APÓS O ENTERRO DO MEU SOBRINHO… CARREGUEI UMA CULPA ATÉ RECEBER UM RECADO NO CEMITÉRIO

No funeral do meu sobrinho, no ano 2000, no cemitério municipal de Bauru, fiz uma coisa que ninguém esperava. Eu parei à frente da mãe e do padrasto e disse o que vinha aguardando havia meses. Nos dias que vieram, senti um peso crescer. Eu já não conseguia dormir direito. Houvia passos dentro de casa e um sussurro que eu jurava reconhecer.

Até que não aguentei mais e voltei ao seu túmulo para pedir perdão. E foi aí quando eu já estava de saída, que uma desconhecida se aproximou de mim e contou-me uma coisa que nunca esqueci. O meu nome é Ivone Aparecida Rodrigues, Tenho 69 anos e esta é a minha história em minutos. Soube da morte do meu sobrinho de uma forma quase acidental.

Não foi a minha família que me contou. Foi uma conhecida, amiga em comum com a mãe dele, que me ligou a perguntar se eu já tinha tido conhecimento da tragédia. Fiquei muda por um instante, sem compreender do que ela estava a falar. Quando ela repetiu o seu nome, tudo dentro de mim pareceu parar.

Não fui avisada oficialmente por ninguém daquela casa, uma vez que já fazia algum tempo que a mãe do meu sobrinho tinha cortado relação comigo. Mas, mesmo assim, no dia do funeral, eu arranjei-me e fui. Cheguei ao cemitério municipal de Bauru, ainda com o coração apertado, tentando perceber como é que aquilo podia estar a acontecer de verdade.

O clima do local era pesado, da forma que só um funeral de uma criança consegue ser. Havia pouca gente reunida perto da cova, todos com o rosto fechado. O caixão era pequeno e vinha sendo levado lentamente pelos homens da agência funerária. Fiquei parada um pouco mais longe, olhando para aquilo se aproximar da terra aberta, sem conseguir acreditar que era o meu sobrinho ali dentro.

Foi então que avistei os dois, a mãe do menino e o padrasto, lado a lado, recebendo as condolências de quem chegava. E o que mais me incomodou naquele momento não foi vê-los ali parados, foi o jeito que os dois tinham. Era como se nada de grave tivesse acontecido de verdade. Uma pessoa que tinha acabado de perder um filho não fica assim pensei eu, olhando para a mãe do meu sobrinho, recebendo um aperto de mão atrás do outro, quase sem expressão nenhuma no rosto.

Alguma coisa foi apertando dentro do meu peito, enquanto eu ficava ali parada, a olhar para aquela cena. Eu não me consegui conter. Meus pés andaram antes mesmo de eu decidir o que ia fazer. Fui ter com os dois, à frente de toda a gente que estava reunido perto da cova, e parei mesmo de frente para a mãe do meu sobrinho.

Foi nela que fixei os olhos. Não olhei para o marido dela naquele instante. Olhei só para ela com uma raiva que nem sabia que carregava até esse momento se abrir daquele jeito. Escolheu-o no lugar do próprio filho”, disse eu com a voz tremendo. “E agora o meu sobrinho está dentro daquela caixa”. O silêncio que veio depois daquela frase durou apenas um segundo, mas pareceu-me bem mais longo.

Ninguém ali esperava aquilo, acho eu. Nem eu própria esperava ter coragem para dizer em voz alta o que me vinha consumindo por dentro há meses. Ela não aguentou aquilo. Começou a gritar, mandando que me tirassem dali, dizendo bem alto que eu não era bem-vinda no funeral do filho dela. A voz dela saía embolada, misturada com um choro que eu não soube dizer se era de dor a sério ou só de raiva por eu ter dito aquilo na frente de todos.

Enquanto ela gritava, Reparei que várias pessoas ao redor tinham parado o que estavam a fazer para olhar. Uns coxixavam entre si, outros apenas ficaram parados, sem saber o que fazer com aquela cena, que tinha acabado de se formar mesmo no meio do velório. O padrasto não disse uma única palavra, apenas baixou a cabeça, olhando fixamente para o chão, como se aquilo tudo não tivesse nada a ver com ele.

Duas pessoas vieram e seguraram-me pelos braços, tentando me afastar da cova antes que as coisas piorassem ainda mais entre mim e a mãe do menino. Eu não resisti muito. Só deixei que me levassem para um pouco mais longe, ainda a tremer por dentro. O padre, que já estava a terminar as orações, apressou tudo depois daquilo. A cerimónia, que já era curta, ficou ainda mais rápida por minha causa.

Em poucos minutos, já estava tudo encerrado e as as pessoas começaram a afastar-se da cova, olhando de soslaio para mim. Uma rapariga que eu não conhecia aproximou-se e perguntou baixinho quem eu era pro menino. Expliquei que era irmã do pai dele, que também já tinha morrido ainda jovem alguns anos antes desse dia. Contei também, sem entrar em muitos pormenores, que a mãe do meu sobrinho nunca tinha tido uma boa relação com a nossa família, com o lado do pai dele.

Mesmo assim, sempre fiz questão de manter o contacto, mesmo que fosse pouco, nem que fosse só de vez em quando. E foi assim que s meses antes daquele enterro, levei o menino a passear comigo numa tarde de sábado. Ele tinha 7 anos, era cheio de energia, contando histórias da escola o caminho todo. E foi neste passeio que ele soltou quase sem querer uma frase que nunca mais consegui esquecer.

Ele disse que o o seu padrasto não era um homem bom. Aquilo deixou-me preocupada na hora, mas tentei não demonstrar demasiado na frente dele. Procurei a mãe dele assim que Consegui uma oportunidade, tentando perceber com calma o que estava a acontecer dentro daquela casa. Encontrei uma barreira logo de início. Ela ficou nervosa, quase alterada, e negou qualquer problema.

disse que o marido dela só era um pouco mais firme com o menino, nada mais, e que eu não precisava de me preocupar. No fundo, eu sempre desconfiei que ela sabia de mais coisas do que admitia para mim. Mas aquele homem dava-lhe tudo o que ela sempre quis. satisfazia cada vontade dela, cada capricho. Isso pesava mais na cabeça dela do que qualquer suspeita que ela pudesse ter sobre o jeito dele tratar o próprio aquela conversa acabou por ser a última vez que vi o meu sobrinho vivo.

Pouco tempo depois, a mãe cortou relação comigo por completo. Não recebi mais ligação, nem visita, nem qualquer notícia direta daquela casa. Foi assim que fiquei de fora de tudo, inclusive da sua própria morte, sabendo só pelos amigos que ainda restavam em comum entre eu e ela. Voltei para casa nessa noite depois do enterro, ainda sentindo o corpo pesado de tudo aquilo.

Não era só a dor de ter perdido o meu sobrinho, era outra coisa também, um peso diferente que ainda não sabia nomear direito, nem para mim própria. Nos dias depois do enterro, comecei a notar que alguma coisa parecia mudar assim que a noite chegava. Durante o dia, conseguia-me distrair, cuidar da casa, conversar com os vizinhos, resolver as coisas simples do dia a dia.

Mas quando o sol começava a baixar, uma inquietação tomava conta de mim, diferente de tudo o que já tinha sentido antes na vida. Eu vivia sozinha há muitos anos, desde que os filhos saíram de casa e a rotina foi-se alterando aos poucos. Nunca tinha-me incomodado com isso. Sempre Gostei do silêncio da minha casa, do forma calma que a noite trazia depois de um dia cheio de tarefas.

Mas naquela altura, aquele mesmo silêncio começou a pesar de uma forma que eu não conseguia explicar direito. Eu ainda sofria muito com a perda do meu sobrinho. Isso era esperado. E eu sabia lidar com a dor de um modo ou de outro, da forma que a as pessoas aprendem a lidar com essas coisas ao longo da vida.

O que eu não sabia lidar era com a culpa que vinha junto, insistente, sem me dar descanso nenhum. Ficava a pensar sem parar se tinha feito tudo o que podia por aquele menino, se tinha insistido o suficiente com a A mãe dele naquela conversa que tinha terminado tão mal, se existia alguma coisa mais que eu poderia ter dito ou feito nesse passeio s meses antes, quando me contou o que contou sobre o padrasto.

Foi nessa mesma semana que Comecei a acordar de madrugada, de repente, assustada e ofegante, como se tivesse alguma coisa dentro do meu próprio quarto comigo. O coração disparava forte e eu ficava parada na cama, sem coragem nenhuma para mexer, à espera que aquilo passasse de algum jeito. Não sabia dizer o que me acordava daquele jeito tão brusco.

Não era um ruído específico que eu conseguisse apontar. Nenhum sonho que me lembrasse depois com clareza. Era só aquela sensação repentina, demasiado forte para ignorar, que me tirava do sono antes da hora, deixando o peito apertado durante um bom tempo depois. Ficava deitada no escuro, à espera que o coração acalmasse de novo, contando segundos sem querer.

Às vezes demorava apenas alguns minutos. Às vezes parecia demorar a madrugada inteira para passar. E só depois de tudo se acalmar é que o sono regressava. Sempre um sono mais fraco, mais cansado do que o de costume. Noutras noites, o que me tirava do sossego eram os passos. Escutava muito baixinho alguém a andar dentro de casa.

Sempre quando eu já estava deitada, já quase a adormecer de vez. O som vinha do corredor ou às vezes parecia vir da sala, sempre baixo, sempre curto, sempre difícil de localizar direito. Eu levantava-me para verificar, com o coração na mão, andando devagar por cada divisão da casa e nunca encontrava nada fora do lugar.

Nenhuma janela aberta, sem porta destravada, nada que explicasse aquele som que eu tinha a certeza absoluta de ter escutado ali tão perto de mim. Voltava paraa cama sem perceber nada, tentando convencer-me de que tinha sido apenas imaginação, ou talvez a própria casa se acomodando, do jeito que as casas mais antigas costumam fazer barulho durante a noite.

Mas os passos voltavam noutra noite e depois noutra, sempre do mesmo modo, discreto e incómodo. Uma dessas noites, eu caminhava pelo corredor da minha casa para me ir deitar, quando senti um arrepio percorrer o meu corpo inteiro, do nada, sem explicação nenhuma que fizesse sentido. Parei no meio do corredor, sem conseguir dar mais um passo sequer por alguns segundos longos.

Foi ali, juntamente com aquele arrepio, que Ouvi um sussurro baixo, quase inaudível, quase como um fio de voz. Não consegui perceber nenhuma palavra do que era dito, mas jurei de imediato reconhecer aquele tom de uma criança. O coração disparou de um modo diferente do das madrugadas.

Fiquei parada, a olhar para o corredor vazio à minha frente, à espera escutar de novo aquele som. Mas nada mais veio depois daquilo, só o silêncio pesado da casa. E eu ali sozinha tentando perceber o que tinha acabado de acontecer comigo naquele instante. Aquilo tudo foi-me destruindo aos poucos, dia após dia. Eu não conseguia mais dormir direito, acordando sempre no meio da noite, sempre com aquela sensação de que alguma coisa não estava certo dentro da minha própria casa.

E também já não conseguia comer direito, sem apetite nenhum, mesmo às refeições mais simples do dia-a-dia, que sempre Gostei de fazer com calma. Uma vizinha, numa manhã qualquer, comentou comigo que estava com outra cara, mais magra, mais cansada do que o habitual. Eu disse a ela que era apenas a dor de ter perdido o menino e que aquilo ia passar com o tempo, como sempre passa.

Mas no fundo sabia que era mais do que apenas a dor de sempre que já conhecia. Era como se a culpa por não ter feito mais por ele estivesse aos poucos a cair em cima de mim, noite após noite, sem me dar tréguas nenhuma sequer. Cada passo escutado, cada arrepio sentido parecia carregar um pedaço daquele sentimento que eu não conseguia colocar para fora de dentro de mim.

Eu não contava nada disto para ninguém. nem para as minhas amigas mais próximas, nem para ninguém da família que ainda me restava depois de tantos anos. Tinha medo que pensassem que a a minha dor tinha-se tornado outra coisa, alguma espécie de confusão que vinha da idade ou do luto mal resolvido dentro de mim.

Fui guardando tudo aquilo só para mim mesma, noite após noite, sem saber direito o que fazer com aquele peso que só crescia. Cada manhã acordava mais cansada do que no dia anterior, tentando levar a vida para a frente da forma que dava, mesmo sem compreender bem o que estava a acontecer comigo naquela fase. Chegou uma noite em que simplesmente não consegui mais fingir que estava tudo bem, nem comigo própria, nem com mais ninguém.

estava deitada, sem sono nenhum de novo, olhando para o tecto escuro do quarto, pensando em tudo o que tinha acontecido desde aquele enterro que mudou tudo. Foi aí, entre o cansaço e o desespero que já não me largava, que uma ideia foi ganhando forma dentro de mim, forte, quase como uma certeza que não podia ignorar. Eu precisava ir até à campa do meu sobrinho.

Precisava de pedir perdão por não ter feito mais por ele. Não sabia explicar bem de onde tinha vindo aquela vontade tão forte, tão de repente. Só sabia que se eu não fosse até lá, aquele peso ia continuar a consumir-me noite após noite, sem parar nunca verdadeiramente. E foi com essa decisão já tomada dentro de mim que finalmente consegui fechar os olhos naquela madrugada.

Ao amanhecer, Eu já estava de pé, vestida, pronta para sair de casa, diretamente para o cemitério. Assim, peguei nas minhas coisas e saí demora, ainda com a rua quase vazia aquela hora tão cedo da manhã. O ar estava fresco, quase frio, e eu andava sem prestar muita atenção ao caminho, só focada em chegar até onde precisava chegar de qualquer maneira.

Cheguei ao cemitério municipal de Bauru, pouco depois e caminhei devagar pelos corredores, entre os túmulos, até chegar na ala onde o meu sobrinho estava enterrado. Quanto mais perto eu ficava daquele lugar específico, mais lentos os os meus passos foram ficando, como se o próprio corpo estivesse a resistir a se aproximar dali.

Parei em frente à lápide dele, finalmente, depois de tanto tempo pensando naquele momento durante a noite inteira. E o que eu senti ali de início não foi bem o que eu esperava sentir. Não veio choro logo de início, nem desespero. Veio uma espécie de vazio por dentro. Difícil de explicar mesmo até hoje, tantos anos depois. Respirei fundo, olhando fixamente para o nome dele gravado na Pedra Fria dessa manhã, Víor Emanuel Rodrigues.

Fiquei ali parada, sem conseguir largar qualquer palavra durante um bom tempo, só olhando aquelas letras gravadas. Foi só depois deste silêncio inicial que as palavras começaram a voltar para dentro de mim, soltas, desorganizadas, sem qualquer ordem certa para seguir. Não era um discurso preparado, nada que eu tivesse ensaiado no caminho.

Era mais parecido com um desabafo puro. Das coisas que eu vinha guardando havia semanas dentro do peito. Ajoelhei-me lentamente em frente ao túmulo, com as mãos tremendo enquanto eu tocava a lápide gelada com a ponta dos dedos. As pernas doíam um pouco assim que dobrei os joelhos, mas nem prestei muita atenção nisso naquele momento.

Tomada por tudo o que estava a sentir ali dentro. Comecei a pedir perdão em voz baixa e a a minha própria voz saiu fraca, quebrada, da maneira que eu nunca tinha falado desde o dia do seu funeral. Falei sobre o passeio que tínhamos feito juntos, sobre a frase que ele me tinha dito naquela tarde, sobre a conversa que a mãe recusou ouvir direito depois.

Enquanto falava sem parar, um frio invulgar subindo pelo meu corpo inteiro, mesmo com o sol já bem alto nessa manhã, batendo forte nas lápides em redor de onde eu estava. Aquele frio não combinava em nada com o calor que já fazia ali fora àquela hora, e isso fez-me deixou-a ainda mais confusa por dentro. Semicerrei os olhos, tentando segurar as lágrimas que já vinham descendo sem controlo pelo rosto.

E foi nesse instante que senti as mãos formigarem em cima da terra molhada de orvalho, um formigueiro estranho que subia dos dedos até ao pulso, sem eu conseguir perceber de onde vinha aquilo. Continuei falando, contando tudo o que tinha guardado durante tanto tempo, tudo o que eu não tinha dito antes a ninguém em voz alta.

Falei da culpa que me consumia desde esse enterro, da vontade que eu tinha de ter feito mais, de ter insistido mais uma vez com a mãe naquela conversa negada. Falei também sobre as noites sem dormir, sobre os passos que eu ia ouvindo dentro de casa, sem saber explicar o que era aquilo. Contei-lhe ali ajoelhada, que já não sabia o que fazer com aquele peso que só crescia dentro de mim desde que ele tinha partido.

Depois de dizer tudo o que tinha para dizer nessa manhã, pedi perdão mais uma vez, num fio de voz quase inaudível, até para mim mesma. esperei ainda ali ajoelhada, sentindo o coração bater forte dentro do peito, à espera de alguma coisa que eu nem sabia nomear direito naquele instante. Esperava sentir algum tipo de alívio depois de tudo aquilo, depois de finalmente ter posto para fora o que vinha sufocando-me há tanto tempo dentro de mim.

Mas o peso não passou de jeito nenhum. Pelo contrário, pareceu ficar ainda mais pesado do que estava quando eu tinha chegado ali àquela manhã cedo. Fiquei ajoelhada por mais um tempo, sem compreender aquela sensação que só crescia dentro de mim, mesmo depois de ter dito tudo o que precisava de ser dito naquele momento.

Era como se aquele lugar não estivesse satisfeito com as as minhas palavras sozinhas, como se faltasse alguma coisa que eu ainda não sabia o que era. O sol continuava a bater forte lá fora e eu sentia o suor descendo pela testa, misturado com as lágrimas que não paravam de cair pelo rosto. Fiquei ali presa entre a exaustão do corpo cansado e aquele peso que teimava em não ir embora de maneira nenhum, por mais que tivesse pedido perdão.

Olhei mais uma vez para o nome gravado na pedra, tentando perceber o que ainda faltava dizer. Mas nenhuma palavra nova veio-me à cabeça naquele momento. Só o cansaço, só o peso, só aquela sensação de estar incompleta mesmo depois de ter aberto o coração inteiro. Depois de um tempo que pareceu bem mais longo do que realmente foi, decidi que precisava de me levantar dali.

As pernas estavam dormentes de tanto tempo, ajoelhada na terra fria, e eu me apoiei na própria lápide para conseguir voltar a ficar de pé, ainda meio zonza com tudo o que tinha sentido naquela manhã. Limpei o rosto com as costas da mão, tentando organizar os pensamentos antes de pensar em ir embora dali de vez.

Não percebia porque é que aquilo tudo não tinha aliviado nada dentro de mim depois de ter dito tudo o que queria falar para ele nessa manhã. exausta, sem forças, nem para continuar a compreender aquele sentimento estranho que insistia em ficar, comecei a virar-me lentamente para ir embora do cemitério de uma vez. Foi mesmo nesse instante, ainda de costas para o túmulo dele, que percebia alguém se aproximando-se lentamente pelo corredor entre as lápides ali perto.

Fiquei parada por um segundo, sem saber bem o que fazer, tentando ver melhor quem vinha na minha direção àquela hora ainda de manhã cedo. O coração que já tinha batido tanto naquele dia inteiro, deu mais uma forte acelerada, à espera para ver quem era. Conforme a pessoa foi-se aproximando aos poucos, vi que era uma senhora simples, com cerca de 60 e poucos anos, com um vestido leve e um lenço atado no cabelo.

Nada nela chamava a atenção de longe. parecia só mais uma qualquer visitante daquele cemitério ali para cuidar de algum túmulo da própria família. Ela caminhava calmamente entre as lápides, olhando de vez em quando pros nomes gravados nas pedras, como quem já conhecia bem aquele caminho de tanto percorrer. Eu fiquei parada onde estava, ainda a recompor-me, esperando que ela passasse por perto, sem imaginar o que viria a seguir.

Ela se aproximou-se de mim com um passo calmo e assim que chegou suficientemente perto, me deu os pêes com uma naturalidade que só quem já viu muita dor na vida consegue ter. Falou baixinho, olhando para o túmulo atrás de mim, sem parecer curiosa demais, nem invasiva com as palavras. Expliquei-lhe, ainda meio sem voz depois de tudo o que tinha chorado, que o menino ali enterrado era o meu sobrinho.

Agradeci as condolências, tentando parecer mais composta do que eu realmente estava naquele momento, depois de tudo o que tinha vivido ajoelhada na terra fria. Ela ficou mais um instante ali perto, olhando para lápide com um jeito quieto. E eu já me estava a preparando-me para continuar o meu caminho, achando que aquele encontro tinha sido apenas isso mesmo, uma troca rápida de gentilezas entre duas estranhas dentro de um cemitério qualquer.

Quando eu já estava quase a virar costas para ir embora de vez daquele lugar, ela me chamou de volta com uma frase simples, dita quase em sussurro, da forma que a as pessoas falam quando não querem assustar ninguém. Parei logo, sem saber direito o que esperar do que viria a seguir. “Sonhei com este menino”, ela disse, olhando diretamente para mim, com um jeito sério no rosto que não tinha antes, quando só me tinha dado os pêames.

O corpo inteiro gelou na hora em que eu ouvi aquilo ali parada no meio do corredor dos túmulos. Fiquei sem conseguir dizer nada por alguns segundos, esperando que ela continuasse com o coração a bater tão forte que eu quase conseguia escutar as batidas. Ela continuou a falar com calma, contando que no sonho o menino tinha conversado com ela de uma forma clara, sem pressas.

Disse que ele tinha dito, sem deixar dúvida nenhuma, que eu não tive culpa de nada do que tinha acontecido em momento nenhum daquela história toda que eu carregava. Fiquei ali sem reação nenhuma, escutando cada palavra que saía da boca daquela mulher que eu nunca tinha visto antes na vida. Ela disse também que no sonho parecia feliz, tranquilo, junto do pai, que também já tinha partido muitos anos antes daquele dia.

E então ela completou, ainda com aquele mesmo jeito calmo de falar, olhando-me profundamente nos olhos, que aquilo que me andava a tirar o sono, aquela sensação que vinha sentindo dentro de casa há semanas, era algo mal, mas que ele, o menino, ia sempre estar por perto, a cuidar de mim, a me protegendo.

Ao escutar aquilo, senti as pernas fraquejarem de novo, mais fracas ainda do que quando me tinha levantado da terra minutos antes. As as lágrimas vieram sem que eu conseguisse segurar nem um bocadinho daquela vez. Chorei ali mesmo em frente daquela desconhecida, sem vergonha nenhuma do que estava a sentir naquele momento tão forte.

Sem pensar muito no que estava fazendo, abracei aquela senhora com força, como se ela fosse alguém que eu já conhecia há anos, alguém de confiança de verdade. Ela retribuiu o abraço com um carinho que parecia genuíno, deixando-me chorar tudo o que precisava de chorar naquele instante, sem pressa nenhuma de me soltar. entre lágrimas, ainda abraçada a ela.

Eu disse que não acreditava na coincidência nenhuma daquele tipo, que aquilo tudo só podia ter sido obra do meu sobrinho, guiando aquela mulher até mim naquela manhã, precisamente para entregar aquele recado que eu tanto precisava de escutar depois de tudo. Ela não discordou de mim em momento algum, nem tentou explicar aquilo de outra forma mais racional.

só ficou ali a segurar a minha mão por um instante, deixando aquele momento acontecer sem pressas, sem interromper o que eu estava a sentir naquele encontro tão inesperado. Depois de um tempo parada ali comigo, despediu-se, com bondade, e seguiu o seu próprio caminho, voltando para o corredor entre os túmulos, de onde tinha vindo antes.

Fiquei parada ali, observando-a afastar-se aos poucos, ainda sem acreditarem devidamente no que me tinha acabado de acontecer. Fiquei mais uns minutos sozinha perto do túmulo, tentando organizar tudo aquilo dentro da cabeça, antes de finalmente juntar forças para ir embora dali de vez. O sol já estava bem mais alto no céu e o cemitério ia aos poucos recebendo mais gente pelas alas.

Voltei para casa naquele dia diferente de como tinha saído de manhã horas antes. O corpo ainda cansado, é certo, mas por dentro alguma coisa tinha mudado de verdade, de uma forma que eu não sabia explicar devidamente, nem com as melhores palavras que eu tinha. Naquela noite deitei-me mais cedo do que o habitual, ainda a pensar em tudo o que aquela senhora me tinha contado horas antes.

E pela primeira vez, desde o enterro do meu sobrinho, não ouvi passo nenhum dentro de casa, nenhum arrepio, nenhum sussurro, nada que me tirasse do sono antes da hora certa. Dormi a noite inteira de um jeito que eu já nem lembrava mais como era depois de tanto tempo. E nos dias que vieram depois daquela manhã no cemitério, aquele peso que tinha me acompanhado desde o velório simplesmente não voltou mais, como se tivesse ficado para trás, junto com aquela conversa breve entre duas desconhecidas.

Trs anos já tinham se passado desde a morte do meu sobrinho. Eu continuava visitando o túmulo dele de vez em quando, sempre com flores, sempre em silêncio, sem mais aquela urgência desesperada que me levou até lá naquela manhã. Era só uma visita de carinho, do jeito que qualquer tia faria por um sobrinho tão querido.

Foi numa dessas semanas comuns, sem nada de diferente no ar, que recebi uma ligação de uma amiga. A voz dela do outro lado da linha já vinha carregada de um jeito estranho, como quem tem uma notícia difícil para dar. Ela me contou, sem rodeios, que a mãe do meu sobrinho tinha morrido. Não foi doença, nem acidente.

Foi o próprio marido dela que tinha feito aquilo depois de uma briga dentro de casa. O choque foi imediato, um frio subindo pelo corpo de um jeito que eu não sentia há muito tempo. Fiquei muda por alguns segundos, incapaz de formar qualquer palavra, enquanto a amiga continuava contando os detalhes que ela mesma tinha ficado sabendo.

Aquele homem foi preso ainda naquela mesma noite, segundo ela me contou, a vizinhança inteira tinha escutado a briga e a polícia não chegou a tempo. Não houve chance nenhuma de socorro para ela. Aquilo me deixou sem chão, mesmo depois de tantos anos de distância daquela família. Nas semanas seguintes, fui acompanhando pelas mesmas amigas em comum o andamento do caso, sempre com notícias soltas, sempre incompletas.

Até que veio a informação que eu nunca imaginei que fosse ouvir um dia, mesmo depois de tudo que já tinha vivido com aquela história. Durante o julgamento pelo assassinato da mulher, o homem confessou também outro crime. Confessou que tinha sido ele o responsável pela morte do meu sobrinho anos antes, naquele episódio que a família sempre tratou como um simples acidente doméstico.

Quando aquela notícia chegou até mim, senti um misto de sentimentos que eu não sabia nem como separar direito dentro do peito. Era horror puro por confirmar uma coisa tão grave sobre uma criança que eu tinha amado tanto, mas era também uma espécie de confirmação amarga daquilo que eu sempre soube lá no fundo, mesmo sem provas.

Fiquei sentada na minha cozinha por um bom tempo naquele dia, pensando em tudo que tinha se passado desde aquele passeio, sete meses antes da morte dele, quando ele me contou, ainda menino, que o padrasto não era um homem bom. Pensei também na mãe dele, na escolha que ela fez naquela época de nunca querer enxergar o que estava acontecendo debaixo do próprio teto.

Ela preferiu manter a vida confortável. que aquele homem dava a ela, ao invés de proteger o próprio filho de verdade, como deveria ter feito. Não consegui deixar de sentir uma raiva antiga voltar à tona, a mesma raiva que eu tinha sentido no dia do enterro, quando confrontei ela na frente de todo mundo. Mas junto com aquela raiva, veio também uma pena que eu não esperava sentir por ela depois de tanto tempo.

Tendia ali sentada sozinha naquela tarde, que a mãe do meu sobrinho tinha pagado tarde demais pelo mesmo silêncio que custou a vida do próprio filho dela. O mesmo homem que ela escolheu proteger foi quem também tirou a vida dela anos depois, do mesmo jeito violento. Fiquei imaginando se em algum momento antes daquela última briga, ela tinha finalmente entendido o que tinha feito, o tamanho do erro que carregou por tantos anos, sem admitir para ninguém, nem para ela mesma.

Isso eu nunca vou saber. E aprendi a fazer as pazes com essa dúvida que fica sem resposta. O que ficou mais forte dentro de mim, depois de todo aquele turbilhão de sentimentos, foi uma certeza tranquila que se instalou aos poucos. Meu sobrinho tinha finalmente recebido alguma forma de justiça, mesmo que tivesse demorado tanto tempo para chegar, mesmo que fosse tarde demais para trazer ele de volta.

Aquela confissão no julgamento fechou de um jeito duro, mas necessário, tudo que eu tinha carregado por dentro desde aquele enterro. Não trouxe alívio completo, porque nada nunca traz alívio completo depois da perda de uma criança daquele jeito, mas trouxe um tipo de paz diferente, mais firme, mais definitiva. Aprendi com o passar dos anos a acreditar que meu sobrinho nunca deixou de estar comigo, mesmo depois de tudo que aconteceu naquela época.

Sinto isso de um jeito simples, sem precisar de explicação nenhuma para convencer ninguém do que eu sinto de verdade dentro do peito. Hoje, aos 69 anos, ainda visito aquele túmulo sempre que posso. E cada vez que lá chego, sinto que ele está por perto a cuidar de mim. Se também acredita que sinais como estes nunca são por acaso e que uma criança nunca fica desamparada mesmo depois de partir, escreve aqui em baixo: “Eu acredito”.

E se já viveu alguma situação semelhante, algum sinal que na hora não soube explicar ou uma culpa por sentir que podia ter feito mais por alguém que amava, conta para nós. Que Deus abençoe a sua família e a de todos os que estão assistindo a este vídeo. E que esta semana seja de atenção e cuidado com quem está por perto. E até ao próximo relato.

Disclaimer: This story is fictional and created for entertainment purposes only. Any names, characters, places, or events are fictitious or used fictitiously. No real person or organization is intended to be portrayed.

Recommended for You

View Archive arrow_forward