Avião da FAB desapareceu em 1953 — 47 anos depois, destroços surgem no meio da floresta amazônica

15 de setembro de 1953, base aérea de Belém, no Pará. O vapor subia da pista de betão ainda húmida da chuva da madrugada. Eram 6 horas da manhã quando o capitão Ernesto Barreto ajustou os últimos instrumentos do cockpit do Douglas C47, uma aeronave robusta que já cruzara os céus amazónicos dezenas de vezes.

O cheiro de O combustível de aviação misturava-se com a humidade tropical que envolvia toda a base militar, criando aquele aroma característico que todo o piloto conhecia bem. Barreto, aos 34 anos, era considerado um dos melhores aviadores da força aérea brasileira. Os seus cabelos escuros, sempre bem penteados, contrastavam com os olhos claros que demonstravam a serenidade de quem dominava os céus.

Naquela manhã vestia o uniforme impecavelmente engomado, as insígnias de capitão a brilhar sob a luz fraca que começava a romper o horizonte amazónico. Ao seu lado, o tenente Luís Azevedo conferia os mapas de navegação pela última vez. Azevedo, jovem de apenas 26 anos, tinha-se formado na academia dois anos antes e considerava um privilégio voar ao lado de Barreto.

Os seus dedos percorriam as rotas traçadas a lápis sobre o papel amarelado, calculando distâncias e pontos de referência sobre uma região onde os rios serpenteavam como veias de um organismo vivo. Capitão, a rota está confirmada”, disse Azevedo, dobrando cuidadosamente o mapa.

“Sobrevoaremos o rio Tapajós até à confluência com o Amazonas. Depois seguimos para o território do Acre, missão de patrulhamento e reconhecimento.” Barreto assentiu enquanto testava os controlos. A missão era rotineira, mas a Amazónia nunca permitia que nada fosse considerado simples. Territórios inexplorados, condições meteorológicas imprevisíveis.

e a vastidão verde que se estendia para além do horizonte transformavam qualquer voo numa operação que exigia respeito e preparação. No compartimento rádio, o sargento Sérgio Amaral ajustava os últimos detalhes do seu equipamento. Amaral, um homem de 40 anos com bigode espesso e mãos calejadas pela manipulação constante dos equipamentos, era conhecido pela sua precisão nas comunicações.

Filho de imigrantes italianos, tinha encontrado na Força Aérea uma segunda família e orgulhava-se de nunca ter perdido uma transmissão importante. Teste de rádio Torre de Belém. A voz de Amaral ecuou clara e nítida pelo auricular. Douglas C47, prefixo FAB218, solicitando autorização para descolagem. Fab 2 Moon Mat 8, Torre de Belém.

Autorização concedida. Vento calmo, boa visibilidade. Tenha um bom voo, pessoal. As hélices do Douglas começaram a girar com o rugido característico que fazia vibrar todo o chassis da aeronave. Barreto sentiu aquela familiaridade reconfortante, o motor respondendo perfeitamente, os comandos firmes em as suas mãos.

Eram 6h15 da manhã quando o avião ganhou velocidade pela pista e se elevou-se sobre a copa das árvores que cercavam a base. Lá em baixo, Helena Costa observava da janela da sua casa na vila militar, mulher do capitão Barreto há 8 anos. Ela tinha-se acostumado com as partidas matinais, mas nunca com a ansiedade que as acompanhava.

Os seus dedos apertaram a cortina de algodão enquanto via o ponto metálico desaparecer na imensidão azul esverdeada do céu amazónico. Helena, uma mulher de 31 anos com cabelos castanhos apanhados em coque e olhos que transportavam a doçura típica das mulheres paraenses, mantinha a rotina de sempre: preparar o café, organizar a casa e aguardar o regresso do marido, que geralmente acontecia ao entardecer.

Nesse dia, como em muitos outros, ela não imaginava que estava a presenciar uma partida que se tornaria definitiva. O C47 voou durante 2 horas sem qualquer intercorrência. A paisagem abaixo era um tapete infinito de verde esmeralda, cortado por rios que brilhavam como fitas de prata sob o sol tropical. Barreto e Azevedo alternavam nos controlos enquanto Amaral mantinha contacto regular com a base, reportando posição e condições meteorológicas.

Torre de Belém. Aqui, FAB 2108. A voz de Amaral suou às 8h47 da manhã. Posição corrente a 60 milhas a sudoeste da base, sobre o rio Tapajós. Altitude 8.000 pés. Combustível normal, tripulação. Bem, tudo dentro do programado. Recebido, FAB 2000 naurito. Mantenham contacto a cada 15 minutos.

Foram as últimas palavras oficialmente registadas da aeronave. Às 9:02, quando deveria ocorrer a próxima transmissão, apenas o silêncio ocupou as ondas de rádio. Na torre de controlo de Belém, o operador tentou estabelecer contacto durante 5 minutos antes de acionar o protocolo de emergência. Fabi responda. Torre de Belém chamando FAB108.

O eco electrónico da tentativa de a comunicação perdeu-se no vazio em algum lugar da vastidão amazónica. Três homens e a sua aeronave haviam-se tornado parte do maior mistério da aviação militar brasileira dessa década. A primeira reação foi de cautela controlada. Na base aérea de Belém, o comandante Miguel Santos reuniu de imediato a sua equipa de operações.

Santos, um homem de 50 anos com têmporas grisalhas e postura militar impecável, tinha vivido tempo suficiente para saber que o silêncio do rádio sobre a Amazónia raramente trazia boas notícias. “Quantos minutos sem contacto?”, perguntou Santos, consultando o seu relógio de pulso. 17 minutos, um senhor, respondeu o operador da torre, um jovem sargento cuja voz tremia ligeiramente. Última posição reportada.

Rio Tapajós. Altitude 8.000 pés. Santos conhecia bem o capitão Barreto. Havia voado com ele durante a Segunda Guerra, quando ambos integravam o contingente brasileiro enviado para Itália. Barreto era meticuloso, experiente, não o tipo de piloto que cometeria erros básicos ou negligenciaria procedimentos de segurança.

Em menos de uma hora, dois aeronaves de busca descolaram da base. O tenente coronel André Macedo assumiu o comando da operação, sobrevoando a rota planeada pelo C47 desaparecido. Do alto, a floresta amazónica revelava a sua face mais intimidante, um manto verde e denso que poderia engolir uma aeronave inteira sem deixar vestígios visíveis da superfície.

Não vejo nada de anormal”, reportou Macedo pela rádio após três horas de busca intensiva. A cobertura vegetal é muito densa. Se houve uma queda, os destroços podem estar completamente escondidos pela copa das árvores. Entretanto, na Vila Militar, Helena Costa recebia a visita do capelão da base, Padre António Mendes. religioso, um homem bondoso de meia idade, tinha sido incumbido da delicada missão de informar as famílias sobre o desaparecimento, sem causar pânico desnecessário.

“Minha filha”, disse padre António, segurando suavemente as mãos de Helena. Houve uma interrupção no contacto com a aeronave do seu marido, mas não devemos desesperar. Pode ser apenas um problema técnico no rádio. Helena sentiu o mundo vacilar. Seus olhos, normalmente tão serenos, encheram-se de lágrimas contidas. Ela conhecia os riscos da profissão do marido, mas sempre acreditara que a A experiência de Ernesto seria suficiente para o trazer de volta para casa.

Ele Eles estão à procura? Perguntou a Helena, a voz embargada. Sim, a minha filha. Duas aeronaves já estão na região e mais equipas serão enviadas, se necessário. A notícia do desaparecimento espalhou-se rapidamente pela pequena comunidade militar. Outros pilotos, mecânicos e as suas famílias uniram-se numa corrente silenciosa de apoio e esperança.

Era assim que funcionava aquela comunidade isolada no coração da Amazónia. Nos momentos difíceis, todos se tornavam uma família só. Durante cinco dias consecutivos, as buscas aéreas intensificaram-se. As aeronaves da FAB sobrevoaram milhares de quilómetros quadrados de floresta, seguindo cada rio, cada clareira, cada possível local onde os destroços poderiam ter caído.

Equipas terrestres foram organizados, mas a imensidão da região e a dificuldade de acesso tornavam à procura uma tarefa quase impossível. Fernando Tavares, correspondente do jornal A Província do Pará, chegou à base militar no terceiro dia de buscas. Tavares, um jornalista experiente de 38 anos, tinha coberto diversos casos de aviação e compreendia a gravidade da situação.

Os seus cabelos pretos, sempre desalinhados, e a sua caderneta de notas constante, se tornaram presença familiar na base. Comandante Santos disse Tavares durante uma entrevista improvisada. Qual a hipótese mais provável para o desaparecimento? Santos hesitou antes de responder. Como militar, estava habituado à objetividade, mas como ser humano, sentia o peso da responsabilidade sobre os três homens perdidos na floresta.

Podem ser várias causas”, respondeu cuidadosamente. Falha mecânica, condições meteorológicas adversas ou problemas de navegação. A A Amazónia é um território que não perdoa erros, mesmo pequenos. Tavares anotou cada palavra, mas percebia que havia algo mais. A tensão na base era palpável e alguns oficiais demonstravam o nervosismo que ia para além da preocupação normal com companheiros perdidos.

Havia segredos que não estavam a ser revelados à imprensa. Na segunda semana, as buscas oficiais foram reduzidas. A realidade cruel da situação começou a impor-se. Sem pistas concretas, sem destroços visíveis, sem sinais de sobrevivência, as hipóteses de encontrar a tripulação viva tornavam-se praticamente nulas.

O C47 e os seus três ocupantes tinham sido engolidos pela vastidão verde da Amazónia. Helena Costa enfrentou os dias mais difíceis da sua vida. Amigos e vizinhos ofereciam apoio constante, mas nada conseguia preencher o vazio deixado pela incerteza. Não havia corpo para enterrar, não havia explicação para aceitar, apenas o silêncio angustiante de uma despedida que nunca acontecera.

Ele pode estar ferido em algum lugar”, dizia Helena para padre Antônio durante uma de suas visitas semanais, talvez sem condições de sinalizar, mas vivo, Ernesto é forte, é experiente. O sacerdote ouvia com paciência infinita, oferecendo palavras de conforto que ele próprio às vezes duvidava. A fé era tudo o que restava naqueles momentos, mas até mesmo a fé precisava de sustentação diante do mistério impenetrável que havia engolido três vidas.

Os meses se transformaram em anos. Helena Costa nunca se casou novamente. Guardou as fotografias, as condecorações e as memórias de Ernesto como tesouros sagrados, alimentando silenciosamente a esperança de que um dia, a verdade sobre aquele 23 de setembro de 1953 viesse à luz. Fernando Tavares continuou investigando o caso esporadicamente, mas outras notícias ocuparam as primeiras páginas dos jornais.

O desaparecimento do C47 da FAB se tornou mais uma história arquivada nos gabinetes militares, mais um mistério sem solução que a Amazônia guardaria em seu coração verde e impenetrável. 17 de agosto de 2000, região do rio Xingu, interior do Amazonas. Paulo Mendes enxugou o suor da testa com as costas da mão suja de terra.

O calor da tarde amazônica tornava qualquer trabalho uma batalha contra os elementos. Aos 45 anos, Paulo havia passado mais da metade da vida trabalhando na abertura de estradas e no desmatamento para a expansão agrícola, uma atividade que naqueles anos ainda era vista como sinônimo de progresso e desenvolvimento regional.

Naquele dia, sua equipe havia sido contratada para limpar uma área de 200 haar em uma região remota, a cerca de 300 km de alta mira. O terreno era particularmente difícil, com árvores centenárias, cujas raízes se entrelaçavam como uma rede subterrânea complexa. O ronco das motosserras ecoava pela floresta, interrompido apenas pelo canto distante de pássaros e pelo ruído ocasional de galhos se partindo.

Paulo, venha ver isso aqui”, gritou Joaquim Silva, um dos operadores de máquina, apontando para uma depressão no solo, onde sua escavadeira havia tropeçado em algo sólido. Paulo caminhou até o local, pisando cuidadosamente entre as raízes expostas e os galhos caídos. O que viu o fez parar imediatamente. Emergindo da terra escura e úmida, havia uma estrutura metálica corroída, mas claramente artificial.

Não era pedra, não era madeira, era algo que definitivamente não pertencia àquela floresta para as máquinas, ordenou Paulo levantando a mão. O silêncio súbito após o cessar dos motores criou uma atmosfera quase mística no local. Aproximando-se mais da descoberta, Paulo percebeu que se tratava de um pedaço de fuzelagem de aeronave.

O metal estava verde de oxidação, coberto por décadas de humidade e crescimento vegetal. mas ainda assim preservado o suficiente para ser identificável. Suas mãos trêmulas tocaram a superfície fria, sentindo as rebites e as linhas estruturais que só poderiam pertencer a um avião. “Meu Deus!”, murmurou Joaquim, que havia se aproximado. Isso é de um avião.

Paulo assentiu lentamente. Em mais de 20 anos trabalhando na floresta, havia encontrado muitas coisas estranhas, ossos de animais pré-históricos, objetos indígenas antigos, até mesmo destroços de embarcações, mas nunca uma aeronave. A descoberta o deixou simultaneamente fascinado e perturbado. “Continuemca cavando, mas com cuidado”, instruiu Paulo.

“Pode haver mais peças enterradas.” Durante as horas seguintes, a equipe trabalhou meticulosamente, removendo terra e vegetação ao redor do primeiro fragmento. Aos poucos, mais peças emergiram: um pedaço da asa, destroços do motor, fragmentos do trem de pouso. Era como uma escavação arqueológica, revelando camada por camada os vestígios de uma tragédia esquecida.

A descoberta mais impactante veio quando Joaquim encontrou uma mochila de lona, surpreendentemente bem preservada, devido ao ambiente úmido e a proteção oferecida pelos detritos metálicos. Dentro da mochila, Paulo encontrou documentos de voo parcialmente legíveis, mapas de navegação e, mais chocante ainda, uma carteira de identidade militar.

Capitão Ernesto Barreto! Leu Paulo em voz alta. Squinting para decifrar as letras desbotadas. Força aérea brasileira. Joaquim se aproximou para ver melhor. A fotografia na carteira, embora manchada pelo tempo, ainda mostrava o rosto de um homem jovem, sério, com o uniforme impecável da FAB. Era como se uma janela para o passado tivesse se aberto diante deles.

“Olha aqui”, disse Joaquim, apontando para outros objetos espalhados pelo local. tem mais uniforme, óculos de aviador, até mesmo uns instrumentos do avião. Paulo examinou cada item com o cuidado de quem manipula relíquias históricas. Entre os destroços, encontrou uma bússola militar ainda funcional, pedaços de um rádio de bordo e, mais entusiasmante ainda, um logbook de voo com várias páginas preenchidas com a caligrafia cuidadosa de um piloto profissional.

As últimas anotações no logbook eram datadas de setembro de 1953. A descoberta começava a formar um puzzle temporal que atravessava quase cinco décadas. “Precisamos comunicar isso às autoridades”, disse Paulo, guardando cuidadosamente os objetos mais importantes. Esse avião desapareceu há 47 anos. Com certeza que tem família à procura.

Nessa noite, na pequena cidade de Altamira, Paulo telefonou para a Polícia Federal e para a base aérea mais próxima. A notícia da descoberta espalhou-se rapidamente pelos canais oficiais, chegando finalmente aos gabinetes de Brasília, onde os funcionários da Força Aérea começaram a consultar arquivos quase esquecidos.

Em Belém, Fernando Tavares, agora com 85 anos e aposentado da carreira jornalística, recebeu um telefonema de um antigo colega da redação. Fernando, recorda-se daquele caso do avião da FAB que cobriu nos anos 50? Encontraram os destroços na floresta. O jornalista reformado sentiu um arrepio percorrer-lhe a espinha.

Depois de quase meio século, o mistério que tinha assombrado a sua carreira finalmente ganhava um novo capítulo. Helena Costa, agora viúva oficial aos 78 anos, recebeu a visita de um oficial da Força Aérea em a sua casa simples em Belém. O mesmo padre António, agora muito idoso, acompanhou-a durante a conversa difícil.

“Senora Costa”, disse o responsável, removendo respeitosamente o seu cap. Encontramos os destroços da aeronave do seu esposo. Depois de todos estes anos, finalmente sabemos onde está o capitão Barreto. Helena permaneceu em silêncio durante longos minutos, as lágrimas correndo livres pelas rugas que o tempo desenhara no seu rosto.

Era o fim de uma espera de 47 anos, mas também o início de uma nova fase de luto e talvez de compreensão. “Ele sofreram?”, perguntou Helena com a voz embargada. Pelas evidências iniciais, a queda foi instantânea respondeu o oficial. Não houve sofrimento. Era uma resposta parcial, uma consolação limitada. Mas depois de quase cinco décadas de incerteza, qualquer informação concreta parecia um presente precioso.

A investigação oficial dos destroços começou três dias após a descoberta de Paulo Mendes. Uma equipa multidisciplinar composta por especialistas da aeronáutica, peritos da Polícia Federal e arqueólogos forenses, foi enviada para o local remoto no interior do Amazonas. O trabalho de escavação e análise revelaria não só as circunstâncias da queda, mas também segredos que tinham sido enterrados juntamente com a aeronave.

O coronel Roberto Farias, especialista em investigação de acidentes aéreos, assumiu o comando da operação. Farias, um homem meticuloso de 52 anos, tinha investigado dezenas de casos semelhantes ao longo da sua carreira, mas nunca um com tanto tempo decorrido entre o acidente e a descoberta. “O estado de conservação é surpreendente”, comentou Farias, examinando os destroços principais, a humidade amazónica e a cobertura vegetal.

funcionaram como uma espécie de proteção natural. Vamos conseguir muitas informações. Durante duas semanas, a equipa trabalhou incansavelmente no local da queda. Os destroços foram cuidadosamente mapeados, fotografados e catalogados. Cada peça contava parte da história final do Douglas C47, que tinha desaparecido naquela manhã de setembro de 1953.

A primeira revelação importante veio da análise da estrutura da aeronave. O padrão de fragmentação e a distribuição dos destroços indicavam que o avião tinha embatido contra o solo em ângulo acentuado a alta velocidade. Não havia sinais de explosão ou incêndio antes do impacto, descartando hipóteses de sabotagem ou falha catastrófica dos motores.

“Por aqui”, disse o sargento técnico Marcos Pereira, apontando para os instrumentos de navegação recuperados. Os altímetros e as bússolas estavam a funcionar normalmente. Não foi erro de navegação. Mais intrigante ainda foi a descoberta do rádio de bordo. Apesar dos danos causados pelo impacto e pelo tempo, os técnicos conseguiram recuperar partes do equipamento que indicavam funcionamento normal até ao momento do acidente.

A interrupção das comunicações não tinha sido causada por falha técnica. A análise meteorológica dos arquivos de 1953 trouxe a primeira pista real sobre as causas do desaparecimento. Dr. Carlos Mendoza, meteorologista especialista em clima amazónico, foi chamado a consultar os registos históricos daquele período. “Vejam isto”, disse o Dr.

Mendoza, apontando para gráficos e mapas meteorológicos da época. No dia 23 de Setembro de 1953, uma frente de tempestade severa se formou rapidamente sobre o rio Tapajós, exatamente na região onde o avião perdeu o contacto. Os registos indicavam a formação súbita de uma célula de tempestade com ventos até 150 km/h, chuva intensa e turbulência severa, condições meteorológicas que poderiam facilmente abater uma aeronave da época, mesmo pilotada por aviadores experientes.

Tempestades amazónicas podem formar-se em questão de minutos”, explicou o Dr. Mendonça. Em 1953, os recursos de previsão meteorológica eram muito limitados. É provável que a tripulação tenha sido surpreendida por condições climáticas extremas, mas a descoberta mais emocionante aguardava nos objetos pessoais recuperados dos destroços.

Entre os pertences do sargento Sérgio Amaral, os os investigadores encontraram um caderno de anotações pessoais, parcialmente preservado dentro de um saco impermeável. As últimas páginas do caderno conham anotações feitas durante o próprio voo fatídico. Com caligrafia cuidadosa, Amaral tinha registado observações sobre as condições de voo, a paisagem vista de cima e até mesmo comentários descontraídos sobre a conversa entre os tripulantes.

8:30 Bom tempo, excelente visibilidade. O Capitão Barreto comentou a beleza da floresta vista de cima. Tenente Azevedo brincou dizendo que deveria ter trazido uma máquina fotográfica. 8:45. Nuvensonte sul. Capitão alterou ligeiramente a rota para evitar possíveis chuvas. 8:50. Ventos ficando mais fortes. Turbulência ligeira.

Capitão pediu-me para verificar o contacto com a base. A última anotação estava incompleta, interrompida abruptamente. 8:52. Tempestade à frente mais forte que o esperado. Capitão decidiu. A frase nunca foi terminada. Era como se a história tivesse sido congelada no momento exato em que o drama se desenrolava no cockpit da aeronave.

Fernando Tavares, apesar da idade avançada, fez questão de acompanhar as descobertas finais da investigação. O jornalista reformado, que havia dedicado décadas questionando-se sobre o destino daqueles três homens, podia finalmente fechar o círculo da história. “É reconfortante saber que não houve negligência ou erro humano”, comentou Tavares, folando cuidadosamente o caderno de Amaral.

“Fizeram tudo bem, mas a natureza foi mais forte. As análises forenses confirmaram que os três tripulantes morreram instantaneamente no impacto. O capitão Ernesto Barreto, o tenente Luís Azevedo e o sargento Sérgio Amaral foram encontrados nas suas posições de trabalho, indicando que continuaram tentando controlar a aeronave até ao último segundo.

Helena Costa, acompanhada por familiares e pelo idoso padre António, visitou o local da descoberta três meses após a investigações. A viagem até à região remota foi difícil para uma mulher de a sua idade, mas ela fez questão de conhecer o local onde o seu marido havia passado os últimos 47 anos. “Agora ele pode descansar em paz”, disse Helena, colocando flores sobre o local onde tinham sido encontrados os destroços.

E eu também. O relatório oficial da investigação concluiu que o Douglas C47 da Força Aérea Brasileira, prefixo Fab 2108, foi vítima de condições meteorológicas extremas que se desenvolveram rapidamente sobre a floresta amazónica. A tripulação, composta por aviadores experientes e competentes, fez tudo o que estava ao seu alcance para salvar a aeronave, mas as forças da natureza se mostraram irresistíveis.

Paulo Mendes, o trabalhador rural que descobriu os destroços, recebeu uma homenagem oficial da Força Aérea pela sua contribuição para o encerramento de um dos maiores mistérios da aviação militar brasileira. Para ele, a descoberta significava mais do que o reconhecimento. Era a sensação de ter devolvido dignidade a três homens que serviram o seu país até ao último momento.

Os destroços do C47 foram recuperados e transportados para um museu da aviação em Brasília, onde hoje servem de memorial aos tripulantes que perderam a vida naquela longínqua manhã de setembro de 1953. Uma placa de bronze regista os seus nomes e lembra que mesmo nas profundezas da floresta amazónica, os heróis nunca são verdadeiramente esquecidos.

A história do avião da FAB, que desapareceu em 1953 e foi encontrado 47 anos depois, tornou-se mais do que um caso resolvido. Tornou-se um símbolo da perseverança humana, da força das famílias que nunca desistem e do poder da natureza que, ao mesmo tempo que cobra o seu preço, também preserva a memória daqueles que ousaram desafiar os seus domínios.

47 anos depois, o silêncio tinha sido finalmente quebrado. A floresta amazónica havia devolvido os seus segredos, permitindo que três almas corajosas encontrassem finalmente o descanso que mereciam. M.

Disclaimer: This story is fictional and created for entertainment purposes only. Any names, characters, places, or events are fictitious or used fictitiously. No real person or organization is intended to be portrayed.

Recommended for You

View Archive arrow_forward