Caça militar sumiu no litoral em 1961 39 anos depois, mergulhadores encontram achado impressionante
15 de março de 1961, base aérea de Santos, litoral de São Paulo, 07:42 da manhã. A névoa matinal ainda abraçava a pista de descolagem quando o coronel Renato Azevedo ajustou os últimos controlos do seu CA F80 Shooting Star. O cheiro a combustível de aviação misturava-se com a brisa salgada que vinha do oceano, enquanto o rugido dos motores reverberava pelos angares da base.
Era uma manhã como qualquer outra no Brasil de Jâio Quadros, um país em transformação, onde os militares mantinham exercícios constantes em meio a um cenário político cada vez mais instável. Renato tinha 34 anos e mais de 1000 horas de voo registadas. Casado com Lúcia há 8 anos, pai de dois filhos pequenos, era conhecido na base por a sua precisão técnica e temperamento calmo.
Nessa manhã, vestia o uniforme azul acinzentado da Força Aérea Brasileira, com as insígnias douradas reluzindo contra o tecido. As suas mãos, calejadas pelos anos, manipulando comandos de aeronaves, moviam-se com a segurança de quem conhecia cada botão, cada alavanca. O major Paulo Tavares, o seu companheiro de esquadrão e melhor amigo desde os tempos da Academia da Força Aérea, aproximou-se da aeronave para a conferência final.
O som das suas botas militares ecoava sobre o betão ainda húmido pela chuva miudinha da madrugada. “Renato, o exercício de hoje é simples”, disse Paulo, consultando a prancheta em as suas mãos. Sobrevouo de reconhecimento até à altura de Fernando de Noronha, regresso pela costa. Duas horas de voo, no máximo.
O coronel Azevedo acenou com a cabeça, ajustando o capacete. Através da viseira, os seus olhos castanhos refletiam a confiança de quem tinha feito aquele percurso dezenas de vezes. O F80 estava impecável. Revisão completa na véspera, depósito cheio, todos os sistemas a funcionar perfeitamente. Torre para Falcão 7. está liberado para descolagem.
Creptou a voz do controlador através do rádio. Falcão 7 recebido. Decolando agora respondeu Renato com a voz firme que sempre tranquilizava a equipa de terra. O caça acelerou pela pista, ganhando velocidade até se desprender do solo brasileiro. Paulo observou da torre de controlo enquanto a aeronave subia em direção ao mar, tornando-se um ponto cada vez mais reduzido contra o céu acinzentado. Era 08 e 05.
Nos primeiros 20 minutos, o contacto foi perfeito. A voz de Renato chegava clara pelo rádio, reportando altitude, velocidade e as condições atmosféricas. O mar estava calmo, com ondas de menos de 1 m. Visibilidade boa, apesar das nuvens baixas, tudo dentro do planeado. Torre aqui, Falcão 7, passando sobre coordenada delta 4.
Mar tranquilo, seguindo para o ponto bravo. Foram as últimas palavras que a base registou do coronel Renato Azevedo. Era exatamente 08/27. Quando o silêncio tomou conta das ondas de rádio. O Paulo chamou uma vez, depois outra. O operador de rádio tentou diferentes frequências. Nada. O F80 Shooting Star simplesmente desaparecera dos radares e das comunicações, como se tivesse sido engolido pela imensidão azul do Atlântico Sul.
Na torre de controlo, os homens trocaram olhares tensos. Falhas de rádio aconteciam, mas a perda completa de sinal era rara, especialmente com um piloto da experiência do Renato. O protocolo foi acionado imediatamente. Estado de emergência declarado. Busca e salvamento mobilizada. Lúcia Azevedo estava em casa preparando o pequeno-almoço para os filhos quando o telefone tocou.
Do outro lado da linha, a voz hesitante de Paula a informava que havia um pequeno problema técnico com a aeronave do marido. Nada com que se preocupar, apenas um atraso no cronograma. Ela não sabia que, naquele preciso momento, navios da Marinha já navegavam a toda a velocidade em direção à última posição conhecida do CA e que as aeronaves de busca sobrevoavam quilómetros de oceano aberto, procurando por qualquer sinal, um destroço, uma mancha de óleo, um colete salvavidas.
O que encontrariam nas próximas horas mudaria para sempre a vida da família Azevedo e viria a ser um dos mistérios mais intrigantes da aviação militar brasileira. Os primeiros navios da Marinha chegaram à zona de busca 3 horas após o último contacto. O capitão de Mar e Guerra Edmundo Silva comandava a operação a bordo do contratorpedeiro Bauru, enquanto os aviões Catalina sobrevoavam a região em formação de pesquisa sistemática.
O mar, que de manhã estava calmo, começava a mostrar ondas maiores com a mudança do vento. Paulo Tavares não conseguiu ficar na base, conseguiu autorização para participar no busca aérea e descolou com outros dois pilotos em aviões de reconhecimento. Durante horas, voaram em círculos concêntricos sobre a zona, os olhos colados nos binóculos, procurando por qualquer coisa que pudesse indicar onde O Renato tinha caído.
Lei tem de estar por aqui”, murmurava Paulo para si mesmo, ajustando o foco dos binóculos. O combustível dele daria para mais 15 minutos de voo, no máximo, mas o oceano permanecia impiedosamente azul e vazio. Na base, o jornalista Marciano Borges, correspondente do jornal O Estado de Senon Paulo, chegara logo que soube da operação de busca.
Era um homem de meia idade, cabelos grisalhos apanhados para trás com brilhantina, sempre com um bloco de notas na mão. Nos anos 60, os casos de desaparecimento militar eram um assunto delicado, mas Marciano tinha contactos suficientes para conseguir informações. “Comandante, há alguma hipótese sobre o que pode ter acontecido?”, perguntou ao oficial responsável pela comunicação com os imprensa.
“Por enquanto, tratamos como uma possível pan mecânica”, respondeu o tenente coronel Miranda, evitando dar detalhes. O coronel Azevedo é um piloto experiente. Estamos confiantes de que o encontraremos. Mas conforme as horas passavam, a confiança dava lugar à preocupação. A Lúcia passou o dia inteiro na base, sentada numa cadeira de plástico no escritório administrativo, segurando uma chávena de café que nunca bebia.
Os filhos, Marcos, de 6 anos e Ana Cristina de quatro ficaram com a avó materna, sem compreender por que a mãe saíra tão apressada pela manhã. “Dona Lúcia, a senhora devia ir para casa descansar”, sugeriu uma das secretárias. Assim que tivermos notícias, a senhora será a primeira a saber. Lúcia abanou a cabeça.
Os seus cabelos castanhos, sempre bem arrumados. Agora estavam desalinhados pela preocupação. Ele vai voltar. O Renato volta sempre. Durante a tarde chegaram reforços. Mergulhadores da marinha foram trazidos de helicóptero, equipados para busca submarina. Embarcações pesqueiras da região foram requisitadas para alargar o perímetro de busca.
Dezenas de pessoas trabalhavam na operação mais intensa que o litoral de São Paulo tinha visto em anos. O mergulhador-chefe, sargento António Medeiros, desceu às águas pela primeira vez às 15h30. A visibilidade era boa nos primeiros metros, mas à medida que descia, a água ficava mais escura e fria. A profundidade na região variava entre os 80 e 120 m, perfeitamente navegável para um caça, mas desafiante para mergulho.
“Não estou a ver nada aqui em baixo”, informou Medeiros pelo rádio subaquático. “Vou alargar o raio de busca”. Durante duas horas, ele e a sua equipa vasculharam o fundo do mar. Encontraram rochas, alguns cardumes assustados e lixo atirado por navios, latas enferrujadas, pedaços de rede de pesca, mas sem sinal do F80.
Ao anoitecer, a operação foi temporariamente suspensa. Os navios permaneceram na zona com holofotes ligados, mas as hipóteses de encontrar Renato vivo diminuíam a cada hora. Paulo voltou à base devastado. Tinha sobrevoado mais de 300 km quadrados de oceano, sem ver sequer uma mancha de combustível. Na sala de briefing, encontrou o Marciano Borges organizando as suas anotações.
“Não faz sentido”, disse Paulo, tirando o capacete de voo. “Um caça não desaparece assim. Tinha que ter deixado rasto, destroços, os olhos e alguma coisa.” Marciano levantou os olhos do bloco. Major, conhece casos semelhantes? Alguns, mas encontramos sempre pelo menos os destroços. Paulo sentou-se pesadamente numa cadeira.
É como se o Renato se tivesse evaporado. A palavra evaporado ecoou pela sala e, sem que ninguém soubesse, marcou o início de uma lenda que duraria décadas. Nos dias seguintes, a busca prosseguiu com intensidade menor. Aviões faziam voos diários sobre a região. Mergulhadores desciam quando as condições do mar permitiam e os navios patrulhavam em turnos de 12 horas.
Os pescadores locais foram orientados para reportar qualquer objeto estranho que encontrassem. Uma semana depois, Lúcia aceitou finalmente voltar para casa. Os filhos receberam-na com abraços apertados, fazendo perguntas que ela não sabia responder. “Mãe, quando o o papá vai voltar?”, perguntou Marcos com os olhos grandes e curiosos.
Lúcia se ajoelhou-se para ficar à altura do filho. “O papá está a trabalhar longe, mas ele sabe que o amamos muito. Era a única resposta que conseguia dar sem desmoronar. Após 15 dias de buscas intensas, a operação oficial foi encerrada. O coronel Renato Azevedo e o seu F8 Shooting Star foram oficialmente declarados perdidos em serviço. Uju.
Lúcia recebeu uma pensão militar e as condolências formais da força aérea brasileira. Mas para ela, para Paulo, para Marciano e para todos os que participaram na busca, o desaparecimento de Renato permaneceu como uma ferida aberta, um mistério que o oceano guardava em segredo. O tempo passaria, as pessoas envelheceriam, o Brasil mudaria, mas lá no fundo do mar, algo aguardava pacientemente para contar a sua história.

12 de agosto de 2000, Águas Próximas de Fernando de Noronha, 1420. Daniel Freitas ajustou a máscara de mergulho e verificou pela última vez os medidores de oxigénio. Aos 28 anos, ele era considerado um dos mergulhadores mais experientes do Nordeste brasileiro. Especialista em exploração de naufrágios e fotografia submarina.
Havia sido contratado por uma equipa de documentaristas franceses para filmar a vida marinha em redor do arquipélago de Fernando de Noronha. A profundidade hoje vai ser de 45 m”, explicou Daniel ao equipa no barco. Visibilidade excelente, quase 30 m. É um dia perfeito para as filmagens. O mar estava de um azul cristalino impossível, com ondas suaves que balançavam suavemente a embarcação.
Golfinhos tinham acompanhado o barco durante parte da viagem, saltando graciosamente ao lado da proa. Era o tipo de dia que fazia qualquer mergulhador se sentir abençoado por trabalhar no paraíso. O Daniel tinha um objetivo específico nessa tarde, explorar uma formação rochosa que pescadores locais chamavam-lhe Pedra do Mistério, um conjunto de rochas submersas que nunca tinha sido adequadamente mapeado.
Segundo os relatos dos pescadores, era um local onde se reuniam cardumes em quantidade invulgar, mas que também tinha algo diferente no fundo. Ele deixou-se cair para trás na água morna e começou a descida. Os primeiros metros foram um espetáculo de cores. Peixes papagaio de tons vibrantes, tartarugas marinhas planando calmamente, corais cérebro formando jardins subaquáticos.
Daniel fotografava tudo, documentando cada pormenor para o projeto dos franceses. Aos 30 m de profundidade, a luz solar ainda chegava filtrada, criando raios dourados que dançavam através da água. Foi quando Daniel avistou algo que não deveria estar ali. No início, pareceu apenas uma formação rochosa coberta de corais, mas à medida que se aproximava, nadando com movimentos lentos e precisos, a forma começou a fazer sentido.
Era metálica, tinha uma estrutura definida e estava coberta por quase quatro décadas de vida marinha. “Meu Deus!”, murmurou Daniel através do regulador, as bolhas de ar que escapam em direção à superfície. Era um avião. Os destroços estavam surpreendentemente preservados. O caça jazia de barriga para baixo sobre um planalto de areia com as asas parcialmente enterradas.
Corais coloridos tinham crescido sobre a fuzelagem, transformando a aeronave militar num recife artificial. Peixes tropicais entravam e saíam da cabine como se fosse a sua casa há décadas. Daniel nadou em redor dos destroços, tentando processar o que via. A estrutura era de um caça militar. Isso era inequívoco.
Mas como tinha chegado ali? E há quanto tempo estava no fundo do mar? Através da máscara, ele conseguiu identificar alguns pormenores. Na cauda, parcialmente coberta por algas, havia marcações que pareciam ser números de identificação militar. Próximo do que seria a cabine do piloto, uma pequena abertura mostrava o interior da aeronave, também colonizado pela vida marinha.
O coração de Daniel disparou quando se apercebeu da importância da descoberta. Havia mergulhado em dezenas de naufrágios, mas nunca numa aeronave militar. E pelos pormenores que conseguia observar, aquele caça estava ali há muito, muito tempo. Nadou até ao parte frontal dos destroços e foi quando viu algo que o deixou sem ar durante um momento.
Entalada entre pedaços de coral e metal retorcido, havia uma placa metálica. O Daniel limpou cuidadosamente as algas que a cobriam e conseguiu ler. F8C. Fabi, 1961. Força Aérea Brasileira, 1961. Daniel sabia que não podia permanecer muito mais tempo a essa profundidade, mas não conseguia afastar-se dos destroços. Era como se a aeronave contasse uma história silenciosa que tinha esperado quase 40 anos para ser ouvida.
Tirou várias fotografias, documentando cada ângulo, cada detalhe visível. Foi então que reparou em algo peculiar no interior da cabine, protegido pela estrutura metálica e pelos corais que se formaram como uma espécie de cápsula natural, havia objetos que pareciam pessoais. Daniel conseguiu distinguir o que parecia ser um capacete de voo, ainda preso ao assento, e alguns instrumentos que brilhavam levemente através da luz de a sua lanterna subaquática.
Com muito cuidado, conseguiu recuperar um pequeno objeto que se havia soltado da aeronave, uma placa de identificação militar com o nome gravado ainda legível: Cé R Azevedo. Coronel R. Azevedo. Daniel guardou a placa na sua bolsa hermética e iniciou a subida lenta para a superfície. Durante os longos minutos de descompressão, a sua mente fervilhava com perguntas.
Quem era o coronel Azevedo? Como o seu avião havia chegado àquele local e por nunca ninguém tinha encontrado os destroços quando emergiu junto do barco, a equipa francesa percebeu imediatamente a sua agitação. “Daniel, estás bem? Parece que viu um fantasma”, disse Pierre, o realizador do documentário. “Não, não exatamente um fantasma”, respondeu Daniel, ainda ofegante, mas talvez algo ainda mais impressionante.
De volta ao continente, Daniel passou a noite pesquisando em arquivos de jornais antigos na biblioteca do Recife. Foi nas edições de março de 1961 do Diário de Pernambuco que encontrou a primeira referência Caça Militar desaparece no litoral, piloto considerado perdido. A matéria mencionava o coronel Renato Azevedo, 34 anos, desaparecido durante um voo de formação.
O Daniel leu cada palavra, cada pormenor da busca frustrada que mobilizou a Marinha e a aeronáutica por semanas. Tinha encontrado Renato Azevedo após 39 anos. O mistério do caça que desapareceu no litoral brasileiro, finalmente tinha uma resposta. Mas como muitas respostas, ela trazia ainda mais perguntas. Como o avião tinha chegado tão longe da rota original? O que aconteceu naquela manhã de março de 1961? Daniel sabia que se tinha tornado o guardião de uma história que muitas pessoas ainda esperavam para ser contada. E pela primeira vez em quase
quatro décadas, a família do coronel Azevedo teria uma resposta sobre o destino do seu ente querido. O oceano tinha guardado o seu segredo por tempo suficiente. A notícia da descoberta se espalhou-se rapidamente pelos meios militares e jornalísticos. Marciano Borges, agora com 73 anos e reformado há muito tempo, recebeu um telefonema em a sua casa no Rio de Janeiro.
Do outro lado da linha, um jovem repórter da folha de S. Paulo perguntava se ele se recordava o caso do coronel, que desapareceu em 1961. “Lembro-me como se fosse hoje”, respondeu Marciano, sentindo uma antiga curiosidade despertar. “Por que pergunta?” Quando soube da descoberta dos destroços, Marciano imediatamente telefonou a Paulo Tavares.
O ex-major, agora brigadeiro reformado, vivia em Santos com a esposa. Aos 67 anos, Paulo mantinha a postura militar ereta, mas os seus cabelos estavam completamente brancos e os seus olhos carregavam o peso de décadas, guardando a dor da perda do melhor amigo. Paulo encontraram o Renato”, disse Marciano directamente, sem rodeios.
Do outro lado da linha houve um longo silêncio, onde foi tudo o que Paulo conseguiu perguntar. A Força Aérea Brasileira organizou de imediato uma missão de reconhecimento oficial aos destroços. Uma equipa de mergulhadores militares especializados foi enviada para Fernando de Noronha, acompanhada por investigadores e técnicos em aeronaves.
Daniel Freitas foi convidado a guiá-los até ao local exato da descoberta. Lúcia Azevedo, agora com 64 anos, recebeu a notícia em sua casa, em São Paulo. Viúva há quase 40 anos, ela nunca mais se casara. Havia criado os dois filhos sozinha e construído uma vida tranquila. como professora primária. Quando o funcionário da aeronáutica bateu-lhe à porta naquela tarde de agosto, ela sabia, mesmo antes que ele falasse, que era sobre o Renato.
“Senora Azevedo, temos notícias sobre o seu marido.” Lúcia sentou-se lentamente na poltrona da sala. As mesmas mãos que tremeram 39 anos antes tremiam novamente. “Ele Ele foi encontrado?” “Sim, senhora.” Os destroços da aeronave do coronel Azevedo foram localizados próximos de Fernando de Noronha. Estamos organizando uma missão de recuperação.
Nos dias seguintes, equipas de Os mergulhadores militares realizaram um trabalho meticuloso nos destroços. O F80 estava notavelmente preservado pelas condições específicas daquela zona do oceano. Correntes marítimas particulares que tinham criado uma espécie de cápsula natural em redor da aeronave.
Durante a investigação, os técnicos fizeram descobertas importantes. Na cabine, protegidos pela estrutura metálica, encontraram documentos de voo que se mantiveram legíveis, selados pela água salgada, de uma forma que tinha impedido sua decomposição total. Entre eles foi o Diário de Bordo com as últimas notas de Renato.
O capitão Alberto Moreira, chefe da equipa de investigação, leu as notas com crescente surpresa. A última entrada feita minutos antes do desaparecimento, dizia 0825, avistando formação de nuvens emcomum à frente, iniciando manobra de desvio para leste, ventos mais fortes que o previsto, turbulência significativa 0826, perdendo o controlo dos sistemas hidráulicos, tentando retomar rota original, combustível ainda suficiente.
0827 Sistema de comunicação com falha descendo para tentar aterrar de emergência. Se alguém encontrar isto, dizer à Lúcia que a frase estava inacabada, mas foi no bolso da farda de Renato, conservado pela mesma condição especial do oceano, que encontraram o item mais tocante, uma carta escrita em papel timbrado da base, datada da manhã de 15 de março de 1961.
Minha querida Lúcia, começava a carta. Hoje é apenas mais um voo de rotina, mas sabe que levo sempre a si e às crianças comigo no coração. Quando voltar, vamos finalizar os planos da nova casa. Marcos está a crescer tão rápido e a nossa Ana Cristina já diz que quer ser aviadora como o papá.
Espero que ela escolha um trabalho mais seguro. Amo-te mais que as estrelas no céu, para sempre teu, Renato. A carta tinha sido escrita na manhã do voo. Provavelmente a sua intenção era entregá-la a Lúcia quando voltasse. Era um hábito que Renato tinha. escrever pequenas cartas de amor para a esposa e deixá-las em locais onde ela as pudesse encontrar como surpresa.
Esta carta esperou 39 anos para ser entregue. Quando os oficiais levaram a carta à Lúcia, esta leu-a em silêncio, com as lágrimas a rolarem pelo rosto. As suas mãos idosas seguravam o papel com o mesmo carinho com que segurava as cartas de amor que recebia quando Renato era vivo. Ele sempre me escrevia cartinhas, murmurou ela para o oficial, mesmo quando saía apenas por algumas horas.
A investigação técnica revelou que Renato tinha enfrentado uma tempestade súbita que não constava das previsões meteorológicas da época. Ventos de alta velocidade tinham empurrado o Caça para muito mais longe da rota planeada do que qualquer um imaginara. A falha nos sistemas hidráulicos, combinada com a perda de comunicação, levou-o a tentar um pouso de emergência no mar.
Os destroços mostravam que o Renato conseguiu uma descida controlada. Não foi um acidente abrupto, mas antes uma tentativa desesperada de sobrevivência. Ele manteve o controlo da aeronave até ao último momento, tentando encontrar uma forma de regressar a casa, para a família que tanto amava. Paulo Tavares fez questão de participar na cerimónia militar em homenagem ao amigo.
Já não era mais o jovem major de 1961, mas as suas lágrimas eram as mesmas de há quatro décadas. Ele sempre foi o melhor de nós”, disse Paulo durante a cerimónia. O Renato não desistiu. Mesmo sozinho, com o avião a falhar, ele tentou até ao fim encontrar uma forma de regressar a casa. Daniel Freitas, o mergulhador que encontrou os destroços, participou na cerimónia e conheceu pessoalmente a família Azevedo.
Marcos e Ana Cristina, agora adultos com as suas próprias famílias, agradeceram ao Daniel por ter devolvido a paz que procuravam havia décadas. Os meus filhos perguntavam sobre o avô, disse Ana Cristina. Agora posso dizer-lhes que ele foi um herói até ao final. O F80 foi deixado onde estava encontrado, transformado oficialmente num memorial subaquático.
Uma placa de bronze foi instalada no local com os dizeres em memória do coronel Renato Azevedo. 1927-1961. Herói que tentou regressar a casa até ao último momento. A Lúcia, apesar da idade, fez questão de visitar Fernando de Noronha uma última vez. Com a ajuda de Daniel, ela desceu de equipamento de mergulho até onde conseguiu para ficar o o mais próximo possível do local onde O Renato repousava.
Quando voltou à superfície, disse apenas: “Agora posso dizer adeus.” Marciano Borges escreveu um último artigo sobre o caso, uma retrospectiva emocionante que foi publicado em jornais de todo o país. Algumas histórias, escreveu-me ele, necessitam de quase 40 anos para serem contadas completamente. Mas quando finalmente são, lembram-nos que o o amor e a coragem não envelhecem mesmo no fundo do mar.
O mistério do CA, que desapareceu em 1961, estava finalmente resolvido. Renato Azevedo tornara-se uma lenda, não por ter desaparecido, mas por ter lutado até ao fim para voltar para quem amava. E lá nas águas cristalinas de Fernando de Noronha, rodeado de corais coloridos e peixes tropicais, o coronel Renato Azevedo encontrou a sua última base aérea, um lugar onde a sua história de amor e coragem seria preservada para sempre.
pelas correntes do Oceano Atlântico. A carta que escreveu a Lúcia naquela manhã de março chegou finalmente ao destino. Só precisou de 39 anos para ser entregue.