Em 1992, camponês sumiu no campo — 18 anos depois, uma árvore cresceu no local e trouxe mistério

Maio de 1992, interior do Paraná. O amanhecer iluminava os campos de milho quando o camponês Sebastião Alves, de 46 anos, saiu de casa levando a enchada para rever a lavoura. Horas depois, os seus bois foram encontrados soltos no pasto, mas Sebastião desaparecera sem deixar rastos.

A propriedade da família Alves ficava no distrito de Palmital, a 20 km da cidade mais próxima. Era uma região onde todos se conheciam, onde as cercas de madeira delimitavam pequenas propriedades familiares e o cheiro de terra húmida misturava-se com o aroma do café matinal que brotava das cozinhas rurais.

Naquela manhã de terça-feira, 12 de de maio, Sebastião acordou antes das 5, como sempre fazia. A Dona Olinda ainda estava a preparar o café quando ele calçou as gastas botas de couro e pegou a enchada encostada à varanda. Os filhos Pedro de 17 anos e Carla de 14 ainda dormiam nos quartos dos fundos da casa de madeira pintada de azul. “Vou dar uma vista de olhos ao milharal do fundo”, disse à esposa, beijando-lhe a testa.

“Se não voltar para almoçar, manda o Pedro procurar-me”. Dona Ulinda acenou da janela da cozinha enquanto observava o marido a caminhar pela trilha de terra batida que conduzia aos campos. Sebastião era um homem robusto, de mãos calejadas e rosto marcado pelo sol. Trabalhava aquela terra há mais de 20 anos.

Conhecia cada palmo do terreno como conhecia as rugas das suas próprias mãos. O campo de milho ficava a cerca de 500 m da casa, numa zona mais baixa, onde a terra era mais fértil. Para lá chegar, Sebastião precisava de atravessar o pasto onde ficavam os cinco bois da família, passar pela vedação de arame farpado e descer uma pequena colina coberta de erva colonião.

Arlindo Rocha, vizinho que morava na propriedade ao lado, estava a encomendar as suas vacas quando viu Sebastião atravessar o campo por volta das das 7 da manhã. “Bom dia, Sebastião!”, gritou de longe. O camponês acenou com a enchada erguida e continuou a caminhar em direção ao campo de milho. Essa foi a última vez que alguém viu Sebastião Alves com vida.

Por volta do meio-dia, a dona Olinda começou a estranhar a demora do marido. Mesmo quando tinha muito trabalho na lavoura, voltava sempre para o almoço. Mandou Pedro procurá-lo, mas o rapaz voltou meia hora depois, com uma expressão preocupada no rosto. Mãe, não encontrei o pai, mas os bois estão todos soltos no pasto e a enchada dele está atirado para o chão, perto da cerca.

A princípio, a dona Olinda pensou que Sebastião pudesse ter-se ferido e procurou abrigo em algum lugar, mas quando o sol começou a pôr-se e ele ainda não tinha regressado, a família decidiu pedir ajuda aos vizinhos. Arlindo Rocha foi o primeiro a chegar. Juntamente com Pedro, vasculharam todo o milharal, gritando o nome de Sebastião até ficarem roucos.

encontraram as suas pegadas na terra fofa perto da cerca, mas, passados ​​alguns metros, os rastos simplesmente desapareciam, como se Sebastião se tivesse evaporado no ar. A noite caiu sobre o Palmital, com o peso de um mistério que ninguém conseguia explicar. Nas casas vizinhas, as as famílias reuniam-se em volta das mesas de jantar, sussurrando teorias sobre o que poderia ter acontecido com Sebastião Alves.

E na casa azul da família, a dona Olinda permanecia sentada na varanda. os olhos fixos na escuridão do campo, esperando ver a silhueta familiar do marido emergir da noite. Mas apenas o vento balançava o campo de milho, criando um sussurro fantasmagórico que ecoava pela propriedade silenciosa. Na manhã seguinte, o distrito do Palmital acordou diferente.

A notícia do desaparecimento de Sebastião se espalhara de casa em casa durante a madrugada, e antes mesmo do nascer do sol, uma pequena multidão reunia-se na propriedade dos Alves. O senhor Valdeci, fazendeiro mais abastado da região, trouxe os seus cinco empregados. A Dona Rosa, que tinha um pequeno armazém na estrada, fechou o comércio e veio com o marido e os três filhos.

Até o padre António da paróquia de São Sebastião apareceu montado na sua velha bicicleta transportando uma garrafa térmica com café quente. “Vamos encontrar o Sebastião”, dizia ele, colocando a mão no ombro de dona Olinda. “Há homem trabalhador como ele não desaparece assim do nada. O delegado Mário Santos chegou por volta das 10 da manhã, conduzindo a única viatura da delegacia regional.

Era um homem de meia idade, barriga saliente e bigode grisalho, que já tinha investigado alguns casos de desaparecimento na região, mas eram sempre situações com explicação. Maridos que abandonavam as famílias, jovens que fugiam para as grandes cidades ou idosos que se perdiam na mata. O caso de Sebastião era diferente.

Não havia sinais de violência, não havia problemas familiares conhecidos. E o homem conhecia aquela região como a palma da mão. “Vamos organizar as buscas”, declarou o delegado, espalhando um mapa da região sobre o capot da viatura. Dividimos em grupos. Cada grupo pega num setor. Durante três dias, mais de 40 pessoas vasculharam cada centímetro da propriedade dos alves e das terras vizinhas.

Caminharam pelos campos de milho, soja e mandioca. exploraram os pequenos ribeiros que cortavam a região, subiram para os barrancos e desceram nas grotas. Vasculharam os velhos barracões abandonados e as casas de pau a pique que restavam dos primeiros colonos. Pedro e Carla acompanhavam as buscas com os olhos vermelhos de tanto chorar.

O rapaz, que sempre tinha estado quieto, agora não conseguia estar parado. Percorria os mesmos caminhos dezenas de vezes, como se esperasse que, em algum momento, as pegadas do Pai magicamente aparecessem na terra. Ele não pode ter desaparecido assim”, repetia Pedro para quem quisesse ouvir.

“Pai conhecia esta terra melhor do que ninguém. Ele voltaria a casa até de olhos fechados. Carla, mais nova, agarrava-se às saias de dona Olinda e fazia perguntas que ninguém sabia responder. Porque é que o pai não volta, mãe? Ele está ferido. Alguém levou-o embora? No terceiro dia de buscas, Arlindo Rocha fez uma descoberta que deixou todos ainda mais intrigados.

Voltando ao local onde tinha encontrado a enchada de Sebastião, reparou em algo estranho no chão. “Olhem aqui”, chamou o delegado e os outros homens. As pegadas do Sebastião chegam até aqui e param, mas não tem pegada de volta, não tem sinal de luta, não tem marca de sangue. É como se ele tivesse desaparecido no ar.

O comissário Mário Santos agachou-se e examinou o local com atenção. A terra estava ligeiramente revirada, como se alguém tivesse cavado ali recentemente, mas quando mandaram escavar o local, não não encontraram nada além de terra e algumas raízes velhas. Talvez tenha tido um mal súbito”, sugeriu o senhor Valdeci, “Um AVC, um enfarte.

E alguém passou por aqui e levou o corpo.” “Mas quem faria isso?”, questionou Arlindo. “E porquê? Toda a gente gostava do Sebastião. Ele não tinha inimigos. As teorias se multiplicavam. Alguns falavam em rapto, outros em acidente. Havia quem sussurrasse sobre a vingança de algum desconhecido, ou até mesmo sobre cobras venenosas que poderiam ter atacado Sebastião, cujo corpo teria sido arrastado por animais selvagens.

Dona Rosa do armazém chegou a comentar que vira um carro estranho na estrada na semana anterior ao desaparecimento. Era um Volkswagen Carocha cinzento com dois homens dentro. Nunca tinha visto por aqui. Mas quando o delegado investigou, descobriu que o carro pertencia a um engenheiro agrónomo da cooperativa, que tinha visitado outras propriedades da região para orientar sobre o uso de pesticidas agrícolas.

Após uma semana de buscas infrutíferas, o comissário Mário Santos reuniu a família e os vizinhos em casa dos Alves. “Vamos continuar a investigar”, prometeu, mas o tom da sua voz já não tinha a mesma convicção dos primeiros dias. “Mas, por enquanto, não temos pistas concretas.” Sebastião simplesmente desapareceu.

Dona Olinda desabou em lágrimas nos braços do padre António. Pedro esmurrou a parede da casa com tanta força que magoou os nós dos dedos. A Carla fechou-se no quarto e não saiu durante dois dias. A vida em Palmital tentou voltar ao normal, mas uma sombra instalara-se sobre a comunidade. À noite, quando o vento baloiçava o milharal, as crianças corriam para dentro de casa.

Os adultos evitavam passar sozinhos pelo local onde Sebastião tinha desaparecido. E na casa azul da família Alves, três lugares na mesa de jantar permaneciam ocupados enquanto o quarto continuava vazio, à espera de um homem que talvez nunca mais regressasse a casa. Os anos se arrastaram sobre o Palmital, como a terra vermelha que se colava às botas dos trabalhadores rurais, 1993, 1994, 1995.

A vida seguiu o seu curso, mas a cicatriz do desaparecimento de Sebastião Alves nunca sarou completamente. Dona Olinda envolveu-se nas atividades da igreja, encontrando na fé um refúgio para a dor que transportava. Pedro assumiu o cuidado da propriedade, embora fosse jovem demasiado para a responsabilidade.

Carla, que se havia tornado uma adolescente calada e observadora, ajudava a mãe em casa e estudava à noite na escola rural. O local onde Sebastião tinha desaparecido ganhou um nome entre os moradores, campo do sumidouro. As as crianças da região criaram lendas sobre o lugar. Diziam que à noite se podia ouvir o som de uma enchada a bater na terra.

Alguns juravam ter visto uma figura solitária caminhando entre os pés de milho ao entardecer. O delegado Mário Santos reformou-se em 1998, levando consigo o processo do caso de Sebastião. O seu sucessor, um jovem delegado vindo da capital, foliou o processo uma única vez e arquivou-o definitivamente. Casos antigos, dizia, sem perspectiva de solução, mas nem todos se esqueceram.

Arlindo Rocha, o vizinho que tinha sido a última pessoa a ver Sebastião, continuava inquieto. Sempre que passava pelo campo do sumidouro, parava e observava o local com atenção, como se esperasse encontrar alguma pista que tinha escapado nas buscas de 1992. Há algo de errado naquele lugar”, comentava com a esposa.

“A terra é diferente. As plantas não crescem direito ali.” E estava certo. Ao longo dos anos, os moradores notaram uma peculiaridade no local onde Sebastião havia desaparecido. Enquanto o milharal prosperava em redor, havia um círculo de aproximadamente 10 m de diâmetro, onde nada parecia crescer adequadamente. As plantas nasciam raquíticas, amareladas, e morriam precocemente.

Pedro Alves tentou plantar milho, soja, feijão. Nada vingava naquele pedaço de terra. É como se o solo estivesse doente”, dizia, coçando a cabeça com perplexidade. Em 2005, a família decidiu deixar aquela área em pôzio, coberta apenas por erva nativo. Era menos doloroso do que ver as plantações definharem ano após ano no mesmo local onde o patriarca tinha desaparecido.

Foi então que algo extraordinário começou a acontecer. No inverno de 2009, Arlindo Rocha notou um pequeno rebento verde emergindo do centro exato do campo do sumidouro. A princípio, pensou que fosse apenas uma infestante comum, mas conforme as semanas passaram, percebeu que se tratava de algo diferente. “Olha só isso”, disse à esposa, apontando para a pequena planta que crescia vigorosamente.

Nada cresce direito ali há 17 anos e agora aparece isso. A planta crescia a uma velocidade impressionante. Em se meses já era uma muda robusta. Em um ano havia se transformado numa árvore jovem com mais de 2 m de altura. O que mais intrigava era a espécie. Não era nenhuma árvore comum da região. As suas folhas eram diferentes.

O seu tronco tinha uma coloração peculiar e as suas raízes pareciam espalhar-se de forma estranha, criando pequenas elevações no solo ao redor. Em maio de 2010, exatamente 18 anos após o desaparecimento de Sebastião Alves, João Batista, um trabalhador rural que prestava serviços a várias propriedades da região, foi contratado para limpar uma vedação junto ao campo do sumidouro.

Era uma manhã de Outono, com nevoeiro baixo cobrindo os campos e o ar carregado de humidade. O João trabalhava algumas horas quando decidiu fazer uma pausa para beber água. Foi então que olhou para a árvore misteriosa e reparou algo que lhe fez gelar o sangue. A árvore tinha crescido tanto que as suas raízes já apareciam à superfície, criando um emaranhado complexo em redor do tronco.

E entre essas raízes, brilhando fracamente sob a luz filtrada do nevoeiro, havia algo metálico. O João se aproximou-se com cautela, afastando a terra com as mãos. cedo descobriu que não era um, mas vários objetos metálicos entrelaçados nas raízes da árvore, como se ela tivesse crescido deliberadamente à volta deles.

Uma fivela de cinto, alguns botões de metal e balo, parcialmente coberto por uma raiz grossa, algo que fez João recuar assustado, um pedaço de tecido desbotado, mas ainda reconhecível como parte de uma camisa xadrez azul e branca. Exatamente como a camisola que Sebastião Alves vestia na manhã de 12 de Maio de 1992, João Batista deixou as ferramentas caírem no chão e correu em direção à casa dos Alves, gritando o nome de Pedro.

A sua voz ecoava pelos campos, carregando consigo o peso de uma descoberta que mudaria para sempre a história do campo do sumidouro. A árvore misteriosa tinha guardado o segredo de Sebastião Alves durante 18 longos anos e agora, finalmente, estava pronta para revelar a verdade. A notícia espalhou-se por palmital, como fogo em palha seca.

Em poucas horas, uma pequena multidão se reuniu no campo do sumidouro, observando em silêncio reverente a árvore que havia crescido sobre os restos mortais de Sebastião Alves. Pedro Alves, agora um homem de 35 anos, ajoelhou-se perante as raízes que abraçavam os pertences do pai.

As suas mãos tremiam enquanto tocava delicadamente o pedaço de tecido xadrez que tantas vezes tinha visto na infância. Pai”, sussurrou, “e pela primeira vez em 18 anos chorou como uma criança. A Dona Olinda chegou apoiada no braço de Carla, que era agora uma mulher de 32 anos, e trabalhava como professora na escola rural. Ao ver os objetos entrelaçados nas raízes, a matriarca da família simplesmente fechou os olhos e murmurou uma oração silenciosa.

O novo delegado, Dr. Carlos Mendes, um homem mais metódico que o seu antecessor, isolou a área e chamou uma equipa de peritos da capital. Também solicitou a presença do Dr. Ricardo Mendes, engenheiro agrónomo especializado em solos, para explicar o fenómeno da árvore misteriosa. “Nunca vi nada assim”, admitiu o Dr.

Ricardo, examinando as raízes com atenção. “Esta não é uma espécie autóctone da região. Parece ser uma variedade de figueira-brava, mas com características genéticas peculiares. E o crescimento é extraordinário. Uma árvore desta idade não deveria ter raízes tão desenvolvidas. Enquanto os peritos trabalhavam cavando cuidadosamente à volta da árvore, Arlindo Rocha aproximou-se de Pedro.

Filho disse ele, pondo a mão no ombro do homem. Tenho uma coisa que preciso de te contar. Algo que venho guardando há muitos anos. Pedro ergueu os olhos vermelhos à espera. Na manhã que o seu pai desapareceu, vi-o a falar com alguém no campo. Era cedo, ainda havia nevoeiro. A princípio pensei que fosses tu ou algum vizinho, mas depois depois nunca mais vi essa pessoa por aqui.

Porque nunca contou isso antes? Arlindo suspirou pesadamente porque não tinha a certeza. Era muita nevoeiro, estava longe. E depois que as buscas não deram em nada, achei que fosse coisa da minha cabeça. Doutor Carlos Mendes ouviu a conversa e se aproximou. O senhor poderia descrever essa pessoa? Era um homem mais baixo que o Sebastião.

Usava um chapéu escuro e caminhava meio curvado, como se fosse mais velho. Estavam a conversar perto da cerca, no mesmo local onde depois encontraram a enchada. Enquanto os peritos continuavam o trabalho, mais detalhes da descoberta foram emergindo. Além da roupa e dos objetos pessoais de Sebastião, encontraram fragmentos ósseos entrelaçados nas raízes mais profundas da árvore.

Tudo indicava que o corpo tinha sido enterrado ali mesmo no local onde desapareceu, mas havia algo mais. Cavando mais fundo, os peritos encontraram uma ferramenta que não pertencia a Sebastião, uma pequena pá de cabo curto com as iniciais JMs gravadas no metal. A Dona Rosa do armazém que acompanhava as escavações, reconheceu imediatamente as iniciais.

J, murmurou ela. João Miguel, só pode ser o João Miguel. Pedro franziu o sobrolho. Quem é João Miguel? Um andarilho que apareceu por aqui algumas semanas antes do seu pai desaparecer”, explicou a dona Rosa. Homem estranho, meio perturbado da cabeça. Dizia que era garimpeiro, que sabia encontrar ouro enterrado. Ficou acampado perto do ribeiro durante uns dias, pedindo trabalho nas quintas.

Arlindo Rocha bateu na testa. É ele. Era o João Miguel que estava a conversar com o Sebastião nessa manhã. Agora lembro-me do chapéu escuro e da postura curvada. O delegado Carlos Mendes anotou tudo em o seu caderno. Alguém sabe o que aconteceu com este João Miguel? Ele desapareceu logo a seguir ao Sebastião.

Lembrou a dona Rosa. Na altura ninguém fez a ligação. Pensámos que ele tinha simplesmente seguiu viagem, como fazia sempre. Padre António, agora um homem de cabelos completamente brancos, aproximou-se do grupo. Eu lembro-me dele. Veio-me procurar na igreja alguns dias antes do desaparecimento do Sebastião. Queria se confessar.

Dizia que tinha feito coisas terríveis no passado. O que ele disse na confissão? perguntou o delegado. O padre abanou a cabeça. Não posso quebrar o sigilo, mas posso dizer que era um homem atormentado por culpas antigas e tinha uma estranha obsessão com o enterrar coisas. Conforme as peças do puzzles se encaixavam, uma história negra começou a emergir.

João Miguel, um homem mentalmente instável que deambulava pela região procurando tesouros imaginários, tinha convencido Sebastião de que havia ouro enterrado em sua propriedade. Na manhã do dia 12 de maio, levou o agricultor até ao campo do sumidouro para mostrar o suposto tesouro. O que aconteceu exatamente naquele local permanecia um mistério, talvez uma discussão, talvez um acidente.

Ou talvez João Miguel, na sua paranóia tenha achado que Sebastião estava a tentar roubar o seu ouro. O facto é que Sebastião Alves morreu ali e João Miguel enterrou o corpo no mesmo buraco onde tinha cavado procurando ouro. Depois fugiu da região, levando consigo o segredo que permaneceu sepultado por 18 anos.

Até que uma semente misteriosa, trazida talvez por um pássaro ou pelo vento, encontrou na terra revolvida o local perfeito para germinar. E ali, alimentada pelos restos mortais de um homem bom, cresceu uma árvore que se tornou o memorial vivo de Sebastião Alves. Três meses após a descoberta no campo do sumidouro, o Palmital reuniu-se para o funeral que Sebastião Alves nunca havia recebido.

Os restos mortais, cuidadosamente removidos das raízes da árvore misteriosa, foram colocados num caixão simples de madeira, como o agricultor teria gostado. A igreja de São Sebastião tornou-se pequena para abrigar todos os que vieram prestar as suas últimas homenagens. Vizinhos de propriedades distantes, antigos amigos do tempo de escola, autoridades da região e até mesmo pessoas que nunca tinham conhecido Sebastião pessoalmente, mas que se sensibilizaram com a história, assistiram a cerimónia.

Padre António, agora com a voz trémula pela idade, mas ainda firme na fé, conduziu a missa com especial emoção. Sebastião Alves foi um homem de bem que amou a sua família e a sua terra, disse ele, não é, olhando para a dona Olinda, Pedro e Carla na primeira fileira. A sua morte foi um mistério que atormentou-nos durante 18 anos, mas Deus, em a sua infinita sabedoria, fez com que, até mesmo na morte, Sebastião continuasse dando vida.

A árvore que cresceu sobre os seus restos é um símbolo de que o amor e a a bondade nunca morrem completamente. Após o enterro no pequeno cemitério de Palmital, a família e os amigos regressaram ao campo do sumidouro para uma decisão importante. O que fazer com a árvore misteriosa? Doutor Ricardo Mendes, o engenheiro agrónomo, tinha estudado a planta durante semanas e chegado a conclusões surpreendentes.

Esta árvore é única, explicou para a família reunida. Não é uma espécie catalogada. As suas características genéticas são uma combinação impossível de várias figueiras diferentes. É como se ela tivesse evoluído especificamente para este local, para estas condições. Pedro olhou para a árvore que agora se erguia majestosa no centro do campo, os seus ramos estendendo-se em todas as direções, como braços abertos para abraçar o céu.

“Vamos deixá-la aqui”, decidiu ele. “É o memorial do meu pai”. Carla concordou com um aceno de cabeça. Pai dizia sempre que queria ser enterrado na própria terra. De certa forma, foi o que aconteceu. Dona Olinda aproximou-se do tronco da árvore e colocou a mão na casca rugosa. Agora compreendo porque é que nada mais crescia aqui.

A terra estava à sua espera. Nos meses que se seguiram, o campo do sumidouro transformou-se num local de peregrinação silenciosa. Pessoas da região vinham visitar a árvore, algumas para rezar, outras apenas para contemplar o fenómeno extraordinário. A história se espalhou para além das fronteiras do Palmital.

Os jornalistas vieram entrevistar a família, investigadores estudaram o solo e a árvore e até um programa de televisão sobre mistérios brasileiros fez uma reportagem sobre o caso. Mas para a família Alves, o mais importante era a paz que finalmente havia chegado. Depois de 18 anos de perguntas sem resposta, tinham as suas respostas.

Sebastião não havia abandonado a família, não tinha fugido com outra mulher. não se havia perdido em algum lugar distante. Ele havia morreu na sua própria terra, vítima de um homem perturbado que nunca foi encontrado. João Miguel permaneceu um fantasma. Apesar das investigações do delegado Carlos Mendes, nunca foi localizado.

Provavelmente morreu em algures distante, carregando o peso do seu crime, ou talvez ainda vagasse por aí. Um andarilho enlouquecido procurando tesouros que só existiam em a sua mente doentia. Pedro assumiu definitivamente a propriedade e casou com uma professora da cidade vizinha. Tiveram dois filhos que cresceram brincando à sombra da árvore do avô, que nunca conheceram, mas sobre quem ouviam histórias todas as noites.

A Carla se mudou-se para a capital para estudar a advocacia, mas regressava sempre nos fins de semana para visitar a mãe e a árvore. Especializou-se em casos de pessoas desaparecidas, dedicando a sua carreira profissional a ajudar outras famílias que passavam pelo mesmo sofrimento que a sua tinha enfrentado.

A Dona Olinda viveu os seus últimos anos em paz, sentando-se todas as tardes à sombra da árvore misteriosa. Dizia que conversava com Sebastião, contando-lhe sobre o crescimento dos netos, sobre as mudanças na propriedade, sobre a vida que continuava a seguir o seu curso. Quando A senhora Olinda faleceu em 2018, aos 89 anos, foi sepultada ao lado do marido, no cemitério do Palmital, mas o seu lugar favorito tinha sido sempre ali, no campo do sumidouro, onde uma árvore extraordinária crescera da dor e se transformara num símbolo de esperança.

Hoje, mais de 30 anos após o desaparecimento de Sebastião Alves, a árvore continua a crescer. Os seus galhos albergam ninhos de pássaros. As suas folhas fazem sombra aos trabalhadores rurais que passam pelo campo e pelas suas raízes mantém viva a memória de um homem bom que nunca foi esquecido. Os Os moradores do Palmital mudaram o nome do local.

Já não chamam o campo do sumidouro. Agora é conhecido como campo do Sebastião, em homenagem ao homem que, mesmo na morte continuou a dar vida. E por vezes, quando o vento balança os ramos da árvore misteriosa, os mais antigos juram ouvir um som familiar ecoando pelos campos, o ritmo cadenciado de uma enchada a bater na terra, trabalhando eternamente na lavoura que nunca acaba.

A terra vermelha de Palmital guarda muitos segredos, mas o segredo de Sebastião Alves já foi revelado e a sua história, contada de geração em geração, tornou-se lenda viva no coração do interior paranaense, lembrando a todos que nem a morte pode apagar o amor de um homem pela sua família e a sua terra. M.

Disclaimer: This story is fictional and created for entertainment purposes only. Any names, characters, places, or events are fictitious or used fictitiously. No real person or organization is intended to be portrayed.

Recommended for You

View Archive arrow_forward