Avião militar desaparece em 1961 — 50 anos depois destroços são achados no Pantanal isolado.._

3 de junho de 1961, 14h30, base aérea de Campo Grande, Mato Grosso. O major Carlos Menezes ajustou os instrumentos do Douglas C47 enquanto observava as nuvens escuras a acumulando-se no horizonte oeste. Aos 34 anos, tinha mais de 2.500 horas de voo e conhecia bem os caprichos do tempo no Pantanal.

O cargueiro militar transportava fornecimentos essenciais para o destacamento de Corumbá, medicamentos, munições, equipamento de rádio e viveres para duas semanas. Era uma missão de rotina que tinha feito dezenas de vezes. O co-piloto, tenente Joaquim Silva, apenas 26 anos e recém-transferido do Rio de Janeiro, estudava nervosamente o mapa da região.

As coordenadas indicavam um voo de 1::40 sobre a maior planície alagável do mundo, onde o horizonte se perdia entre céu e água refletida. O sargento Paulo Cardoso, técnico de comunicações de 42 anos, verificava pela última vez os equipamento de rádio na parte traseira da aeronave. Torre aqui, Charlie 47 solicitando autorização para descolagem, Menezes comunicou na rádio, a sua voz firme ecoando nos auscultadores.

Charlie 47 autorizado para descolar. Vento Sudeste, 15 nós. Atenção para a formação de tempestade na rota oeste. Mantenha o contacto a cada 20 minutos. O avião taxeou pela pista de terra batida, levantando uma nuvem vermelha que se misturava com o ar húmido da tarde. Menes acelerou os motores Wright R1830 e a aeronave ergueu-se pesadamente, sobrevoando primeiro os campos de pastagem que circundavam o Campo Grande, depois adentrando o coração selvagem do Pantanal.

Lá em baixo, a paisagem se transformava gradualmente. Estradas de terra davam lugar a trilhos de gado, que, por sua vez, desapareciam em meio aos alagados sazonais. Capões de floresta nativa salpicavam a planície como ilhas verdes, enquanto bandos de tuus sobrevoavam os campos inundados em formações perfeitas. O rio Taquari serpenteava como uma cicatriz prateada, cortando a imensidão verde amarelada.

as suas águas barrentas, refletindo a luz dourada do sol poente. “Oh, que lugar selvagem”, murmurou o tenente Silva, impressionado com a vastidão que se estendia até onde a vista alcançava. “É bonito, mas traiçoeiro”, respondeu Menezes, ajustando o rumo ligeiramente para Nordeste. “Uma aeronave que cai aqui pode ficar perdida para sempre.

O Pantanal engole tudo e não devolve facilmente. Às 15:20, quando sobrevoavam uma região particularmente densa de lagoas e lameiros junto ao rio Miranda, Menezes notou que as nuvens escuras se aproximavam mais rapidamente do que o previsto. Rajadas de vento lateral começaram a balançar a aeronave e gotas grossas de chuva começaram a bater no para-brisas. Torre aqui.

Charlie 47 encontrando mau tempo na rota. Visibilidade reduzindo rapidamente, solicitando orientação para a possível rota alternativa. A resposta veio entrecortada pela estática Charlie 47 recebido. Mantenha atual, atualize posição. Torre, não estou a receber claramente. Repetir, última transmissão. Apenas ruídos e interferência responderam.

O sargento Cardoso tentou ajustar a frequência do rádio, mas a tempestade estava a criar uma parede de interferência eletromagnética. Chuva torrencial açoitava agora o avião e relâmpagos iluminavam violentamente as nuvens carregadas em redor da aeronave. “Vou tentar passar por baixo da formação”, decidiu Menezes, reduzindo a altitude para 800 m.

Se conseguirmos manter referência visual com o solo, podemos navegar pelos rios até Corumbá. Mas a visibilidade estava se deteriorando-se rapidamente. A chuva intensa transformou o mundo lá em baixo numa mancha indistinta de cinzento e verde. Os rios que antes serviam de marcos de navegação confundiam-se agora com os alagados, criando um labirinto aquático onde tudo parecia igual.

Às 15:47, Menezes fez a sua última transmissão. Torre Charlie 47, perdendo referências visuais, tentando manter a altitude mínima, se não conseguir contacto em 10 minutos, assumir emergência. A voz se perdeu na estática e depois veio apenas o silêncio. Na torre de controlo de Campo Grande, os operadores tentaram desesperadamente restabelecer o contacto.

Chamaram repetidamente o Charlie 47. Mas as suas vozes perderam-se no vazio eletrónico. Às 16:30, depois de mais de 40 minutos sem resposta, foi declarado estado de emergência. O major Carlos Menezes, o tenente Joaquim Silva e o sargento Paulo Cardoso haviam desaparecido sobre uma das regiões mais remotas e inacessíveis do território brasileiro, onde a natureza guarda os seus segredos com um zelo implacável.

O coronel Augusto Pereira coordenava as operações de busca desde uma mesa improvisada no hangar da base aérea do Campo Grande. Mapas detalhados do Pantanal cobriam toda a superfície, marcados com círculos vermelhos, indicando as áreas já vasculhadas e linhas azuis demarcando os próximos setores a investigar. Eram apenas 8 horas desde o desaparecimento do Charlie 47, mas a urgência era palpável.

A área de pesquisa primária tem aproximadamente 3.200 km qu”, explicou o coronel à equipa de resgate reunida à sua volta. Considerando a velocidade da aeronave, condições meteorológicas e último ponto de contacto, a nossa prioridade é este quadrante junto ao rio Miranda. Três aeronaves de busca descolaram ao amanhecer de 4 de junho, dois Sesna 180 e um helicóptero Bell 47.

Mas o que parecia ser uma operação de resgate de rotina, cedo se revelou um desafio quase impossível. A região do Pantanal, ainda recuperando das chuvas intensas do dia anterior, estava completamente alagada. Lagos temporários formavam-se e desapareciam consoante o nível das águas, criando um mosaico mutável de espelhos de água e vegetação densa.

O piloto do primeiro Cesna, capitão Roberto Lima, voou rasante sobre as coordenadas estimadas do último contacto. Através dos binóculos, observava cada clareira, cada reflexo suspeito na água, cada quebra no padrão da vegetação, mas a imensidão verde estendia-se uniforme até ao horizonte. pontuada apenas por bandos de aves aquáticas que se assustavam com o ruído dos motores. Controle aqui.

Águia um. Completei varrimento do setor Delta 7.º Nenhum sinal de destroços ou fumo. Vegetação muito densa. Impossível avistar pormenores através da copa das árvores. Enquanto isso, as equipas terrestres tentavam alcançar a região através de estradas rurais que mais pareciam rios de lama. O sargento António Souza liderava um grupo de 15 militares em três camiões, mas a cada quilómetro o progresso tornava-se mais difícil.

Pontes improvisadas em madeira cediam sob o peso dos veículos e troços inteiros da estrada tinham sido completamente lavados pela enchurrada. É como procurar uma agulha num palheiro do tamanho de um estado inteiro desabafou o sargento quando mais um camião atolou até aos eixos na lama vermelha. Foi ainda por cima um palheiro que muda de forma a cada chuva.

A família do Major Menezes instalara-se numa pensão em Campo Grande para acompanhar as buscas. Sua esposa, a senhora Helena, uma mulher de 31 anos com dois filhos pequenos, passava as horas sentada no pátio da base aérea, costura para manter as mãos ocupadas enquanto aguardava notícias. Cada regresso das aeronaves de busca trazia um misto de esperança e decepção.

“Conhece o Pantanal melhor que qualquer um,”, repetia para si mesma e para quem quisesse ouvir. “Se alguém consegue sobreviver lá em baixo, é o Carlos. Ele já passou por situações difíceis antes. Os pais do tenente Silva viajaram de comboio desde o Rio de Janeiro. Uma viagem de dois dias que pareceu durar uma eternidade.

O seu pai, um funcionário aposentado da estrada de ferro central do Brasil, caminhava nervosamente pelos corredores da base, parando apenas para estudar os mapas na parede e fazer perguntas técnicas sobre os procedimentos de busca. “O meu filho sempre foi cuidadoso”, dizia. ajustando os óculos para ver melhor as marcações no mapa.

Desde pequeno, ele conferia tudo duas vezes antes de tomar qualquer decisão. Não é possível que simplesmente tenha desaparecido assim. O sargento Cardoso deixara viúva e quatro filhos no Campo Grande. Dona Maria, lavadeira e costureira, estava grávida de 5 meses quando recebeu a notícia. Vizinhos e amigos revesavam-se para cuidar das crianças e ajudar com as despesas da casa.

criando uma rede de solidariedade que era comum nas comunidades militares da época. Após uma semana de buscas intensas, a operação foi alargada para incluir voluntários civis, agricultores locais que conheciam intimamente os caminhos e os atalhos da região, ofereceram-se como guias. Pescadores profissionais emprestaram os seus barcos para vasculhar os rios e lagoas maiores.

Até mesmo índios borouros de aldeias próximas juntaram-se à procura, utilizando a sua sabedoria ancestral sobre a navegação no Pantanal. “Voaram muito baixo por causa da tempestade”, explicava o chefe a poena para o coronel Pereira, apontando para uma região pantanosa no mapa. Quando o avião de grande porte cai na época das águas, afunda-se rapidamente, a lama engole tudo, só aparece quando chega seca e às vezes nem assim.

O relato do índio trouxe uma realidade cruel. Se a aeronave tinha caído numa região alagada, os destroços poderiam estar submersos sob metros de lama e sedimento. Durante a estação chuvosa, o Pantanal transformava-se num oceano de água doce, onde até marcos geográficos familiares desapareciam temporariamente. Duas semanas depois, com os recursos esgotados e nenhum vestígio encontrado, a operação oficial de busca foi suspensa.

O último relatório do Coronel Pereira para o comando superior era conciso e devastador. Após 147 horas de voo de reconhecimento, 28 dias de buscas terrestres e cobertura de aproximadamente 8.000 km², nenhum indício da aeronave C47, matrícula Fabi Doun 56, foi localizado. As famílias regressaram às suas cidades de origem, carregando apenas fotografias desbotadas e a dor da incerteza.

Dona Helena regressou a Brasília com os dois filhos, onde tentou reconstruir a vida trabalhando como professora primária. Nunca mais se casou. Os pais do tenente Silva regressaram ao Rio de Janeiro e passaram o resto das suas vidas, acreditando que o filho um dia bateria a porta de casa com uma explicação para tudo.

A Dona Maria deu à luz uma menina em novembro de 1961. batizou-a de esperança. Os anos passaram e a história do avião desaparecido se tornou apenas mais uma lenda local entre os moradores do Pantanal. Pescadores às vezes contavam histórias de reflexos metálicos avistados no fundo de lagoas distantes, mas nada que pudesse ser confirmado.

A natureza tinha guardado o seu segredo e parecia disposta a mantê-lo para sempre. Março de 2011. 50 anos haviam passado desde o desaparecimento do Charlie 47 e o mundo tinha mudado drasticamente. Onde antes havia apenas explorações de gado e aldeias isoladas, agora se erguiam plantações de soja que se estendiam até o horizonte.

O GPS substituiu os mapas de papel e os telemóveis permitiam comunicação instantânea, mesmo nas regiões mais remotas. Valdecir Santos, pescador profissional de 58 anos, conhecia as águas do Pantanal como poucos. Nascido e criado nas margens do rio Miranda, aprendera a ler os sinais da natureza com o seu avô, um ribeirinho que navegava à região desde os anos 1920.

Aquela manhã de março estava a ser especialmente produtiva. A seca prolongada dos últimos meses tinha reduziu drasticamente o nível das águas, expondo bancos de areia e lagoas que normalmente ficavam submersas. Nunca havia água tão baixa, nem em 1988″, comentou para o seu parceiro de pesca, José Carlos, um homem de 45 anos que trabalhava como guia turístico na época alta e pescador na época baixa.

Meu avô dizia que quando a água fica assim, o Pantanal mostra os seus segredos guardados. estavam a navegar por uma região conhecida localmente por Lagoa do Jacaré, a aproximadamente 80 km a nordeste de Corumbá, quando José Carlos avistou algo invulgar. Um reflexo metálico brilhava intensamente sob o sol da manhã, emergindo parcialmente de um banco de areia que normalmente ficava submerso.

“Vdecir, estás a ver aquilo ali?” José Carlos apontou para uma forma angular que se destacava da vegetação aquática. Parece metal, mas não é uma lata de cerveja, nem um bidão de combustível. Valdecir manobrou o barco de alumínio em direção ao objeto. À medida que se aproximaram, perceberam que não se tratava de lixo descartado por turistas ou agricultores.

Era uma peça grande, com pelo menos 2 m de comprimento, parcialmente enterrada na lama endurecida. A superfície metálica estava corroída pelo tempo e coberta de incrustações, mas ainda assim mantinha características que chamaram a atenção dos pescadores. “Isto aqui tem formato estranho”, observou José Carlos, saltando do barco para examinar o objeto mais de perto.

“Olha só estas linhas retas, estes furos perfeitamente redondos. Isso não é natural, não. Valdecir juntou-se ao amigo na margem e começaram a escavar cuidadosamente ao redor da peça. A cada punhado de lama removida, mais detalhes surgiam. Havia rebites enfileirados, superfícies que claramente tinham sido pintadas e estruturas internas que sugeriam se tratar de parte de algum equipamento complexo. José Carlos.

O meu pai sempre contava uma história sobre um avião que desapareceu aqui perto lá pelos anos 1960, disse o Valdir, limpando o suor da testa com a manga da camisola. Ele participou das buscas quando era jovem, disse que nunca encontraram nada. A descoberta despertou um misto de excitação e apreensão nos dois homens.

Se realmente se tratasse de destroços de aeronaves, poderá ser a resposta para um mistério que assombrava a região há décadas, mas também significava que estavam a lidar com um possível túmulo, um local onde vidas humanas se tinham perdido. Decidiram interromper a escavação e comunicar a descoberta às autoridades. José Carlos usou o seu telemóvel para ligar para a Polícia Civil de Corumbá, mas a ligação era precária na região remota.

conseguiram enviar algumas fotos através de mensagem de texto. Imagens granuladas que mostravam a peça metálica a emergir da lama como um fantasma do passado. O delegado Marcos Vieira, responsável pela região, recebeu as fotos com ceticismo inicial. Casos de descobertas arqueológicas ou tesouros perdidos eram comuns no Pantanal, resultando geralmente em mal entendidos ou partidas.

Mas as imagens enviadas por José Carlos tinham algo de diferente. O formato e a estrutura da peça sugeriam realmente tratar-se de fragmento de aeronave. Dois dias depois, uma equipa oficial chegou à lagoa do Jacaré. Além do comissário Vieira, estiveram presentes um perito da polícia científica, um especialista em aviação civil e um representante da Força Aérea.

O acesso até ao local exigiu 4 horas de navegação através de canais estreitos e bancos de areia, evidenciando como a região era isolada e difícil de alcançar. O perito Rodrigo Almeida, especialista em identificação de destroços, examinou cuidadosamente a peça metálica. Utilizando instrumentos de medição e fotografias detalhadas, começou a catalogar cada característica observável: os rebites, o tipo de liga metálica, o padrão de corrosão, tudo sugeria uma origem aeronáutica.

Pela estrutura e pelo padrão de construção, isto faz definitivamente parte de uma aeronave”, confirmou após duas horas de análise detalhada. O tipo de rebites e o espessura do material são consistentes com aviões militares das décadas de 1940 e 1950. Mas a descoberta mais significativa surgiu quando começaram a escavar numa zona próxima.

Há apenas 10 m da primeira peça encontraram fragmentos adicionais. pedaços mais pequenos de fuzelagem, um que parecia fazer parte de um assento e algo que fez com que todos os presentes ficassem em silêncio respeitoso. Parcialmente enterrada na lama endurecida, uma placa de identificação militar ainda legível. Força Aérea Brasileira C47 é Fabi do INS 56. Era o Charlie 47.

Depois de meio século perdido no coração do Pantanal, o avião do major Carlos Menezes tinha finalmente sido encontrado. A confirmação de que os destroços pertenciam ao Douglas C47 FAB 2156 transformou a lagoa do Jacaré no centro de uma operação complexa que reuniu militares, peritos forenses, historiadores e familiares das vítimas.

Uma base temporária foi montada numa quinta próxima e equipamentos especializados foram transportados através de estradas precárias para dar início à escavação oficial. O coronel da reserva Augusto Pereira, agora com 84 anos, foi convidado para acompanhar os trabalhos. Ele tinha coordenado as pesquisas originais em 1961 e transportava há cinco décadas a frustração de não ter conseguido encontrar a aeronave perdida.

Quando pisou novamente o solo pantaneiro, os seus olhos encheram-se de lágrimas. “Eu sabia que estavam aqui algures”, murmurou, observando a atividade frenética à sua volta. Carrejei essa dúvida durante 50 anos. Será que fizemos tudo o que podíamos? Será que passamos perto e não vimos? A escavação revelou gradualmente a extensão da tragédia.

O avião tinha-se despedaçado completamente no impacto, espalhando destroços numa área de aproximadamente 200 m². A fuzelagem principal estava enterrada sobimento acumulado ao longo das décadas, explicando porque nunca tinha sido avistada durante as buscas aéreas. Os especialistas em acidentes aeronáuticos, analisando a distribuição dos destroços e o ângulo de impacto, reconstituíram os momentos finais do voo.

O major Menezes tinha tentado uma aterragem de emergência, provavelmente após perder completamente a visibilidade na tempestade. A aeronave tocou no solo a alta velocidade, numa região que, durante a estação das chuvas, era uma lagoa pouco profunda, mas que na altura seca transformava-se em terreno firme coberto por vegetação rasteira.

Ele lutou até ao último segundo, concluiu o perito na aviação militar, analisando os destroços do cockpit. Os controlos estavam posicionados para aterrar, não para voo nivelado. Menezes tentou salvar a aeronave e a tripulação até ao fim. A descoberta mais comovente surgiu no quarto dia de escavações.

Numa sessão mais preservada da cabine de passageiros, os os especialistas encontraram uma mochila de couro praticamente intacta. Dentro dela, protegidos por um envelope de plástico, estavam documentos pessoais e uma carta nunca enviada. A carta estava endereçada à esposa do sargento Paulo Cardoso, Dona Maria, escrito com a caligrafia cuidadosa do sargento, datada de 2 de junho de 1961, um dia antes do voo fatal.

Minha querida Maria, amanhã faremos mais uma viagem de rotina para Corumbá. Deve ser a última antes do nascimento do nosso quinto filho. Estou ansioso por voltar e ajudá-lo nos preparativos. O Joaquim, o nosso novo copiloto, está nervoso com o voo sobre o Pantanal, mas o Major Menezes é o melhor piloto que conheço. Estaremos em casa para o jantar de domingo.

Beije as crianças por mim e diga que o papá trouxe uma surpresa de Corumbá. Todo o meu amor, Paulo. A carta foi entregue pessoalmente à Esperança Santos, a filha que a dona Maria estava à espera quando o sargento desapareceu. Agora, uma mulher de 49 anos, professora aposentada, recebeu as palavras do pai que nunca conheceu com uma mistura de dor e gratidão.

Durante toda a minha vida, perguntei-me como ele era, o que pensava sobre mim. Disse entre lágrimas. Agora sei que ele estava ansioso por me conhecer, que já me amava mesmo antes de eu nascer. Dona Helena, viúva do Major Menezes, tinha falecido em 2003, mas os seus dois filhos viajaram de Brasília para acompanhar a descoberta.

Carlos Menezes Filho, agora engenheiro de 62 anos, trouxe consigo fotografias antigas e medalhas do pai que tinha guardado durante toda a vida. A minha mãe nunca perdeu a esperança de que ele voltasse para casa”, contou. Guardou a roupa dele no guarda-roupa há mais de 20 anos, dizendo que o Carlos vai precisar quando regressar.

De certa forma, ele finalmente voltou. O tenente Joaquim Silva não deixara a família directa. Era filho único e os seus pais já tinham falecido. Mas uma prima distante, que vivia no Rio de Janeiro, fez questão de comparecer à cerimónia de identificação. Trouxe consigo um álbum de fotografias da juventude do primo, incluindo imagens dele durante o treino de voo.

Joaquim sonhava sempre conhecer o Brasil inteiro a voar. Lembrou-se? dizia que queria ver as paisagens mais bonitas do país do alto. De certa forma, conseguiu concretizar esse sonho, mesmo que de uma forma que não esperávamos. A investigação oficial concluiu que a aeronave tinha sido vítima de condições meteorológicas extremas combinadas com as limitações tecnológicas da época.

Sem GPS ou sistemas de navegação modernos, o O Major Menezes tinha feito tudo o que era humanamente possível para salvar a aeronave e a tripulação. Os restos mortais dos três aviadores foram recuperados e receberam sepultura militar com honras completas no cemitério da Saudade no Campo Grande. Milhares de pessoas compareceram na cerimónia, incluindo veteranos da Força Aérea, familiares e residentes locais que tinham acompanhado a história através da mídia.

Valdecir Santos e José Carlos, os pescadores que fizeram a descoberta inicial, foram condecorados pelo governo do estado de Mato Grosso do Sul, pelo seu contributo para resolver um dos mistérios mais antigos da aviação brasileira. Valdecir, no seu discurso simples, mas emocionado, resumiu o sentimento de todos os presentes. Sempre soube que o Pantanal guarda os seus segredos com cuidado, mas um dia ele decide contar as suas histórias.

Hoje pudemos devolver estes homens corajosos para as suas famílias e para a história do nosso país. Um memorial foi erguido próximo do local da descoberta, acessível por um trilho que leva até a margem da lagoa do jacaré. Uma placa de bronze traz os nomes dos três aviadores e uma inscrição simples, em memória daqueles que se perderam servindo o Brasil nas vastidões do Pantanal, nunca esquecidos.

Esperança Santos visitou o memorial no primeiro aniversário da descoberta, levando consigo as quatro crianças que criara sozinha após a morte do marido. Colocou flores silvestres da região junto à placa e sussurrou palavras que o vento pantaneiro levou através dos alagados. Obrigada por ter virado para casa, papá. Finalmente posso dizer-lhe que descanse em paz.

As águas da lagoa do jacaré voltaram a subir com as chuvas seguintes, mas o mistério tinha sido finalmente resolvido. O Pantanal tinha guardado o segredo do Charlie 47 por exatamente 50 anos, até que a natureza e o acaso conspiraram para revelar a verdade que tantas famílias esperavam conhecer. Na vastão silenciosa do Pantanal, onde o o tempo parece mover-se a um ritmo próprio, três homens que um dia voaram em direcção ao desconhecido, encontraram finalmente o caminho de regresso a casa. M.

Disclaimer: This story is fictional and created for entertainment purposes only. Any names, characters, places, or events are fictitious or used fictitiously. No real person or organization is intended to be portrayed.

Recommended for You

View Archive arrow_forward