Mistério em Manaus: taxista some em 1996; 18 anos depois mecânico abre porta‑malas e se choca ao vê
Taxista desaparece no centro de Manaus, família procura João Batista Cardoso, de 44 anos, que não voltou a casa após turno noturno. Assim rezava a discreta manchete do Jornal Diário do Amazonas em 13 de Novembro de 1996, perdida entre notícias sobre cheias e política local, João Batista Cardoso ajustou o banco do Chevete Branco, matrícula na 4521 e verificou o relógio no painel 19:47.
O ar da tarde Manauara ainda transportava o calor húmido do dia, mas logo a brisa noturna traria alívio. Ele conhecia bem esta rotação do tempo na capital amazonense. Tinha conduzido táxi por quase 12 anos desde que chegara de Parentins em busca de uma vida melhor para a família. O ponto próximo do teatro Amazonas fervilhava com a movimentação típica de segunda-feira.
Outros taxistas ajustavam os retrovisores, conferiam o troco nas carteiras e trocavam informações sobre as ruas mais movimentadas da noite. João cumprimentou o Edson, colega de anos, que organizava as moedas no porta níquel. Vai até tarde hoje, João, até às 2as da manhã. Marlene está à espera de dinheiro para a feira de amanhã.
A esposa Marlene tinha preparado a marmita, como sempre, arroz, feijão, peixe, tucumã e farinha. O João guardou a quentinha no banco traseiro juntamente com a garrafa térmica de café. 13 anos de casamento tinham criado esta rotina silenciosa e carinhosa. Ela preparava a comida, ele levava-a para o trabalho.
O centro de Manaus, em 1996, pulsava com uma energia única. A zona franca transformara a cidade num estaleiro de obras e oportunidades. Prédios subiam rapidamente, ruas eram abertas e a população crescia a um ritmo que as autoridades mal conseguiam acompanhar. Para os taxistas, este significava corridas constantes. Os executivos da Sony, da Philips, trabalhadores dos turnos noturnos, turistas curiosos que vinham conhecer o coração da Amazónia.
O João ligou o rádio e sintonizou a rádio Rio Mar, que passava uma seleção de brega paraense. O som de Vanderlei Andrade ecoava baixinho enquanto observava o movimento da rua José Paranaguá. As primeiras as corridas da noite apareciam sempre cedo, funcionários a sair do expediente, estudantes que regressam da universidade. Por volta das 20h15, uma mulher de meias idade aproximou-se do carro.
Ela transportava uma bolsa castanha e vestia um conjunto social azul-marinho, como se regressasse do trabalho. O João não conseguiu ouvir bem o endereço que ela mencionou. O som dos outros carros e o barulho da rua abafaram as palavras, mas acenou positivamente. Ela entrou no banco traseiro e o Chevete afastou-se em direção à Avenida 7 de Setembro.
Edson recorda-se de ter visto o carro de João virando à esquerda em direção ao bairro da Cachoeirinha. Era uma rota comum. Muitos passageiros viviam naquela região que crescia rapidamente com o boom imobiliário dos anos 90. Nada parecia incomum. Às 23h30, Marlene começou a estranhar. O João sempre ligava quando a noite estava movimentada, avisando que chegaria mais tarde.
Ela conhecia os hábitos do marido, sempre pontual, sempre cuidadoso, sempre preocupado em não deixá-la preocupada. A meia-noite passou. 1 da manhã, 2as da manhã, às 3h15 da madrugada de 12 de novembro, Marlene ligou para o Edson. A voz dela tremia ao telefone. Edson, o João não voltou. Ele não atende o telemóvel. Você viu-o por último? Onde? O que nenhum deles sabia era que o Chevete branco, de matrícula Nab 40521, tinha desaparecido das ruas de Manaus, levando consigo não só João Batista Cardoso, mas também todas as pistas sobre o que tinha acontecido naquela
segunda-feira de novembro. A cidade continuava o seu ritmo acelerado, indiferente ao facto de um homem trabalhador, pai de dois filhos, havia simplesmente se desvaneceu na imensidão urbana da capital amazónica. Na manhã de 12 de novembro, Marlene Cardoso caminhou até à esquadra do primeiro distrito polícia com as mãos trémulas e uma fotografia 3/4 de João no bolso da blusa.
O calor matinal de Manaus já começava a incomodar, mas ela sentia frio por dentro. O delegado António Reis, um homem de 40 e poucos anos com bigode grisalho, ouviu o relato de Marlene com a paciência cansada, de quem tinha visto muitos casos semelhantes. Em 1996, Manaus registava pelo menos três desaparecimentos por semana. A cidade crescia tão rapidamente que as pessoas pareciam perder-se nela.
Senhora, vou ser franco com a senhora. Taxista que some. Às vezes é dívida, outras vezes é mulher. Às vezes é problema com drogas. O senhor, seu marido, tinha algum destes problemas? Marlene sentiu o rosto arder de indignação, mas conseguiu manter a voz firme. O João não deve para ninguém, delegado. Não usa droga, não bebe para além da conta e não tem mulher.
Ele desapareceu. Alguma coisa aconteceu com ele. O relatório de ocorrência foi registado com o número 20084796. Descrição do desaparecido: João Batista Cardoso, 44 anos, 172 miles de altura. Moreno, cabelos pretos com fios grisalhos nas têmporas, sinal de nascença no pescoço do lado esquerdo. Última vez visto, 11 de novembro, por volta das 20:15, próximo ao Teatro Amazonas.
Veículo: Chevete Branco, placa NIA 46521, ano 1989. Os primeiros dias trouxeram esperança. Edson e outros taxistas do ponto organizaram uma busca espontânea. Percorreram as ruas do centro, da cachoeirinha, da cidade nova, perguntando em postos de gasolina, borracharias, oficinas. Alguém tinha que ter visto um Chevete branco com um taxista de bigode.
As crianças, Jéssica, de 11 anos e Diego de oito, não entendiam completamente o que estava acontecendo. Diego perguntava todos os dias quando o pai voltaria do trabalho. Jéssica, mais velha, percebia o desespero crescente nos olhos da mãe e tentava ajudar, cuidando do irmão menor. Na segunda semana, o caso ganhou uma pequena nota no jornal.
Família procura por taxista desaparecido em Manaus. A matéria tinha quatro parágrafos e uma foto de João sorrindo ao lado do Chevete. Marlene havia levado a foto pessoalmente para a redação na esperança de que alguém reconhecesse o marido. Algumas ligações chegaram. Uma senhora da compensa dizia ter visto um carro parecido na madrugada de 12 de novembro.
Um frentista da zona leste achava que tinha abastecido um Chevete branco na terça-feira. Todas as pistas foram investigadas, mas nenhuma levou a lugar algum. O delegado Reis designou o investigador Romário Santos para o caso. Santos era jovem, havia entrado na polícia há menos de 3 anos e via no desaparecimento de João uma oportunidade de provar seu valor.
Ele entrevistou Marlene diversas vezes, conversou com os colegas taxistas, checou hospitais, necrotérios, até mesmo as cadeias da região metropolitana. Um mês depois do desaparecimento, Santos teve uma conversa franca com Marlene. Dona Marlene, investigação de desaparecimento é assim mesmo. Os primeiros dias são cruciais.
Depois disso, se a pessoa não aparece, é porque não quer ser encontrada. Ou bem, aconteceu alguma coisa ruim. Meu marido não fugiu, investigador. Ele amava a família. Alguma coisa aconteceu. A senhora tem razão. Eu acredito na senhora, mas sem o carro, sem testemunhas, sem sem um corpo fica difícil. A palavra corpo ficou pendurada no ar como uma lâmina.
O Natal de 1996 chegou sombrio na casa da rua Codajás. Marlene montou uma árvore pequena para as crianças, mas não conseguia deixar de olhar para a cadeira vazia na mesa. Os vizinhos solidários no início, começaram a falar em voz baixa. Aquele taxista sumiu mesmo, né? Será que não foi alguma coisa que ele fez? Mulher fica viúva sem nem saber.
Em janeiro de 1997, Marlene voltou ao trabalho na costura. Não tinha escolha. O dinheiro havia acabado e as crianças precisavam estudar. Jéssica assumiu responsabilidades de adulto, buscando Diego na escola, ajudando com a comida, ouvindo a mãe chorar baixinho no quarto durante as madrugadas. O investigador Santos foi transferido para outra delegacia em março.
O caso do taxista João Batista Cardoso foi arquivado temporariamente, junto com dezenas de outros casos sem solução. A pasta estava guardada no Arquivo Morto, esperando por uma pista, uma denúncia, um milagre. Mas Manaus continuava crescendo. Novos prédios, novas ruas, novos carros. A cidade engolia os mistérios como engolia as florestas, rapidamente, sem deixar rastros visíveis.

E o Chevete branco, placa Nab 451, permanecia perdido em algum lugar da imensidão amazônica, guardando seus segredos como um túmulo selado. 18 anos depois, numa manhã abafada de março de 2014, Sebastião Menezes passou a mão suada na testa e observou o Chevete enferrujado que acabara de chegar em sua oficina, no bairro Jorge Teixeira.
O carro estava numa condição deplorável. Lataria corroída, pneus carecas, vidros embaçados pelo tempo. Mas Sebastião havia visto coisa pior aos 52 anos e com mais de 20 na profissão. Ele sabia que todo carro velho tinha uma história para contar. “Quanto é que o senhor quer para reformar essa carroça?”, havia perguntado Valdeci Pontes, o dono do veículo, uma semana antes.
Valdec explicou que havia comprado o carro de um conhecido em 2010, mas nunca havia usado direito. Ficou parado no quintal, acumulando ferrugem e servindo de casa para gatos. Agora, com o filho fazendo 18 anos, queria reformá-lo para dar de presente. Foi meu primeiro carro, rapaz. Chevete 89.
Comprei quando vim do interior lá por 98, 99. Quero deixar ele novinho pro meu guri. Sebastião examinou o veículo por fora. Placa NAB 4,521, motor 1.6, cor branca. Embora fosse difícil perceber sob a ferrugem e a sujeira acumulada, o número do chassi estava legível. A documentação parecia estar em ordem. Mais um trabalho de restauro completo, pintura, motor, estofos, parte elétrica.
Na segunda-feira, 17 de março, Sebastião iniciou a desmontagem. Primeiro removeu os bancos, depois a alcatifa encharcada e fedorento. Os insetos haviam feito ninhos no interior e o cheiro a mofo era quase insuportável. Trabalhava de máscara, abrindo todas as portas e janelas da oficina para atenuar o odor.
Por volta das 14:30, chegou a hora de abrir o porta-bagagens. A chave rodou com dificuldade na fechadura enferrujada. Sebastião fez força e a tampa abriu-se com um rangido metálico que ecoava por toda a oficina. O que ele viu ali dentro fez o seu coração acelerar e as suas mãos tremerem. Dentro do porta-bagagens, cuidadosamente embrulhados em plástico grosso, havia vários objetos pessoais: uma carta de condução em nome de João Batista Cardoso, uma quentinha de alumínio, ainda com restos de comida petrificada, uma garrafa térmica, um
radinho de pilhas e algo que fez Sebastião recuar instintivamente. Roupas masculinas manchadas com o que parecia ser sangue seco. Mas o que mais o chocou foi o estado do próprio porta-bagagens. O compartimento tinha sido claramente modificado. O forro original foi removido e substituído por chapas de metal soldadas de forma grosseira.
Parafusos novos contrastavam com a ferrugem do resto do carro e havia um cheiro estranho, doce e enjoativo, que mesmo após todos estes anos, ainda impregnava o metal. Sebastião fechou o porta-bagagens imediatamente, as mãos tremendo. Ele tinha servido o exército quando jovem conhecia aquele cheiro. Era o cheiro da morte.
Meu Deus do céu, que que fui arranjar? Ele trancou a oficina, mesmo sendo a meio da tarde, e foi diretamente para casa. Não conseguiu comer o almoço que a esposa tinha preparado. Ficou na varanda, a fumar cigarro atrás de cigarro, tentando decidir o que fazer. Valdemir, que cara é essa? Pareceu que viu um fantasma. Talvez tenha visto, Conceição.
Talvez eu tenha visto. Nessa noite, Sebastião quase não dormiu. Ficou a revirar na cama, pensando nos objetos dentro do bagageira, no cheiro, nas chapas de metal soldadas de qualquer maneira. Alguém tinha modificado aquele carro para esconder algo. E, pelo que podia imaginar, esse algo era terrível. Na manhã seguinte, às 7 em ponto, Sebastião estava à porta da esquadra do Jorge Teixeira, com as chaves do Chevete na mão e uma expressão grave no rosto.
Eu preciso falar com um delegado. É sobre um carro que chegou à minha oficina. Eu acho, acho que há um crime envolvido nisso. O investigador Carlos Eduardo Nunes, que tinha assumido o caso, abriu novamente o porta-bagagens do Chevete na presença de Sebastião e de dois peritos criminais. O que ali encontraram confirmou os piores receios do mecânico.
Além dos objetos pessoais, havia ainda uma placa de táxi artesanal, uma chapa de metal pintada à mão com os dizeres táxi escondida debaixo do step e as chapas soldadas no fundo da bagageira apresentavam pequenos furos, como se algo tivesse sido perfurado ou cortado ali dentro. “Sebastião”, disse o investigador Nunes, “O senhor não imagina a importância do que encontrou.
Esse carro estava desaparecido há 18 anos e juntamente com ele desapareceu um homem chamado João Batista Cardoso. O mecânico sentiu um arrepio subir pela espinha. 18 anos. O carro tinha passado todo este tempo escondido, mudando de proprietário, guardando indícios de um crime que parecia ter sido cuidadosamente planeado para nunca vir à tona.
Mas agora, por uma ironia do destino, havia chegado precisamente às mãos de um homem honesto que sabia distinguir entre uma reforma comum e os vestígios de uma tragédia. O investigador Carlos Eduardo Nunes espalhou as provas sobre a mesa da esquadra como peças de um puzzle macabro, a carteira de João Batista, a quem tinha com comida de 18 anos, as roupas manchadas de sangue, a placa de táxi artesanal.
Cada objeto contava uma parte da história que tinha iniciado naquela segunda-feira de Novembro de 1996. A primeira pista concreta veio da documentação do automóvel. Valde Pontes tinha comprado o Chevete a Raimundo Silva Santos em 2010, mas Raimundo alegou tê-lo adquirido a um ir conhecido em 1998. Quando pressionado, Raimundo finalmente admitiu que tinha comprado o carro sem documentação por uma miséria de um rapaz que necessitava de viajar com urgência para São Paulo.
Era um menino novo, talvez uns 20 e poucos anos. disse que o carro era do pai, que tinha morrido e ele precisava de vender rápido para pagar umas dívidas. Eu não fiz pergunta, certo? Carro barato, não perguntamos muito. O nome que Raimundo recordava era Júnior ou Jorge. Tinha anotado numa agenda velha.
Jorge, filho do taxista, vendeu Chevete branco. A agenda estava guardada numa caixa de sapatos juntamente com recibos e papéis antigos. Nunes cruzou essas informações com a investigação original de 1996. Descobriu que João Batista havia mencionado à esposa, alguns dias antes do desaparecimento, que estava preocupado com um passageiro que havia se tornado frequente.
Sempre pedia corridas à noite, sempre para lugares afastados, sempre pagava muito bem. Era uma mulher que ele pegava direto no centro. Ela sempre pedia para ir pra cachoeirinha, mas depois mudava de ideia no meio do caminho. Dizia que queria ir em tal lugar, depois em outro. João comentou que achava estranho, mas ela pagava sem reclamar, contou Marlene ao investigador.
A descrição batia com a última passageira vista por Edson, mulher de meia idade, roupa social, bolsa marrom. Mas quem era ela? A resposta veio de forma inesperada. Durante as investigações sobre George, o filho do suposto vendedor do carro, Nunes descobriu que havia um Jorge Silva Santos registrado nos arquivos criminais, filho de Helena Silva Santos, de 52 anos.
E Helena tinha um histórico curioso. Havia sido presa em 1997 por estelionato, aplicando golpes em taxistas. O modus operande era sempre o mesmo. Ela se passava por funcionária de empresa, pegava táxi no centro, pedia para ir a endereços distantes e, no meio do caminho sacava uma arma e roubava o motorista. Em dois casos, os taxistas haviam sido encontrados amarrados em terrenos baldios, mas no caso de João Batista, algo havia dado errado.
Quando Nunes finalmente localizou Jorge Silva Santos em abril de 2014, ele estava trabalhando numa distribuidora de bebidas em São Paulo, casado, dois filhos, vida aparentemente normal. Mas quando confrontado com as evidências do Chevete, George desmoronou. A confissão veio aos pedaços entre lágrimas e tremores.
Jorge tinha 22 anos em novembro de 1996. Morava com a mãe Helena, numa casa alugada da cachoeirinha. Sabia que ela aplicava golpes em taxistas, mas fingia não saber de nada. No dia 11 de novembro, porém, Helena chegou em casa nervosa, suando, com sangue nas roupas. Ela chegou quase meia-noite, disse que tinha dado problema, que o taxista tinha reagido, que ela teve que teve que fazer uma coisa ruim.
Estava apavorada, chorava. Disse que precisava da minha ajuda. Helena havia contado ao filho que tentara assaltar o taxista num terreno baldio da cachoeirinha, mas João Batista reagira e tentara tomar a arma. Na luta, o disparo aconteceu. João morreu ali mesmo no banco do próprio carro. Ela me obrigou a ajudar a esconder o corpo.
Disse que se não ajudasse, a culpa ia cair em mim também. Eu era jovem, tinha medo da polícia, medo da cadeia. Fizemos uma coisa terrível. Jorge revelou que eles haviam escondido o corpo de João Batista num sítio abandonado que Helena conhecia, na zona rural de Manaus. Depois modificaram o porta-malas do carro para apagar as evidências do sangue, soldando chapas de metal por cima das manchas.
A placa de táxi artesanal foi escondida porque Helena achava que poderia usar o carro para outros golpes, mas o remorço foi mais forte. Helena entrou em depressão profunda, parou com os assaltos, começou a beber descontroladamente. George, apavorado com a possibilidade de serem descobertos, vendeu o carro no início de 1998 e fugiu para São Paulo.
Helena morreu de cirrose hepática em 2003, levando o segredo para o túmulo. Eu pensei que ela tinha contado para alguém onde estava o corpo. Pensei que alguém ia encontrar e descobrir tudo. Vivi 18 anos com medo, investigador. 18 anos olhando por cima do ombro. Com as coordenadas fornecidas por Jorge, uma equipe da Polícia Civil se dirigiu ao sítio abandonado na AM010, km 23.
Numa área de mata secundária, embaixo de uma mangueira centenária, encontraram os restos mortais de João Batista Cardoso. Ele estava enterrado numa cova rasa, ainda vestindo a camisa xadrez azul que Marlene lembrava dele ter posto no dia 11 de novembro de 1996. Junto ao corpo, encontraram a aliança de casamento, o relógio citizen, que havia ganhado de aniversário dois anos antes do desaparecimento.
E na carteira, milagrosamente preservada, a foto 3 de Jéssica e Diego, que ele sempre carregava consigo. Em 15 de maio de 2014, quase 18 anos após seu desaparecimento, João Batista Cardoso finalmente voltou para casa. O velório foi na igreja do perpétuo socorro. a mesma onde ele e Marlene haviam se casado em 1983. Centenas de pessoas compareceram, parentes, amigos, taxistas que ainda se lembravam dele.
Marlene, agora com 59 anos e cabelos completamente brancos, segurou a mão de Jéssica, que havia se tornado professora, e de Diego, formado em engenharia. Os três choraram lágrimas que haviam sido guardadas por quase duas décadas. Agora eu posso fazer o luto direito”, disse Marlene ao investigador Nunes.
“Agora eu posso dizer que sou viúva e não mais uma mulher que não sabia se era casada ou solteira. Jorge Silva Santos foi condenado a 12 anos de prisão por ocultação de cadáver e participação em latrocínio. Durante o julgamento, pediu perdão à família de João Batista, mas suas palavras pareceram pequenas demais diante da dor que havia causado.
O Chevete branco, placa Enabe 4V 521, foi destruído após servir como prova criminal. Mas sua história permaneceu como um lembrete de que em Manaus, cidade que cresceu tão rápido que mal teve tempo de conhecer a si mesma, ainda existem segredos enterrados esperando para vir à luz e que às vezes é preciso 18 anos para que o mecânico honesto abra a porta certa e encontre a verdade que estava escondida no fundo de um porta-malas enferrujado.
M.