguro é o único caminho.
Era um plano suicida, regressar à quinta de onde fugiram. O centro do poder de Inácio, mas paradoxalmente era a única lógica que restava. A caça só terminaria quando o caçador principal estivesse morto. A viagem de regresso foi diferente. Eles não eram mais presas assustadas. Eles eram vingadores. Viajaram rápido, usando as rotas que os próprios caçadores usavam.
Evitavam as estradas principais, mas moviam-se com um propósito sombrio. Roubaram comida quando necessário. Dormiram por turnos. Benedito ensinou Rosa a usar uma faca pequena que ele também tinha roubado. Enquanto isso, na quinta de Montealegre, o coronel Inácio Torres definhava: “A ausência de Rosa tinha quebrado a sua ilusão de juventude.
Olhava-se ao espelho e via a velice avançando como uma praga. Cada nova mancha na pele, cada ruga era uma prova do seu fracasso. A sua obsessão por rosa se tornara puramente destrutiva. Não era mais sobre rejuvenecer, tratava-se de punir a fonte da sua frustração. Ele gastara uma fortuna com os capitães do mato.
As notícias eram poucas. O casal era habilidoso ou estava morto. Inácio se tornou um recluso na casa grande. Bebia mais do que nunca da aguardente mais forte do engenho. A sua crueldade com os outros escravos aumentou de forma exponencial. O tronco, antes usado para castigos exemplares, era agora utilizado diariamente.
A quinta vivia sob uma nuvem de terror silencioso. A Dona Ana Rosa mal saía de os seus aposentos, rezando o terço com receio do próprio marido. O ar na Montealegre estava pesado, à espera do fim. Demorou semanas, mas a Rosa e o Benedito chegaram. Regressaram a campos dos goitacazes. A paisagem dos canaviais, alta e densa, que antes fora a sua prisão, era agora o seu esconderijo.
Eles esconderam-se na mata que circundava a propriedade. Observaram durante três longos dias a rotina da casa grande. As patrulhas dos capangas, tudo estava mais tenso. Havia mais guardas, mas Rosa conhecia cada canto daquela casa. Ela sabia onde o coronel dormia. Ela sabia quais as portas que rangiam. Bento tinha o seu facão afiado como uma navalha.
Rosa tinha algo mais forte, o conhecimento íntimo do seu torturador. Esperaram pela noite perfeita, uma tempestade. O céu de outubro abriu-se, o tipo de tempestade tropical que abafa todos os sons do mundo. Vento uivando, chuva forte a cair em cortinas, trovões que faziam tremer a terra. A natureza estava a dar-lhes a cobertura de que precisavam. Eles deixaram a mata.
Correram pelo pátio encharcado, a lama sugando os seus pés. A cinzala estava trancada. Os cães recolhidos nos seus canis, ganindo com medo da tempestade. Rosa levou Benedito até uma porta dos fundos, a cozinha. Ela sabia que a cozinheira, Maria deixava sempre destrancada para os serviços da madrugada.
A mão de rosa não tremeu ao rodar a maçaneta de ferro. Estava aberta. Eles estavam dentro. A casa grande estava escura como breu. Apenas a luz pálida dos relâmpagos iluminava brevemente os corredores. O ar estava abafado. Cheirava a amofo, a tabaco velho e cachaça derramada. Benedito segurava o facão com tanta força que os seus nós dos dedos estavam brancos.
Rosa liderava o caminho, descalça, silenciosa. Ela não sentia medo. Sentia apenas uma calma fria, um propósito. Eles subiram à escada principal em madeira. Cada degrau era um risco. O açoalho gemia sob o peso deles, mas o trovão seguinte cobria o som. Chegaram ao corredor dos quartos. A porta do coronel Inácio estava no fim.
Eles aproximaram-se passando pelo quarto da dona Ana Rosa, de onde vinha o som de uma reza sussurrada. De dentro do quarto de Inácio, ouviram um som, um ressonar pesado, alcoólico, gultural. Ele estava a dormir, bêbado. Rosa olhou para Bento. Foi um olhar de confirmação. Era agora. Benedito estendeu a mão para a porta, pronto a arrombá-la, mas Rosa deteve-o.
Ela abanou a cabeça, ela colocou a mão na maçaneta. Era dela. A vingança era dela. Benedito entendeu. Ele daria cobertura. Ele vigiaria a porta. Rosa rodou a maçaneta lentamente. A porta abriu-se com um leve rangido. Perdidos no uivo do vento, entraram no quarto. O cheiro a álcool era insuportável, azedo. Um relâmpago iluminou a cena.
O coronel Inácio Torres estava largado na cama. Ele estava vasto, desleixado, o rosto inchado pela bebida. A figura temível que a aterrorizava era apenas um homem patético no seu sono bêbado. Ao lado da cama, sobre o criado-mudo, estava a tigela de prata e ao lado a lâmina, a mesma lâmina que usara nela tantas vezes. Rosa moveu-se em direção à mesa.
Os seus movimentos eram fluidos, como uma sombra a descolar da parede. Ela pegou na lâmina, o cabo de metal estava frio na sua mão. Parecia uma extensão de a sua própria dor. Ela virou-se para a cama. O Benedito guardava a porta. Facão em punho, observando o corredor escuro. Rosa aproximou-se do homem que a tinha destruído.
Ela ergueu a lâmina, à luz de outro relâmpago a correr pelo metal. Nesse preciso momento, o coronel Inácio se mexeu. Os seus olhos se abriram. Ele não estava totalmente embriagado, estava sonolento, confuso. Ele piscou tentando focar na escuridão. Ele viu uma silhueta e depois outro relâmpago. A luz iluminou o rosto dela, a pele branca, os olhos claros, agora cheios de um ódio calmo.
“Rosa”, sussurrou a voz pastosa. Ele pensou que era um fantasma, uma alucinação da bebida. “Você” voltou. Ele tentou sentar-se, a sua voz misturando surpresa e uma alegria doentia. Ele achou que ela tinha voltado para ele, que a sua obsessão a tinha trazido de volta. Voltaste para mim?” Ele tentou alcançá-la, a mão gorda movendo-se no ar.
A resposta de Rosa foi o silêncio e a descida rápida e brutal da lâmina. O golpe foi certeiro, não foi um arranhão, foi uma punhalada movida por meses de dor acumulada. A lâmina entrou fundo em o seu peito. Os olhos de Inácio Torre se arregalaram. A confusão deu lugar ao choque. “Depois, a dor”, tentou gritar. O que saiu foi um som gultural, um engasgamento de sangue.
Ele agarrou o braço de Rosa, mas a sua força já o abandonava. Rosa puxou a lâmina para fora com uma força que ela não sabia que tinha e golpeou de novo. E, de novo, cada golpe era por uma cicatriz. Cada corte era por uma noite de terror. Bento, à porta ouviu um som vindo do corredor. O grito abafado da dona Ana Rosa. Inácio, o que foi aquilo? Rosa agora.
Ele gritou. Rosa largou a lâmina ensanguentada no peito morto do coronel. Ela estava coberta pelo sangue do seu algóço Benedito. Agarrou-a pelo braço e puxou-a para fora do quarto. Eles correram pelo corredor. A porta do quarto da dona Ana Rosa abriu-se. Ela apareceu uma figura fantasmagórica em a sua camisola branca segurando um castiçal.
A vela iluminou o corredor por um instante. Ela viu o Benedito e viu a Rosa, o rosto pálido manchado de vermelho vivo. A Dona Ana Rosa soltou um grito agudo, ensurdecedor. O castiçal caiu-lhe da mão, mergulhando o corredor na escuridão. O grito dela foi o alarme que acordou a casa. Luzes começaram a acender.
Gritos de pega, pega soaram lá debaixo. Os capangas, acordados pelo tumulto, estavam a se mobilizando. Benedito não hesitou. Ele empurrou Rosa em direção à escada de serviço. Desceram, pulando os degraus de três em três. A cozinha estava um caos. Escravos da casa corriam sem saber o que fazer. Benedito usou o machete para abrir caminho, mais como uma ameaça do que como uma arma.
Eles rebentaram a porta dos fundos. A tempestade ainda rugia. Eles mergulharam de volta à noite, à chuva, na lama, correram para os canaviais. O único refúgio que conheciam atrás deles. A A quinta Montealegre era um pandemónio de luzes e gritos. O déspota estava morto. Ninguém os perseguiu nessa noite. A confusão na casa grande era total.
Quando o dia nasceu, o corpo do O coronel Inácio Torres foi oficialmente encontrado. A cena era de um matadouro. A notícia da morte do coronel se alastrou por Campos dos Goitacazes. Dona Ana Rosa em estado de choque, foi a única testemunha. Ela descreveu a Rosa não como uma mulher, mas como um demónio vingativo.
A história tornou-se uma lenda local quase instantaneamente. A caçada por Rosa e Benedito foi oficialmente encerrada. Sem a fortuna e a a obsessão de Inácio para a financiar, os capitães do mato perderam o interesse. Recompensa evaporou-se com o último suspiro do coronel Tom. Ninguém mais procurou o casal o seu destino final perdeu-se nas brumas da história.
Alguns dizem que conseguiram chegar a 1 quilombo distante no sertão de Minas. Outros que viveram escondidos como libertos em alguma grande cidade, talvez Salvador ou Rio de Janeiro. O que se sabe é que nunca mais foram vistos. A fuga deles, selada com sangue, deu-lhes finalmente a paz que procuravam. A quinta de Montealegre não sobreviveu ao seu mestre.
Sem a mão de ferro de Inácio e com a dona Ana Rosa perdida na sua dor e medo, a propriedade faliu. Foi vendida em partes e a memória da brutalidade foi engolida pelo mato. Esta história, um recorte brutal do Brasil escravocrata, expõe até que ponto a desumanização pode chegar. Mostra como a superstição e o poder absoluto corrompem a alma humana.
Rosa, a escrava albina, foi tratada como um objeto místico, um ingrediente. Sua humanidade foi negada. A sua pele roubada em nome de uma vaidade doentia. Assassinato do coronel Inácio não foi apenas um ato de vingança, foi um ato desesperado de sobrevivência, um grito final de uma pessoa levada ao seu limite absoluto, que reivindicou a sua própria vida da única forma que lhe restava.
Lembrar estes casos não é apenas reviver o horror, é compreender as fundações sobre as quais a nossa sociedade foi construída. É dar voz às vítimas, cujas tragédias foram durante muito apagadas dos livros. Bloco de CTA final. Histórias como a de Rosa e Benedito precisam de ser contadas. Se este documentário chocou-o e fez refletir, ajude este canal a continuar nossa investigação.
Deixe o seu like, partilhe este vídeo com quem precisa conhecer o passado sombrio do Brasil. E o mais importante, inscreva-se e ative o sino para não perder nenhuma história. Deixe nos comentários o seu nome e a sua cidade para sabermos até que ponto esta história chegou.