DIAS APÓS O ENTERRO DA ESPOSA, SEU JOÃO JURAVA QUE ELA VOLTAVA… MAS EU DUVIDEI, ATÉ AQUELA NOITE

Eu Lembro-me desse dia como se fosse hoje. Eu e a minha mulher chegámos àquela pequena cidade numa manhã de sol forte, daquelas que o sertão parece que fica parado, apenas a ouvir o barulho do vento. A estrada era comprida. O pó subia atrás do carro e quanto mais a gente se afastava da cidade grande, mais sentia que estava deixando uma vida inteira para trás.

Nós viemos da grande São Paulo. Foram muitos anos naquela correria danada, autocarro cheio, trânsito parado, barulho de carros por todo o lado e aquela luta de todos os dias para pagar as contas e criar a nossa vida. Trabalhei muitos anos. A minha mulher também deu sangue. E quando chegou a tão esperada aposentadoria, olhamos um para o outro e pensamos: “Agora é a nossa vez de viver um pouco”.

A verdade é que já estávamos cansado daquele aperto da grande cidade. A gente queria sossego, queria acordar ouvir passarinho em vez de buzina, queria sentar-se na calçada no fim da tarde, sem pressa nenhuma. Foi aí que apareceu aquela pequena cidade no interior do sertão nordestino. Um lugar simples, de gente humilde, onde quase toda a gente conhecia toda a gente e as notícias corriam mais depressa que qualquer telefone.

No início, confesso que bateu um medo. Eu estava habituado com edifício alto, mercado em toda a esquina, médico perto, tudo fácil. Ali era diferente. A rua era de terra batida em alguns locais. As casas tinham as suas portas abertas e o tempo parecia andar mais devagar. A minha mulher, como sempre, foi mais corajosa que eu.

Ela olhou para aquele lugar simples e disse: “Aqui vamos encontrar a paz que estava à procura. Eu dei um sorriso, mas por dentro ainda tinha as minhas dúvidas. A gente não sabia o que aquele lugar guardava para nós. Não fazia ideia das histórias que ainda iríamos viver, das pessoas que iríamos conhecer e das coisas que aquele pequeno pedaço de sertão ainda tinha para nos ensinar.

Só sei que naquele dia, quando pus o pé naquela cidade, senti que a nossa a primeira semana nesse lugar foi mais puxada do que nós imaginava. A mudança é uma coisa danada. Parece que a as pessoas levam a vida inteira dentro de caixas. Era caixa de louça, caixa de roupa, caixa de ferramentas, recordação de família, coisas que a gente já nem me lembrava que o tinha guardado.

Todos os dias tinha alguma coisa para arrumar, algum canto da casa para organizar, alguma coisa fora do sítio. Mesmo reformados, ainda tínhamos aquela mania de querer deixar tudo certinho. A minha mulher tratava de uma coisa, eu mexia noutra. E quando a gente pensava que tinha acabado, aparecia mais uma caixa escondida.

Depois de alguns dias naquela lida, decidimos sair um pouco ao fim da tarde para conhecer melhor o lugar. Era um horário bonito naquela cidade. O sol já estava a baixar, o calor começava a dar tréguas e as as pessoas costumavam colocar as cadeiras na calçada para conversar. Foi nessa caminhada que conhecemos o Senor João. Ele estava ali perto de casa, a andar devagar, com aquele jeito tranquilo de quem já tinha visto muita coisa nesta vida.

Quando passou por nós, abriu um sorriso e meteu conversa. “Vocês são os novos moradores, não são?”, perguntou. Confirmámos e então apresentou-se. Disse que era nosso vizinho e que morava ali há muitos anos. O senhor João era um daqueles homens que percebemos logo que tem uma história para contar. Já era de idade, mas tinha uma disposição e uma calma que chamavam atenção.

Falava olhando nos olhos, sempre com muita educação, sem invadir o espaço de ninguém. Com o passar da conversa, descobrimos que era espírita, tinha a sua fé, os seus costumes religiosos e uma maneira muito própria de ver a vida. Mas uma coisa que me marcou nele foi o respeito. Não era daqueles que queriam convencer os outros daquilo que acreditava.

Ele apenas vivia a sua fé do jeito dele e respeitava a fé de cada pessoa. Era um homem simples, mas com uma sabedoria que vinha dos anos vividos. Ali naquela região, começámos a perceber um pouco mais o jeito das pessoas. O povo do interior [música] tem uma coisa diferente. São pessoas acolhedoras, educadas, que gostam de receber bem quem chega.

Mesmo com pouco, muitos têm uma riqueza que não se compra, a bondade. Naquele fim de tarde, [música] nós saiu apenas para dar uma volta e acabou encontrar alguém que iria fazer parte da nossa história. O Senr. João era ainda um desconhecido, mas nesse primeiro encontro já dava para sentir que aquela amizade estava apenas começando.

Vida estava a começar uma nova estrada. Depois daquele primeiro encontro com o Senr. O João, eu e a minha esposa ficamos comentando-o dentro de casa. Era curioso como em pouco tempo de conversa aquele homem tinha passado uma sensação boa para nós. Talvez fosse pelo jeito simples dele, pela educação, pela calma [música] com que falava.

Numa cidade nova, onde a gente ainda não conhecia quase ninguém. Encontrar uma pessoa assim parecia um presente do destino. Minha esposa foi a primeira a falar: “Por que a gente não chama o Senhor João para jantar aqui em casa qualquer dia desses?” Eu achei uma boa ideia. Afinal, ele tinha sido uma das primeiras pessoas a nos receber bem naquele lugar.

E também queríamos mostrar que nós também estávamos de coração aberto para construir novas amizades. Combinamos então de fazer um jantar simples, mas feito com carinho. Nada de coisa chique. A gente nunca foi de se preocupar com luxo. Para nós, uma mesa arrumada, uma comida feita com amor e uma boa conversa valiam mais do que qualquer coisa. Chegou o dia combinado.

Minha esposa preparou algumas coisas que ela sabia fazer bem. Arrumamos a mesa, colocamos as cadeiras na varanda e esperamos o Senr. João chegar. Quando ele apareceu, veio com aquele mesmo sorriso tranquilo de sempre. trouxe uma pequena lembrança para nós, uma gentileza que era muito comum naquele povo antigo, nunca chegar na casa de alguém de mãos vazias.

Ele entrou, cumprimentou minha esposa, agradeceu pelo convite e logo começou aquela conversa boa que parece que não tem hora para acabar. No começo falamos sobre a cidade, sobre nossa mudança, sobre as diferenças entre viver na grande São Paulo e viver ali no sertão. O Senhor João ria quando eu contava das dificuldades que tínhamos enfrentado na cidade grande.

Ele dizia: “A vida da cidade grande ensina muita coisa, mas às vezes faz o homem esquecer de olhar para as coisas simples. Naquele momento eu ainda não sabia, mas aquela frase dele carregava muita verdade. Durante o jantar, a conversa foi ficando mais profunda. Talvez porque a noite estava tranquila, talvez porque ele se sentiu à vontade conosco.

Foi então que ele começou a contar sobre sua vida. Ele falou da esposa, disse que tinha sido casado por muitos anos e que ela havia falecido cerca de 10 anos antes. Enquanto falava dela, dava para perceber que não era apenas uma lembrança distante, era como se aquela pessoa ainda ocupasse um espaço muito grande dentro do coração dele.

Ele contou que os dois tinham vivido uma vida de companheirismo, de respeito e de muito carinho. Disse que depois que ela partiu, nunca teve vontade de procurar outra mulher. Para ele, aquele amor que tinha vivido era algo que continuava existindo de alguma maneira. Até aí nós entendíamos. Afinal, cada pessoa enfrenta a perda de uma forma diferente.

Tem gente que demora muitos anos para aceitar a ausência de alguém querido. Cada coração tem seu próprio tempo. Mas então ele contou uma coisa que deixou eu e minha esposa um pouco surpresos. O Senr. João disse que por causa da sua crença e da sua religião, acreditava que a vida continuava depois da morte. e contou que algumas vezes tinha visto a esposa no quarto ao lado da cama.

Falou com muita naturalidade. Não falou como alguém tentando assustar ou impressionar. Pelo contrário, parecia contar aquilo como uma experiência pessoal que para ele fazia parte da sua caminhada espiritual. disse que em algumas ocasiões sentiu a presença dela muito próxima e que acreditava que aquilo acontecia porque ainda existia uma ligação entre os dois.

Eu fiquei olhando para minha esposa e percebi que ela também estava surpresa. Não era medo exatamente, era mais aquela sensação de ouvir algo que foge daquilo que a gente está acostumado a entender. Até aquele momento da minha vida, eu nunca tinha conhecido alguém que falasse de uma experiência assim de forma tão séria e tranquila.

Eu já tinha visto histórias na televisão, já tinha ouvido pessoas comentarem sobre coisas desse tipo, mas uma coisa é assistir uma história de longe. Outra coisa é estar sentado na sua própria casa, jantando com uma pessoa que você acabou de conhecer e ouvir ela contar algo tão pessoal. Minha cabeça começou a buscar explicações.

Eu pensava em tudo que tinha aprendido durante a vida. Lembrei dos ensinamentos religiosos que eu conhecia, inclusive das passagens da Bíblia que muitas pessoas interpretam como dizendo que os mortos não retornam ao mundo dos vivos. Eu e minha esposa fomos criados com certos pensamentos, certas ideias sobre a vida e a morte.

Então, ouvir aquilo mexeu um pouco com a gente. Mas uma coisa chamou minha atenção. O Senr. João não parecia confuso, nem assustado, nem uma pessoa fora da realidade. Pelo contrário, ele era um homem educado, trabalhador, respeitado na cidade e muito equilibrado nas suas palavras.

Ele falava daquilo com a mesma tranquilidade que falava sobre o tempo ou sobre uma lembrança antiga. Depois que ele foi embora naquela noite, eu e minha esposa ficamos conversando por bastante tempo. Ela perguntou-me: “Acredita no que ele contou?” Fiquei alguns segundos em silêncio antes de responder. A verdade é que não sabia. Eu não tinha como afirmar que era verdade, mas também não me sentia no direito de dizer que estava a mentir.

Afinal, aquela era a sua experiência, a forma como ele via a própria vida e a própria fé. Com o passar dos anos, fui aprendendo que há muitas coisas neste mundo que as as pessoas vêem de maneiras diferentes. Algumas coisas a ciência explica, outras pertencem ao campo da fé. das crenças e das experiências pessoais. O mais importante para mim naquele momento era perceber quem era o Senhor João.

E o que eu via um homem bom, um homem que tinha amado muito a sua mulher, que sentia a sua falta e que encontrou na a sua religião uma forma de lidar com a saudade e continuar a seguir em frente. Depois dessa noite, a nossa relação com ele ficou ainda mais próxima. A conversa sobre a sua mulher não afastou a gente, pelo contrário, fez com que enxergássemos que por detrás daquele senhor simples existia uma história profunda, cheia de sentimentos [música] e experiências que ainda iríamos conhecer melhor. Aquele jantar, que

começou apenas como uma forma de agradecer a amizade, acabou por ser a primeira de muitas conversas que teríamos com o senhor João. E sem se aperceber, aquele homem do sertão, com o seu jeito calmo e as suas histórias diferentes das nossas, começava a mudar a forma como nós enxergávamos muitas coisas da vida.

Era uma noite como tantas outras, mas acabou por ficar marcada na nossa memória. Já estávamos habituados à rotina do Senr. João. Depois de tantos anos de amizade, a gente conhecia bem os seus hábitos. Sabíamos dos horários, dos costumes e até dos momentos em que gostava de estar mais sozinho. Nessa altura, ele já fazia parte da nossa família.

Já não era aquele vizinho que a gente tinha conhecido no início da mudança. Era alguém que fazia parte dos nossos dias, das nossas conversas e das nossas recordações. Mas nessa madrugada aconteceu uma coisa diferente. A minha esposa acordou assustada. Eu percebi pelo jeito dela que alguma coisa tinha-se mexido com ela de verdade.

Ela estava com o coração acelerado e ficou alguns segundos em silêncio, como se ainda estivesse a tentar entender o que tinha acontecido. Quando perguntei o que tinha sido, ela deu-me respondeu: “Sonhei com o Sr. João. sonho. Segundo ela, ele aparecia colocando a mão no peito e fazendo um gesto com a outra mão, como se estivesse tentando chamar alguém, como se estivesse a passar por algum problema e precisasse de ajuda.

Ela não sabia explicar bem, mas a sensação que ficou depois de acordar foi muito forte. Eu tentei acalmá-la. Disse que poderia ser apenas um sonho, que às vezes a cabeça da gente mistura preocupações, recordações e medos enquanto dormimos. Mas ela não conseguia esquecer. Ela virou-se para o lado, tentou fechar os olhos, mas não conseguia dormir novamente.

Passados alguns minutos, ela olhou para mim e falou: “Eu não vou conseguir descansar enquanto não sei que ele está bem”. Compreendi o lado dela. Afinal, o Senr. O João não era qualquer pessoa para nós. Era como um pai, um amigo de há muitos anos. A gente tinha criado uma ligação muito forte com aquele homem.

Mesmo sendo uma hora emcomum, decidimos ir a casa dele. Não era costume nosso fazer isso. Nunca lá tínhamos ido naquele horário. Sempre respeitámos muito o espaço dele e sabia que tinha a sua própria rotina. Mas naquela noite ali, a preocupação falou mais alto. Saímos de casa em silêncio, andando pelas ruas tranquilas daquela cidade que parecia completamente adormecida.

O ar da madrugada era diferente. Tudo parecia mais parado. Quando chegámos à casa do Senhor João, chamamos por ele. O senhor João, nenhuma resposta. Chamamos novamente. Nada. A porta estava fechada e então entrámos para ver se estava tudo bem. Fomos olhando para os quartos da casa. A sala estava vazia, a cozinha estava vazia, o quarto também estava vazio.

Não tinha sinal dele em lado nenhum. Por alguns instantes, ficamos preocupados porque aquela ausência sem explicação parecia estranha. Mas depois de procurar melhor, uma coisa começou a passar pela a nossa cabeça. O senhor João passava, por vezes, a noite em vigília no templo espírita. Ele já tinha comentado algumas vezes sobre estes momentos de oração e dedicação espiritual.

Eram noites em que ficava junto com outras pessoas da sua religião em oração e reflexão. Nesse momento, lembrámo-nos disso e começámos a ficar mais tranquilos. Talvez tivesse simplesmente ido para o templo. Talvez estivesse lá, como já tinha acontecido outras vezes, passando a noite nos seus momentos de fé. O peso que estávamos a sentir começou a diminuir.

Minha esposa ainda estava um pouco pensativa por causa do sonho, mas pelo menos agora tínhamos uma explicação possível. Voltamos para casa mais calmos. Deitamos novamente, tentando voltar a dormir, acreditando que no dia seguinte encontraríamos o Senr. João, como sempre, sentado na cozinha, com aquele café passado na hora e uma nova história para contar.

Naquele momento, nós não imaginávamos que aquela madrugada ainda guardava uma surpresa para nós. Era pouco mais das 3 horas da madrugada, quando tudo aconteceu. A casa estava em silêncio. Depois de toda aquela preocupação, eu e minha esposa finalmente tínhamos conseguido deitar novamente, tentando convencer a nós mesmos de que estava tudo bem, que o Sr.

João provavelmente estava no templo espírita e que pela manhã iríamos encontrá-lo como sempre. Mas naquela madrugada, o sono não durou muito. De repente, um vento forte passou por entre as árvores. Foi um vento diferente. Não era aquela brisa tranquila do sertão. Era um vento mais pesado que fazia as folhas se mexerem com força e batia nos galhos, fazendo um barulho que chamou nossa atenção.

O som foi tão forte que nós dois acordamos praticamente ao mesmo tempo. Eu me levantei para fechar melhor o vidro da janela, porque o vento estava entrando e fazendo a cortina se mexer. Quando cheguei perto da janela, olhei por entre a persiana para ver como estava a rua. Foi quando eu vi uma coisa que até hoje eu lembro.

No quintal da casa do Senr. João havia uma pessoa andando. Era uma senhora. A distância e a pouca luz não deixavam ver direito quem era. Eu só conseguia perceber uma silhueta, um vulto passando pelo quintal. Fiquei alguns segundos parado, tentando entender o que meus olhos estavam vendo. Chamei minha esposa.

Vem aqui. Olha isso. Ela veio até a janela, mas quando olhou já não conseguiu enxergar nada. Naquele momento, minha cabeça ficou cheia de perguntas. Quem seria aquela pessoa? Como alguém tinha entrado no quintal do Senr. João naquela hora? Será que ela sabia onde ele estava? Minha esposa, ainda preocupada por causa do sonho que tinha tido, não pensou duas vezes.

Pegamos uma [música] lanterna e fomos até lá. A rua estava completamente quieta. O vento ainda soprava forte. Mas não havia nenhum movimento de pessoas. Quando chegamos na casa do Senhor João, entramos chamando por ele. Seu João, nada. A casa parecia exatamente como sempre. Tudo estava no lugar. Nada parecia mexido.

A sensação era estranha, porque ao mesmo tempo em que a gente procurava uma resposta, a casa continuava com aquele mesmo jeito tranquilo de todos os outros dias. Minha esposa olhou para mim e perguntou: “Você tem certeza que viu alguém?” Eu fiquei em silêncio por alguns segundos.

A verdade é que eu mesmo não tinha certeza absoluta. Aquela visão tinha sido rápida, de longe, com pouca luz. Poderia ter sido uma pessoa, poderia ter sido uma sombra causada pelo vento ou até alguma coisa que meus olhos interpretaram daquela maneira. Mas respondi, eu vi alguma coisa. Parecia uma senhora andando no quintal, mas não consegui identificar quem era.

Então, fui andando na direção do lugar onde eu tinha visto aquela figura. Minha esposa veio logo atrás, segurando a lanterna. A cada passo, aquela sensação de estranheza aumentava. Quando chegamos perto de um canto do muro, a luz da lanterna revelou uma cena que nenhum de nós esperava encontrar. O Senhor João estava ali caído no chão.

Na mesma hora, chamamos por ele. Seu João. Tentamos falar com ele, mas não tivemos resposta. Aquele momento é difícil até hoje de lembrar. O homem que durante tantos anos tinha tomado café com a gente, contado suas histórias, dado conselhos e feito parte da nossa vida, estava ali diante de nós. Percebemos então que ele havia partido.

O Senor João tinha falecido. Ficamos parados por alguns instantes, sem saber exatamente o que fazer ou o que pensar. Minha esposa segurou minha mão. Nenhum dos dois conseguia entender como tudo aquilo tinha acontecido. Poucas horas antes, estávamos preocupados apenas porque ela tinha tido um sonho e queria saber se ele estava bem.

Depois encontramos a casa vazia. Pensamos que ele estava no templo, tentamos nos tranquilizar, mas agora estávamos ali diante da realidade. Naquela madrugada perdemos um amigo, um homem que chegou na nossa vida como um simples vizinho e com o passar dos anos se tornou parte da nossa família. Depois daquele dia, muitas perguntas ficaram sem resposta e uma delas continuou passando pela minha cabeça durante muito tempo.

Quem era aquela senhora que eu tinha visto caminhando no quintal naquela madrugada? Depois daquele dia, muita coisa mudou dentro de nós. A partida do Senhor João deixou um vazio enorme. A casa dele, que antes tinha o cheiro do café passado na hora e o som das nossas conversas, ficou em silêncio.

Aquele silêncio que a gente sente quando um local guarda muitas recordações. Durante muitos anos, eu e a minha esposa tentamos compreender tudo aquilo que aconteceu nessa madrugada. Eu não Tenho como afirmar o que realmente aconteceu nessa noite. Cada pessoa vai interpretar de uma maneira, de acordo com aquilo que acredita, com a sua fé e a sua visão da vida.

Mas depois de conviver tantos anos com o Senr. João, uma coisa aprendi. Para ele, a vida não terminava quando o corpo parava. Ele acreditava que a existência continuava de outra forma. acreditava que os laços de amor não eram desfeitos pela morte, que aqueles que partiram poderiam continuar próximos de alguma forma, trazendo conforto, proteção e esperança para aqueles que ficaram.

E foi lembrando as conversas que tivemos com ele, que comecei a ver aquela madrugada por outro lado. Talvez para algumas pessoas tudo aquilo tenha sido apenas coincidência. Um sonho causado pela preocupação, uma sombra vista pela janela, uma sequência de acontecimentos sem qualquer ligação. E esta é uma possibilidade que precisa ser respeitada.

Mas para quem tem uma visão espiritual da vida, sobretudo dentro da doutrina espírita, existem outros significados possíveis. O Espiritismo ensina que a morte não é o fim da existência, mas uma passagem. O corpo físico termina a sua caminhada, mas o espírito continua a sua evolução. Para muitos espíritas, os laços construídos pelo verdadeiro amor permanecem, porque o amor seria uma força que ultrapassa as barreiras do tempo e da matéria.

O Senr. João viveu muitos anos carregando no coração o amor pela esposa que tinha partido. Nunca falou dela com tristeza ou revolta. Falava com carinho, com respeito e com uma tranquila certeza de que aquela ligação ainda existia de alguma forma. E penso que talvez o maior ensinamento do Senr.

João tenha sido precisamente esse. A morte pode levar à presença de uma pessoa, mas não consegue apagar aquilo que ela deixou dentro do coração de quem teve a oportunidade de a conhecer. Para nós, ele não foi apenas um vizinho, foi um amigo, foi família e de alguma forma continua a fazer parte da nossa história. E talvez seja essa a grande lição que ficou daquela história.

A vida está cheia de mistérios que nem conseguimos sempre explicar com palavras. Há momentos que a razão tenta compreender, mas o coração parece ver de outra forma. Não sei dizer com certeza o que aconteceu naquela madrugada. Não sei explicar o sonho da minha esposa. Não sei dizer quem era aquela senhora que vi no quintal e não sei responder todos os mistérios que ficaram depois da partida do Senr. João.

Mas uma coisa eu sei. Aquele homem viveu acreditando que o amor continuava para além dessa vida. E talvez seja isso que mais importa. Porque no fim de contas a fé de uma pessoa não está apenas naquilo que ela consegue provar, mas também naquilo que ela transporta dentro do coração. Para alguns, certas experiências são apenas coincidências.

Para outros, são sinais de que existe algo maior a cuidar de nós. O Senhor O João partiu, mas deixou uma mensagem que nunca esquecemos. Valorize as pessoas enquanto elas estão ao seu lado. Respeite as crenças de cada um e [música] nunca deixe de acreditar que o o amor pode ser mais forte do que qualquer despedida.

Se acredita em coisas que não se explicam, mas sentem-se, deixe nos comentários. Eu acredito que Deus o proteja a si e aos seus família, trazendo paz, saúde [música] e bons caminhos. Obrigado por acompanhar este relato.

Disclaimer: This story is fictional and created for entertainment purposes only. Any names, characters, places, or events are fictitious or used fictitiously. No real person or organization is intended to be portrayed.

Recommended for You

View Archive arrow_forward