Um dos Mistérios Mais Perturbadores da História de Rio de Janeiro (1839)
Todos eram escravizados, exceto Matilde, que era uma mulher livre, filha de uma antiga ama de Helena. Foi em abril de 1839 que os primeiros sinais de que algo não ia bem começaram a aparecer. Helena deixou de comparecer às missas dominicais, sempre com a desculpa de indisposições passageiras. Sua ausência foi notada, principalmente porque Antônio continuava frequentando a igreja, sempre sozinho e cada vez mais absorto, mal respondendo aos cumprimentos dos conhecidos.
Quando questionado sobre a saúde da esposa, limitava-se a dizer que ela estava se recuperando de uma fragilidade dos nervos, condição comum atribuída às mulheres da época. Maria Constância, em uma visita feita em maio daquele ano, notou mudanças na casa. As janelas que davam para a rua estavam sempre fechadas e Helena recebeu-a não no salão, como seria de costume, mas em seu quarto, parcialmente iluminado por uma única vela, apesar da claridade do dia lá fora.
Em seu diário, Maria escreveu: “Encontrei minha prima emagrecida e pálida, como se não visse o sol há meses. Seus olhos estavam fundos e inquietos, percorrendo constantemente os cantos do aposento. Quando lhe perguntei sobre sua saúde, sorriu de forma estranha e disse que nunca havia estado melhor, que finalmente compreendia o propósito de sua vida.”
Antônio, que permaneceu ao seu lado durante toda a visita, concordava com cada palavra, observando-a com uma expressão que não sei definir. Saí de lá com a certeza de que algo não natural ocorria naquela casa. Nas semanas seguintes, vizinhos relataram ter escutado sons estranhos vindos da residência. Não gritos ou discussões, mas um arrastar de móveis e batidas rítmicas que às vezes duravam a noite inteira.
Um boticário que morava ao lado chegou a registrar queixa junto ao inspetor de quarteirão, alegando que o barulho perturbava seu sono. Nada foi feito a respeito. No início de junho, Matilde, a dama de companhia, deixou a casa dos Vasconcelos sem aviso e sem recolher seus pertences. Procurada por sua família, disse apenas que não poderia mais trabalhar lá e recusou-se a dar qualquer explicação.
Semanas depois, embarcou em um navio com destino a Salvador, onde tinha parentes distantes. Nunca mais foi vista no Rio de Janeiro. O comportamento de Antônio também começou a mudar: sempre pontual e metódico nos negócios, passou a se ausentar por dias, deixando seus empregados sem instruções. Quando aparecia na loja, estava desgrenhado e com olheiras profundas.
Em junho daquele ano, seu sócio na companhia de navegação, preocupado, foi até a casa da Rua do Lavradio. Não foi recebido, apesar de ter visto movimentação pelas frestas das janelas. Ao dar a volta na propriedade, notou que o jardim dos fundos, antes bem cuidado, estava abandonado e que alguém havia tapado com tábuas a pequena janela que dava para a cozinha.
Em meados de julho, Helena enviou um bilhete a Maria Constância, pedindo que ela viesse com urgência. A caligrafia, normalmente elegante, estava trêmula e apressada. No entanto, quando Maria chegou à casa na manhã seguinte, foi Antônio quem a recebeu. Disse que Helena havia partido na noite anterior para visitar uma tia doente em Niterói e que não sabia quando ela retornaria.
Quando Maria mencionou o bilhete, Antônio pareceu confuso por um momento, mas logo afirmou que a esposa devia tê-lo escrito antes de receber a notícia sobre a tia. Pediu desculpas pelo inconveniente e praticamente empurrou a visita para fora, fechando a porta com força. Maria Constância não acreditou na história: Helena não tinha parentes em Niterói e a única tia viva morava em Campos dos Goytacazes, a mais de 200 km do Rio.
Além disso, seria muito estranho que a prima partisse para uma viagem sem avisá-la, especialmente depois de ter solicitado sua presença com tanta urgência. Preocupada, Maria tentou localizar o inspetor de quarteirão, mas ele estava fora em diligência. Decidiu então voltar à casa dos Vasconcelos no dia seguinte. Quando retornou, na companhia de seu marido, Francisco, encontrou a casa aparentemente vazia.
Bateram na porta repetidas vezes, sem resposta. Um vizinho informou que havia visto Antônio sair cedo, levando duas grandes malas. Ninguém tinha visto Helena. Francisco, temendo pelo pior, conseguiu que um oficial da Guarda Imperial os acompanhasse até a residência. Depois de mais tentativas infrutíferas de obter resposta, o oficial determinou que forçassem a entrada.
O interior da casa estava em desordem, como se os moradores tivessem saído às pressas. No quarto do casal, gavetas estavam abertas e roupas espalhadas pelo chão. Na sala de jantar, os pratos da última refeição ainda estavam sobre a mesa, cobertos de mofo. O oficial fez uma inspeção rápida e concluiu que a casa havia sido abandonada há dias.
Não havia sinal de violência ou luta, apenas de uma partida apressada. Maria Constância, porém, notou algo estranho: faltavam os objetos pessoais de Antônio, mas todos os pertences de Helena permaneciam intactos — suas roupas no armário, suas joias na cômoda, até mesmo o pequeno livro de orações que sempre carregava consigo.
Seria possível que ela tivesse partido sem levar nada? A ausência repentina do casal gerou pouco interesse oficial. Homens de posses costumavam viajar sem prestar satisfações, e o sumiço de uma esposa era considerado um problema doméstico, não policial. Maria Constância, no entanto, não podia aceitar a situação: conhecia sua prima desde a infância e sabia que Helena jamais partiria sem seus pertences, especialmente sem o medalhão que continha o retrato de sua mãe falecida.

Nas semanas que se seguiram, Maria fez o que pôde para descobrir o paradeiro da prima: escreveu para todos os parentes, visitou as lojas de Antônio, questionou vizinhos e empregados. Ninguém sabia de nada, ou pelo menos ninguém estava disposto a falar. Os negócios de Antônio continuavam funcionando sob a supervisão de um gerente que dizia receber instruções por carta, mas nunca mostrou nenhuma dessas correspondências.
No início de agosto, quando já começava a perder as esperanças, Maria Constância recebeu uma visita inesperada: Josefa, a antiga cozinheira dos Vasconcelos, apareceu em sua porta ao anoitecer. Estava visivelmente assustada e só aceitou entrar depois de se certificar de que ninguém a tinha seguido.
Uma vez dentro da casa, falou em sussurros apressados, como se temesse ser ouvida mesmo ali. Segundo Josefa, a situação na casa da Rua do Lavradio havia começado a deteriorar-se meses antes do desaparecimento do casal. Tudo começou quando Antônio trouxe para casa um baú antigo que disse ter comprado de um marinheiro estrangeiro.
O objeto, feito de uma madeira escura e com fechaduras elaboradas, foi colocado no porão da casa, um lugar úmido e pouco utilizado. Antônio passou a descer ao porão todas as noites, às vezes permanecendo lá até o amanhecer. Helena, a princípio, mostrou-se indiferente, mas com o passar das semanas começou a acompanhar o marido nessas visitas noturnas.
Os empregados foram proibidos de entrar no porão, mesmo para limpeza. Januário, curioso, desobedeceu à ordem uma tarde enquanto o casal estava fora. Não contou a ninguém o que viu lá, mas naquela mesma noite fugiu levando apenas a roupa do corpo. Nunca mais foi visto. A partir desse incidente, o comportamento de Helena mudou drasticamente.
Deixou de sair de casa, mantinha as cortinas sempre fechadas e começou a falar sozinha em seu quarto. À noite, Josefa podia ouvi-la andando pela casa, arrastando algo pesado. Matilde, que dormia no quarto ao lado da patroa, relatou que Helena passava horas escrevendo em um caderno que escondia assim que percebia a presença de outra pessoa.
Na primeira semana de julho, Helena adoeceu: recusava-se a comer e passava dias sem sair da cama. Antônio não chamou um médico, afirmando que a esposa sofria apenas de nervosismo feminino e que se recuperaria com descanso. Matilde, preocupada, tentou contatar Maria Constância sem o conhecimento do patrão. Dois dias depois, foi despedida.
Josefa continuou trabalhando na casa mais por medo do que por lealdade. Na noite anterior ao desaparecimento do casal, ouviu uma discussão violenta. Helena gritava palavras incompreensíveis enquanto Antônio tentava acalmá-la. Depois, seguiu-se um silêncio absoluto. Pela manhã, Josefa não encontrou nenhum dos dois.
A porta do porão, sempre trancada, estava aberta. Dentro não havia nada além do velho baú vazio. Temendo ser culpada pelo desaparecimento dos patrões, Josefa fugiu naquele mesmo dia. Escondeu-se na casa de uma prima na região do Mangue e só decidiu procurar Maria Constância depois de ver Antônio, semanas mais tarde, saindo de um estabelecimento comercial na Praça XV.
Ele parecia abatido e mais velho, mas sem dúvida estava vivo. De Helena, no entanto, não havia qualquer notícia. O relato de Josefa era perturbador e levantava mais perguntas do que respostas. Maria Constância insistiu em que a ex-empregada a acompanhasse até as autoridades, mas na manhã seguinte, quando foi buscá-la na casa da prima, descobriu que Josefa havia partido antes do amanhecer, deixando para trás um bilhete onde se lia apenas:
“Ele sabe que falei. Não posso ficar.” Com essas informações limitadas, Maria tentou mais uma vez despertar o interesse das autoridades pelo caso. Foi recebida com indiferença. Um oficial chegou a sugerir que Helena havia simplesmente abandonado o lar — algo escandaloso, mas não incomum — e que o comportamento errático de Antônio era resultado da vergonha social.
Sem apoio oficial e com Josefa desaparecida, Maria estava em um beco sem saída. Em setembro de 1839, quase três meses após o desaparecimento de Helena, Maria Constância recebeu uma carta anônima. O texto, escrito em letra trêmula, dizia apenas: “Procure no jardim dos fundos, sob a jabuticabeira morta.” Incapaz de ignorar essa pista, por mais duvidosa que fosse sua origem, Maria convenceu seu marido a acompanhá-la até a casa dos Vasconcelos.
A propriedade continuava desocupada, com sinais evidentes de abandono. O mato crescia alto no outrora bem cuidado jardim frontal, e as janelas estavam embaçadas pela poeira acumulada. Contornaram a construção até o quintal dos fundos, onde encontraram facilmente a jabuticabeira mencionada na carta. A árvore, antes frutífera segundo Josefa, estava completamente seca.
Francisco, relutante, mas incapaz de negar o pedido da esposa angustiada, começou a cavar ao redor da árvore. O trabalho foi longo e cansativo. Quando já começava a escurecer e eles pensavam em desistir, a pá atingiu algo sólido. Não era um corpo, como Maria temia, mas uma pequena caixa de metal do tipo usado para guardar documentos importantes.
Dentro da caixa, protegidos da umidade por um tecido encerado, estavam um caderno com capa de couro e algumas folhas soltas de papel. O caderno estava preenchido com a caligrafia inconfundível de Helena: era seu diário, iniciado poucas semanas após o casamento e mantido até dias antes de seu desaparecimento. As folhas soltas eram cartas nunca enviadas, endereçadas a Maria.
O conteúdo desses documentos lançou uma luz perturbadora sobre os eventos dos últimos meses na casa da Rua do Lavradio. As primeiras entradas do diário descreviam um casamento comum, com os ajustes normais de um casal aprendendo a conviver. Helena mencionava pequenas irritações com os hábitos do marido, mas também momentos de ternura e compreensão mútua.
Escrevia sobre seus planos de decorar a casa a seu gosto e seu desejo de logo ter filhos para preencher os cômodos vazios com vozes infantis. A mudança de tom começou em março, quando Antônio retornou de uma viagem de negócios a Salvador. Helena notou algo diferente no comportamento do marido: ele se tornara distante, passando longas horas trancado em seu escritório.
À noite, falava durante o sono em um idioma que ela não reconhecia. Quando questionado, respondia com irritação ou mudava de assunto. Em abril, Antônio trouxe para casa o baú mencionado por Josefa. No diário, Helena descreveu-o como “antigo e de madeira escura, com entalhes que parecem contar uma história sombria”. Antônio disse tê-lo comprado de um comerciante estrangeiro, que afirmava que o objeto pertencera a um nobre português que vivera no Brasil durante o período colonial.
No início, o baú permaneceu no escritório de Antônio, mas logo foi transferido para o porão, local que Helena raramente visitava devido à umidade e aos insetos. Seu marido, no entanto, passou a descer àquele espaço todas as noites, às vezes permanecendo lá até o amanhecer. “Quando retornava ao quarto, exalava um odor estranho, como terra molhada e algo mais que não consigo identificar”, escreveu ela.
Com o passar das semanas, Helena começou a notar outras mudanças preocupantes: Antônio quase não se alimentava, mas, paradoxalmente, parecia mais forte e vigoroso. Sua pele adquiriu uma palidez cadavérica que contrastava com o brilho febril de seus olhos. Em uma entrada datada de 10 de maio, ela escreveu: “Ele não é mais o homem com quem me casei.
Algo o habita. Algo que usa seu corpo, mas não pertence a este mundo.” Preocupada com o estado mental do marido, Helena tentou discutir o assunto com ele, sugerindo a consulta a um médico. A reação foi violenta: Antônio acusou-a de querer interná-lo em um hospício para ficar com sua fortuna e, pela primeira vez, levantou a mão contra ela.
No dia seguinte, arrependido, cobriu-a de presentes e atenções, mas o dano estava feito: Helena passou a ter medo do homem que dividia sua cama. Em meados de maio, incapaz de suportar sozinha o peso da situação, Helena confiou suas preocupações a Matilde, sua dama de companhia e amiga de infância. A reação da mulher a surpreendeu.
Em vez de oferecer conforto, Matilde ficou visivelmente perturbada e insistiu que Helena deixasse a casa imediatamente. Quando questionada sobre o motivo de tanto alarme, Matilde falou sobre rumores envolvendo a família do comerciante que vendera o baú a Antônio: dizia-se na cidade que toda a família havia morrido em circunstâncias misteriosas e que o último a falecer fora encontrado com marcas estranhas pelo corpo, como se tivesse sido drenado de seus fluidos.
Helena, educada para ser uma esposa leal e submissa, não conseguiu reunir coragem para abandonar o lar conjugal baseada apenas em rumores e comportamentos estranhos. Em vez disso, decidiu investigar por conta própria o que estava acontecendo com seu marido. Esperou que Antônio saísse para um compromisso comercial e, munida de uma lamparina, desceu ao porão.
O que encontrou lá não está descrito em detalhes no diário. Helena mencionou apenas que o baú estava aberto e vazio, e que ao seu redor havia inscrições no chão que pareciam ter sido feitas com carvão ou alguma substância escura. “Não compreendo os símbolos, mas sinto que carregam uma intenção maligna”, escreveu.
“O ar aqui embaixo é pesado e difícil de respirar, como se algo invisível consumisse o oxigênio.” Ao retornar do porão, Helena descobriu que não estava sozinha na casa, como pensara: Antônio a observava do topo da escada, com uma expressão indecifrável em seu rosto pálido. Não houve acusações ou discussões; ele simplesmente sorriu, um sorriso frio que não alcançava seus olhos, e disse: “Agora você sabe. Agora você também deve fazer parte.”
Nas semanas seguintes, Helena sentiu-se cada vez mais prisioneira em sua própria casa. Antônio raramente a deixava sozinha, monitorando suas conversas com os empregados e interceptando sua correspondência. As janelas foram mantidas fechadas e cobertas, supostamente para proteger os móveis do sol, mas ela suspeitava que o verdadeiro motivo era impedir que fizesse sinais para o exterior ou que os vizinhos vissem o que acontecia dentro da casa.
À noite, Antônio insistia que ela o acompanhasse ao porão. Nas primeiras vezes ela resistiu, mas ele a arrastou escada abaixo, segurando seu braço com força suficiente para deixar marcas. No porão, ele realizava rituais estranhos envolvendo o baú, agora vazio. Recitava palavras em um idioma desconhecido e fazia Helena repetir após ele, ameaçando-a quando hesitava.
“Ele diz que estamos invocando algo antigo e poderoso”, escreveu Helena em uma entrada de junho. “Algo que nos tornará imortais, mas vejo apenas loucura em seus olhos e sinto apenas terror em meu coração.” Em algum momento desse período, Helena percebeu que Matilde havia deixado a casa sem se despedir.
Quando perguntou por ela, Antônio disse que a havia despedido por incompetência, mas Helena suspeitava de algo pior. No diário, escreveu: “Temo que Matilde tenha visto demais e sabido demais. Rezo para que tenha apenas fugido, mas meu coração me diz que seu destino pode ter sido mais sombrio.” Na primeira semana de julho, o comportamento de Antônio tornou-se ainda mais errático.
Passava dias sem dormir, murmurando constantemente para si mesmo. Os negócios foram negligenciados e ele parou de responder a cartas comerciais ou receber sócios. Helena, aproveitando um raro momento de distração do marido, conseguiu enviar um bilhete desesperado a Maria Constância, implorando por ajuda. A última entrada do diário está datada de 20 de julho.
A caligrafia, antes elegante, está quase ilegível, sugerindo que Helena escrevia com pressa ou sob grande perturbação. “Esta será a minha última chance”, iniciava o texto. “Antônio saiu para buscar algo que diz ser o ingrediente final para o ritual. Não sei quanto tempo ficarei sozinha. Os sons do porão não cessam mais, mesmo quando não há ninguém lá embaixo.
Algo foi despertado, algo faminto. Tentei fugir ontem à noite, mas as portas e janelas estão trancadas e ele leva as chaves consigo. Escondo este diário onde espero que seja encontrado, pois temo que não estarei viva para contar minha história. Se alguém encontrar estas palavras, por favor, não entre nesta casa. O que habita aqui agora não é mais apenas meu marido.
E em breve, receio, não serei mais eu mesma. Sinto mudanças em meu corpo, como se algo estivesse lentamente me consumindo por dentro. Minha pele está fria ao toque e, quando me olho no espelho, às vezes não reconheço os olhos que me encaram de volta.” As cartas nunca enviadas, escritas aparentemente nos últimos dias antes do desaparecimento, são ainda mais perturbadoras.
Em uma delas, Helena descreve ter acordado uma noite e encontrado Antônio debruçado sobre ela, não com desejo, mas com uma fome predatória em seus olhos. Em outra, relata ter descoberto marcas estranhas em seu próprio pescoço e braços, como pequenas perfurações que não se lembrava de ter recebido. “Ele faz algo comigo enquanto durmo”, escreveu.
“Sinto-me mais fraca a cada dia, como se minha própria essência estivesse sendo drenada.” Na última carta, datada de 22 de julho, Helena expressa a certeza de que não sobreviverá: “Ele diz que a transformação está quase completa, que em breve serei como ele. Não compreendo totalmente o que isso significa, mas sei que não é algo natural ou bom.
Se ainda existe um Deus que escuta minhas preces, peço apenas que minha alma encontre paz, pois meu corpo já está perdido.” Esse foi o último registro conhecido de Helena do Carmo. Seu diário e cartas, encontrados por Maria Constância e seu marido, foram mantidos em segredo por décadas. Maria, temendo pelo próprio bem-estar e o de sua família, decidiu não levar os documentos às autoridades.
Em vez disso, registrou sua própria versão dos eventos em um diário pessoal que acabaria por chegar às mãos do historiador Eduardo Pimentel mais de 100 anos depois. Quanto a Antônio Vasconcelos, os registros oficiais mostram que ele continuou a aparecer esporadicamente no Rio de Janeiro pelos anos seguintes.
Seus negócios foram gradualmente liquidados e, em 1842, ele vendeu todas as suas propriedades na cidade. Documentos da alfândega indicam que embarcou em um navio com destino a Lisboa naquele mesmo ano, mas não há registros de sua chegada a Portugal ou a qualquer outro porto europeu. A casa da Rua do Lavradio permaneceu desocupada por vários anos.
Os poucos que tentaram habitá-la relataram sons estranhos durante a noite e uma sensação de mal-estar que os forçava a partir após poucos dias. Em 1856, um incêndio de origem desconhecida destruiu grande parte da estrutura. Quando o terreno foi finalmente limpo para a nova construção, os trabalhadores encontraram, sob os escombros do que teria sido o porão, restos de inscrições estranhas no chão de pedra e fragmentos do que parecia ser um baú de madeira antiga.
Mas talvez o mais perturbador dos desdobramentos dessa história tenha vindo décadas depois. Em 1907, um jovem médico do hospital da Santa Casa de Misericórdia atendeu uma mulher idosa trazida das ruas em estado de extrema debilidade. A paciente, que aparentava ter mais de 90 anos, não possuía documentos e recusava-se a dar seu nome. Durante o exame, o médico notou duas características incomuns:
a mulher possuía todos os dentes perfeitamente preservados, apesar da idade avançada, e seu pescoço e braços estavam cobertos de pequenas cicatrizes circulares, como se tivesse sido repetidamente perfurada por algum instrumento. Nos poucos dias que permaneceu internada antes de falecer, a idosa alternava entre períodos de lucidez e delírios febris. Em um desses momentos de clareza, chamou o médico para perto e sussurrou-lhe ao ouvido:
“Ele ainda vive, sabe? Antônio… Ele sempre encontra um novo corpo quando o atual começa a falhar. Mas eu escapei. Eu fugi antes que a transformação fosse completa.” Quando questionada sobre quem era Antônio e do que ela havia escapado, a mulher sorriu tristemente e disse: “Você não acreditaria se eu contasse.”
Ninguém acreditou. Horas depois, ela faleceu durante o sono. O corpo foi encaminhado para sepultamento como indigente, mas desapareceu do necrotério antes que os procedimentos fossem concluídos. O incidente foi atribuído a estudantes de medicina em busca de cadáveres para estudo anatômico, prática comum na época.
O médico, intrigado pelo caso, registrou suas observações em um relato que permaneceu esquecido nos arquivos do hospital até 1965, quando foi descoberto pelo mesmo Eduardo Pimentel que havia encontrado os diários de Helena e as cartas de Maria Constância. Comparando datas e descrições, Pimentel levantou a hipótese de que a misteriosa idosa poderia ser Helena do Carmo, que em 1839 teria apenas 26 anos — idade compatível com os cerca de 94 anos que aparentava ter ao falecer em 1907.
A teoria, embora fascinante, carecia de provas concretas e foi descartada pelo próprio Pimentel em suas anotações finais. O historiador, no entanto, não desistiu de investigar o caso. Visitou a localização da antiga casa na Rua do Lavradio, agora ocupada por um pequeno edifício comercial. Conversou com os poucos descendentes vivos de pessoas que conheceram o casal Vasconcelos,
consultou registros paroquiais, notariais e policiais. Estava determinado a compreender o que realmente acontecera naquele verão de 1839. Foi durante essa investigação que Pimentel fez sua descoberta mais perturbadora. Ao pesquisar os registros da companhia de navegação da qual Antônio era sócio, encontrou documentos que indicavam que o navio no qual ele supostamente embarcara para Lisboa em 1842 nunca chegou ao seu destino.
De acordo com relatos da época, a embarcação foi encontrada à deriva próximo aos Açores, completamente abandonada. Não havia sinal de luta ou naufrágio, apenas um barco fantasma flutuando silenciosamente nas águas do Atlântico. Os diários de bordo, recuperados pelas autoridades portuguesas, continham anotações feitas pelo capitão nas últimas noites antes do desaparecimento da tripulação.
Ele escreveu sobre um passageiro que se recusava a sair de sua cabine durante o dia e sobre sons inquietantes que pareciam vir do porão. A última entrada mencionava que vários tripulantes haviam adoecido com uma fraqueza misteriosa e que apresentavam pequenas marcas no pescoço e nos pulsos. Pimentel, fascinado e ao mesmo tempo horrorizado por essas descobertas, decidiu visitar uma última vez o local onde ficava a casa dos Vasconcelos.
Era uma noite chuvosa de agosto de 1967 e o edifício comercial que agora ocupava o terreno estava fechado. O historiador convenceu o vigia noturno a permitir que ele desse uma olhada no porão, explicando que estava conduzindo uma pesquisa histórica importante. O porão moderno era usado apenas para armazenamento e tinha pouca semelhança com o que teria existido no século anterior.
No entanto, em um canto afastado, Pimentel notou algo estranho: uma seção do chão onde as pedras originais haviam sido preservadas durante as renovações. Aproximando-se com sua lanterna, viu traços desbotados do que pareciam ser inscrições ou símbolos entalhados na pedra. O vigia, inquieto com a prolongada permanência de Pimentel no porão, chamou-o da escada.
Foi nesse momento que o historiador teve a sensação de não estar sozinho naquele espaço. Sentiu uma presença atrás de si, um frio repentino em sua nuca, como se alguém ou algo respirasse muito próximo. Quando se virou, não viu nada além das sombras do porão mal iluminado, mas, ao dirigir-se para a saída, escorregou e caiu, batendo a cabeça contra uma coluna de concreto.
O vigia o ajudou a subir as escadas e chamou um táxi. Pimentel, com uma ferida na testa, insistiu que estava bem e que precisava apenas descansar. Na manhã seguinte, o historiador não apareceu para dar sua aula na Universidade Federal. Preocupados, colegas foram até seu apartamento e o encontraram em estado febril, delirando sobre olhos que observam na escuridão e uma fome que nunca é saciada.
Foi levado às pressas para o hospital, onde os médicos diagnosticaram uma infecção resultante do ferimento na cabeça. Durante sua internação, que durou quase duas semanas, Pimentel recebeu a visita de um homem que ninguém na universidade conhecia: alto, magro e de pele anormalmente pálida, apresentou-se como um antigo colega de estudos e passou várias horas conversando em particular com o historiador.
Após essa visita, o estado de Pimentel piorou drasticamente. Ele arrancou os equipamentos médicos, tentou fugir do hospital e teve que ser sedado. Quando finalmente recebeu alta, Pimentel era uma sombra do pesquisador meticuloso e energético que havia sido: abandonou sua investigação sobre os Vasconcelos e solicitou licença da universidade, citando problemas de saúde.
Recolheu-se em uma pequena propriedade no interior de Minas Gerais, recusando-se a receber visitas ou a responder correspondências. As anotações e documentos relacionados ao caso que mantinha em seu escritório na universidade desapareceram misteriosamente durante sua ausência. Um incêndio de pequenas proporções no arquivo da instituição em 1968 destruiu o que restava de seu trabalho.
Tudo o que sobreviveu foram alguns microfilmes contendo cópias parciais dos diários de Helena e das cartas de Maria Constância, além de anotações esparsas feitas pelo próprio Pimentel antes de sua experiência no porão. O historiador nunca mais retornou ao Rio de Janeiro. Faleceu em 1976, aos 62 anos, vítima do que o médico local descreveu como debilidade generalizada e anemia severa.
Segundo a governanta que cuidava dele nos últimos anos, Pimentel mantinha todas as janelas e portas trancadas, mesmo nos dias mais quentes, e recusava-se a sair após o pôr do sol. Tinha pavor de espelhos e cobria todos os que existiam na casa com panos escuros. Em seu testamento, deixou instruções específicas para que seu corpo fosse cremado imediatamente após a constatação do óbito, sem velório ou cerimônia fúnebre.
Também pediu que todos os seus pertences pessoais, incluindo diários e anotações, fossem queimados sem serem lidos. A governanta, respeitando parcialmente seus desejos, queimou a maioria dos papéis, mas guardou um pequeno caderno que Pimentel mantinha sempre consigo. Esse caderno foi encontrado décadas depois por um sobrinho-neto do historiador, durante a limpeza da propriedade que havia permanecido fechada desde sua morte.
As páginas continham observações desconexas e aparentemente delirantes sobre a fome que nunca cessa e a transformação que nunca termina. Mas entre os delírios havia referências precisas a datas e eventos relacionados ao caso Vasconcelos, incluindo informações que Pimentel não poderia ter obtido através de sua pesquisa documental.
Uma entrada em particular chamou a atenção do sobrinho-neto: “Ele ainda vive. Muda de rosto, muda de nome, mas seus olhos são os mesmos. Procura sempre o baú ou o que restou dele. Diz que precisa completar o que foi iniciado em 1839. Helena escapou, mas eu não serei tão afortunado. Ele me encontrou e agora sinto as mudanças em meu próprio corpo.
A fome cresce, a luz machuca, o reflexo no espelho não é mais totalmente meu.” O sobrinho-neto, perturbado pelo conteúdo do caderno, decidiu entregá-lo a um colega de seu tio na universidade. O material foi analisado por especialistas que concluíram se tratar de anotações feitas por alguém sofrendo de delírios paranoides, provavelmente resultantes do trauma craniano e da infecção subsequente.
O caderno acabou arquivado e esquecido. No entanto, em 2004, uma estudante de doutorado em História, interessada na trajetória acadêmica de Eduardo Pimentel, redescobriu o caderno e outros materiais relacionados à sua pesquisa sobre o casal Vasconcelos. Fascinada pela história, decidiu seguir os passos do antigo historiador e visitar o local onde a casa da Rua do Lavradio havia existido.
O edifício comercial dos anos 60 já não existia mais, substituído por uma construção moderna que abrigava escritórios e pequenas lojas. Nada restava da estrutura original do século XIX e o porão que tanto havia perturbado Pimentel estava agora completamente reformado, servindo como estacionamento subterrâneo. A doutoranda, no entanto, descobriu algo intrigante ao pesquisar os arquivos municipais:
durante as obras de escavação para a construção do novo edifício em 1998, os trabalhadores encontraram, enterrado a grande profundidade, o que parecia ser os restos de um caixão. Dentro não havia corpo, apenas um pequeno baú de madeira escura com entalhes complexos. O achado foi registrado, fotografado e enviado ao Departamento de Arqueologia Urbana, que o catalogou como artefato de origem desconhecida, possivelmente do período colonial.
A estudante tentou localizar o artefato nos depósitos da prefeitura e do museu histórico, mas ninguém sabia informar seu paradeiro atual. Todos os registros indicavam que o objeto havia sido devidamente armazenado, mas nenhum funcionário se lembrava de tê-lo visto. A última entrada no sistema de catalogação mencionava que o baú havia sido retirado para análise em 2000 por um pesquisador cujo nome não constava no cadastro de acadêmicos autorizados.
Intrigada por esse mistério adicional, a doutoranda expandiu sua pesquisa: consultou arquivos hospitalares, buscando informações sobre a misteriosa idosa que poderia ter sido Helena, e registros de navios, procurando mais detalhes sobre a embarcação abandonada nos Açores. Em cada arquivo encontrava pistas fascinantes, mas também lacunas perturbadoras: documentos faltando, páginas arrancadas, anotações apagadas.
Em seus 3 anos de investigação, a estudante reuniu evidências suficientes para sugerir que a história do casal Vasconcelos era mais do que um simples caso de desaparecimento ou abandono do lar. Havia padrões inquietantes que se repetiam ao longo das décadas: pessoas que desapareciam após contato com os artefatos, relatos de estranhas doenças debilitantes acompanhadas de pequenas marcas no corpo, a sensação de uma presença observadora nas sombras.
Sua tese de doutorado, entregue em 2007, foi recebida com ceticismo pela banca examinadora: consideraram seu trabalho criativo, mas excessivamente especulativo, baseado mais em coincidências e suposições do que em evidências concretas. A doutoranda recebeu seu título, mas sua pesquisa foi arquivada sem maiores repercussões acadêmicas.
Determinada a provar suas teorias, ela continuou investigando por conta própria. Chegou a viajar a Portugal, onde descobriu nos arquivos navais detalhes perturbadores sobre outros navios que haviam desaparecido em circunstâncias semelhantes ao longo dos séculos, sempre com relatos de passageiros misteriosos e tripulantes adoecendo inexplicavelmente.
Em 2009, a ex-doutoranda, agora professora em uma universidade do interior, recebeu uma correspondência anônima. O envelope continha apenas uma folha de papel amarelado pelo tempo, com uma caligrafia antiga e elegante que ela imediatamente reconheceu como sendo semelhante à de Helena do Carmo. A mensagem era breve:
“Alguns segredos devem permanecer enterrados. Ele ainda procura o que perdeu. Não seja você a encontrá-lo.” A professora ficou profundamente abalada com essa comunicação. Como alguém poderia ter escrito uma mensagem imitando com tanta perfeição a caligrafia de uma mulher morta há mais de 100 anos? E como saberiam de sua pesquisa, que havia sido amplamente ignorada nos círculos acadêmicos? Preocupada, decidiu fazer uma pausa em sua investigação.
Arquivou todos os materiais que havia coletado ao longo dos anos e concentrou-se em outros projetos acadêmicos. Mas a curiosidade e a sensação de que estava próxima de uma descoberta importante nunca a abandonaram completamente. Em 2012, durante uma viagem ao Rio de Janeiro para um congresso, ela recebeu um telefonema em seu hotel.
A voz do outro lado da linha era grave e levemente rouca, com um sotaque que ela não conseguia identificar. O homem não se identificou, mas demonstrou conhecer intimamente sua pesquisa sobre os Vasconcelos: propôs um encontro dizendo que possuía informações que esclareceriam todos os mistérios que a intrigavam.
Contra seu melhor julgamento, mas incapaz de resistir à tentação de finalmente obter respostas, a professora concordou em encontrar-se com o misterioso informante em um café no centro da cidade. Chegou cedo e escolheu uma mesa de onde poderia observar a entrada. O local estava moderadamente movimentado, o que lhe dava alguma sensação de segurança.
Pontualmente no horário marcado, um homem alto e elegante entrou no café. Vestia-se com sobriedade em um terno escuro que parecia ligeiramente antiquado em seu corte. Seu rosto era angular, de uma palidez que contrastava com os cabelos negros perfeitamente penteados. Havia algo em seus olhos, um brilho intenso, quase febril, que causou imediata inquietação na professora.
O homem aproximou-se diretamente de sua mesa, como se soubesse exatamente quem procurava, apesar de nunca terem se encontrado antes. Apresentou-se como Antônio Vasconcelos Neto, um descendente distante da família que ela havia pesquisado tão meticulosamente. Falava com uma formalidade que parecia deslocada no tempo, usando expressões e construções linguísticas que evocavam outro século.
Durante a conversa, que durou quase 2 horas, o homem demonstrou um conhecimento enciclopédico sobre o caso, corrigindo pequenos detalhes de sua pesquisa e preenchendo lacunas que haviam frustrado todos os investigadores anteriores. Falava com desapego, como alguém discutindo eventos históricos distantes, mas ocasionalmente deixava transparecer uma familiaridade perturbadora com os pensamentos e sentimentos dos envolvidos.
Quando a professora perguntou diretamente como ele tinha acesso a informações tão precisas, o homem sorriu — um sorriso que não alcançava seus olhos — e respondeu que sua família mantinha registros detalhados de sua própria história. Mencionou diários, cartas e outros documentos que estariam guardados em uma propriedade particular nos arredores da cidade.
Fascinada pela possibilidade de acessar esse acervo inédito, a professora aceitou o convite do homem para visitar a propriedade no dia seguinte. Só depois, já em seu hotel, percebeu a imprudência de concordar em ir a um local isolado com um completo estranho, por mais intrigante que fosse sua história. Na manhã seguinte, decidiu não comparecer ao encontro.
Em vez disso, pesquisou o nome fornecido pelo homem e descobriu que não existia nenhum Antônio Vasconcelos Neto registrado na cidade ou arredores. Mais perturbador ainda, ao revisar suas anotações do encontro, percebeu detalhes que haviam escapado à sua atenção durante a conversa: o homem nunca tocou na comida ou bebida que pediu;
mantinha-se sempre parcialmente na sombra, apesar de o café ser bem iluminado; e, em certo momento, ao gesticular, revelou no pulso uma pequena marca circular, semelhante às descritas nos relatos sobre Helena e as outras vítimas. A professora deixou o Rio naquela mesma tarde, abandonando o congresso ao qual viera assistir. De volta à sua cidade, encontrou seu apartamento revirado: nada de valor havia sido levado, mas todos os seus documentos relacionados ao caso Vasconcelos tinham desaparecido.
O computador onde guardava suas pesquisas havia sido formatado e os backups em dispositivos externos também estavam apagados. Assustada, considerou contatar as autoridades, mas o que diria? Que um possível vampiro centenário havia roubado sua pesquisa sobre um caso ocorrido no século XIX? Optou pelo silêncio e pela precaução.
Mudou-se para outra cidade, trocou de emprego e de área de pesquisa e tentou esquecer tudo relacionado aos Vasconcelos e seu baú misterioso. Por alguns anos, conseguiu levar uma vida normal, sem incidentes. Mas, ocasionalmente, ao caminhar pela rua ao anoitecer, tinha a impressão de ver uma figura alta e pálida observando-a de longe.
E à noite, em seus sonhos, ouvia uma voz rouca sussurrando sobre a fome que nunca cessa e a transformação que nunca termina. Em 2019, já afastada da academia e vivendo uma vida reclusa, a ex-professora recebeu uma encomenda inesperada. O pacote, sem remetente identificado, continha todos os documentos que haviam sido roubados de seu apartamento anos antes, mais algumas adições:
fotografias antigas mostrando um homem de impressionante semelhança com seu misterioso informante, datadas de diferentes décadas ao longo dos séculos XIX e XX; um fragmento do que parecia ser o diário original de Helena do Carmo, com entradas nunca antes vistas; e um pequeno pedaço de madeira escura e entalhada, aparentemente parte do famoso baú.
Junto a esses itens havia uma nota escrita em caligrafia elegante e antiquada: “A curiosidade humana é tão persistente quanto minha própria condição. Você procurou respostas e merece conhecê-las. Mas lembre-se: conhecimento é um fardo que nem todos podem carregar.” A ex-professora passou as semanas seguintes estudando obsessivamente os materiais recebidos.
As novas entradas do diário de Helena revelavam detalhes ainda mais perturbadores sobre a natureza da transformação que Antônio Vasconcelos havia sofrido e que tentara impor à esposa: falavam de uma condição que não era nem vida nem morte, de uma fome que transcendia o mero desejo por alimentos, de uma existência prolongada artificialmente através de um ritual antigo, cujas origens remontavam a civilizações anteriores ao Império Romano.
Quanto mais lia, mais a ex-professora compreendia o horror verdadeiro do que havia acontecido naquela casa da Rua do Lavradio em 1839: não era apenas um caso de desaparecimento ou morte, mas de algo muito mais perturbador — a criação deliberada de uma aberração que desafiava as leis naturais, um ser que subsistia alimentando-se da essência vital de outros.
Em seu último dia, antes de destruir todos os documentos em um ritual quase compulsivo de purificação, ela escreveu seu próprio relato do caso, incluindo o encontro com o homem que afirmava ser Antônio Vasconcelos Neto. Colocou esse relato em um envelope lacrado, endereçado a um antigo colega da universidade, com instruções para que só fosse aberto caso ela não entrasse em contato nos três meses seguintes.
O envelope foi encontrado entre seus pertences após seu desaparecimento, que ocorreu naquela mesma noite. Vizinhos relataram ter visto um carro preto parado em frente à sua casa ao anoitecer e alguém que se assemelhava à descrição de Antônio Vasconcelos Neto sendo recebido na porta. Ninguém os viu sair e, quando a polícia finalmente arrombou a entrada dias depois, não encontrou sinal de luta ou violência.
A casa estava em perfeita ordem, exceto por cinzas na lareira — presumivelmente dos documentos queimados — e um pequeno fragmento de madeira escura e entalhada sobre a mesa da sala. O caso foi registrado como desaparecimento voluntário, uma vez que não havia evidência de crime. O envelope endereçado ao colega foi entregue, mas seu conteúdo nunca veio a público.
Rumores na comunidade acadêmica sugerem que o destinatário, após ler o relato, abandonou sua própria carreira e mudou-se para um mosteiro no interior, onde se recusa a discutir o assunto. Assim termina, por enquanto, a história iniciada em 1839 na casa da Rua do Lavradio. Os registros existem espalhados em arquivos empoeirados e microfilmes esquecidos.
As marcas permanecem invisíveis aos olhos desatentos, mas presentes para quem sabe onde procurar. E em algum lugar, talvez, Antônio Vasconcelos continue sua existência anômala, sempre em busca do que perdeu naquela noite distante quando Helena escapou, deixando para trás um mistério que atravessa os séculos. Quanto a Helena do Carmo, se ela realmente sobreviveu até 1907, como sugeriu Pimentel, ou se seu destino foi outro, ninguém pode afirmar com certeza.
Os cemitérios do Rio de Janeiro não possuem registro de seu sepultamento e nenhuma certidão de óbito foi emitida em seu nome. Seu fantasma, no entanto, continua a assombrar os pesquisadores — não como uma aparição sobrenatural, mas como uma pergunta sem resposta, um eco do passado que se recusa a silenciar completamente.
A casa que existiu na Rua do Lavradio, os protagonistas desta história, o baú misterioso — tudo isso foi consumido pelo tempo, transformado em pó ou em lendas murmuradas. Mas a fome, a fome insaciável que foi despertada naquele verão distante, talvez ainda persista, movendo-se pelas sombras da cidade, buscando sempre um novo corpo para habitar quando o atual começa a falhar.
Enquanto leitores curiosos ou pesquisadores desavisados continuarem a desenterrar essa história, sempre haverá o risco de que olhos antigos e famintos se voltem em sua direção, reconhecendo neles o mesmo desejo de conhecimento que uma vez levou Antônio Vasconcelos a adquirir um baú entalhado de um marinheiro estrangeiro, iniciando assim um ciclo de horror que, como sugerem os registros, nunca chegou verdadeiramente ao seu fim.