3 Amigos Foram Pescar na Chapada Diamantina e Sumiram — Barraca Achada 15 Km com Bilhete Sinistro

O que deveria ter sido um fim de semana tranquilo de pesca na exuberante chapada Diamantina, transformou-se num dos mistérios mais assombrosos da Baía. Rafael Alves Pereira, Bruno Santos Costa e Diego Ferreira Lima, três amigos inseparáveis ​​de Feira de Santana, partiram na sexta-feira, 14 de maio de 2010, rumo às águas cristalinas do rio Mucugê, para pescar e acampar.

Eles nunca mais voltaram para casa. Se você quer descobrir o que aconteceu a estes três jovens e o que dizia o bilhete aterrador encontrado na sua barraca abandonada a 15 km da cascata onde pretendiam pescar, deixem o vosso like, se subscreva o canal e ative as notificações. Esta é uma história que vai desafiar tudo o que pensa saber sobre os perigos ocultos da natureza brasileira.

Rafael Alves Pereira o líder natural do trio, com 28 anos, 1,78 m de altura, cabelos castanhos encaracolados e um sorriso contagiante que a todos conquistava. Ele trabalhava como técnico de eletrónica em uma empresa de telecomunicações na Feira de Santana. Nascido e criado na cidade, filho de João Alves Pereira, motorista de camião, e Rosa Maria Santos Pereira, dona de casa, Rafael tinha desenvolveu desde pequeno uma paixão pela natureza e pela pesca.

O Rafa era viciado em pesca, lembra-se do seu pai, João? Desde menino, cada vez que a gente passava perto de um rio ou a su, ele já continuava a perguntar quando podíamos voltar com cana e Anzol. Ele conhecia todos os pontos de pesca num raio de A 100 km de Feira de Santana. O Rafael havia se tornado um pescador experiente ao longo dos anos, conhecendo técnicas variadas e os melhores locais para diferentes tipos de peixe.

Era ele quem organizava sempre as expedições do grupo, planeando roteiros, comprando equipamentos e coordenando a logística das viagens. Os seus amigos brincavam que tinha um mapa mental de todos os rios, lagos e cascatas da Baía. Bruno Santos Costa, de 26 anos, era o mais calmo e ponderado do trio. Com 1,82 m de altura, cabelo preto sempre bem penteados e olhos castanhos sérios por trás de óculos graduados, trabalhava como contabilista num escritório de contabilidade do centro da Feira de Santana, filho de Luís Carlos Santos

Costa, funcionário público aposentado, e Ana Paula Silva Costa, professora de matemática. Bruno era conhecido pela sua organização meticulosa. E atenção aos detalhes. Bruno era o mais cauteloso dos três. Conta a sua mãe Ana Paula. Ele verificava sempre tudo duas vezes antes de partir para uma viagem.

Equipamentos, mantimentos, rotas alternativas, previsão do tempo. Ele não deixava nada ao acaso. Se algo correu mal naquela viagem, não foi por falta de planeamento. Bruno era responsável por toda a parte logística das expedições de pesca. Ele pesquisava as melhores épocas para pescar em cada região, verificava condições climatéricas, calculava quantidades de alimentos e água necessárias e insistia sempre para levarem equipamento de segurança extra.

Era considerado o cérebro do grupo pela sua capacidade de prever problemas e se preparar para contingências. Diego Ferreira Lima completava o trio como o mais jovem e aventureiro. Com 24 anos, 1,75 m de altura, cabelo loiros descolorados e tatuagens nos braços que contavam histórias das suas aventuras, trabalhava como instrutor de natação num ginásio da cidade.

Filho de Carlos Ferreira Lima, mecânico, e Patrícia Soares, Lima, enfermeira. Diego era conhecido pela sua energia inesgotável e vontade de explorar lugares novos. “Diego era pura adrenalina”, riu-se o pai Carlos. Ele não conseguia estar parado. Sempre quis conhecer novas cascatas, trilhos diferentes, lugares que ninguém tinha explorado ainda.

Às vezes ficava preocupado com a sede de aventura dele, mas o Rafael e o Bruno sempre cuidaram bem dele. Diego tinha se juntado ao grupo dois anos antes, quando conheceu Rafael no ginásio onde trabalhava. rapidamente tornou-se o terceiro membro inseparável do trio, trazendo a sua juventude e entusiasmo para equilibrar a experiência de Rafael e a prudência de Bruno.

Era ele quem descobria sempre novos lugares através de pesquisas na internet, conversas com outros aventureiros ou dicas de clientes do ginásio. Os três conheciam-se há 4 anos e tinham feito dezenas de viagens juntos. Começaram com pescarias simples em açudes próximos da Feira de Santana, mas gradualmente foram aventurando-se em expedições mais elaboradas.

Já tinham acampado no rio São Francisco, pescar trutas nas serras de Minas Gerais e explorado rios remotos do interior da Baía. Voltavam sempre com histórias incríveis e peixes para partilhar com os famílias. Eram como irmãos. Lembra Rosa Maria, mãe do Rafael? Todo o fim de semana estiveram juntos, seja pescando, planeando a próxima viagem ou a reparar equipamentos.

A minha casa vivia cheia dos três, comendo, rindo, contando histórias de peixe que quase apanharam. A chapada Diamantina tinha sido um sonho antigo do trio. Conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes, cascatas cristalinas e rios abundantes em peixe, a região representava o destino definitivo para qualquer pescador baionense.

O Rafael vinha a pesquisar o local há mais de um ano, estudar mapas, conversar com guias locais e planeando meticulosamente a expedição. O local escolhido foi a região do rio Mucê, junto à Cachoeira do Buracão, no município de Ibicuara. Rafael tinha conversado com um guia local denominado Antônio Silva Santos, que garantiu que aquela área tinha os melhores pesqueiros da chapada e que seria segura para acampar, desde que seguem as orientações básicas de segurança na natureza.

Na quinta-feira, 13 de maio de 2010, os três reuniram-se em casa de Rafael para os preparativos finais. Bruno tinha feito uma lista detalhada de tudo o que necessitariam: tenda para três pessoas, sacos de dormir, fogão portátil, panelas, mantimentos para quatro dias, equipamentos de pesca variados, lanternas, pilhas extra, kit de primeiros socorros, cordas, catanas, repelente, protetor solar e uma quantidade generosa de água potável.

Eles estavam empolgadíssimos, lembra-se do João, pai do Rafael? Passaram a noite toda a verificar equipamentos, testando a tenda no quintal, organizando as canas de pesca. Era como se fosse a viagem dos seus sonhos. Diego tinha conseguido quatro dias de folga no ginásio, especificamente para essa expedição. Bruno tinha organizado os seus compromissos de trabalho para poder ausentar-se do escritório.

Rafael tinha usado parte de as suas férias acumuladas. Era uma viagem que os três vinham planeando e antecipando há meses. Na manhã de sexta-feira, 14 de Maio de 2010, os três partiram da Feira de Santana às 6 da manhã no Chevrolet Corsa, branco de Rafael, matrícula de Feira de Santana. O carro estava carregado com todos os equipamentos, mantimentos e expectativas de um fim de semana perfeito na natureza.

O plano era chegar à região da Chapada Diamantina por volta do meio-dia, encontrar o guia António no centro de lençóis, seguir até ao ponto de acesso ao rio Mucugé e montar acampamento antes do anoitecer. A última comunicação do trio com as famílias foi uma ligação que o Rafael fez para a sua mãe às 14h30 daquela sexta-feira. Disse que tinham chegado bem, que estavam em lençóis a comprar algumas coisas que se tinham esquecido e que iam encontrar o guia em 15 minutos.

Lembra Rosa Maria? Disse que estava tudo perfeito, que o tempo estava lindo e que ligaria no domingo quando regressassem a casa. Esta foi a última vez que alguém da família ouviu as vozes dos três amigos. O guia Antônio Silva Santos confirma que encontrou os três rapazes no horário combinado em lençóis.

Eles pareciam bem preparados e animados, recorda. Tinham bons equipamentos, conheciam o básico sobre segurança na chapada e perguntaram as coisas certas sobre a região onde iam acampar. António acompanhou-os por cerca de 8 km através de trilhos da Chapada, até chegar ao ponto de acesso ao rio Mucugé, que havia recomendado.

Era uma área conhecida pelos pescadores locais, com várias piscinas naturais profundas, onde abundavam os pintados, os dourados e os pacus. O local tinha uma pequena clareira ideal para acampar, junto à água mais protegida dos ventos e das chuvas. Deixei eles montando o acampamento por volta das 4 da tarde”, conta António.

Expliquei sobre os perigos da região, onde não deviam nadar por causa das correntes, quais os trilhos a evitar, como comportar se encontrassem animais selvagens. Eles prestaram atenção a tudo e pareciam confiantes. O plano era que António regressasse na segunda-feira, 17 de maio, para procurar os três e levá-los de volta até onde tinham deixado o carro em lençóis.

Era um arranjo comum na região, permitindo que os turistas aproveitassem o final do semana sem se preocupar com deslocamento. Quando chegou o segunda-feira e o António regressou ao ponto combinado, encontrou apenas uma clareira vazia. Não havia sinais da tenda, dos equipamentos ou dos três amigos. Inicialmente, pensou que poderiam ter decidido deslocar-se para outro ponto do rio ou voltado mais cedo por conta própria.

Mas quando chegou a lençóis e verificou o estacionamento onde o Corça Branco deveria estar, o carro ainda se encontrava exatamente no mesmo local onde tinha sido deixado na sexta-feira. Foi então que António começou a preocupar-se seriamente. Ele tentou entrar em contacto com Rafael através do número de telefone que tinha anotado, mas as ligações não completavam.

tentou novamente várias vezes durante a tarde, sempre com o mesmo resultado. Às 18 horas, decidiu procurar a Polícia Militar dos Lençóis para reportar a situação. O sargento José Carlos Oliveira foi o primeiro polícia a ser informado sobre o desaparecimento. Casos destes não eram raros na chapada, explica. por vezes perdiam-se, machucavam-se ou simplesmente mudavam de plano sem avisar os guias.

Mas havia algo na preocupação do António que me fez levar a situação a grave desde o início. Enquanto isso, em Feira de Santana, as famílias começaram a preocupar-se quando Domingo chegou ao fim, sem qualquer ligação dos três. Rosa A Maria tentou ligar para o telemóvel de Rafael várias vezes, mas todas as chamadas iam diretamente para a caixa de correio.

Ana Paula fez o mesmo com Bruno e Patrícia com Diego, sempre com o mesmo resultado. Na segunda-feira de manhã, quando nenhum dos três apareceu para trabalhar e continuaram sem dar notícias, as famílias entraram em contacto entre si. Foi quando descobriram que nenhuma delas tinha recebido qualquer comunicação desde a ligação de Rafael na sexta-feira à tarde.

João Alves Pereira não esperou mais tempo. Às 10 da manhã de segunda-feira, ele e Carlos Ferreira Lima partiram para Lençóis no carro de João, um Toyota Hilux preta. Chegaram à cidade por volta das das 15 horas e procuraram imediatamente a Polícia Militar. Foi então que souberam da visita de António na noite anterior e que uma pesquisa preliminar já havia sido iniciada.

O sargento José Carlos tinha organizado uma equipa pequena para percorrer os trilhos principais da região onde os três tinham acampado, mas nada tinha sido encontrado até àquele momento. A busca oficial foi Alargou-se significativamente com a chegada dos pais. Os Bombeiros de Vitória da Conquista foram acionados, trazendo equipamento especializados para resgate em montanha e mata.

Voluntários da região, incluindo outros guias e pessoas familiarizadas com a chapada, ofereceram-se para ajudar nas buscas. Durante três dias, mais de 60 pessoas vasculharam um raio de 15 km em redor do ponto onde os três tinham sido deixados. Trilhas foram percorridas. Rios foram explorados, grutas foram vistoriadas. Helicópteros do Corpo de Bombeiros sobrevoaram a região, procurando qualquer sinal dos jovens ou dos seus equipamentos.

A primeira pista concreta surgiu na quinta-feira, 20 de maio, se dias após o desaparecimento. Um grupo de busca liderado pelo bombeiro Marcos Antônio Ribeiro encontrou pegadas humanas numa trilha secundária que levava para longe do rio, em direção a uma área de cerrado mais fechado. As pegadas eram claramente de botas de caminhada, recorda Marcos Antônio.

Havia pelo menos três conjuntos diferentes de marcas. seguindo na mesma direção. Eram recentes, provavelmente de há alguns dias, e pareciam indicar que as pessoas estavam a caminhar a um ritmo normal, não a correr ou em situação de pânico. As As pegadas foram seguidas por aproximadamente 2 km antes de desaparecerem em terreno mais rochoso.

Mas a direção que indicavam levou a equipa de busca para uma área da chapada que não tinha sido explorada anteriormente, uma região de cerrado denso, intercalado com formações rochosas, a aproximadamente 8 km a a nordeste do ponto de acampamento original. Foi nesta área que na sexta-feira, 21 de maio, uma semana após o desaparecimento, o bombeiro Rogério Santos Almeida fez a descoberta que mudaria completamente o rumo da investigação.

Escondida entre afloramentos rochosos, numa pequena depressão natural que a protegia dos ventos e das chuvas, estava a tenda dos três amigos. Mas ela não estava montada para acampamento. Estava claramente abandonada, com equipamento espalhados em redor de forma desorganizada. Mais perturbador ainda era o facto de Amnece Barraca estar localizada a 15 km da cascata, onde os três pretendiam pescar, numa direção completamente oposta à rota planeada.

Não havia água próxima, não existiam locais de pesca, não havia qualquer razão lógica para eles terem escolhido aquele local para acampar. Dentro da tenda, os os investigadores encontraram os sacos de dormir, algumas roupas, equipamento de pesca intocados e mantimentos que não haviam sido consumidos. Mas o que chamou imediatamente a atenção foi um pedaço de papel amachucado no chão da tenda com uma mensagem manuscrita em letra, claramente apressada e nervosa.

O bilhete dizia: “Eles estão a seguir-nos desde ontem. Não conseguimos voltar pelo caminho que viemos. Vamos tentar sair pela trilha norte. Se alguém encontrar isto, avisem as nossas famílias que tentamos resistir. Rafael, Bruno, Diogo. A descoberta do bilhete aterrador mudou completamente a natureza da investigação.

O que inicialmente parecia ser um caso de pessoas perdidas na natureza se transformou em algo muito mais sinistro. Quem eram eles mencionados no bilhete? Porque os três amigos tinham abandonado o seu acampamento planeado para fugir para uma zona remota da chapada? A análise grafológica confirmou que a caligrafia era de Rafael, baseada em comparações com documentos fornecidos pela família.

A letra mostrava sinais claros de stress e pressa, indicando que tinha sido escrita em situação de extrema tensão. A Polícia Civil assumiu oficialmente o caso e o delegado Henrique Silva Barbosa foi designado para liderar a investigação. A hipótese de crime foi considerada pela primeira vez e a procura intensificou-se com foco não só em encontrar os três jovens, mas também em identificar quem poderiam ser os misteriosos perseguidores mencionados no bilhete.

“Era óbvio que algo de muito grave havia acontecido”, afirma o comissário Henrique. Três pessoas experientes em campismo não abandonam os seus equipamentos e fogem para uma área remota sem uma razão muito forte. O bilhete sugeria que eles estavam a ser ameaçados por alguém. A investigação concentrou-se em identificar quem mais poderia estar na região da Chapada durante aquele fim de semana.

Pousadas, guias, outros turistas, residentes locais. Todos foram questionados sobre pessoas suspeitas ou atividades pouco comuns na área. Surgiram relatos de que um grupo de homens tinha sido visto na região durante o mesmo período, mas as descrições eram vagas e contraditórias. Uns falavam de quatro homens, outros de cinco.

Uns diziam que pareciam ser da região, outros afirmavam que eram claramente forasteiros. Uma linha investigativa considerada foi a possibilidade de os três amigos se terem deparado acidentalmente com atividades ilegais na chapada. A região era conhecida por abrigar pequenos garimpos clandestinos, plantações de canábis escondidas e até mesmo laboratórios para processamento de drogas.

Talvez eles tivessem visto algo que não deveriam ter visto. Durante os meses seguintes, a busca pelos três amigos continuou de forma intermitente. As equipas de bombeiros realizavam operações mensais, explorando sempre novas áreas da vasta chapada. Os voluntários da região continuavam encontrando pegadas ocasionais, fragmentos de equipamento ou sinais de fogueiras antigas, mas nada que levasse diretamente aos jovens desaparecidos.

As famílias nunca perderam a esperança. João Alves Pereira organizou expedições próprias quase todos os fins de semana, percorrendo trilhos e conversando com os moradores locais. Rosa A Maria contratou um detetive privado. especializado em pessoas desaparecidas. Carlos Ferreira Lima ofereceu uma recompensa de R$ 20.000 R$ 1.

000 por informações que levassem ao paradeiro dos três. Eu não conseguia aceitar que O meu filho tinha simplesmente desaparecido. Explica o João. Todas as noites sonhava que os encontrava vivos em alguma gruta à espera de resgate. Todas as manhãs acordava pronto para procurar mais um pouco. Em 2011, um ano após o desaparecimento, surgiram várias pistas falsas.

Alguém disse ter visto três homens jovens a trabalhar em uma fazenda no interior da Bahia. Outro relato mencionava possíveis avistamentos em Goiás. Todas as pistas foram investigadas e se mostraram equívocas. O caso ganhou atenção nacional quando foi apresentado num programa de televisão sobre pessoas desaparecidas. Milhares de chamadas foram recebidas com alegados avistamentos em todo o país, mas nenhuma levou a descobertas concretas.

Em 2013, 3 anos após o desaparecimento, Ana Paula Santos Costa desenvolveu problemas cardíacos que os médicos atribuíram ao stress prolongado. “A incerteza é o pior de tudo”, dizia ela. Se eu soubesse que o meu filho estava morto, eu podia chorar e começar a aceitar, mas não saber se ele está vivo, se está a sofrer, se está à espera de socorro.

Isto é uma tortura. A investigação oficial continuou aberta, mas com recursos cada vez mais limitados. Novos casos exigiam a atenção da polícia e o desaparecimento dos três amigos gradualmente saiu das manchetes. Apenas as famílias e alguns voluntários persistentes continuavam a procurar ativamente. Em 2015, 5 anos após o desaparecimento, a Polícia Civil organizou uma última grande operação de busca.

Durante uma semana, 50 pessoas vasculharam áreas da chapada que ainda não haviam sido completamente exploradas. Foram utilizados equipamentos modernos, incluindo drones para mapeamento aéreo e cães especializados em localizar restos humanos. Mas mesmo esta operação não trouxe novas pistas sobre o destino dos Rafael, Bruno e Diego.

Era como se os três tivessem simplesmente dissolvido na imensidão da Chapada Diamantina, deixando apenas um bilhete angustiante, como evidência de que algo terrível tinha acontecido. Durante os anos seguintes, o caso tornou-se uma lenda local na região da Chapada. Guias contavam a história aos turistas como um alerta sobre os perigos de se aventurar-se sozinho em áreas remotas.

Alguns moradores locais desenvolveram teorias próprias sobre o que havia acontecido, envolvendo sempre grupos criminosos ou forças sobrenaturais da mata. João Alves Pereira faleceu em 2018, aos 65 anos, sem nunca saber o que aconteceu com o seu filho, Rafael. Amigos da família dizem que morreu de coração partido, consumido pela procura incansável que durou 8 anos.

Rosa Maria, agora viúva, continua a visitar a Chapada Diamantina duas vezes por ano, sempre à espera de encontrar algum sinal do filho. Carlos Ferreira Lima desenvolveu uma obsessão com as teorias conspirativas sobre o desaparecimento do filho e dos amigos. Ele acredita que os três descobriram algo que os criminosos poderosos queriam manter em segredo e que foram eliminados para garantir a sua silêncio.

Patrícia, a sua mulher, teve de procurar tratamento psicológico para lidar com as teorias cada vez mais elaboradas do marido. Ana Paula Santos Costa se mudou-se para Salvador em 2017, dizendo que já não conseguia viver em Feira de Santana, onde tudo fazia lembrar Bruno. Ela mantém contacto esporádico com as outras famílias, mas prefere não falar sobre o caso, alegando que rever constantemente a tragédia só aumenta o seu sofrimento.

Hoje, 14 anos após aquela fatídica sexta-feira de maio, o destino de Rafael Alves Pereira, Bruno Santos Costa e Diego Ferreira Lima mantém-se um mistério completo. A Chapada Diamantina guardou os seus segredos e o bilhete aterrador encontrado na sua barraca abandonada continua a ser a única pista sobre o que realmente aconteceu naqueles dias de terror.

Teorias abundam sobre o caso. Alguns acreditam que os três foram vítimas de criminosos que operavam na região e que os seus corpos foram escondidos em alguma das milhares de grutas da chapada. Outros sugerem que podem ter-se perdido completamente e morrido de sede e fome numa área ainda não explorada. Há até quem especule que descobriram um tesouro escondido ou provas de corrupção que lhes custaram a vida.

O mais perturbador de todas as teorias é a que sugere que pelo menos um dos três pode ter sobrevivido inicialmente e tentado escapar, como indicado no bilhete. A menção ao trilho norte nunca foi completamente investigada, pois não havia um trilho claramente definido nessa direção a partir do local onde o tenda foi encontrada.

O caso dos três amigos pescadores tornou-se um símbolo dos perigos ocultos que podem existir mesmo nas zonas mais belas do Brasil. A chapada diamantina, com toda a sua beleza natural, também esconde riscos que vão para além dos perigos naturais da floresta e das montanhas. As autoridades locais intensificaram medidas de segurança para os turistas após o caso, exigindo o registo obrigatório de grupos que pretendem acampar em áreas remotas e estabelecendo pontos de controlo regulares.

Mas nada disto trouxe de volta Rafael, Bruno e Diego, nem sequer explicou o que realmente aconteceu naqueles dias de Maio de 2010. A memória dos três amigos é mantida, viva pelas suas famílias e pela comunidade da Feira de Santana. Uma placa no clube de pesca da cidade homenageia os três jovens, lembrando a sua paixão pela natureza e alertando para a importância da segurança nas aventuras ao ar livre.

O mistério que se abateu sobre a Chapada Diamantina nesse mês de maio de 2010 permanece sem solução. Mas as perguntas continuam a ecoar. Quem eram os misteriosos perseguidores mencionados no bilhete? Por que razão três pescadores experientes abandonaram o seu acampamento planeou fugir em direção a uma área isolada? E mais importante, algum deles ainda pode estar vivo em algum lugar? O bilhete aterrador encontrado na tenda abandonada lembra-nos que a A natureza brasileira, por mais bela que seja, pode esconder segredos obscuros e

perigos que vão muito para além do que podemos imaginar. E, às vezes, esses os segredos são guardados para sempre. E se este caso impressionou-te tanto quanto a mim, deixe o seu like, subscreva o canal e diga-me nos comentários qual teoria faz-lhe mais sentido sobre o que aconteceu aos três amigos. Acredita que ainda podem estar vivos em algum lugar? E não perca os nossos próximos vídeos, onde continuaremos explorando os mistérios mais intrigantes do Brasil. M.

Disclaimer: This story is fictional and created for entertainment purposes only. Any names, characters, places, or events are fictitious or used fictitiously. No real person or organization is intended to be portrayed.

Recommended for You

View Archive arrow_forward