Em 1972, Piloto de monomotor some na Amazônia — 27 anos depois, garimpeiros descobrem o impossível
Há histórias que a selva engole sem testemunhas. Histórias que ficam suspensas no ar húmido entre as copas das árvores e o silêncio dos rios. Em 1972, um avião desapareceu sobre a Amazónia brasileira. Não houve explosão, não houve chamada de emergência, apenas o vazio. Durante 27 anos, aquela aeronave permanecia perdida, um ponto invisível em milhões de hectares de floresta fechada. Ninguém sabia onde procurar.
Ninguém sabia o que procurar. Até que em 1999, os homens que procuravam ouro encontraram algo que não deveria estar ali. Esta é a história verídica de um desaparecimento que desafiou o tempo e de uma descoberta que mudou tudo. O sol ainda não tinha nasceu completamente quando Arthur Monteiro estacionou o Jeep em frente ao hangar do aeroclube de Manaus.
O motor diesel morreu com um suspiro metálico. Artur desligou os faróis e ficou parado durante alguns segundos, observando a névoa matinal que cobria a pista de aterragem. A humidade grudava na pele. O cheiro de combustível de aviação misturado com terra molhada enchia o ar. Ele era um homem magro de 34 anos, cabelo escuro, sempre apanhado com pomada e olhos claros que pareciam ver para além do horizonte.
piloto comercial, com mais de 1200 horas de voo registadas na sua caderneta. Artur era conhecido pela sua calma sob pressão. Não voava com pressa, voava com precisão. Os seus colegas diziam que tinha mãos de cirurgião nos comandos, suaves, firmes, nunca bruscas. Naquela manhã de março, tinha uma missão simples, transportar equipamento médicos e documentos para um posto de saúde em São Gabriel da Cachoeira, no extremo noroeste do Amazonas.
O voo duraria cerca de 3 horas. O céu estava limpo. A previsão meteorológica indicava ventos fracos e visibilidade acima dos 10 km. Condições ideais. Artur desceu do Jeep a carregar uma pasta de couro gasto e uma garrafa térmica de café. Ele cumprimentou o mecânico, um homem gordo de fato-macaco azul chamado Manuel com um aceno curto.
O Manuel estava agachado ao lado de outro avião, ajustando algo no trem de aterragem. Bom dias, Artur. Vai para São Gabriel. Vou sim. Equipamento médico, coisa urgente. Está tudo verificado. Abasteci ontem à noite. Tanques cheios. Artur agradeceu e começou a inspeção Pré-voo do Cesna 182, prefixo PTBKL. Ele fazia-o todas as vezes, mesmo quando confiava no mecânico.
Era ritual, era disciplina. Ele verificou os tanques de combustível com uma vareta graduada. Confirmou o nível 318 L, suficiente para ir, voltar e ainda ter reserva. Testou os flaps manualmente, verificou se as superfícies de controlo estavam livres e corretas, inspecionou os pneus, a hélice, as entradas de ar, subiu na asa e olhou para dentro do cockpit.
Os instrumentos estavam limpos, o altímetro zero, a bússola estável, tudo funcionava, estava tudo no sítio. Ele abriu a porta traseira e começou a carregar as caixas. Três caixas de cartão castanho a inscrição frágil. Ministério da Saúde em letras vermelhas. Dentro delas havia seringas, frascos de vacina, gases esterilizados, medicamentos básicos, material que poderia salvar vidas numa comunidade isolada.
O Artur empilhou as caixas cuidadosamente, amarrou-as com correias de nylon para que não se mexessem durante o voo. Também colocou uma mochila verde azeitona contendo documentos administrativos, envelopes selados e um rádio portátil de reserva. Às 6:42, ele ligou o motor. O ronco grave do monomotor ecoou pelo pátio vazio. Artur ajustou os auscultadores, consultou o mapa dobrado sobre o colo, uma carta aeronáutica da região norte, assinalada com traços de lápis indicando waypints e sintonizou o rádio na frequência 118.
1 Hz, a torre de controlo de Manaus. Torre Manaus aqui, PT Bravo Kilo Lima. Solicito autorização para descolagem. Destino São Gabriel da Cachoeira. Altitude de cruzeiro, 3500 pés. Rota direta, seguindo o rio Negro. A voz cansada do controlador respondeu quase imediatamente. Era uma voz rouca de alguém que tinha acabado de acordar.
PTBKlutorizado. Decagem pista 09. Vento calmo. Altímetro 2.º Ninerner. Ninerner 2. Visibilidade ilimitada. Contacto com controle de área após a descolagem. Bom voo. Obrigado, torre. Ptbkl a descolar. Artur acelerou devagar. O Cesna começou a rolar pela pista de asfalto rachado. Ele sentiu o avião ganhar velocidade, a vibração suave das rodas no chão, o momento exato em que a sustentação tomou conta das asas.
Com um toque leve no manche, ele deixou o nariz subir. As rodas se desprenderam do solo. Manaus ficou para trás. Lá em baixo, o rio negro se estendia-se como uma faixa escura, cortando a floresta infinita. O sol começava a dourar as copas das árvores. O céu era de um azul profundo, sem uma única nuvem. Artur ajustou a potência do motor, estabilizou a altitude nos 3.
500 pés e ajustou o compensador. O voo estava suave, o avião respondia bem. Ele não sabia, mas aquela seria a última vez que alguém o veria vivo. A primeira pessoa a perceber que algo estava errado foi Célia Monteiro, mulher de Artur. Ela estava na cozinha da casa deles, uma construção simples de madeira pintada de branco na rua Marquês de Santa Cruz, no centro de Manaus. Eram 14:30.
Ela esperava o marido de volta por volta das 14 horas. O Artur ligava sempre quando aterrava, avisava sempre quando estava regressando a casa. Era um acordo entre eles, uma forma de ela não ficar preocupada, mas o telefone não tocou. A Célia tentou distrair-se, lavou a loiça do almoço, varreu a varanda, regou as plantas no quintal, mas o aperto no peito não passava.
Ela conhecia aquele sentimento, já o tinha sentido antes, em outras ocasiões, quando Artur a atrasava por causa do tempo ou de alguma falha mecânica, mas havia sempre um telefonema, havia sempre uma explicação. Às 15:30 não aguentou mais, ligou para o aeroclube. Ninguém atendeu. O telefone tocou 6 por sete, oito vezes. Nada.
Ela desligou, esperou alguns minutos e tentou de novo. Dessa vez alguém atendeu. Era uma voz jovem, desinteressada. Aeroclube de Manaus. Boa tarde. Boa tarde. O meu nome é Célia Monteiro. Sou esposa do piloto Artur Monteiro. Ele saiu de manhã cedo para São Gabriel da Cachoeira e ainda não voltou. Gostaria de saber se têm alguma informação. Houve uma pausa.
Ela ouviu o som de papéis a serem foliados. Um momento, por favor. A espera pareceu durar uma eternidade. A Célia segurava o fone com tanta força que os dedos ficaram brancos. Finalmente a voz voltou, agora mais séria. Senora Monteiro, o voo PT BKL não regressou ao contacto após passar pela última posição reportada.
Estamos a tentar estabelecer comunicação pela rádio, mas até agora sem sucesso. O coração de Célia afundou. O que significa? Significa que estamos a verificar todas as possibilidades. Pode ser problema no rádio. Pode ser que tenha pousado em algum lugar para verificar o avião. Pode ser interferência atmosférica. Por favor, minha senhora, aguarde.
Assim que tivermos notícias, entraremos em contacto. A Célia desligou o telefone e ficou parada no meio da sala. As paredes pareciam demasiado estreitas. O ar pesado. Ela conhecia a aviação. Tinha crescido numa família de pilotos. Sabia exatamente o que significava quando um avião simplesmente deixava de responder. Às 18 horas, com o céu já a escurecer e pintado de laranja e roxo sobre a floresta, a força aérea brasileira foi oficialmente acionada.
Um major de O apelido Figueiredo assumiu a coordenação das buscas. Ele era um homem de ombros largos, voz grave e uma cicatriz fina na sobrancelha esquerda, resultado de um acidente de treino anos atrás. Figueiredo conhecia a Amazónia, tinha voado sobre ela centenas de vezes e sabia que encontrar um avião pequeno ali era como procurar uma agulha num oceano verde.
Na manhã seguinte, às 6 horas, três aeronaves da Fabi descolaram de Manaus, dois monomotores de patrulha e um bimotor bandeirante equipado com rádio de longo alcance. A estratégia era simples. Seguir a rota que Artur deveria ter feito, vasculhar as margens do rio Negro, procurar por sinais de destroços, fumo, clareiras abertas por impacto, tudo o que indicasse onde o Cesna poderia ter caído.

Durante cinco dias, os pilotos sobrevoaram milhares de quilómetros quadrados. Eles voaram baixo, perigosamente baixo, quase raspando as copas das árvores. Olharam para a floresta até os olhos arderem. Viram macacos, araras, jacarés, rios que serpenteavam como veias abertas na terra, mas não viram nenhum avião. No sexto dia, um dos pilotos avistou algo que parecia ser um reflexo metálico próximo de um riacho.
Eles desceram para investigar. Era um pedaço de latão de uma casa ribeirinha. brilhando ao sol. No déo dia, as buscas foram oficialmente suspensas. A conclusão foi registada em um relatório de três páginas dactilografadas, aeronave PT, BKL, piloto Artur Monteiro, desaparecida numa região de selva densa, sem evidência de localização, busca encerrada devido à inviabilidade operacional.
A Célia recebeu a notícia em casa sozinha. Ela não chorou, apenas ficou sentada à beira da cama, olhando para uma fotografia de Artur tirada dois meses antes. Ele estava ao lado do Cesna, sorridente, com os óculos escuros refletindo o sol. Ela guardou a fotografia em uma gaveta e nunca mais a tirou de lá. Arthur Monteiro foi declarado morto em acidente aéreo.
O seu nome foi inscrito em uma placa de homenagem no aeroclube de Manaus. Célia recebeu uma pensão do governo e trs anos depois mudou-se para Belém. Ela nunca mais entrou num avião. A Amazónia tinha engolido mais um durante anos. O desaparecimento de Artur Monteiro foi esquecido. Não havia corpo, não havia destroços, não havia closure, apenas uma linha num relatório militar e uma viúva que envelheceu carregando perguntas sem resposta.
Mas a floresta não esquece, ela guarda, ela preserva e por vezes ela revela. Em 1999, a região onde Artur desaparecera estava diferente. A corrida ao ouro tinha chegado ao noroeste do Amazonas. Garimpeiros vinham de todo o Brasil, atraídos por boatos de veios ricos perto da fronteira com a Colômbia e a Venezuela.
Eram homens duros, queimados pelo sol, que passavam meses na floresta. escavando a terra, peneirando cascalho, sonhando com pepitas que nunca apareciam. Um desses homens era Jonas Pereira da Silva. Tinha 42 anos. Era magro como um galho seco e fumava cigarros de palha que o enrolava mesmo. Jonas tinha chegado à região três anos antes, vindo do Maranhão, fugindo de dívidas e de um casamento falhado.
Ele trabalhava num garimpo clandestino, a cerca de 80 km a sul de São Gabriel da Cachoeira. próximo de um afluente menor do rio Negro, que nem sequer tinha nome nos mapas. Na manhã de 11 de agosto de 1999, Jonas estava sozinho. Tinha brigado com os companheiros de Garimpo na noite anterior por causa de uma divisão injusta de ouro.
Ele pegou na sua mochila, uma espingarda calibre 20 e decidiu explorar uma área nova, mais para o interior, onde ainda ninguém tinha ido. Ele caminhou durante horas. A floresta era fechada, húmida. sufocante, o sol mal conseguia atravessar a copa das árvores. Jonas abria caminho com um machete, cortando-se pós, desviando-se de formigueiros gigantes, espantando mosquitos que zuniam em nuvens em redor do seu rosto.
Parou para beber água de um riacho, encheu o cantil, molhou a nuca, foi quando viu. A princípio, pensou que fosse um tronco caído, mas havia algo de errado na cor, na textura. Jonas aproximou-se devagar, empurrando a vegetação rasteira com o cano da espingarda. Era alumínio, um pedaço grande de alumínio pintado de branco, manchado de ferrugem e coberto por musgo verde-escuro.
Jonas limpou a superfície com a mão e viu letras, letras vermelhas desbotadas. Pt BKL. Ele não sabia o que aquilo significava, mas sabia o que era. Era um avião ou o que restava de um. Jonas começou a explorar a área ao redor. A cerca de 10 m dali, encontrou a cabine. Ela estava virada de lado, amolgado, as janelas partidas há muito tempo.
A porta direita estava aberta, presa por raízes. A vegetação havia crescido através do cockpit. Seó entravam pelas janelas e saíam pelas fendas do painel de instrumentos. E depois viu o esqueleto. Estava no banco do piloto, ainda preso pelo cinto de segurança. O corpo tinha-se decomposto completamente. Restavam apenas os ossos amarelecidos pelo tempo, cobertos por uma fina camada de musgo.
O crânio estava inclinado para a frente, como se a pessoa tivesse morrido a olhar para os instrumentos. Nos pés ainda havia os restos de um par de botas de couro. No pulso esquerdo, um relógio de metal parado para sempre às 9:17. Jonas recuou, o coração a bater forte. Ele não era homem de se assustar facilmente, mas aquilo era diferente. Aquilo era humano.
Aquilo tinha sido alguém. Ele ficou ali durante alguns minutos tentando decidir o que fazer. Finalmente, pegou na espingarda, marcou o caminho de regresso com cortes no tronco das árvores e começou a voltar para o garimpo. Três dias depois, Jonas chegou a São Gabriel da Cachoeira e procurou a polícia. Ele contou o que tinha visto, desenhou um mapa, disse que havia um avião perdido na floresta.
A notícia chegou a Manaus em menos de uma semana. A expedição de resgate foi organizada rapidamente. O capitão Renato Almeida, um oficial da FAB recuperação de aeronaves, assumiu a liderança. Tinha 38 anos, cabelo grisalho nas têmporas e uma reputação de homem que não desistia. Renato já tinha localizaram seis aviões perdidos na Amazónia.
Ele conhecia o protocolo, conhecia a dor das famílias e conhecia a importância de trazer os mortos de volta. A equipa era composta por oito pessoas, dois peritos, um médico médico-legista, três soldados, o capitão e o próprio Jonas, que serviria de guia. Saíram de São Gabriel da Cachoeira em dois barcos de alumínio, subindo o rio durante 6 horas até chegar à zona indicada.
Daí, seguiram a pé, carregando mochilas pesadas, equipamentos de GPS, câmaras fotográficas, sacos para recolha de evidências. Jonas guiou-os com precisão. Reconheceu os cortes que tinha feito nas árvores, os marcos naturais, uma pedra grande em forma de cogumelo, um tronco caído em forma de IC. Depois de 3 horas de caminhada, parou e apontou.
É ali. Renato aproximou-se devagar. Ele viu o alumínio branco coberto de musgo. Viu as letras PTBKl. Conferiu a lista de aeronaves desaparecidas que transportava numa pasta plástica. O prefixo batia Cesna 182. Desaparecido em 14 de março de 1972, 27 anos. A equipa começou a trabalhar. Primeiro fotografaram tudo, cada ângulo, cada detalhe.
O perito anotou a posição da aeronave, a orientação, a altitude estimada. 320 m acima do nível do mar. A cabine estava afundada no solo mole, parcialmente coberta por terra e folhas. Era claro que o avião tinha ali caído e ali permanecera, intocado, esquecido. O médico legista se aproximou-se do esqueleto. Ele examinou os ossos com cuidado, tirando fotografias, fazendo medições.
O corpo estava completo, ainda preso ao assento pelo cinto de segurança. O impacto não havia sido explosivo, não havia sinais de queimadura, não havia destroços espalhados. O avião tinha caído, talvez planando, e embatendo contra o chão com força suficiente para matar, mas não para desintegrar. Morte por trauma múltiplo”, disse o médico legista fazendo anotações num bloco.
Impacto frontal, provavelmente instantânea. O Renato olhou ao redor. Ele tentou reconstruir mentalmente o que tinha acontecido. O avião estava numa área ligeiramente elevada, longe de qualquer rio, longe de qualquer clareira. Artur não estava tentando aterrar. Ele estava a cair. Mas porquê? A resposta surgiu quando um dos peritos examinaram o painel de instrumentos.
Ele limpou cuidadosamente os mostradores com um pincel fino, removendo décadas de sujidade. O altímetro estava bloqueado. O indicador de combustível marcava zero. A bússola estava quebrada. Capitão, venha ver isso. Renato baixou-se e olhou. O perito apontou para uma fenda no painel, perto dos instrumentos de navegação.
Vê isto? Esta rachadura não é do impacto, é mais antiga. E olhas aqui, apontou para dentro do painel, onde havia fios expostos, corroídos, mas ainda visíveis. Falha elétrica, provavelmente progressiva. Os instrumentos devem ter começado a falhar durante o voo. Renato assentiu. A imagem começava a fazer sentido. Artur estava voando sobre a floresta quando os instrumentos começaram a falhar.
Sem referências visuais fiáveis. Sem saber exatamente onde estava, tentou continuar, mas o sistema elétrico piorou. O motor começou a engasgar. O combustível, talvez contaminado, talvez com algum problema na alimentação, se esgotou mais rapidamente do que deveria. Artur percebeu que não chegaria a São Gabriel.
Tentou regressar a Manaus, mas já era tarde demais. O motor morreu. Ele tentou planar, procurou uma clareira, um local seguro para pousar, mas ali, naquela imensidão verde, não havia lugar seguro. O avião caiu em linha reta, partindo ramos, rasgando folhas, até embater contra o solo. E Artur Monteiro morreu sozinho a 300 km de casa, num lugar onde ninguém poderia ouvi-lo.
A equipa passou dois dias no local. Recuperaram o corpo, os documentos que ainda se encontravam legíveis, os restos das caixas de equipamento médicos. Encontraram também a carteira de Artur, com fotos de Célia e dos dois filhos. As fotos estavam descoloradas, mas ainda assim reconhecíveis. No terceiro dia, iniciaram a caminhada de volta.
A notícia da descoberta do avião chegou aos jornais no final de setembro. Lula, após 27 anos, piloto desaparecido é encontrado na Amazónia”, dizia a manchete do jornal A Crítica e de Manaus. Havia uma foto do local, uma foto de Artur, tirada em 1971 e uma entrevista ao capitão Renato Almeida. Célia Monteiro recebeu a notícia por telefone em Belém.
Ela tinha 61 anos agora. Cabelos brancos, mãos trémulas, a voz cansada de quem já tinha chorado todas as lágrimas que tinha direito. Quando o oficial da Fábi explicou que tinham encontrado o avião, que tinham encontrado o corpo, ela não reagiu imediatamente. Ficou em silêncio durante muito tempo. Finalmente, perguntou. Ele sofreu? Não, senhora.
Foi rápido. Ela agradeceu e desligou o telefone. Duas semanas depois, o corpo de Artur foi sepultado no cemitério de São João Batista, em Manaus. A Célia esteve presente, acompanhada dos dois filhos, agora adultos. Eles ficaram em silêncio diante do caixão selado. Não havia mais nada a dizer, não havia mais nada a esperar, mas a história não terminou ali.
Três meses depois do funeral, Célia recebeu uma carta. era de um homem de nome Benedito Araújo, morador em São Gabriel da Cachoeira. Ele dizia que tinha algo importante para contar, algo que a polícia não sabia, algo que ninguém sabia. Célia hesitou, mas decidiu responder. Marcaram um encontro em Manaus. Benedito era um homem idoso, de quase 70 anos, ex-funcionário do posto de saúde de São Gabriel.
Ele disse que em 14 de Março de 1972 estava à espera da chegada do avião de Artur. As vacinas eram urgentes. Havia um surto de sarampo na aldeia indígena próxima. Crianças estavam morrendo. “Esperei o dia todo”, contou Benedito. A voz rouca. Fiquei na pista improvisada que tínhamos feito perto do rio. Mas o avião nunca chegou.
Fez uma pausa, os olhos marejados. Se ele tivesse chegado, senhora, teríamos salvo seis crianças. Seis. Elas morreram nessa semana. Célia sentiu um nó na garganta. Ela não sabia o que dizer. Benedito continuou. Mas eu queria que a senhora soubesse que o seu marido era um herói. Ele estava tentando salvar vidas e nunca esqueci disso. Célia agradeceu-lhe e despediu-se.
Ela voltou para Belém e nessa noite abriu a gaveta onde guardava a fotografia de Artur. Ela olhou para a imagem dele, jovem, sorridente, cheio de vida. E pela primeira vez em 27 anos, ela sentiu paz. O Cesna 182, prefixo PT BKL. foi oficialmente removido do registo de aeronaves desaparecidas em Outubro de 1999.
O relatório final da FAB concluiu que a causa do acidente foi uma falha elétrica progressiva combinada com esgotamento prematuro de combustível. Não houve negligência, não houve erro humano evitável, apenas o acaso cruel de um sistema que falhou no pior momento possível. Artur Monteiro foi reconhecido póstumamente com uma medalha de honra ao mérito aeronáutico.
O seu nome foi incluído no Memorial de Pilotos Civis mortos em serviço em Brasília. Jonas Pereira da Silva, o garimpeiro que encontrou o avião, recebeu uma recompensa simbólica do governo. Ele usou o dinheiro para regressar ao Maranhão e nunca mais entrou na floresta. Célia Monteiro morreu em 2007, aos 69 anos, de causas naturais.
Foi enterrada ao lado de Artur, no cemitério de São João Batista. E algures na Amazónia, sob a copa fechada das árvores, ainda há aviões perdidos, pilotos que nunca mais voltaram para casa, histórias que a selva ainda não revelou, mas por vezes, depois de décadas de silêncio, a floresta decide falar e quando este acontece, o impossível torna-se real. M.