Viúva no Altar: O Sangrento Crime da Igreja Santa Teresinha – SP 1959
Naquela época, o que ele sentia por Silvia poderia ser confundido com um amor platônico de infância, mas o tempo provaria que se tratava de uma semente muito mais perigosa. Ele a seguia com o olhar, permanecia por perto mesmo sem receber qualquer atenção e transformou aquela colega de escola em uma ideia fixa.
Enquanto Silvia crescia e se preparava para os estudos superiores na capital, Abelardo carregava a imagem daquela menina como um amuleto que o impedia de seguir adiante. Em 1947, aos 17 anos, Abelardo concluiu o ensino regular e decidiu buscar uma identidade que lhe desse o prestígio que tanto desejava. Ingressou no Centro Técnico de Aeronáutica, em São José dos Campos, para estudar engenharia.
O lugar era símbolo da modernidade tecnológica do Brasil, mas Abelardo não pertencia ao mundo dos cálculos e das máquinas. Sentia que precisava de algo que lhe desse controle sobre a mente humana, algo que pudesse, talvez, explicar o caos que carregava por dentro. Logo após iniciar o curso de engenharia, Abelardo abandonou os projetos e decidiu que seu futuro estava na medicina.
Partiu para o sul do país e, em 1950, ingressou na Faculdade de Medicina do Paraná. Foi um período de isolamento quase absoluto. Silvia veio para São Paulo e, enquanto estudava Letras na USP, Abelardo vivia como um eremita em Curitiba. Ele viajava centenas de quilômetros de volta a Casa Branca apenas na esperança de vê-la, mas as raras vezes em que a encontrava eram marcadas por uma frieza que ele se recusava a aceitar como rejeição.
Formou-se em 1957 e decidiu se especializar em psiquiatria. Para Abelardo, o título de médico não era apenas uma profissão; era um escudo. Conseguiu um posto de trabalho no Hospital do Juqueri, que mais tarde viria a se tornar o famoso manicômio de Franco da Rocha — lugar que concentrava não apenas o tratamento psiquiátrico, mas também uma lógica de controle social muito própria daquele tempo.
E foi ali, cercado por diagnósticos, surtos e sofrimento, que sua própria sanidade começou a escorregar por entre os dedos. Abelardo não conseguia manter a rotina exigida de um profissional de saúde. Começou a demonstrar um fascínio doentio pelos prontuários dos internos, passando noites inteiras trancado em salas escuras, lendo sobre delírios e alucinações como se buscasse neles uma validação para os próprios pensamentos.
Abandonava seus postos sem aviso, negligenciava prescrições e perdia o fio das obrigações mais básicas. Para os colegas, tornou-se uma figura errática, um homem que parecia mais interessado no inconsciente do que na vida real dos pacientes. O desfecho foi inevitável: Abelardo foi demitido.
Para um homem que baseava toda a sua dignidade no título de doutor, ser expulso do ambiente hospitalar foi o golpe final. Sem o trabalho para ancorá-lo à realidade, voltou-se inteiramente para a única coisa que ainda lhe dava algum senso de propósito, embora totalmente distorcido: a obsessão por Silvia. Naquela época não era tão difícil localizar uma família na capital e foi nesse estado de fracasso profissional que resolveu reaparecer na vida dela em março de 1958, surgindo na porta da casa da Avenida Angélica sem qualquer aviso prévio.
A infiltração de Abelardo na rotina da família Pinto Sampaio começou de forma quase banal, camuflada pela etiqueta rígida das famílias tradicionais da época. Em março de 1958, ele bateu à porta da casa de Silvia, carregando o salvo-conduto de um título de doutor e a história compartilhada de uma infância em comum.
Para os pais de Silvia, André e Maria, receber aquele jovem médico era mais do que um gesto de cortesia: era o cumprimento de um código social no qual a hospitalidade não se negava a alguém de boa origem. Abelardo instalou-se naquela sala de estar não como um invasor declarado, mas como uma peça de mobília que, embora deslocada, ninguém tinha motivo bastante claro para remover.
As visitas tornaram-se constantes. Pelo menos duas ou três vezes por semana, ele aparecia para ver a família. O ritual era quase sempre o mesmo: sentava-se para tomar café e assistia à televisão ao lado de dona Maria, trocando palavras protocolares sobre o tempo ou sobre as notícias do dia. No entanto, seu olhar permanecia em vigília, buscando qualquer rastro de Silvia pelos corredores.
Para a professora, a presença dele era a de um conhecido de infância. Ela via naquele homem uma figura solitária e carente, alguém que parecia buscar de maneira desesperada um vínculo com o passado para sustentar um presente que, nos bastidores, já estava desmoronando. O que tornava a situação mais estranha era o silêncio absoluto de Abelardo sobre as próprias intenções.
Ele nunca se declarou, nunca demonstrou interesse além da amizade e jamais ofereceu motivo concreto para um confronto direto. Amava Silvia no mais completo e doentio silêncio — uma adoração muda que crescia enquanto o noivado dela com Silvio Marchioni avançava a passos largos. Abelardo chegou a conviver com o próprio Silvio naquelas tardes de café.
Os dois homens mantinham uma relação de respeito superficial. Não havia registros de ciúmes abertos ou discussões. Silvio, seguro de sua posição e do amor de Silvia, via no médico apenas um sujeito introspectivo e talvez um pouco excêntrico, incapaz de representar uma ameaça real ao futuro que estava construindo. No entanto, a estranheza de Abelardo começou a ganhar contornos mais nítidos à medida que o casamento se aproximava.

Ele não era apenas um homem tímido. Havia nele uma intensidade represada que transbordava em gestos bizarros. O episódio mais perturbador ocorreu no Natal de 1958, apenas três semanas antes da cerimônia religiosa. Abelardo apareceu na reunião familiar com um embrulho que parecia pesado demais para a ocasião. Quando Silvia abriu o presente diante dos convidados, o que encontrou foi uma pequena caveira de gesso sobre a representação de um livro.
Na lombada da peça estava gravada a frase: “Perdoa-me, Senhor, se profano a tua obra.” O choque percorreu a sala em ondas de sussurros e risadas nervosas. O objeto era macabro, deslocado e carregado de um simbolismo religioso distorcido. Ainda assim, o Sr. André Sampaio tentou colocar panos quentes, tratando o gesto como uma falta de noção típica de um homem que lidava com anatomia e morte em sua profissão.
Ninguém ali quis acreditar que aquela caveira fosse um aviso. Antes de se retirar naquela noite de Natal, Abelardo ainda deixou uma última frase suspensa no ar, garantindo que aquele não era o seu verdadeiro presente de casamento: ele já tinha algo muito mais definitivo reservado para a sacristia. Mesmo com o desconforto crescente, a família não rompeu o vínculo.
No dia 8 de janeiro de 1959, quando o casal oficializou a união civil em uma cerimônia íntima na casa da Avenida Angélica, Abelardo estava presente. Circulou entre os convidados com elegância impecável, conversou com os parentes e desejou felicidades aos noivos, como se fosse o amigo mais leal de todos. Sua postura era tão controlada que ninguém suspeitou que, por trás daquela máscara de médico respeitável, ele já levava consigo a decisão que culminaria na tragédia.
A gota d’água para o delírio de Abelardo veio no domingo seguinte, dia 11 de janeiro. Ele apareceu na casa de Silvia pela última vez antes da tragédia, levando peixes para o aquário dela. Era um gesto quase doméstico, uma tentativa de deixar algo vivo e permanente no ambiente da mulher que jamais lhe pertencera.
Foi nesse dia que dona Maria, agindo por um impulso de gentileza que lamentaria pelo resto da vida, fez o convite oficial para a cerimônia religiosa de quinta-feira. Abelardo aceitou, mas a alegria foi manchada por uma exclusão deliberada: estava convidado para a igreja, mas não para a recepção privada que aconteceria depois na casa de Silvio.
Para Abelardo, ser barrado na porta da festa foi a confirmação de que era um pária, alguém que podia assistir à noiva no altar, mas que não tinha permissão para entrar em sua nova vida. Sentiu que perdia o acesso a Silvia de forma definitiva. Nos dias que antecederam o crime, mergulhou em um estado de vigília sombria.
Na manhã de 15 de janeiro, o médico, que outrora estudava a mente humana para curá-la, passou a usar o próprio conhecimento para racionalizar o impulso destrutivo que crescia dentro dele. Bebeu uísque com um amigo, conversou com a irmã e, finalmente, decidiu que iria a Higienópolis para assistir ao casamento de Silvia. Pouco depois das 17 horas do dia 15 de janeiro de 1959, os sinos da Igreja Santa Teresinha começaram a badalar em Higienópolis.
O som não era apenas um chamado religioso, mas também o anúncio de que uma das uniões mais aguardadas entre aquelas famílias de São Paulo estava prestes a se oficializar. Abelardo já estava ali desde as 16h30 da tarde. Destoava do ambiente festivo: usava um chapéu preto, vestia-se mal e se comportava de maneira que beirava o perturbador.
Sentado nos bancos do lado esquerdo, reservados aos parentes da noiva, não parecia um convidado disposto a celebrar. Em determinado momento, ajoelhou-se de forma abrupta diante das imagens sacras. Rezou com intensidade estranha e deixou as lágrimas escorrerem, como se vivesse um luto antecipado em vez de uma festa.
Quando as portas da paróquia se abriram ao som da marcha nupcial, Silvia surgiu estonteante, com seus 28 anos e um brilho que parecia imune a qualquer mau presságio. Ela avançou pela nave central sob o olhar emocionado dos convidados, enquanto Abelardo, do seu lugar, testemunhava cada passo em direção ao altar onde Silvio Marchioni a esperava.
O rito seguiu todos os protocolos de uma linda cerimônia. As promessas de fidelidade na alegria e na tristeza, na saúde e na doença foram pronunciadas com solenidade sobre o mármore de Carrara. O beijo que selou a união foi recebido com uma salva de palmas e o casal, agora marido e mulher, foi conduzido à sacristia para os cumprimentos finais.
A sacristia era um espaço apertado, preenchido pelo perfume das flores e pela confusão alegre das vozes que se cruzavam. Abelardo não esperou sua vez na fila. Segundo depoimentos posteriores, forçou a passagem, abrindo caminho entre os presentes até alcançar Silvio. Estendeu a mão para o noivo e disse: “Meus parabéns.”
No instante em que o toque se deu, o delírio transformou-se em execução. Ele sacou a Taurus calibre 38 e disparou contra o casal. Um dos tiros atingiu o rosto do industrial na base do nariz, destruindo a glândula hipófise antes de se alojar no encéfalo. Silvio desabou imediatamente. Ao todo, foram três disparos contra ele.
Silvia, em um estado de choque que a mente humana às vezes cria para se proteger do insuportável, chegou a sorrir por um breve segundo, acreditando que aquilo fosse uma brincadeira de extremo mau gosto — um revólver de brinquedo nas mãos de um conhecido sem limites. Mas o sorriso desapareceu no momento em que viu o marido cair.
Antes que pudesse reagir, Abelardo também atirou contra ela. Mesmo com dona Maria, a mãe de Silvia, tentando agarrar por trás o braço do atirador para desviar a trajetória, dois projéteis atingiram as costas da noiva. O que se seguiu dentro da sacristia foi um impulso coletivo de fúria e espanto. Os convidados, tomados por uma revolta cega, avançaram sobre Abelardo.
O médico foi contido à base de chutes e pontapés. Alguém usou um guarda-chuva para golpeá-lo, causando ferimentos graves em seu olho direito. Renato Egídio Aranha, amigo próximo de Silvio, conseguiu tomar a arma, mas precisou intervir para que Abelardo não fosse linchado ali mesmo. Ele gritava para que não matassem aquele cão, porque precisavam dele vivo para que a verdade aparecesse.
A corrida pela vida começou sob o som das sirenes que cortavam o silêncio de Higienópolis. Silvio foi colocado em uma viatura policial e levado às pressas para o Hospital Samaritano, reduto médico daquelas famílias tradicionais. Mas seu falecimento foi constatado antes mesmo de dar entrada no hospital. A gravidade do ferimento na face era absoluta.
Silvia e o próprio Abelardo foram encaminhados ao Hospital das Clínicas. Enquanto o médico recebia atendimento sob custódia, Silvia entrava em uma cirurgia de emergência para tentar salvar o que restava de sua integridade física. Os disparos haviam atingido seu útero e a base da coluna, trazendo o risco real de que ela nunca mais voltasse a andar ou pudesse gerar filhos.
No Hospital das Clínicas, o quarto de Silvia transformou-se em uma fortaleza vigiada. Além da dor física e do trauma, ela passou a viver sob escolta policial permanente. A medida não existia apenas para protegê-la de qualquer nova investida de Abelardo, mas também para tentar barrar o assédio de uma imprensa que já começava a se comportar de forma predatória.
A notícia da morte de Silvio foi mantida em segredo absoluto pelos médicos e pela família por dias. Temia-se que a comoção violenta provocasse uma piora abrupta em seu estado de saúde e comprometesse a recuperação. Enquanto Silvia lutava em silêncio na cama do hospital, as páginas dos jornais transformavam sua tragédia em um folhetim de mau gosto.
Repórteres e cinegrafistas invadiam o hospital, vigiavam entradas e saídas de médicos e narravam a rotina da enfermaria como se tudo aquilo fosse um espetáculo público. Sem declarações oficiais da noiva, a imprensa passou a alimentar versões venenosas. Surgiram boatos sobre uma suposta ex-namorada de Silvio, Vilma César, que teria se suicidado no dia do casamento civil por não suportar a rejeição.
Jornais enviaram equipes ao interior para investigar a vida de Silvia, sugerindo que ela seria uma amiga traidora e insinuando que o crime de Abelardo poderia ter sido motivado por uma infidelidade dela. Cobriram também os detalhes da morte de Silvio sem qualquer limite, sem qualquer freio e sem qualquer escrúpulo, chegando até o necrotério em busca de imagens e versões sensacionalistas.
A cobertura foi tão intensa que até a extinta TV Tupi registrou a comoção daquele momento: “A Televisão Tupi foi ontem a primeira a informar sobre a dolorosa tragédia ocorrida no interior do salão de festas da igreja de Santa Teresinha, na rua Maranhão, bairro de Higienópolis. Nesse episódio foram alvejados Silvia Pinto Sampaio e Silvio Marchioni, morrendo este último quando dava entrada no Hospital Samaritano.
A jovem noiva, transportada para o Hospital das Clínicas, encontra-se em estado desesperador. Estas cenas foram colhidas no necrotério para onde foi levado o corpo do jovem Silvio Marchioni. A necropsia revelou que o noivo assassinado foi abatido com três disparos: um na testa, um no maxilar e um na coxa. No necrotério, grande era o movimento de familiares e amigos daquele industrial, tendo a reportagem a ação dificultada pelos interessados em manter a imprensa distante dos fatos.
O corpo de Silvio foi conduzido para a igreja de Santa Cecília, onde ficou exposto. Na igreja de Santa Cecília, tanto em seu interior quanto em suas proximidades, a multidão era enorme. A curiosidade levou para o local esta imensa massa de gente que a todo custo procurava ver o morto tão tragicamente assassinado.
Policiais se movimentavam no sentido de que a ordem fosse mantida, enquanto familiares de Silvio choravam o desaparecimento que enlutou dois lares. Até que, por volta das 17h15, o caixão deixou a igreja rumando para o cemitério. Ao chegar ao cemitério, verificaram-se as mais dolorosas cenas. A multidão que ali se encontrava era igualmente compacta, na maioria amigos e familiares de Silvio.
E, aos poucos, o corpo inerte do inditoso jovem desceu à cova, sendo enterrado em meio às palavras sentidas que pronunciou o sacerdote presente. Os mais íntimos curvaram-se sobre a sepultura, como a dizer o seu último adeus àquele que deixou este mundo após um dos mais tristes episódios ocorridos em São Paulo.” O foco se dividiu em duas frentes:
a recuperação lenta de Silvia e o início de um processo judicial que colocaria a psiquiatria no centro do debate. Abelardo, na prisão, mantinha a tese de que o uísque consumido antes da igreja o teria deixado fora de órbita, alegando um apagão de memória que nenhum investigador parecia disposto a aceitar como verdade.
A investigação logo descobriu seu passado em sanatórios e sua demissão do Hospital do Juqueri, revelando que o médico, na verdade, já apresentava transtornos e conflitos mentais muito antes de puxar o gatilho. Quando recebeu alta, 11 dias após o atentado, Silvia buscou refúgio na casa de familiares no Paraná, tentando apenas respirar longe dos flashes.
Mas até o seu silêncio foi usado contra ela. Os jornais chamaram sua partida de fuga, como se a ausência fosse uma confissão de culpa. A situação atingiu um ponto insuportável, forçando Silvia a voltar à capital paulista em 4 de fevereiro de 1959 para encarar seus perseguidores de papel.
Ela concedeu uma entrevista ao jornal Última Hora, na qual demonstrou uma serenidade que desmontou boa parte das maledicências. Com os pontos das cirurgias ainda recentes, declarou que vivia o presente e confiava em Deus, negando qualquer envolvimento com Vilma César e condenando a exploração pública de sua dor.
Explicou com paciência que Abelardo era apenas um conhecido de infância que se infiltrou em sua casa sob a máscara de médico, sem que ela jamais suspeitasse de sentimentos mais profundos, já que o rapaz mal se manifestava durante as visitas. Enquanto Silvia tentava recompor a própria dignidade, o processo judicial contra Abelardo revelava facetas ainda mais perturbadoras da sociedade paulistana.
Durante as audiências de instrução criminal, um fenômeno estranho começou a ser registrado pelos observadores da época. Abelardo, o homem que transformara um casamento em funeral, era recepcionado na vara do júri por um grupo considerável de mulheres que lhe demonstravam afeto e admiração. Era uma espécie de idolatria dirigida ao criminoso, um fascínio distorcido que ignorava completamente o sofrimento de Silvia e a morte de Silvio.
Elas levavam flores e palavras de apoio ao médico, vendo nele uma figura trágica e incompreendida, e não um assassino calculista. Esse comportamento revoltava a família das vítimas, mas também mostrava como o carisma distorcido de Abelardo e seu status profissional ainda exerciam influência sobre o imaginário popular.
No tribunal, o embate entre o direito e a psiquiatria foi intenso. O advogado de defesa, Waldir Troncoso Peres, enfrentou um dilema estratégico. Inicialmente, não queria que Abelardo fosse considerado inimputável, temendo que uma internação em manicômio judiciário pudesse se transformar em uma prisão perpétua legalizada.
Mas os laudos médicos eram incontestáveis: Abelardo sofria de esquizofrenia paranoide, um distúrbio que já o havia levado à internação anos antes, em 1954. A acusação, liderada pelo promotor Fleury, argumentava que o crime fora premeditado com clareza assustadora e que Abelardo era perfeitamente capaz de compreender o que fazia.
O promotor descreveu o médico como um assassino frio, que planejava matar Silvio durante a festa e que só agiu na igreja porque percebeu que não havia sido convidado para a recepção posterior. O veredito final, proferido em 11 de março de 1963, absolveu Abelardo do assassinato e da tentativa de homicídio por motivo de doença mental, mas determinou sua internação por medida de segurança.
Foi enviado ao complexo hospitalar do Juqueri, que posteriormente teve seu setor transferido para o Manicômio Judiciário de Franco da Rocha, onde sua identidade de médico e seu delírio acabaram se fundindo de forma definitiva. Pelos 22 anos seguintes, foi conhecido entre internos e funcionários como “Dr. Abelardo”.
Não exercia a profissão, mas mantinha o vocabulário técnico e os ares de autoridade, muitas vezes tentando enganar médicos residentes com sintomas simulados apenas para testar seus conhecimentos. Caía na gargalhada quando confundia os mais novos com falsos diagnósticos e encenações cuidadosamente montadas. Abelardo desenvolveu rituais obsessivos ao longo das décadas de confinamento.
Costumava escrever cartas e documentos nos quais circulava as iniciais do próprio nome com exatamente 33 voltas de caneta. Vestia sempre uma jaqueta preta e passava horas em silêncio absoluto, como se revivesse mentalmente a tarde na sacristia. Em seus raros momentos de fala lúcida, alternava entre admitir que o que fizera era imperdoável e tentar culpar Silvia por ter, segundo ele, provocado o destino ao não corresponder ao seu amor.
Enquanto envelhecia entre paredes de pedra e prontuários amarelados, o mundo do lado de fora seguia seu curso. Abelardo só conquistou a liberdade definitiva na década de 1980. Voltou para São Paulo por um curto período e depois retornou à cidade natal, Casa Branca, onde passou os últimos anos em um sobrado solitário.
Segundo o livro A Casa do Delírio, de Douglas Tavolaro, Abelardo afirmou que Silvia chegou a procurá-lo enquanto ele esteve internado em Franco da Rocha, mas disse que se recusou a recebê-la. Também mantinha o desejo de reaver a licença médica. Até o fim, em 2003, guardou a amargura de quem destruiu o próprio futuro em nome de uma fantasia que nunca teve base na realidade.
A história de Silvia Rosalina Pinto Sampaio, no entanto, é a que realmente encerra esse caso com uma lição de força. Depois de enfrentar a brutalidade da imprensa e as dores físicas das cirurgias, ela recusou o papel de eterna vítima. O diagnóstico de infertilidade, que parecia ser a última bala disparada por Abelardo contra o seu futuro, acabou sendo desmentido pela própria vida.
Silvia mudou-se para o Rio de Janeiro, casou-se novamente e construiu uma família sólida. Contra todos os prognósticos médicos de 1959, foi mãe de cinco filhos. A professora que viu o sangue manchar o vestido de noiva transformou-se em uma matriarca que carregava no corpo as cicatrizes daquela tarde, mas no coração a vitória de quem soube continuar existindo depois do horror.
O crime da Igreja Santa Teresinha não conseguiu interromper a trajetória daquela mulher resiliente. Enquanto Abelardo morria como uma sombra em Casa Branca, Silvia vivia cercada pelo amor real que ela mesma ajudou a semear. O homem transtornado tirou a vida de Silvio Marchioni e roubou a paz de Higienópolis, mas a última palavra dessa história foi escrita pela voz serena de uma sobrevivente que recusou entregar o próprio destino ao cano de uma arma.