A Viúva do Café Comprou o Escravo Mais Belo no LeiIão, Mas Descobriu Por Que Ninguém Ousou Dar Lance
Bem-vindo a este percurso por um dos casos mais inquietantes registrados na história de Campinas. Antes de iniciar, te convido a deixar nos comentários de onde você está nos assistindo e a hora exata em que escuta esta narração. Nos interessa saber até quais lugares e em quais momentos do dia ou da noite chegam estes relatos documentados.
Nas terras férteis e onduladas da província de São Paulo, no ano de 1846, quando o aroma do café já dominava os ares e trazia riqueza aos senhores de terra, uma história foi enterrada tão profundamente quanto as raízes dos cafezais que dominavam o horizonte. Era uma época em que a cidade de Campinas se erguia como um dos principais centros da economia cafeeira do império, com suas grandes fazendas e seus sobrados imponentes a abrigar famílias cujos nomes eram sussurrados com reverência e às vezes com temor. A fazenda Monte Alto
era uma das mais prósperas da região, localizada a aproximadamente 15 km do Centro Urbano de Campinas, na estrada que levava ao pequeno povoado de Valinhos. Construída em 1832 pelo coronel Augusto Monteiro, a propriedade se destacava pela casa grande de estilo neoclássico, com suas colunas brancas e amplas varandas, que pareciam observar, como sentinelas silenciosas, os intermináveis cafezais que se estendiam até onde a vista alcançava.
O coronel era conhecido tanto por sua rigorosa disciplina quanto por sua astúcia comercial, características que o haviam transformado em um dos homens mais ricos e temidos da província. Quando Augusto Monteiro faleceu, em dezembro de 1845, vítima de uma febre que o consumiu em menos de uma semana, sua esposa Isabel Monteiro tornou-se a única herdeira de um império.
Com apenas 28 anos, a viúva se viu dona de uma das maiores fazendas de café da província, com mais de 100 escravos e uma produção anual que enchia os cofres da família. Os registros paroquiais da Igreja Matriz de Santa Cruz indicam que o funeral do coronel foi um dos mais concorridos já vistos na região, com a presença de autoridades vindas até mesmo da capital da província.
Isabel Monteiro nunca havia sido uma mulher comum. Filha de um comerciante português estabelecido no Rio de Janeiro, recebera educação formal, algo raro para mulheres daquela época. Sabia ler, escrever e era versada em literatura e música. Habilidades que, somadas à sua beleza discreta e porte e elegante, a tornavam uma figura singular na sociedade campineira.
Seu casamento com Augusto Monteiro, 20 anos mais velho, havia sido arranjado pelo pai, um negócio como tantos outros, que celavam alianças familiares e comerciais. Conforme consta nos registros do cartório de Campinas, apenas três meses após o luto oficial, Isabel Monteiro surpreendeu a todos ao assumir pessoalmente a administração da fazenda, dispensando o capataz que seu marido havia designado para supervisionar os negócios caso algo lhe acontecesse.
De acordo com correspondências trocadas com seu pai, preservadas no arquivo histórico municipal, Isabel escreveu: “Não delegarei a outra em o que posso fazer com minhas próprias mãos. A fortuna que herdei não será dilapidada por homens que julgam uma mulher incapaz de compreender números e negócios.” E assim, contra todas as expectativas e convenções sociais, Isabel Monteiro passou a dirigir pessoalmente a fazenda Monte Alto.
Levantava-se antes do sol, supervisionava a colheita, negociava preços com os compradores e mantinha a disciplina entre os escravos, com a mesma firmeza que seu falecido marido. No início, foi objeto de escárnio e de apostas sobre quanto tempo demoraria para fracassar. Mas logo o respeito, ainda que relutante, começou a substituir as zombarias.
Em março de 1846, um incidente na fazenda viria a mudar o curso dos acontecimentos. Segundo relatos preservados no diário do padre Anselmo, vigário da paróquia local e confessor de Isabel, um incêndio de grandes proporções, destruiu parte da cenzala principal e matou sete escravos, incluindo o feitor Jerônimo, um homem de confiança do falecido coronel, conhecido por sua brutalidade no trato com os cativos.
O registro oficial constante nos arquivos da Câmara Municipal atribuiu o incêndio a um acidente causado por uma lamparina que teria sido derrubada durante a noite. Contudo, rumores persistentes, registrados pelo padre em seu diário, sugeriam que o fogo teria sido ateado propositalmente como forma de vingança contra os maus tratos do feitor.
O fato é que após o incêndio, Isabel Monteiro precisou repor sua mão de obra e para isso dirigiu-se a um leilão de escravos que ocorreria em Campinas no final daquele mês. O leilão aconteceu no dia 27 de março de 1846, no Largo da Matriz, hoje conhecido como Praça Bento Quirino. Era uma sexta-feira de céu limpo e sol intenso, conforme registado no Diário Meteorológico mantido pela administração municipal.
Os leilões de escravos eram acontecimentos comuns naquela sociedade e atraíam tanto Os agricultores da região quanto comerciantes que revendiam seres humanos como se fossem mercadoria. O som do martelo do leiloeiro ecoava pela praça, enquanto homens, mulheres e crianças eram expostos sobre um estrado de madeira para serem examinados como animais.
Segundo o relato de Josefa Bueno, uma senhora livre que trabalhava como costureira para várias famílias abastadas de Campinas e cujas memórias foram registadas pelo seu neto em 1920, a chegada de Isabel Monteiro ao leilão causou burburinho. Era incomum, especialmente uma viúva jovem e rica, frequentasse sozinha este tipo de evento.
Vestida com um trage de montaria azul escuro, com o cabelo castanho apanhado num coque severo, sob um chapéu discreto, ela posicionou-se na primeira fila, ignorando os olhares e comentários. O leilão prosseguia normalmente quando um homem era trazido ao estrado. Segundo a descrição de Josefa, ele era excepcionalmente alto para os padrões da época, com aproximadamente 1,80 cm, ombros largos e uma postura que, apesar das correntes nos pulsos, emanava uma dignidade incomum.
A sua pele era de um tom escuro e brilhante, quase azulado sob o sol, e cicatrizes visíveis nas costas contavam uma história silenciosa de castigos anteriores. Mas o que mais chamava a atenção eram os seus olhos descritos como penetrantes e sem qualquer vestígio de submissão. O leiloeiro anunciou-o como Isaías, um escravo nascido na província de Minas Gerais, com aproximadamente 30 anos.
hábil na lida com animais e no cultivo do café. No entanto, algo estranho aconteceu quando o leiloeiro abriu os lances. Apesar da sua aparente força e saúde, qualidades valorizadas num escravo, nenhum dos presentes se manifestou. Um silêncio desconfortável desceu sobre a praça. Foi então que Isabel Monteiro levantou a mão. R500.
000 réis, disse com voz clara. O leiloeiro, após um momento de hesitação, repetiu a oferta, olhando em redor à espera de outros lances. Nada. O martelo bateu uma vez, duas vezes. Antes da terceira batida, um lavrador da região de Mogimirim, identificado nos registos apenas como Senhor Almeida, inclinou-se para Isabel e murmurou algo no seu ouvido.
Ela ouviu sem alterar a sua expressão e quando o homem terminou limitou-se a responder: “Agradeço o conselho, mas mantenho a minha oferta. O martelo bateu pela terceira vez. Isaíaso, [pigarreia] como viria a ser chamado mais tarde, adotando o apelido de sua proprietária, como era costume, passou a ser propriedade de Isabel Monteiro por R$ 500.
000 réis, um valor considerado baixo para um escravo com as suas características físicas. Segundo o livro de registo de compra e venda de escravos preservado no Arquivo Público do Estado de São Paulo, a transação foi oficializada no próprio dia. Isabel Monteiro adquiriu outros quatro escravos nesse leilão, todos por preços dentro do esperado para a época.
Mas foi a compra de Isaías, que permaneceu na memória dos presentes e gerou comentários pela cidade nos dias que se seguiram. Os rumores sobre o motivo pelo qual nenhum outro lavrador havia dado lance por Isaías começaram a circular quase imediatamente. De acordo com o relato de Josefao, dizia-se que tinha pertencido a três senhores diferentes nos últimos dois anos e os três tinham morrido em circunstâncias misteriosas.
O último, um agricultor de nome Francisco Guedes da região de Bragança Paulista, teria sido encontrado morto em a sua própria cama, sem marcas visíveis de violência, mas com uma expressão de terror congelada no rosto. Outras histórias, ainda mais sombrias, sugeriam que Isaías possuía conhecimentos de feitiçaria trazidos de África pelo seu mãe e que usava esses poderes para se vingar dos seus senhores.
Alguns chegavam a afirmar que tinha envenenado o seu primeiro proprietário, utilizando ervas desconhecidas dos médicos da época. Contudo, nos registos oficiais, a razão pela qual Isaías tinha passado por tantos donos em tão pouco tempo era mais prosaica. a sua reputação de insubordinado e a dificuldade em quebrá-lo. Um relatório de venda encontrado entre os documentos do comerciante de escravos que o levou ao leilão de Campinas, mencionava que o negro Isaías, apesar de forte e saudável, apresenta um temperamento indómito e tendência para a insubordinação,
tendo tentado fugir por duas vezes de seu último senhor. uma descrição que em condições normais diminuiria consideravelmente o seu valor de mercado ou até o tornaria invendável. Segundo consta nos registos da quinta Monte Alto, meticulosamente mantidos por Isabel em cadernos de capa de couro, que sobreviveram parcialmente até 1930, quando foram doados ao arquivo municipal, Isaías chegou à propriedade ao final da tarde do mesmo dia do leilão.
Foi alojado na cenzala, reconstruída após o incêndio e no dia seguinte designado para o trabalho com os animais. especialmente os cavalos, dada a sua experiência anterior. O diário de Isabel Monteiro, um dos poucos documentos que revelam os seus pensamentos privados, contém uma breve menção à chegada de Isaías. O novo escravo, apesar dos rumores sobre o seu carácter difícil, parece compreender ordens com inteligência e executa as suas tarefas sem necessidade de supervisão constante.
Os seus olhos, no entanto, carregam um desafio silencioso que me intriga. Desconfio que seja um homem letrado ou pelo menos exposto à educação, pois a sua fala, nas poucas vezes em que o ouvi, revela vocabulário invulgar para a sua condição. Nas semanas seguintes, conforme relatado pelo capataz Rodrigo Silveira no seu registo diário de atividades, o Isaías revelou-se um trabalhador hábil, especialmente no trato com os animais.
Os cavalos em particular pareciam responder-lhe de uma forma quase sobrenatural. Um animal particularmente arisco que ninguém conseguia montar mostrou-se dócil sob os seus cuidados. Essa habilidade especial não passou despercebida aos Isabel, que começou a designá-lo para cuidar especificamente do seu próprio cavalo, um alazão de pedigri importado de Inglaterra pelo falecido coronel.
Foi neste período que os primeiros incidentes estranhos começaram a ocorrer na quinta do Monte Alto. Segundo depoimentos de outros escravos registados anos depois, durante uma investigação, os objetos começaram a desaparecer da casa grande. um relógio de prata, um camafeu que havia pertencido à mãe de Isabel, pequenas quantidades de dinheiro do escritório, nada que justificasse uma acusação formal ou uma busca nas cenzalas, mas o suficiente para criar uma atmosfera de desconfiança.
O Capataz Rodrigo, no seu relatório mensal Isabel, sugeriu que as perdas poderiam estar relacionadas com a chegada dos novos escravos. particularmente Isaías, cuja reputação o preced. Isabel, no entanto, mostrou-se relutante em tomar qualquer medida sem provas concretas, o que frustrou o capataz, conforme ele próprio escreveu no seu diário pessoal.
A patroa parece cega quando se trata daquele negro. Qualquer outro já teria sido açoitado apenas pela suspeita, mas ela exige provas como se estivéssemos num tribunal da capital. Em junho desse mesmo ano, aproximadamente dois meses após a chegada de Isaías à quinta, um incidente mais grave ocorreu. De acordo com o registo policial arquivado na esquadra de Campinas, o capataz Rodrigo Silveira foi encontrado inconsciente no estábulo com um ferimento profundo na cabeça.
Quando recuperou os sentidos, afirmou ter sido atacado por trás enquanto verificava os animais sem ter visto o seu agressor. As suas suspeitas, no entanto, recaíram imediatamente sobre Isaías, com quem tinha tido um desentendimento no dia anterior a respeito do tratamento dispensado a um dos cavalos. Isabel Monteiro, segundo consta no seu diário, encontrava-se dividida.
Por um lado, as circunstâncias apontavam para Isaías. Por outro, não houve testemunhas do ataque e o próprio Rodrigo admitia não ter visto quem o golpeara. Além disso, como ela anotou, não posso ignorar que Rodrigo demonstrou antipatia por Isaías desde a sua chegada e que o seu tratamento para com ele tem sido particularmente severo. A decisão de Isabel, registada tanto em o seu diário como no livro de ocorrências da fazenda, foi o de não punir Isaías na ausência de provas conclusivas, mas transferi-lo temporariamente do cuidado dos cavalos
para o trabalho nos cafezais, longe do capataz. Esta decisão, considerada excessivamente brando pelos padrões da época, alimentou os rumores que já circulavam entre os moradores da zona. De acordo com o relato de Josefa Bueno, as pessoas começaram a especular sobre a natureza da relação entre Isabel Monteiro e o escravo Isaías.
A viúva, que até então tinha mantido uma reputação inatacável, apesar das críticas à sua decisão de administrar pessoalmente a quinta, tornou-se alvo de coxichos e insinuações. Dizia-se que tinha sido enfeitiçada ou seduzida, que Isaías exercia sobre ela algum tipo de poder inexplicável. O padre Anselmo, no seu diário, registou uma visita de Isabel à igreja em julho desse ano, durante o qual ela ter-se-ia confessado perturbada por sonhos estranhos e pensamentos impuros.
O padre, respeitando o sigilo da confissão, não forneceu pormenores específicos, mas anotou que a viúva parecia atormentada por desejos que a consumiam como o fogo, contrários à sua posição e aos bons costumes. Em agosto de 1846, ocorreu um novo desenvolvimento. Isabel Monteiro, contrariando todas as convenções sociais da época, designou Isaías como seu coxeiro pessoal.
Isso significava que ele não só seria responsável pela sua carruagem e cavalos, mas acompanhá-la-ia nas suas viagens à cidade e a outras propriedades, uma posição de relativa proximidade e confiança. O anúncio desta decisão, conforme registado pelo capataz Rodrigo, provocou comoção entre os outros empregados da exploração e reações de desaprovação entre os lavradores vizinhos.
O jornal O campineiro, na sua edição de 20 de agosto desse ano, publicou uma nota discreta na sessão de acontecimentos sociais, mencionando que a ilustre viúva do coronel Monteiro tem sido vista na companhia de um serviçal de aparência distinta, causando comentários entre as famílias respeitáveis da cidade.
Era uma crítica velada, mas suficientemente clara para quem conhecia o contexto. Foi nesse período que os acontecimentos na exploração Monte Alto tomaram um rumo ainda mais sombrio. Em 1eo de Setembro de 1846, segundo consta do relatório policial, uma escrava doméstica chamada Maria, que servia na Casagrande há mais de 10 anos, foi encontrada morta no ribeiro que cortava a propriedade.
O seu corpo apresentava marcas de estrangulamento e, de acordo com o relatório do médico que examinou o cadáver, ela tinha falecido na noite anterior. As suspeitas inicialmente recaíram sobre outro escravo com quem Maria tinha um relacionamento conturbado, mas o homem conseguiu provar que estava a trabalhar no engenho de açúcar de uma fazenda vizinha na noite do crime, confirmado por diversos testemunhos.
Foi então que a atenção voltou-se para Isaías. De acordo com o testemunho de uma jovem escrava chamada Benedita, registado nos autos de inquérito, Maria tinha comentado dias antes da sua morte que presenciara algo que não deveria ter visto entre a senhora e o coxeiro. Benedita não soube especificar o que seria esse algo, mas a sua declaração foi suficiente para direcionar as suspeitas.
Isaías foi interrogado pelo delegado de Campinas, tenente Joaquim Firmino, na presença de Isabel Monteiro, conforme exigia a lei, uma vez que um escravo não podia ser interrogado sem a presença de seu proprietário. Segundo o registo do interrogatório, Isaías negou qualquer envolvimento na morte de Maria, afirmando que na noite do crime estava nos alojamentos dos escravos domésticos.
Uma informação que foi confirmada por dois outros servos. Isabel Monteiro, conforme consta no alto do interrogatório, manifestou-se em defesa de Isaías, declarando que confiava na sua palavra e no seu caráter. Uma afirmação extraordinária para uma senhora em relação a um escravo naquela época. O delegado, segundo o seu próprio relatório, considerou a atitude da viúva desconcertante e imprópria.
Sem provas concludentes, e face à posição de Isabel, Isaías não foi formalmente acusado do homicídio de Maria. No no entanto, o caso manteve-se aberto e as suspeitas, longe de se dissiparem, apenas aumentaram. Os rumores sobre a natureza da relação entre Isabel e Isaías ganharam nova força, alimentados agora pela suspeita de um crime para encobrir um segredo.
De acordo com o diário do padre Anselmo, Isabel deixou de comparecer à missa domingo durante todo o mês de setembro, algo inédito desde que se estabelecera em Campinas. Quando finalmente regressou à igreja, no primeiro domingo de outubro, o religioso notou que parecia emagrecida e com olheiras profundas, como quem não encontra o sono tranquilo há muitas noites.
Na sua confissão, segundo as discretas notas do padre, Isabel mencionou sonhos perturbadores e tentações contra as quais lutava em vão. Foi nesse mesmo período que ocorreu um incidente que, embora pequeno em si mesmo, viria a ter consequências significativas. Segundo o registo do Capataz Rodrigo, a 4 de outubro de 1846, Isabel e Isaías saíram da quinta em direção a Campinas de manhã.
O objetivo declarado era uma visita ao escritório do advogado de família para tratar de assuntos relacionados com a exportação de café. O que deveria ser uma viagem de rotina transformou-se em objeto de escândalo quando, ao chegarem à cidade, foram vistos a entrar juntos no escritório do notário Pedro Alves da Costa.
De acordo com o relato de uma testemunha, o comerciante António Vieira, registado posteriormente durante as investigações, Isabel e Isaías permaneceram no escritório durante cerca de uma hora. Quando saíram, a viúva parecia agitada e o negro transportava um documento enrolado que guardou cuidadosamente dentro do seu palitó.
A notícia de que Isabel Monteiro tinha visitado um notário em companhia do seu cocheiro escravo, espalhou-se rapidamente pela pequena cidade. Especulações sobre o conteúdo do documento assinado nesse dia começaram a circular. Alguns sugeriam que poderia ser uma carta de alforria para Isaías. Outros, mais maledicentes, insinuavam que a viúva poderia estar elaborando um testamento favorecendo o escravo, o que seria não só escandaloso, mas legalmente questionável.

Na mesma noite, quando regressavam à exploração, ocorreu outro incidente. Segundo o depoimento posterior de Isaías, foram interceptados na estrada por três homens encapuzados e armados que tentaram a deterruagem. Isaías, demonstrando uma notável presença de espírito, conseguiu forçar a passagem açoitando os cavalos, enquanto um dos agressores disparou um tiro que não atingiu ninguém.
Isabel, no seu diário, descreveu o episódio como um momento de terror que confirma as minhas suspeitas de que estamos a ser observados e que há quem nos deseje fazer mal. No dia seguinte, 5 de outubro, Isabel compareceu na esquadra de Campinas para reportar o ataque. O delegado tenente Joaquim Firmino registou a ocorrência, mas de acordo com o seu relatório, mostrou-se cético quanto à veracidade do relato, insinuando que poderia ser uma tentativa de desviar a tensão do comportamento controverso da viúva.
Nenhuma investigação séria foi conduzida. Nos dias que se seguiram. A atmosfera na A quinta do Monte Alto tornou-se cada vez mais tensa. De acordo com os registos do capataz Rodrigo, Isabel ordenou que os portões principais permanecessem fechados a todo o momento e designou dois escravos armados para fazer rondas noturnas.
Ela própria, segundo as notas da sua criada pessoal, Josefina, preservadas por meio de relatos orais transmitidos à sua neta, passou a dormir com uma pistola transportada sob o travesseiro. Em 10 de outubro de 1846, foi adicionado um novo elemento a já complexa situação. Uma carta anónima chegou à quinta do Monte Alto, entregue por um menino que disse ter recebido algumas moedas de um desconhecido para executar a tarefa.
O conteúdo da carta, conforme transcrito no diário de Isabel, era breve e ameaçador. A senhora brinca com o fogo ao proteger o que não merece proteção. A verdade sobre o negro Isaías virá à luz e então compreenderá o perigo que corre. Afaste-o enquanto é tempo. Isabel, em vez de se intimidar, mostrou-se ainda mais determinada a descobrir quem estava por detrás das ameaças.
no seu diário escreveu: “Não cederei à intimidação de cobardes que não ousam mostrar o rosto, se há verdades a serem reveladas sobre Isaías, que venham à luz do dia, pois tenho a certeza de que não alterarão o que sei sobre o seu carácter e o que sinto por ele.” Esta última frase, ambígua na sua natureza, alimentou ainda mais as especulações quando o diário veio a público anos mais tarde.
Em 12 de outubro, Isabel enviou Isaías a São Paulo com a missão de entregar documentos importantes a um advogado que representava os seus interesses na capital [pigarreia] da província. Era uma demonstração de confiança extraordinária. Permitir que um escravo viajasse sozinho por uma distância considerável, transportando papéis de valor.
De acordo com o registo de despesas da fazenda, ela forneceu a Isaías dinheiro para a viagem e uma carta de apresentação ao advogado, o que tecnicamente lhe dava permissão para viajar sem ser detido como escravo fugitivo. Aência de Isaías, que deveria durar aproximadamente uma semana, considerando o tempo de viagem de ida e volta e o permanência na capital, coincidiu com a chegada à quinta de um homem que se identificou como João Ferreira, negociante de escravos de Minas Gerais.
Segundo o registo de visitantes mantido pelo capataz, o homem solicitou uma reunião com Isabel, alegando ter informações importantes sobre um dos escravos recentemente adquiridos por ela. Isabel aceitou recebê-lo e a conversa, conforme relatado no seu diário, revelou-se perturbadora. João Ferreira afirmou ser o antigo capataz da fazenda em Minas Gerais, onde Isaías tinha nascido e crescido.
Segundo o seu relato, o escravo não era filho de africanos, como constava nos seus documentos de venda, mas sim de uma escrava doméstica e do próprio senhor da quinta, um homem chamado Manoelo. Esta origem explicaria tanto os seus traços físicos quanto a sua educação acima do comum. Mais inquietante, porém, foi a história que Ferreira contou sobre o destino de Manuel Bueno e da sua família.
De acordo com ele, quando Isaías tinha aproximadamente 20 anos, um incêndio devastou a casa grande da quinta durante a noite, matando o Senhor, a sua esposa e três dos quatro filhos. O único sobrevivente foi precisamente Isaías, que segundo Ferreira, teria sido visto saindo da casa pouco antes de as chamas se alastrarem.
Sem provas concretas da sua culpa, ele foi vendido a outra exploração em vez de ser punido. Isabel, conforme registou no seu diário, ouviu o relato com crescente desconfiança. “As coincidências são demasiadas para serem ignoradas”, escreveu. “Mas também há lacunas e incoerências que me fazem questionar se este homem diz a verdade ou se é apenas mais um a tentar incitar medo.
” Ela notou em particular que Ferreira não apresentou documentos que comprovassem a sua identidade ou a sua ligação com a fazenda em Minas Gerais. Antes de partir, Ferreira fez uma oferta. Compraria Isaías por um valor muito acima do mercado, alegando que desejava levá-lo de volta a Minas Gerais para enfrentar a justiça pelos crimes que alegadamente cometera.
Isabel recusou categoricamente e ordenou que o homem deixasse a sua propriedade, ameaçando chamar os seus capatazes caso ele insistisse. Após a partida de Ferreira, Isabel enviou imediatamente um mensageiro à capital com instruções para que Isaías regressasse à quinta o mais rápido possível. No seu diário, ela manifestou o receio de que o visitante pudesse tentar interceptá-lo no caminho.
Receio que haja mais nesta história do que simples maledicência”, escreveu. Há interesses em jogo que ainda não Compreendo plenamente. O mensageiro regressou dois dias depois com a informação de que Isaías já tinha partido da capital e deveria chegar à quinta no dia seguinte. Isabel, segundo os relatos da sua criada Josefina, passou a noite em vigília, olhando pela janela do seu quarto, na direção do estrada.
Na manhã de 16 de outubro, Isaías regressou à quinta do Monte Alto, aparentemente sem incidentes durante a sua viagem. De acordo com o registo do capataz, entregou a Isabel os documentos que tinha trazido da capital e um recibo assinado pelo advogado. Isabel, após confirmar que tudo estava em ordem, convocou-o para uma reunião privada no seu escritório, algo que mais uma vez provocou desaprovação entre os empregados da casa.
O conteúdo dessa conversa não foi registado, mas segundo o depoimento posterior de Josefina, que afirmou ter ouvido parte do diálogo enquanto servia chá, Isabel confrontou Isaías com as alegações feitas por João Ferreira. A resposta do escravo, conforme relatado, foi de negação veemente, seguida de uma revelação que deixou Isabel visivelmente abalada.
O que exatamente foi dito, no entanto, permaneceu um mistério, pois Josefina foi chamada para outras tarefas e não pôde continuar a ouvir. O que se sabe, com certeza, baseado em registos históricos, é que nessa mesma noite, Isabel Monteiro enviou um mensageiro urgente a Campinas com uma carta dirigida ao delegado tenente Joaquim Firmino.
O conteúdo da carta conservava nos arquivos policiais era breve e alarmante. Solicito com urgência a sua presença no quinta do Monte Alto. Tenho razões para crer que a minha vida corre perigo. Traga consigo homens armados. O delegado, acompanhado por quatro polícias, chegou à quinta na manhã do dia 17 de outubro. Segundo o seu relatório oficial, encontrou a propriedade em aparente normalidade com os escravos a desempenharem as suas tarefas habituais nos campos e a casa grande silenciosa.
Isabel recebeu-os no seu escritório e durante uma conversa privada revelou ao delegado as suas suspeitas de que havia uma conspiração para a prejudicar, envolvendo possivelmente o homem que se identificara como João Ferreira. Conforme consta do relatório, o delegado questionou Isabel sobre a natureza da a sua relação com o escravo Isaías, ao que ela respondeu com indignação, classificando a questão como impertinente e irrelevante para a questão em agenda.
O delegado, por sua vez, argumentou que os rumores sobre esta relação haviam-se espalhado por Campinas e poderiam estar relacionados às ameaças que ela dizia receber. A conversa foi interrompida pelo som de cavalo, aproximando-se rapidamente. O capataz Rodrigo entrou no escritório sem se anunciar, com a respiração acelerada, e informou que dois homens armados tinham sido vistos nas proximidades da propriedade.
O delegado ordenou que os seus os homens se posicionassem estrategicamente e saiu para verificar pessoalmente a situação. Durante a sua ausência, conforme registado posteriormente no seu relatório, Isabel aproveitou a oportunidade para enviar a Josefina com um recado urgente a Isaías, que trabalhava nos estábulos. O conteúdo exato da mensagem nunca foi revelado, mas o que se seguiu sugere que ela o estava alertando para algum perigo iminente.
Quando o delegado regressou, aproximadamente 20 minutos depois, informou Isabel que os seus homens tinham avistado dois cavaleiros que se afastaram rapidamente ao aperceberem-se da presença policial. Ele recomendou que Isabel reforçasse a segurança da quinta. e prometeu enviar uma patrulha vigiar a propriedade nos dias seguintes.
Antes de partir, porém, o delegado insistiu em falar com Isaías. Segundo o seu relatório, desejava averiguar se o escravo possuía informações relevantes sobre as alegadas ameaças. Isabel tentou inicialmente dissuadi-lo, argumentando que Isaías nada sabia para além do que ela já tinha relatado, mas acabou por ceder perante a insistência da autoridade.
Um dos polícias foi enviado aos estábulos para buscar Isaías, mas regressou sozinho alguns minutos depois, com a informação de que o escravo não se encontrava ali, nem em qualquer outra dependência da quinta. Uma pesquisa rápida confirmou que Isaías tinha desaparecido, assim como um dos cavalos.
O delegado, perante essa descoberta, voltou-se para Isabel com evidente desconfiança. “A senhora facilitou a fuga do seu escravo?” questionou diretamente. Isabel negou veementemente, manifestando surpresa com o desaparecimento e sugerindo que Isaías poderia ter sido sequestrado pelos mesmos homens que rondavam a propriedade. O delegado ordenou uma busca completa nas terras da quinta e nas estradas próximas, mas Isaías não foi encontrado.
Conforme registado no seu relatório, o tenente Joaquim Firmino concluiu que a fuga do escravo Isaías, facilitada ou não pela sua proprietária, levanta sérias questões sobre a sua culpabilidade nos incidentes recentes e fortalece as suspeitas de uma relação imprópria entre ambos. Antes de deixar a quinta, o delegado informou Isabel que ela seria convocada formalmente para prestar esclarecimentos na esquadra de Campinas no dia seguinte.
No entanto, conforme os acontecimentos subsequentes demonstrariam, esta convocação nunca chegou a ser cumprida. Naquela noite, segundo o depoimento posterior de Josefina, Isabel permaneceu no seu quarto, recusando-se a jantar e pedindo apenas que lhe trouxessem uma garrafa de vinho do Porto. Por volta das 22 horas, ela chamou a criada e entregou-lhe uma carta selada, instruindo-a a guardá-la num lugar seguro e a entregá-la ao padre Anselmo, caso algo lhe acontecesse.
Josefina, conforme o seu depoimento, apercebeu-se que a sua patroa parecia estar em um estado de aceitação melancólica, como quem se prepara para um fim inevitável. De acordo com o relatório do encarregado Rodrigo, a noite decorreu sem incidentes com os guardas designados pelo delegado patrulhando as entradas da quinta.
No entanto, por volta das 2 horas da madrugada, um dos escravos que dormia junto à cenzala principal relatou ter ouvido o som de cascos de cavalo a aproximar-se da Casagre. pensando tratar-se de um dos guardas, não deu maior importância ao facto. Às 5 horas da manhã do dia 18 de outubro de 1846, quando as primeiras luzes da aurora começavam a iluminar os cafezais, Josefina dirigiu-se ao quarto de Isabel para a ajudar com o seu ritual matinal, como fazia todos os dias.
Ao bater na porta e não obtiver resposta, entrou cautelosamente e encontrou o quarto vazio, com a cama desfeita e uma janela aberta. Sobre a mesa de cabeceira havia um bilhete escrito à mão, assinado por Isabel. Fui chamada para um assunto urgente. Não me esperem antes do meio-dia. Josefina relatou o facto ao capataz Rodrigo, que inicialmente não demonstrou preocupação, assumindo que Isabel teria saído para resolver alguma questão relacionada com a fazenda, como ocasionalmente fazia.
No entanto, quando o meio-dia chegou e passou sem que ela regressasse, e constatando-se que o seu cavalo favorito, uma égua Bahia, também tinha desaparecido, Rodrigo começou a suspeitar que algo estava errado. Por volta das 14 horas, um dos escravos que trabalhava na colheita regressou à Casa Grande com [pigarreia] uma informação alarmante.
tinha encontrado o corpo de um homem desconhecido, parcialmente oculto, entre os arbustos próximos do limite da propriedade. O capataz, acompanhado por dois outros homens, dirigiu-se imediatamente para o local indicado e confirmou a descoberta. O homem, que mais tarde seria identificado como João Ferreira, havia sido morto com um único tiro no peito.
Rodrigo enviou imediatamente um mensageiro à esquadra de Campinas. O tenente Joaquim Firmino chegou à quinta cerca das 17 horas, acompanhado por vários polícias. Após examinar o corpo e o local, ordenou uma busca completa na propriedade e nas áreas circundantes. Ora, não só por Isaías, mas também de Isabel Monteiro.
Foi nesse momento que Josefina, temendo pelo destino de sua patroa, revelou a existência da carta que Isabel lhe confiara na noite anterior. O delegado ordenou que a carta fosse entregue de imediato, mas Josefina insistiu que a sua instrução era de a entregar apenas ao padre Anselmo. Perante a recusa da criada, o delegado ordenou que fosse mantida sob vigilância, enquanto enviava um homem à igreja para ir buscar o sacerdote.
O padre Anselmo chegou à quinta ao anoitecer. No seu diário, registou que encontrou a propriedade em estado de agitação, com polícias a vasculhar cada canto e os escravos reunidos em grupos amedrontados, sussurrando entre si. Josefina entregou-lhe a carta de Isabel na presença do delegado, que exigiu que o conteúdo fosse revelado de imediato.
O padre, depois de ler a carta em silêncio, mostrou-se visivelmente perturbado. Segundo o seu próprio registo, ele inicialmente hesitou em revelar o conteúdo, argumentando que se tratava de uma confissão privada, protegida pelo sigilo sacerdotal. O delegado, no entanto, insistiu que a carta poderia conter informação cruciais para localizar Isabel, possivelmente em perigo, e que a recusa em cooperar poderia configurar obstrução à justiça.
Finalmente, o padre Anselmo aceitou ler em voz alta partes selecionadas da carta, aquelas que julgava não violar o sigilo da confissão. De acordo com os registos policiais e com o próprio diário do padre, o conteúdo revelado foi o seguinte: Reverendo Padre Anselmo, se esta carta chega às suas mãos, é porque os meus receios se concretizaram e não Estou mais em condições de defender a minha honra e a minha verdade.
Peço que leia estas palavras com a compaixão que sempre demonstrou por esta pecadora que procura agora, senão a absolvição, pelo menos compreensão. Acuso-me de ter faltado à verdade sobre a natureza da minha relação com o homem conhecido por Isaías, o que começou por ser um ato de caridade cristã. Ao oferecer tratamento humano a um ser tão brutalmente tratado pelos seus anteriores proprietários, transformou-se em algo que não consigo explicar, senão como obra do próprio destino.
Isaías não é quem todos pensam. Nascido Isaías Bueno, filho ilegítimo do lavrador Manuel Bueno, com uma escrava da sua propriedade, recebeu educação às escondidas e foi criado com privilégios até que o seu pai, temendo o escândalo, decidiu negar-lhe o reconhecimento e reduzi-lo à condição dos restantes cativos. O incêndio que vitimou a família Bueno, não foi obra sua, como agora o acusam, mas de outro escravo que confessou o crime antes de morrer.
O documento que assinei no escritório do notário não foi, como muitos especulam, uma carta de alforria ou um testamento escandaloso. Foi um contrato de compra de terras na província do Paraná, onde planeávamos recomeçar longe dos julgamentos e preconceitos que aqui nos rodeiam. Isaías seria libertado apenas quando chegássemos em segurança ao nosso destino.
Agora sinto que esse sonho está ameaçado. O homem que se apresentou como João Ferreira é, na verdade, o irmão do falecido Manuel Bueno, tio de Isaías. Embora nunca tenha reconhecido esse parentesco, ele veio não para fazer justiça, mas para silenciar definitivamente aquele que poderia um dia reivindicar parte da herança da família Bueno, se já não estou entre os vivos quando o Senhor ler estas palavras, peço apenas duas coisas.
que rezar pela minha alma pecadora e que faça chegar às autoridades competentes à verdade sobre Isaías, para que não seja perseguido por crimes que não cometeu, com profundo arrependimento pelos meus pecados, mas sem me arrepender do amor que, apesar de tudo, trouxe luz à minha existência solitária, Isabel Monteiro, conforme registado tanto pelo delegado quanto pelo padre Anselmo, a leitura do carta provocou comoção entre os presentes.
O capataz Rodrigo em particular manifestou-se com indignação, afirmando que a patroa tinha sido enfeitiçada por aquele negro ardiloso. Uma opinião que, segundo o relato do padre, parecia ser partilhada pelos restantes empregados da casa. O delegado ordenou imediatamente que a busca de Isabel e Isaías fosse intensificada e estendia-se para além dos limites da quinta, com especial enfoque nas estradas que conduziam à província do Paraná.
E As recompensas foram oferecidas por informações que pudessem levar à captura do escravo fugitivo e possível raptor da viúva Monteiro, conforme anunciado nos cartazes espalhados por Campinas. e cidades vizinhas nos dias seguintes. No entanto, apesar dos esforços, nem Isabel, nem Isaías foram encontrados. O corpo de João Ferreira, identificado posteriormente como Jerónimo irmão do falecido lavrador Manuel Bueno, foi sepultado no cemitério municipal de Campinas após os procedimentos legais.
A investigação sobre a sua morte permaneceu oficialmente aberta. mas sem avanços significativos. A carta de Isabel, transcrita parcialmente nos registos policiais, tornou-se objeto de intenso debate na pequena comunidade. Para uns, era a prova definitiva de que a viúva tinha sucumbido a uma paixão proibida e fugido com o seu escravo amante.
Para outros, particularmente entre as famílias mais tradicionais, tratava-se de uma confissão estorquida ou forjada, sendo mais provável que Isabel tivesse sido vítima de um crime perpetrado por Isaías. A quinta do Monte Alto, sem o seu proprietária, entrou num período de declínio na ausência de herdeiros diretos ou de um testamento válido, a propriedade foi temporariamente administrado por um curador nomeado pela justiça, enquanto se procuravam parentes de Isabel que pudessem reivindicar a herança. Os escravos foram distribuídos,
entre outras explorações da região ou vendidos em leilões judiciais. Josefina, a criada pessoal de Isabel, foi interrogada diversas vezes pelas autoridades, mas manteve-se firme na sua declaração de que não sabia mais do que já havia revelado. Segundo registos da paróquia local, ela acabou por ser comprada pelo padre Anselmo, que a empregou como governanta na sua residência, onde permaneceu até à sua morte em 1879.
O capataz Rodrigo Silveira deixou Campinas alguns meses após o desaparecimento de Isabel, estabelecendo-se em Ribeirão Preto, onde tornou-se administrador de outra fazenda de café. no seu depoimento final às autoridades, registado nos autos de processo que investigava o desaparecimento de Isabel e a morte de Jerónimo Bueno, afirmou a sua convicção de que a patroa tinha sido vítima de manipulação e provavelmente fora assassinada por Isaías, que planeara tudo desde o início para obter a sua fortuna. Em abril de 1847,
aproximadamente 6 meses após o desaparecimento, o delegado tenente Joaquim Firmino recebeu uma carta anónima postada em Curitiba, capital da então comarca do Paraná, ainda parte da província de São Paulo. O conteúdo da carta preservado nos arquivos policiais consistia apenas numa frase: “A viúva e o escravo encontraram a paz longe dos olhos que os condenavam sem conhecer os seus corações.
” A caligrafia foi analisada e comparada com documentos escritos por Isabel, mas os peritos da época não chegaram a uma conclusão definitiva sobre a sua autenticidade. O delegado chegou a deslocar-se a Curitiba para investigar, mas regressou sem resultados concretos, apenas com rumores sobre um casal misto que teria sido visto numa pequena propriedade nos arredores da cidade, vivendo discretamente da criação de cavalos.
Em agosto de 1848, quando o caso já arrefecia e as As autoridades preparavam-se para arquivá-lo oficialmente, um comerciante de Campinas chamado Sebastião Alves, que tinha viajado para o Paraná em negócios, relatou ao regressar que vira Isabel Monteiro numa feira em Castro, acompanhada por um homem negro que ele acreditava ser Isaías.
Segundo o seu relato, ambos pareciam bem estabelecidos e Isabel carregava ao colo uma criança de aproximadamente um ano de idade. O delegado organizou uma nova expedição ao Paraná, mas quando chegaram a Castro não encontraram qualquer rasto das pessoas descritas por Sebastião. Entrevistando moradores locais, descobriram apenas referências vagas a um casal que correspondia à descrição, mas que tinha deixado a região semanas antes, rumo a sul, possivelmente em direção a terras ainda mais distantes e isoladas.
A última menção oficial ao caso nos registos policiais data de março de 1850, quando o processo foi finalmente arquivado por falta de novas provas. A conclusão formal do delegado registada nos autos foi a de que a viúva Isabel Monteiro foi provavelmente vítima de homicídio perpetrado pelo escravo Isaías, que fugiu levando consigo valores e documentos da fazenda.
No no entanto, o próprio tenente Joaquim Firmino, em correspondência particular ao chefe da polícia da província, admitiu que o caso permanece envolto em mistério, com indícios contraditórios que não permitem uma conclusão definitiva. O padre Anselmo, que acompanhou o caso desde o início, manteve-se reservado nas suas declarações públicas.
No seu diário, porém, conservado nos arquivos da diocese, ele registou em janeiro de 1852 uma anotação enigmática. Recebi hoje notícias que trazem paz ao o meu coração. Aqueles por quem rezei encontraram o seu caminho. Que Deus, em a sua infinita sabedoria e misericórdia, compreender o que os homens condenam sem entender.
A quinta do Monte Alto, após anos de disputa judicial, acabou por ser arrematada em leilão por um caféicultor de Campinas em 1853. A casa grande foi renovada e a propriedade voltou a prosperar sob nova administração. No entanto, segundo relatos preservados na tradição oral da região, os novos Os proprietários frequentemente se queixavam-se de presenças inquietas que pareciam vaguear pelos corredores durante a noite e de sons inexplicáveis de passos no piso superior.
Em 1859, um incêndio de origem desconhecida destruiu completamente a Casa Grande. Embora todos os moradores tenham escaparam ilesos, a propriedade foi reconstruída noutro local, mais próximo da estrada principal, e a zona onde se situava a antiga sede foi convertida em mais um troço de cafezal. Os Os trabalhadores, no entanto, relatavam sensações estranhas ao colher café naquela parte específica da quinta, como se estivessem a ser observados.
A história de Isabel Monteiro e Isaías Bueno transformou-se gradualmente em lenda local. Circulavam diferentes versões, algumas romantizando a relação entre a viúva e o escravo, outras enfatizando aspectos mais sombrios, como possíveis crimes e traições. O que todas partilhavam, no entanto, era a figura central de Isaías.
Para uns, um manipulador ardiloso, para outros, uma vítima de circunstâncias injustas, que encontrou na viúva um aliado improvável. Em 18880 anos, após o desaparecimento, um investigador da recém-fundada Academia Campineira de Letras iniciou um estudo sobre o caso, entrevistando pessoas que ainda se lembravam dos acontecimentos e recolhendo documentos e registos da época.
O seu trabalho, no entanto, foi interrompido pela epidemia de febre amarela que devastou Campinas no ano seguinte. vitimando o próprio investigador. Os materiais por ele recolhidos permaneceram esquecidos nos arquivos da academia até 1922, quando foram descobertos por um historiador local interessado em crimes históricos da região. O historiador Alberto Campos publicou em 1924 um pequeno livro intitulado O mistério da quinta do Monte Alto, no qual apresentava a história de Isabel e Isaías com uma abordagem que sugeria um romance proibido, acabando em fuga
planeada em vez de crime. Em 1937, durante escavações para a construção de uma nova estrada ligando Campinas a Valinhos, os trabalhadores descobriram ossadas humanas enterradas numa área remota que, segundo mapas antigos, encontrava-se próxima dos limites da antiga quinta do Monte Alto.
As autoridades foram notificadas e um médico legista examinou os restos, concluindo tratar-se de dois esqueletos adultos. um masculino e um feminino, aparentemente enterrados ao mesmo tempo, há muitas décadas. Junto aos ossos, foram encontrados fragmentos de tecido, alguns botões de metal e, mais significativo, um camafeu de ouro com uma pequena imagem pintada à mão, representando uma mulher jovem.
Segundo relatos de pessoas que tinham conhecido Isabel Monteiro, o camafeu era surpreendentemente semelhante a uma jóia que ela frequentemente usava, descrita como herança da sua mãe. A descoberta reacascendeu brevemente o interesse pelo caso, mas sem métodos científicos avançados para identificação positiva e determinação precisa da causa da morte, as ossadas foram eventualmente transferidas para o cemitério municipal e sepultadas numa cerimónia simples, com uma lápide, identificando-as apenas como restos não identificados.
1937, o caso de Isabel Monteiro e Isaías Bueno gradualmente se dissolveu na névoa do tempo, transformando-se numa daquelas histórias que as avós contam em noites de Inverno, quando o vento sussurra entre as janelas e as sombras parecem ganhar vida própria. uma história de transgressão, perigo e talvez de um amor proibido que desafiava as convenções de o seu tempo.
Em 1968, os últimos documentos relacionados com o caso foram microfilmados e arquivados na Biblioteca Municipal de Campinas como parte de um projeto de preservação do património histórico da cidade. O investigador responsável pelo projeto, em o seu relatório final, observou que, apesar da abundância de registos, o destino real de Isabel Monteiro e Isaías Bueno, permanece um dos grandes enigmas da história local, um lembrete de que o passado, por mais que o documentemos, guardará sempre os seus segredos mais íntimos e assim se mantém até hoje. As
terras onde um dia se ergueu a quinta Monte Alto, hoje ocupadas por modernos condomínios residenciais, dizem que ocasionalmente, nas noites sem lua, é possível ouvir o som longínquo de cascos de cavalo e vislumbrar, por um instante fugazilhueta de dois cavaleiros galopando lado a lado, como sombras, perseguindo um horizonte eternamente fora de alcance.
Para aqueles que conhecem a história, o som não causa medo, apenas uma melancolia quieta, como se o próprio arasse o eco de uma pergunta sem resposta. O que realmente aconteceu à viúva do café e ao escravo que ninguém ousou comprar naquele longínquo leilão de 1846? A verdade talvez esteja enterrada tão profundamente quanto as raízes centenários dos cafezais, que um dia definiram o destino daquela terra e daquelas vidas entrelaçadas por circunstâncias que a sociedade da época não estava preparada para compreender. E
assim, enquanto histórias como esta continuam a ser contadas, algo daquelas vidas permanece, sussurrando entre as páginas amareladas dos registos históricos, nos vestígios materiais de uma época que já não existe e na memória coletiva que transforma os factos em lendas e pessoas comuns em personagens quase míticos.
O que sabemos com certeza é que naquele fatídico dia de março de 1846, quando Isabel Monteiro levantou a mão no leilão de escravos e adquiriu Isaías por 500.000 Reis, ignorando os avisos sussurrados. Ela não estava apenas comprando um escravo, estava a selar um destino que a conduziria por caminhos que jamais poderia ter imaginado.
Enquanto o tempo continua a sua marcha inexorável, a história da viúva do café e do escravo mais belo do leilão mantém-se, como todas as grandes histórias, um lembrete de que o coração humano é um território inexplorado, capaz das mais surpreendentes revoluções silenciosas, mesmo nas circunstâncias mais improváveis e nos tempos mais hostis a qualquer Yeah.