Gêmeos Sumiram na Festa Junina em 1985 — 12 Anos Depois, um Fazendeiro Encontra Algo na Cachoeira
O som das concertinas e o cheiro a quentão ainda ecoavam pelas ruas de Dourados, O Mato Grosso do Sul, quando o sol nasceu na manhã do dia 25 de junho de 1985. Mas para a família Pereira, aquela manhã trouxe o início do pesadelo mais longo das suas vidas. Na noite anterior, durante a tradicional festa junina da Escola Municipal Esperança, os irmãos gémeos André e Alexandre Pereira Santos, de 9 anos, tinham desaparecido sem deixar vestígios.
Se quer descobrir como 12 anos depois um agricultor fez uma descoberta chocante na cascata do Saltinho, e o que este revelou sobre uma das tragédias mais misteriosas do interior sul mato grossense? Deixe o seu like. Subscreva o canal e ative as notificações. Esta é uma história que vai mostrar como uma noite de alegria pode transformar-se no início de décadas de dor.
André e Alexandre Pereira Santos eram inseparáveis como apenas irmãos gémeos podem ser. Com anos acabados de completar, os dois meninos eram idênticos em tudo. Mesmo altura de 1,30 m, mesmos cabelos castanhos lisos, mesmos olhos verdes brilhantes e o mesmo sorriso malicioso que derretia o coração de qualquer adulto.
Nascidos em Dourados, filhos de António Pereira Santos, mecânico, e Vera Lúcia Silva Santos, costureira. Eles eram o centro das atenções onde quer que aparecessem. Os meus meninos eram como duas metades de uma mesma pessoa, recorda Vera Lúcia com lágrimas nos olhos. Eles acordavam juntos, brincavam juntos, até sonhavam as mesmas coisas, às vezes.
Se um se magoava, o outro sentia dor. Era uma ligação que ia para além do que conseguimos entender. O André era mais extrovertido e corajoso, sempre o primeiro a experimentar brincadeiras novas ou explorar lugares desconhecidos. Alexandre era mais cauteloso e observador, mas seguia o irmão em todas as as aventuras.
Juntos formavam uma dupla que era conhecida por toda a vizinhança do bairro da Vila Rosa, onde viviam com os pais numa casa simples, mas aconchegante. Eram famosos na rua, conta Maria José Oliveira, vizinha há 15 anos, sempre juntos, sempre a arranjar alguma traquinice, mas eram meninos bons, educados, todos gostavam deles.
Quando passavam a correr pela rua, era impossível distinguir quem era quem. António trabalhava como mecânico numa oficina do centro de Dourados e Vera A Lúcia costurava roupa em casa para complementar o rendimento familiar. Era uma família trabalhadora e unida, que vivia com simplicidade, mas com muito amor. Os gémeos estudavam na escola municipal Esperança, no mesmo bairro, e eram conhecidos pelos professores como alunos inteligentes e participativos.
O André e o Alexandre eram alunos exemplares. Lembra a professora Conceição Aparecida Silva, que dava aulas para a terceira classe na altura. Sempre juntos, sempre a ajudar um ao outro. Se um tinha dificuldade em alguma matéria, o outro ajudava. Era lindo de ver essa cumplicidade. A festa junina da escola municipal A esperança era um dos eventos mais aguardados do ano no bairro da Vila Rosa.
Durante toda a semana anterior ao São João, as crianças ensaiavam quadrilhas, os pais preparavam comidas típicas e a comunidade se mobilizava para decorar o pátio da escola com bandeirinhas coloridas, fogueiras e tendas de brincadeiras. Era a festa mais importante do bairro, explica Sebastião Lima Santos, diretor da escola na altura.
Toda a comunidade participava, as famílias se reuniam, as crianças se divertiam. Era um momento de união e alegria para todos. Na tarde de 24 de Junho de 1985, André e Alexandre estavam eufóricos com a festa que se realizaria nessa noite. Tinham ensaiado a quadrilha durante semanas e estavam entusiasmados para mostrar aos pais o que tinham aprendido.
Vera Lúcia havia costurado roupas caipiras idênticas para os dois, calças aos quadrados, camisas de flanela e chapéus de palha. Eles ficaram o dia inteiro a falar sobre a festa, lembra-se Vera Lúcia? Provaram as roupas mil vezes, ensaiaram os passos da quadrilha na sala de casa, perguntavam a cada 5 minutos que horas eram.
Estavam ansiosos, como nunca tinha visto. Por volta das 19 horas, toda a família se dirigiu-se para a escola. Além dos gémeos, foram também António, Vera Lúcia e Márcia, irmã mais velha dos rapazes, que tinha 14 anos na altura. O pátio da escola estava decorado com bandeirinhas coloridas, havia várias bancas vendendo comidas típicas e um pequeno palco onde se realizariam as apresentações.
A festa estava linda naquela noite, conta Márcia, agora uma mulher de 45 anos. Havia muita gente, crianças a correr para todos os lados, música, alegria. Os meus irmãos estavam radiantes, mal conseguiam estar parados de tanta animação. A quadrilha das crianças da terceira série estava marcada para começar às 20 horas.
André e Alexandre posicionaram-se na formação juntamente com outros 22 colegas, todos vestidos com roupas de campino coloridas. A apresentação durou cerca de 15 minutos e foi um sucesso, com os pais aplaudindo e tirando fotografias. Eles dançaram muito bem, recorda António. Estavam sincronizados, sorridentes, se divertindo muito.
Quando terminou a quadrilha, vieram a correr ter connosco para saber se tínhamos gostado. Estavam orgulhosos e nós também. Após a apresentação por volta das 20:15, os gémeos pediram autorização aos pais para brincar com os colegas nas barracas de jogos que estavam espalhadas pelo pátio. Era algo normal e seguro.
A escola era pequena, havia muitos adultos conhecidos por perto e as crianças brincavam sempre livremente durante as festas. Deixamos irem brincar como sempre fazíamos, conta Vera Lúcia. Era um ambiente seguro, cheio de vizinhos e de pessoas conhecidas. disse-lhes para voltarem em uma hora para comermos juntos o pinhão e o quentão.
O André e o Alexandre saíram correndo em direção às barracas de pesca, argola e tiro ao alvo. Várias pessoas viram-nos a brincar durante a primeira meia-ora. sempre juntos, sempre sorrindo. Ganharam alguns prémios nos jogos e estavam claramente a divertir-se muito. Por volta das 21 horas, quando os os pais começaram a procurar pelos meninos para o lanche, ninguém conseguiu encontrá-los.
António e Vera Lúcia percorreram todo o pátio da escola, perguntaram a outros pais, verificaram todas as bancas, mas os gémeos haviam simplesmente desaparecido. Foi quando o sangue gelou nas minhas veias, recorda Vera Lúcia. Procuramos por toda a escola, gritámos os seus nomes, perguntamos a todo mundo.
Era como se tivessem evaporado no ar. A última pessoa a ver os meninos foi o Joaquim Santos Silva, operador de uma das barracas de jogos, que os viu por volta das 20:45 caminhando em direção ao portão da escola. Segundo ele, eles estavam sozinhos e pareciam ir embora voluntariamente. Passaram pela minha barraca e acenaram-me.
Conta Joaquim, agora aposentado. Pareciam estar a ir em direção à saída da escola. Achei estranho porque era cedo para as crianças estarem a sair sozinhas, mas não imaginei que fosse algo grave. Às 22 horas, quando se tornou claro que O André e o Alexandre já não estavam na festa, a direção da escola interrompeu as atividades e organizou uma busca sistemática.
Mais de 100 pessoas vasculharam cada canto da escola, incluindo salas de aula, casas de banho, depósitos e até mesmo o telhado. Foi um desespero total, recorda Sebastião, o diretor. Em 30 anos dirigindo escola, nunca tinha passado por algo do género. Toda a festa parou. Todo mundo se mobilizou para procurar os meninos.
Às 23 horas, quando os gémeos já estavam desaparecidos há mais de uma hora, a Polícia Militar foi acionada. Uma busca ainda maior foi organizada, expandindo para as ruas em redor da escola e o bairro da Vila Rosa. Sirenes de viaturas ecoaram pela noite, acordando os vizinhos que se juntaram às buscas.
A primeira hipótese considerada foi a de que os rapazes se tivessem perdido voltando para casa. Apesar de conhecerem bem o bairro, era noite e podiam ter-se confundido. Todas as ruas entre a escola e a casa da família foram percorridas várias vezes. Pensávamos que eles iam aparecer a qualquer momento, conta António.
Talvez se tivessem perdido, talvez estivessem escondidos a brincar de alguma coisa. eram meninos espertos, conheciam a vizinhança. Não conseguíamos imaginar o que poderia ter acontecido. Na madrugada de 25 de junho, quando os meninos completaram 6 horas desaparecidos, a procura foi expandida para além do bairro. O corpo de bombeiros foi acionado e um operação de maior escala foi montada, incluindo cães farejadores trazidos de Campo Grande.
A Polícia Civil assumiu oficialmente o caso na manhã de 25 de junho, sendo conduzido pelo delegado Roberto Carlos Almeida. A primeira providência foi interrogar todas as pessoas que estiveram na festa, procurando detalhes que pudessem explicar o desaparecimento dos gémeos. Era um caso que mexia com todos nós, explica o comissário Roberto, hoje aposentado.
Duas crianças de 9 anos que desaparecem durante uma festa escolar num ambiente que deveria ser seguro. Toda a cidade ficou em choque. Durante a primeira semana, várias teorias foram investigadas. A possibilidade de rapto foi considerada, mas a família Pereira não tinha recursos financeiros que justificassem um crime deste tipo.

Não houve pedidos de resgate, nem contactos de criminosos. Uma segunda linha investigativa explorou a possibilidade de os rapazes terem sofrido um acidente. Talvez tivessem caído em algum boeiro, rio ou zona perigosa da cidade, mas buscas sistemáticas em todos os locais de risco não encontraram vestígios dos gémeos.
A terceira possibilidade mais perturbadora, era a de que alguém tivesse levado os meninos com intenções maliciosas. A polícia passou a investigar pessoas com antecedentes de crimes contra crianças na região, mas nenhum suspeito foi identificado. O que mais nos intrigava era a falta total de pistas, comenta o investigador Paulo Henrique Santos, que participou no caso.
Duas crianças não desaparecem sem deixar rasto. Tinha de haver alguma prova, alguma testemunha, alguma coisa. Durante o primeiro mês, a cidade de Dourado mobilizou-se completamente em torno do caso. Cartazes com fotos dos gémeos foram espalhados por toda a cidade e região. Grupos de voluntários organizaram-se para fazer buscas sistemáticas nas áreas rurais.
A imprensa local deu cobertura diária ao caso. Era uma comoção que nunca tinha visto. Lembra-se de Maria José, a vizinha? Toda a cidade procurava os meninos. Não se falava de outra coisa. Todo mundo queria ajudar de alguma forma. A família Pereira vivia um pesadelo que parecia não ter fim. António teve que se afastar do trabalho para participar nas buscas.
Vera Lúcia desenvolveu insónia e depressão. Márcia, aos 14 anos, teve de amadurecer rapidamente para ajudar os pais a enfrentar a tragédia. A nossa casa ficou vazia de repente, conta Márcia. O quarto dos rapazes, os brinquedos espalhados, as roupas no armário, tudo lembrava-os. A minha mãe não conseguia entrar no quarto durante semanas.
Surgiram várias pistas falsas durante os primeiros meses. Alguém disse ter visto duas crianças parecidas com os gémeos em uma cidade do Mato Grosso. Outro relato mencionava possível avistamento no Paraguai. Todas as pistas foram investigadas exaustivamente, mas se mostraram equívocas. O primeiro ano foi o mais intenso em termos de investigação.
Milhares de horas foram dedicadas ao caso. Centenas de pessoas foram ouvidas. Dezenas de locais foram alvo de buscas. Mas os irmãos André e Alexandre pareciam ter desaparecido da face da Terra. Foi o caso mais frustrante da minha carreira. admite o comissário Roberto. Tínhamos uma equipa dedicada, recursos, apoio da comunidade, mas simplesmente não conseguíamos encontrar uma pista sólida que nos levasse aos meninos.
Em 1986, um ano após o desaparecimento, a família organizou uma missa na Igreja São João Batista, no centro de Dourados. Centenas de pessoas compareceram, mostrando que a cidade não tinha esquecido dos gémeos desaparecidos. Os anos seguintes foram marcados pela diminuição gradual das buscas oficiais e pelo aparecimento esporádico de novas pistas.
A família nunca desistiu, mas a investigação policial foi perdendo intensidade à medida que outros casos exigiam atenção. Em 1989, 4 anos após o desaparecimento, António Pereira teve um enfarte que os médicos atribuíram ao stress prolongado. Ele sobreviveu, mas a sua saúde nunca mais foi a mesma.
Vera Lúcia passou a tomar medicação para a depressão e ansiedade. Aqueles primeiros anos foram os mais difíceis, conta Vera Lúcia. Todo dia acordávamos a pensar que talvez fosse o dia em que os nossos filhos voltariam a casa. Todo o barulho na rua fazia com que os nossos corações dispararem. Márcia casou em 1991 e teve dois filhos, mas manteve sempre viva a memória dos irmãos desaparecidos.
Os meus filhos cresceram ouvindo histórias sobre os tios que nunca conheceram. Ela conta. A dor da nossa família se transmitiu para a geração seguinte. Durante a década de 90, o caso dos gémeos tornou-se uma lenda urbana em dourados. Crianças contavam histórias sobre os meninos que tinham desaparecido na festa junina.
Alguns diziam que eles ainda deambulavam pela cidade, outros que tinham sido levados por espíritos. Em 1995, 10 anos após o desaparecimento, a Polícia Civil fez uma última grande operação de busca. Durante uma semana, dezenas de polícias e bombeiros vasculharam áreas rurais que ainda não haviam sido completamente exploradas. Nada foi encontrado.
Era a nossa última tentativa com recursos oficiais”, explica o novo delegado responsável pelo caso, Marcos Silva Costa. Depois de 10 anos, as probabilidades de encontrar os rapazes vivos eram quase nulos, mas a família merecia que tentássemos tudo. Mas numa manhã de Março de 1997, 12 anos após aquela fatídica festa junina, um extraordinário descobrimento mudaria tudo.
José Carlos Ribeiro, proprietário da quinta da Esperança, localizada a 30 km de Dourados, estava verificando o nível da água na Cascata do Saltinho, quando reparou em algo estranho entre as pedras. A cascata do Saltinho era um local isolado na propriedade de José Carlos, utilizado principalmente para descedentação do gado.
Era um local de difícil acesso, conhecido apenas por lavradores da região e algumas famílias que lá iam pescar aos fins de semana. Eu estava verificando se a vedação junto à cascata estava em ordem quando vi algo brilhando entre as pedras. Conta José Carlos. No início pensei que fosse lixo que alguém tinha jogado, mas quando aproximei-me mais vi que eram ossos humanos.
José Carlos acionou de imediato a Polícia Civil. Uma equipa de peritos se deslocou-se até à cascata do Saltinho e confirmou que se tratavam de restos mortais humanos. A análise preliminar indicou que eram ossos de duas crianças de aproximadamente 8 a 10 anos de idade. Quando soubemos que eram restos de duas crianças da idade dos gémeos desaparecidos, os nossos corações dispararam, recorda o delegado Marcos? Depois de 12 anos, finalmente tínhamos encontrado algo concreto.
Os ossos foram enviados para análise forense no Campo Grande. Exames de DNA foram realizados comparando com amostras de António e Vera Lúcia. O resultado confirmou o que todos temiam. Eram os restos mortais de André e Alexandre Pereira Santos. A notícia da descoberta espalhou-se rapidamente por Dourados. Após 12 anos de incerteza, a família sabia finalmente o destino dos filhos desaparecidos.
Era uma resposta dolorosa, mas que trazia o fecho que tanto procuravam. Foi ao mesmo tempo um alívio e uma dor renovada, conta Vera Lúcia. Durante 12 anos, vivi na esperança de que os meus rapazes estivessem vivos em algum lugar. Descobrir que morreram foi devastador, mas pelo menos agora eu sabia a verdade.
A análise forense revelou que as crianças tinham morrido por afogamento. Não havia sinais de violência ou ferimentos que indiciassem crime. A hipótese mais provável era que os gémeos tivessem afastado da festa, chegado até à cascata e sofreu um acidente na água. Era um local perigoso para crianças”, explica o perito criminal António Silva Moreira.
A corrente era forte, havia rochas, escorregadias e era noite quando desapareceram. Provavelmente foi um acidente trágico. A investigação tentou reconstruir como os meninos chegaram à cascata do Saltinho, localizada a 30 km da escola. A teoria mais aceite era a de que eles tivessem sido levados por alguém até lá, possivelmente alguém conhecido que os encontrou na rua após saírem da festa.
Nunca conseguimos identificar quem levou os meninos até à cascata, admite o delegado Marcos. pode ter sido alguém bem intencionado que os encontrou perdeu e tentou ajudar, ou pode ter havido alguma intenção criminosa. Infelizmente, passados 12 anos, estas respostas se perderam no tempo. A descoberta trouxe finalmente a possibilidade de um enterro digno para André e Alexandre.
O funeral foi realizado na Igreja de São João Batista, a mesma onde havia acontecido a missa de um ano após o desaparecimento. Milhares de pessoas compareceram, mostrando que Dourados nunca tinha esquecido dos gémeos. Foi um momento de muita emoção. Lembra o padre Joaquim Silva que conduziu a cerimónia? Havia pessoas que se lembravam dos meninos, outras que apenas conheciam a história.
Toda a cidade se mobilizou para prestar as suas últimas homenagens. A família pôde finalmente ter um túmulo para visitar e deixar flores. António e Vera Lúcia passaram a frequentar o cemitério regularmente, encontrando algum consolo em poder estar próximos dos filhos. Ter um local para visitar os nossos meninos foi importante para o nosso processo de luto, conta António.
Durante 12 anos não soubemos onde estavam. Agora podemos levar-lhes flores, conversar com eles, sentir que estão em paz. O caso dos gémeos André e Alexandre tornou-se um marco na história de Dourados. A tragédia levou a alterações nos protocolos de segurança em eventos escolares e comunitários. Regras mais rígidas de supervisão dos crianças foram implementadas.
A escola municipal esperança instalou uma placa em memória dos dois meninos na entrada do edifício. Todos os anos, durante a festa junina, um minuto de silêncio é observado em sua homenagem. As quadrilhas dançam sempre duas músicas extras dedicadas à memória dos gémeos. Tornaram-se parte da história da nossa escola, conta a atual diretora.
Professora Sandra Lima Santos. Toda criança que aqui estuda conhece a história dos irmãos André e Alexandre. É uma forma de manter viva a memória deles. Márcia dedicou parte da sua vida adulta a trabalhar com crianças desaparecidas, ajudando outras famílias que passavam pelo mesmo drama que a sua havia enfrentado.
Os meus irmãos não voltaram, mas talvez possa ajudar outras crianças a voltarem para as suas famílias. Ela explica. A cascata do Saltinho foi isolada e hoje é considerada área de preservação ambiental. José Carlos, o lavrador que encontrou os ossos, nunca mais permitiu que as pessoas visitassem o local. “É um lugar sagrado agora, diz ele, deve ser respeitado como o local de descanso daqueles meninos.
Hoje, mais de 35 anos após aquela festa junina que mudou tudo, a família Pereira encontrou uma forma de viver com a perda. António, agora com 72 anos, ainda trabalha como mecânico. Vera Lúcia, aos 69 anos, continua a costurar, mas também se dedica a trabalhos voluntários com famílias em dificuldade. Os nossos meninos nunca cresceram, mas nós tivemos de aprender a crescer com a dor, reflete Vera Lúcia.
A saudade nunca passa, mas aprendemos a viver com ela. O André e o Alexandre estarão sempre conosco para sempre com 9 anos para sempre juntos. A história dos Gémeos lembra-nos da fragilidade da vida e da importância de protegermos as nossas crianças. também mostra-nos como uma comunidade pode se unir em momentos de tragédia e como o amor de uma família pode resistir a qualquer adversidade.
A festa junina continua a ser celebrada todo o ano em Dourados, mas nunca mais foi a mesma. As famílias ficaram mais cautelosas, as crianças mais supervisionadas. A alegria regressou, mas sempre acompanhada pela lembrança de que a vida pode mudar num instante. O mistério de como André e Alexandre chegaram até à cascata do saltinho permanece sem resposta definitiva, mas a sua memória continua viva no coração de todos os que os conheceram e no legado de amor e união que deixaram às suas famílias.
E se esta história tocou-te tanto quanto a mim, deixe o seu like, subscreva o canal e diga-me nos comentários. Acredita que ainda existem mistérios não resolvidos sobre o que aconteceu nessa noite? Qual foi a parte mais emocionante desta história para si? E não perca os nossos próximos vídeos, onde continuaremos a explorar casos que marcaram para sempre as comunidades brasileiras. Yeah.