O Escravo Hermafrodita Que Se Tornou a Obsessão de Sua Senhora
O resto
As correspondências trocadas entre dona Amélia e sua irmã, dona Leonor, residente em Salvador, revelam pistas sobre o motivo deste fascínio. Em uma carta datada de 23 de março de 1858, Dona Amélia menciona uma peculiaridade física que tornava Joaquim Bento um exemplar único e digno de estudo. Os relatos da época eram vagos, como era comum quando se tratava de assuntos considerados impróprios para discussão na sociedade. O médico da família, Dr. Francisco Moreira, deixou anotações em seu diário pessoal sobre uma consulta realizada a pedido de dona Amélia. Segundo suas palavras: “Fui chamado à residência dos Albuquerque para examinar um caso de natureza extremamente incomum. O indivíduo em questão apresenta uma condição que desafia as classificações tradicionais do corpo humano.”
“Dona Amélia insistiu que eu documentasse minhas observações com o máximo de detalhes possível, algo que considero inapropriado e desnecessário.” As anotações do Dr. Moreira foram interrompidas abruptamente, e as páginas seguintes de seu diário foram arrancadas. Este fato só foi descoberto quando seu neto, também médico, encontrou o diário em 1963, durante uma reforma na antiga casa da família, no bairro da Boa Vista.
O diário foi posteriormente doado à Faculdade de Medicina do Recife, mas desapareceu misteriosamente durante uma mudança de arquivo em 1968. A condição física de Joaquim Bento, embora nunca explicitamente descrita nos registros que sobreviveram ao tempo, parece ter sido o que despertou o interesse científico e posteriormente obsessivo de dona Amélia.
Segundo os poucos documentos que restaram, Joaquim apresentava características físicas tanto masculinas quanto femininas, uma condição hoje conhecida como intersexualidade, mas que na época era vista com temor, fascinação e, frequentemente, como um desvio da natureza. O comportamento de dona Amélia começou a mudar gradualmente após a chegada de Joaquim Bento à sua residência.
Relatos dos outros empregados da casa, documentados anos depois por um historiador local chamado Manuel de Barros Cavalcante, indicam que ela passou a se isolar cada vez mais. As reuniões sociais, antes frequentes na residência dos Albuquerque, tornaram-se raras e, eventualmente, cessaram por completo. Um livro de registros domésticos encontrado em 1952, durante a demolição da antiga residência dos Albuquerque, contém anotações feitas pela própria dona Amélia.
As entradas, que começam em abril de 1858, mostram uma progressão inquietante de pensamentos. Na primeira página, ela escreve: “Iniciei hoje os estudos sobre o caso singular que a Providência colocou sob meus cuidados. Como uma mulher educada e interessada nas ciências naturais, sinto que é meu dever documentar este fenômeno para a posteridade.”
As páginas seguintes contêm observações detalhadas sobre Joaquim Bento, sempre referido como “o espécime”. Dona Amélia registra mudanças em seu humor, comportamento e até mesmo em sua fisiologia ao longo das estações. O tom científico inicial gradualmente dá lugar a uma linguagem mais pessoal e perturbadora. Em uma entrada datada de 20 de julho, ela escreve: “O espécime me demonstrou hoje uma reação inesperada quando exposto ao estímulo musical.”
“Sua expressão facial alterou-se de maneira que jamais havia observado antes. Senti-me compelida a prolongar o experimento por mais tempo do que o planejado.” Os registros da Santa Casa de Misericórdia do Recife mencionam a primeira visita de dona Amélia ao estabelecimento em setembro daquele mesmo ano.
Ela buscava informações sobre tratamentos experimentais e casos similares ao de Joaquim Bento. O médico responsável, Dr. Antônio José da Silva, registrou seu desconforto com o interesse excessivo da senhora: “A viúva Albuquerque demonstra uma curiosidade que ultrapassa os limites do decoro. Suas perguntas são de natureza tão específica que me vi obrigado a lembrá-la da impropriedade de tais investigações para uma senhora de sua posição social.”
A tensão na residência dos Albuquerque continuou a crescer nos meses seguintes. Segundo depoimentos coletados posteriormente, dona Amélia contratou um professor particular de anatomia e fisiologia, um homem chamado Ernesto Vieira, que havia estudado medicina em Portugal, mas não possuía licença para praticar no Brasil. As aulas aconteciam a portas fechadas, sempre com a presença de Joaquim Bento.
Um antigo empregado da casa, identificado apenas como Sebastião nos registros, relatou anos depois que ouviu gritos vindos da sala onde as aulas eram ministradas. Quando questionou dona Amélia, foi imediatamente despedido e ameaçado caso compartilhasse o que havia escutado. Este relato foi registrado pelo padre da paróquia de Santo Antônio, onde Sebastião buscou abrigo após sua demissão.
No início de 1859, rumores sobre os estranhos acontecimentos na residência dos Albuquerque começaram a circular pela sociedade recifense. As poucas pessoas que ainda visitavam a casa notavam mudanças alarmantes no comportamento de dona Amélia. Ela havia perdido peso, falava de maneira desconexa e demonstrava um interesse quase febril por livros de medicina e biologia humana.
Um inventário parcial da biblioteca pessoal de dona Amélia, realizado após sua morte, revela títulos incomuns para uma senhora da sociedade da época: tratados de anatomia, estudos sobre anomalias físicas e até mesmo textos considerados impróprios sobre a sexualidade humana. Muitos destes livros continham anotações nas margens, comparando as informações científicas com suas próprias observações sobre Joaquim Bento.
Em março de 1859, ocorreu o primeiro desaparecimento. Ernesto Vieira, o professor particular contratado por dona Amélia, não retornou à sua residência após uma sessão de estudos na casa dos Albuquerque. Sua esposa, preocupada com a ausência prolongada, procurou as autoridades locais. Segundo o relatório policial, preservado nos arquivos da antiga delegacia do Recife, quando os oficiais questionaram dona Amélia, ela afirmou que o professor havia sido dispensado de seus serviços e mencionou que ele planejava viajar para o interior da província.
Nenhum sinal de Ernesto Vieira foi encontrado. Sua esposa insistiu que ele nunca havia mencionado planos de viagem e que todos os seus pertences pessoais ainda estavam em sua residência. O caso foi eventualmente arquivado, como era comum acontecer quando as investigações envolviam pessoas influentes da sociedade.
O isolamento de dona Amélia intensificou-se após este incidente. Segundo registros paroquiais, ela deixou de frequentar as missas dominicais, algo impensável para uma senhora de sua posição social naquela época. O padre Jerônimo, preocupado com sua ausência prolongada, fez várias visitas à residência dos Albuquerque, mas foi repetidamente informado pelos empregados que a senhora não estava disponível para recebê-lo.
Em uma de suas tentativas, o padre relatou ter visto Joaquim Bento brevemente. Em seu relato ao bispo de Olinda, ele descreve: “O indivíduo aparentava estar em condição frágil. Sua postura era encurvada, como se carregasse um grande peso. O olhar que me dirigiu continha uma súplica silenciosa que perturbou profundamente meu espírito.”
“Antes que pudesse dirigir-lhe a palavra, foi rapidamente conduzido para o interior da residência por uma das criadas.” O livro de registros domésticos de dona Amélia mostra uma mudança significativa em suas anotações durante este período. As observações científicas deram lugar a entradas cada vez mais obsessivas e pessoais.
Em uma entrada datada de 12 de maio, ela escreve: “Não posso mais negar o que sinto. O espécime me exerce sobre mim uma fascinação que transcende o interesse científico. Sonho com ele, acordo pensando nele. Sua singularidade me consome de maneiras que jamais julguei possíveis.” Os poucos empregados que permaneceram na residência dos Albuquerque começaram a notar comportamentos estranhos.

Maria da Conceição, uma das criadas, mencionou em seu depoimento ao historiador Manuel Cavalcante que dona Amélia passou a tratar Joaquim Bento de maneira diferente dos outros escravos. Ele recebia roupas finas, era servido em louça de porcelana e, mais perturbador ainda: às vezes jantava na mesa principal junto com a senhora da casa.
Este comportamento era escandaloso para os padrões da época e contribuiu para o isolamento social cada vez maior de dona Amélia. As poucas famílias que ainda mantinham contato com ela gradualmente se afastaram, deixando-a completamente isolada em sua mansão com seus empregados e o objeto de sua crescente obsessão.
Em agosto de 1859, ocorreu o segundo desaparecimento. Dr. Francisco Moreira, o médico da família que havia examinado Joaquim Bento meses antes, foi chamado novamente à residência dos Albuquerque. Segundo o relato de seu cocheiro, o médico entrou na casa por volta das 14 horas e nunca mais foi visto. A família do Dr. Moreira, preocupada com seu desaparecimento, contatou as autoridades.
O mesmo oficial que havia investigado o caso de Ernesto Vieira foi designado para esta nova ocorrência. Segundo seu relatório, dona Amélia afirmou que o médico havia examinado Joaquim Bento, que estava sofrendo de uma condição delicada, e depois partira normalmente. O oficial, já suspeitando de uma conexão entre os dois desaparecimentos, solicitou permissão para inspecionar a residência dos Albuquerque.
O pedido foi negado pelo chefe de polícia, um homem que, como posteriormente descoberto através de registros bancários, havia recebido quantias substanciais de dona Amélia nos dias seguintes ao desaparecimento de Ernesto Vieira. A comunidade médica do Recife, alarmada com o desaparecimento de um de seus membros respeitados, pressionou as autoridades por uma investigação mais rigorosa.
O chefe de polícia eventualmente cedeu e ordenou uma busca na residência dos Albuquerque, mas apenas duas semanas após o desaparecimento do Dr. Moreira. Segundo o relatório oficial, nada de suspeito foi encontrado durante a inspeção. No entanto, um dos oficiais participantes da busca, o sargento José Maria dos Santos, deixou um relato diferente em suas memórias pessoais, descobertas apenas em 1966 por seu bisneto.
Neste documento, ele escreve: “A residência exalava um odor peculiar, semelhante ao de um hospital. No porão, encontramos diversos instrumentos médicos e frascos contendo substâncias que não conseguimos identificar. Mais perturbador era um quarto trancado no segundo andar, do qual dona Amélia insistiu que havia perdido a chave. Através da fechadura, pude vislumbrar o que parecia ser uma cama hospitalar com restrições de couro.”
Este testemunho nunca foi incluído no relatório oficial e o sargento José Maria foi transferido para uma delegacia no interior da província poucas semanas depois. Os registros financeiros de dona Amélia, preservados no arquivo do antigo Banco do Brasil em Pernambuco, mostram um padrão interessante durante este período.
Ela fez diversas retiradas de grandes quantias em dinheiro, sempre seguidas por compras de equipamentos médicos e científicos de fornecedores em Salvador e até mesmo do exterior, através de comerciantes portugueses que frequentavam o porto do Recife. Em uma nota fiscal encontrada entre estes registros, datada de setembro de 1859, consta a compra de um aparelho para contenção terapêutica, fabricado na Inglaterra, e diversos instrumentos cirúrgicos da mais alta qualidade.
O vendedor, um comerciante português chamado Antônio da Costa, acrescentou uma nota manuscrita à fatura: “Conforme solicitado, os itens foram entregues com a máxima discrição. Permita-me expressar, entretanto, minha preocupação quanto à natureza destes instrumentos e seu uso por alguém sem o devido treinamento médico.”
O comportamento de dona Amélia tornou-se cada vez mais errático. Segundo relatos dos empregados que ainda permaneciam em sua residência, ela raramente saía de um cômodo específico no segundo andar, onde passava horas conversando sozinha. Os sons que vinham deste aposento foram descritos como perturbadores por uma das criadas, que pediu demissão logo após relatar o ocorrido ao padre da paróquia local.
O diário pessoal de dona Amélia, descoberto apenas parcialmente, contém entradas que revelam seu estado mental deteriorado. Em uma passagem datada de outubro, ela escreve: “As experiências progridem de maneira satisfatória. O espécime demonstra resistência impressionante aos procedimentos. Sua singularidade é ainda mais extraordinária do que inicialmente supus.”
“Não posso permitir que outros o vejam. Ele é meu, apenas meu para estudar, para compreender, para possuir completamente.” Em novembro de 1859, um incêndio foi reportado na residência dos Albuquerque. Segundo os registros dos bombeiros voluntários do Recife, quando eles chegaram ao local, as chamas já haviam consumido grande parte do segundo andar.
Dona Amélia foi encontrada no jardim com queimaduras graves e em estado de confusão mental. De Joaquim Bento não havia sinal. Dona Amélia foi levada para a Santa Casa de Misericórdia, onde permaneceu internada por várias semanas. Os médicos que a trataram relataram seu comportamento delirante. Ela alternava entre períodos de silêncio absoluto e explosões verbais incoerentes, nas quais repetidamente mencionava “o espécime perfeito” e “a obra inacabada”.
Durante sua internação, as autoridades conduziram uma inspeção mais detalhada das ruínas de sua residência. Entre os escombros do que havia sido o segundo andar, foram encontrados diversos instrumentos médicos derretidos pelo calor e, mais perturbadoramente, o que pareciam ser ossos humanos. No entanto, devido à extensão dos danos causados pelo fogo, foi impossível determinar com certeza a origem destes restos.
O relatório oficial, assinado pelo mesmo chefe de polícia que havia recebido pagamentos de dona Amélia, concluiu que os ossos provavelmente pertenciam a animais, possivelmente usados em algum tipo de estudo científico amador pela senhora. Este relatório foi arquivado rapidamente e o caso foi considerado encerrado. Dona Amélia nunca se recuperou completamente.
Após sua alta do hospital, ela foi enviada para viver com sua irmã em Salvador, onde permaneceu até sua morte em 1863. Segundo os registros do médico que a tratou durante seus últimos anos, ela sofria de delírios recorrentes, nos quais acreditava estar conduzindo experimentos importantes com “um sujeito especial”.
O destino de Joaquim Bento permanece um mistério. Nenhum registro oficial de sua morte foi encontrado e seu nome não aparece em nenhuma lista de escravos vendidos ou libertados na província de Pernambuco após o incidente. Alguns historiadores sugerem que ele pode ter perecido no incêndio, enquanto outros especulam que ele pode ter aproveitado a confusão para escapar.
Um relato interessante, embora impossível de verificar, vem de um marinheiro chamado João Ferreira, que trabalhava em navios mercantes que faziam a rota entre Recife e Lisboa. Em um depoimento dado a um jornalista do Diário de Pernambuco em 1872, ele afirmou ter visto alguém muito semelhante a Joaquim Bento em um circo de curiosidades em Lisboa, exibido como “o prodígio da natureza”.
Segundo João, a pessoa em questão possuía características físicas tanto masculinas quanto femininas, e parecia ter cicatrizes extensas pelo corpo, como se tivesse sido submetida a algum tipo de experimentação. Este relato nunca foi confirmado e o jornalista que o registrou foi demitido pouco depois por publicar histórias sensacionalistas sem a devida verificação dos fatos.
Os registros da antiga biblioteca pessoal de dona Amélia, parcialmente preservados após o incêndio e posteriormente doados à biblioteca pública do estado de Pernambuco, revelam o interesse obsessivo da senhora por casos de hermafroditismo ao longo da história. Entre os volumes salvos, encontram-se tratados médicos sobre anomalias físicas, muitos contendo anotações nas margens que parecem comparar as informações dos livros com observações pessoais sobre Joaquim Bento.
Particularmente perturbador é um caderno de anotações encontrado entre estes livros, no qual dona Amélia parece ter registrado uma série de experimentos conduzidos com seu escravo. As descrições são vagas, mas sugerem tentativas de manipulação física através de procedimentos que, mesmo para os padrões médicos da época, seriam considerados extremamente questionáveis e perigosos.
Em uma das últimas entradas deste caderno, datada de apenas uma semana antes do incêndio, ela escreve: “Estou próxima de alcançar o que nenhum médico ou cientista jamais conseguiu. Através de meus estudos e experimentos, estou prestes a compreender completamente a dualidade incorporada neste espécime único.”
“O que a natureza uniu de maneira imperfeita, eu aperfeiçoarei. O que Deus começou, eu completarei.” O caso de dona Amélia e Joaquim Bento foi gradualmente esquecido ao longo dos anos. Os poucos documentos que sobreviveram foram arquivados em diferentes instituições e a história completa só começou a ser reconstruída na década de 1960, quando o historiador Manuel de Barros Cavalcante iniciou uma pesquisa sobre casos incomuns da medicina no Brasil imperial.
Cavalcante passou três anos coletando documentos, entrevistando descendentes de pessoas envolvidas no caso e analisando registros oficiais. Seu trabalho resultou em um manuscrito intitulado O Caso Albuquerque: Obsessão, Experimentação e Loucura no Recife Imperial, que estava prestes a ser publicado pela Universidade Federal de Pernambuco em 1968.
No entanto, pouco antes da publicação prevista, Cavalcante morreu em circunstâncias misteriosas. Segundo o relatório policial, ele foi encontrado em seu escritório, vítima de um aparente ataque cardíaco. Todos os seus documentos relacionados ao caso Albuquerque haviam desaparecido, incluindo o manuscrito completo.
A única parte de seu trabalho que sobreviveu foi o prefácio, que havia sido enviado previamente à editora universitária. Nele, Cavalcante escreveu: “O caso que me proponho a investigar representa um dos capítulos mais sombrios da história social e científica do Brasil imperial. Ele nos revela não apenas os horrores que podem surgir quando o poder ilimitado sobre outro ser humano se combina com a obsessão e a pseudociência, mas também como as estruturas sociais da época trabalharam ativamente para encobrir estes abusos quando perpetrados por membros da elite.”
A residência dos Albuquerque, parcialmente reconstruída após o incêndio, passou por diversos proprietários ao longo dos anos. Muitos relataram experiências inquietantes no local, especialmente no segundo andar, onde dona Amélia conduzia seus estudos. Ruídos inexplicáveis, a sensação de estar sendo observado e um desconforto generalizado foram mencionados por várias famílias que viveram na casa.
Em 1952, a propriedade foi adquirida por uma empresa de construção que planejava demoli-la para construir um edifício comercial. Durante os trabalhos de demolição, os operários descobriram uma pequena câmara selada no porão, escondida atrás de uma falsa parede. Dentro desta câmara foram encontrados diversos frascos contendo amostras preservadas em formol, instrumentos cirúrgicos antigos e um livro de registros encadernado em couro escuro.
Segundo o relato do engenheiro responsável pela obra, Pedro Henrique Maia, as amostras pareciam ser de origem humana, incluindo o que ele descreveu como órgãos reprodutivos com características anômalas. As autoridades foram notificadas, mas quando chegaram ao local, descobriram que um incêndio havia irrompido durante a noite, destruindo completamente a câmara e seu conteúdo.
O engenheiro Maia insistiu que havia removido o livro de registros antes do incêndio, mas quando questionado sobre seu paradeiro, alegou que o mesmo havia desaparecido de sua residência. Um último e intrigante capítulo desta história veio à tona em 1965, quando uma pesquisadora da Universidade de Coimbra, Dra. Luísa Mendonça, descobriu em um arquivo português um conjunto de cartas trocadas entre dona Amélia e um médico lisboeta chamado Dr. Carlos Monteiro, especialista em anatomia e casos de hermafroditismo.
Nas cartas, datadas entre 1858 e 1859, dona Amélia descreve detalhadamente suas observações sobre Joaquim Bento e solicita orientação para o que ela chama de “procedimentos corretivos”. O tom das cartas se torna gradualmente mais obsessivo, com dona Amélia expressando sua crença de que estava destinada a aperfeiçoar o que ela considerava uma anomalia da natureza.
As respostas do Dr. Monteiro mostram um crescente alarme com as intenções de dona Amélia. Na última carta da sequência, datada de setembro de 1859, ele escreve: “Imploro-lhe, senhora, que abandone imediatamente estes procedimentos perigosos e antiéticos. O que a senhora descreve não é ciência, mas sim tortura.”
“A condição do indivíduo em questão, embora rara, não é uma anomalia a ser corrigida, mas sim uma variação natural da complexidade humana. Recuso-me a fornecer qualquer orientação adicional e, se a senhora persistir neste caminho, ver-me-ei obrigado a alertar as autoridades competentes.” A Dra. Mendonça publicou suas descobertas em um artigo acadêmico que gerou considerável controvérsia.
Pouco depois, ela relatou ter recebido ameaças anônimas e, eventualmente, abandonou sua pesquisa sobre o caso. O arquivo contendo as cartas originais foi posteriormente reportado como perdido durante uma reorganização da biblioteca universitária. O caso de dona Amélia e Joaquim Bento permanece como um dos episódios mais perturbadores e menos conhecidos da história do Brasil imperial.
Ele nos revela os horrores que podem ocorrer quando o poder absoluto sobre outro ser humano se combina com a obsessão científica distorcida e a ausência de restrições éticas ou legais. A mansão onde ocorreram estes eventos foi finalmente demolida em 1968, dando lugar a um edifício comercial. Os trabalhadores que participaram da demolição relataram ter encontrado, embutida em uma das paredes do segundo andar, uma caixa metálica contendo o que parecia ser um diário.
Antes que seu conteúdo pudesse ser examinado, no entanto, um supervisor confiscou o objeto, afirmando que qualquer item encontrado durante a demolição pertencia legalmente à empresa construtora. Este supervisor, identificado como Antônio de Albuquerque nos registros da empresa, nunca explicou o destino da caixa. Uma investigação posterior revelou que ele era um descendente distante da família Albuquerque, embora tenha negado qualquer conhecimento prévio sobre o caso de sua ancestral.
Hoje, no local onde antes se erguia a mansão dos Albuquerque, existe um prédio de escritórios. Os funcionários que trabalham nos andares superiores, correspondentes ao que teria sido o segundo andar da antiga residência, ocasionalmente relatam sensações estranhas: uma inexplicável sensação de estar sendo observado, um desconforto persistente que não conseguem explicar.
E, às vezes, nos dias particularmente silenciosos, o som distante do que parece ser alguém sussurrando anotações científicas. O caso de dona Amélia e Joaquim Bento permanece como um lembrete sombrio dos horrores que podem ocorrer quando o poder, a obsessão e a pseudociência se combinam, protegidos pelas estruturas sociais que priorizam a reputação dos poderosos sobre a justiça e a verdade.
Aqueles que investigaram este caso ao longo dos anos frequentemente relataram obstáculos inexplicáveis: documentos desaparecidos, testemunhas relutantes, autoridades evasivas, como se alguma força invisível ainda trabalhasse para manter este capítulo da história enterrado nas sombras do passado. Talvez seja melhor assim.
Talvez alguns segredos devam permanecer ocultos nas dobras obscuras da história. Mas, para aqueles que conhecem a história de dona Amélia e seu espécime, o silêncio que cerca este caso ecoa mais alto do que qualquer grito. Ao passar hoje pelo moderno edifício comercial que se ergue onde antes estava a mansão dos Albuquerque, poucos sabem da história sombria que o terreno testemunhou.
E talvez seja esse o maior horror de todos: como as tragédias humanas, por mais terríveis que sejam, eventualmente são cobertas pelas camadas do tempo, esquecidas por todos, exceto por aqueles que se aventuram a escavar nas profundezas da história. No arquivo da Biblioteca Nacional, em um canto empoeirado, raramente visitado por pesquisadores, existe uma pasta fina contendo os poucos documentos oficiais que sobreviveram sobre este caso.
Na capa, uma nota escrita à mão por algum arquivista anônimo simplesmente diz: “Caso Albuquerque, Recife, 1858 a 1859. Arquivado por falta de provas conclusivas.” E assim a história de dona Amélia de Albuquerque e Joaquim Bento permanece não completamente esquecida, mas sussurrada apenas nas margens da história.
Um eco distante de uma obsessão que consumiu vidas e que, como tantos horrores humanos, foi cuidadosamente encoberta por aqueles que tinham o poder para fazê-lo. Quem sabe quantas outras histórias semelhantes permanecem enterradas nos arquivos empoeirados da nossa história, esperando que alguém tenha a coragem de trazê-las à luz.
E quem sabe quais forças ainda trabalham nas sombras para garantir que certos segredos permaneçam enterrados para sempre. Talvez o verdadeiro horror não esteja apenas no que dona Amélia fez em sua mansão no Recife de 1858, mas na facilidade com que tais atrocidades podem ser apagadas da memória coletiva, protegidas pelo poder e pelo privilégio, deixando apenas fragmentos dispersos para aqueles que ousam buscar a verdade.
E se você, que agora conhece esta história, sentir um arrepio inexplicável ao passar por um prédio antigo em Recife, ou ao ouvir o nome Albuquerque, ou ao contemplar as muitas histórias não contadas que jazem nas sombras do nosso passado, saiba que você não está sozinho, pois o verdadeiro horror nunca morre completamente.
Ele apenas espera paciente por alguém que o redescubra. Em 1969, um jovem estudante de história da Universidade Federal de Pernambuco, chamado Ricardo Mendes, decidiu investigar o caso como parte de sua tese de mestrado. Seu orientador tentou dissuadi-lo, mencionando o destino do historiador Cavalcante, mas Ricardo persistiu.
Ele começou visitando o prédio comercial construído no local da antiga mansão dos Albuquerque. O administrador do edifício, um homem de idade avançada chamado Josias Pereira, inicialmente mostrou-se relutante em falar sobre o passado do local. Após alguma insistência, no entanto, ele confidenciou a Ricardo que, durante os primeiros anos após a construção, diversos funcionários haviam pedido transferência para outros andares, especificamente aqueles cujas salas correspondiam ao antigo segundo andar da mansão.
“Eles reclamavam de coisas estranhas”, disse Josias em seu depoimento gravado por Ricardo. “Sensação de estar sendo observado, mudanças de temperatura e, o mais perturbador, sonhos recorrentes com procedimentos médicos sendo realizados em alguém que parecia ser, ao mesmo tempo, homem e mulher.” Ricardo conseguiu localizar um desses ex-funcionários, uma secretária aposentada chamada Teresa Gomes, que havia trabalhado no prédio entre 1968 e 1972.
O depoimento dela, preservado em uma fita cassete nos arquivos pessoais de Ricardo, é particularmente inquietante: “No início, eram apenas sensações estranhas, um desconforto indefinível, como se houvesse algo fundamentalmente errado com aquele lugar. Depois vieram os sonhos, sempre o mesmo. Eu estava deitada em uma cama hospitalar, incapaz de me mover.”
“Uma mulher em trajes do século XIX examinava meu corpo com instrumentos cirúrgicos, fazendo anotações em um caderno. O mais perturbador era que, no sonho, meu corpo não era o meu. Eu tinha características tanto masculinas quanto femininas, e a mulher parecia fascinada por isso.” Teresa continuou trabalhando no local por quase 4 anos, até que um incidente a fez pedir demissão imediata.
Segundo seu relato, ela estava trabalhando até tarde em uma noite de inverno, quando ouviu o que parecia ser alguém sussurrando em um canto vazio da sala. Ao se aproximar, sentiu um frio intenso e, por um breve momento, viu a imagem de uma mulher elegantemente vestida com roupas antigas, segurando o que parecia ser um bisturi.
“Não acredito em fantasmas”, ela insistiu em seu depoimento. “Nunca acreditei, mas o que vi naquela noite não pode ser explicado de outra forma. A figura me olhou diretamente nos olhos e disse: ‘Você também seria um espécime interessante para minha coleção’.” No dia seguinte, pedi demissão. Ricardo prosseguiu sua investigação, buscando descendentes das pessoas envolvidas no caso original.
Após meses de pesquisa genealógica, ele conseguiu localizar uma bisneta de Maria da Conceição, a criada que havia trabalhado na casa de dona Amélia. A senhora, dona Conceição Ferreira, de 83 anos, morava em um pequeno sítio nos arredores de Olinda. Inicialmente relutante em falar sobre o assunto, dona Conceição eventualmente revelou que sua bisavó havia deixado um diário escondido, passado de geração em geração com a instrução de que seu conteúdo nunca fosse revelado.
“Minha avó me deu este caderno quando eu completei 18 anos. Ela disse que ele continha um segredo de família que nunca deveria vir à luz, mas que precisava ser preservado como um lembrete dos horrores que os poderosos podem cometer.” O diário, escrito com a caligrafia simples e, por vezes, difícil de decifrar de uma pessoa com educação limitada, oferecia uma perspectiva única sobre os acontecimentos na mansão dos Albuquerque.
Maria da Conceição havia registrado suas observações diárias, descrevendo a transformação gradual de dona Amélia e o tratamento cada vez mais perturbador dispensado a Joaquim Bento. Em uma entrada particularmente inquietante, datada de agosto de 1859, pouco antes do desaparecimento do Dr. Moreira, ela escreveu: “Hoje ouvi gritos vindos do quarto trancado.”
“Não eram gritos normais de dor, mas algo mais profundo, como se a própria alma estivesse sendo arrancada do corpo. Quando a senhora saiu, vi sangue em suas mangas que ela tentava esconder. Ela sorria de um jeito que nunca vi antes, como se tivesse descoberto algo maravilhoso. Deus me perdoe, mas temo pelo que acontece naquele quarto.”
Em uma entrada posterior, Maria relatou ter visto Joaquim Bento brevemente no corredor. “Ele estava diferente. Não apenas mais magro e pálido, mas como se algo fundamental nele tivesse sido alterado. Seus olhos, antes cheios de vida, apesar do sofrimento, agora pareciam vazios, como se sua essência tivesse sido extraída.”
“Quando me viu, tentou dizer algo, mas a senhora logo apareceu e o levou de volta para o quarto trancado.” O diário de Maria também mencionava os desaparecimentos. Segundo seu relato, na noite em que o doutor Moreira desapareceu, ela ouviu uma discussão acalorada vinda do quarto de estudos, seguida por um barulho surdo.
Horas depois, viu dona Amélia descendo para o porão, carregando um objeto pesado envolto em lençóis. Havia manchas escuras no tecido. “Fiquei escondida nas sombras, tremendo de medo. Quando ela voltou, suas mãos estavam limpas demais, como se tivessem sido esfregadas repetidamente.” O último terço do diário, cobrindo o período imediatamente anterior ao incêndio, revelava um ambiente de terror crescente na mansão.
Maria relatou comportamentos cada vez mais irracionais de dona Amélia: conversas com pessoas invisíveis, risadas em momentos inapropriados e períodos de atividade frenética seguidos por dias de letargia completa. A entrada final, datada da manhã do dia do incêndio, continha apenas uma linha: “Que Deus tenha misericórdia de nossas almas, pois o que habita esta casa agora não é mais humano.”
Ricardo incluiu transcrições parciais do diário em sua tese, mas optou por não revelar a identidade de dona Conceição para protegê-la. Sua pesquisa também o levou aos arquivos do antigo manicômio de Salvador, onde dona Amélia passou seus últimos anos. Os registros médicos, preservados de forma fragmentária, confirmavam seu estado mental deteriorado. Um médico, o Dr. Emanuel Ribeiro, havia mantido anotações detalhadas sobre o caso, descrevendo-o como “um dos exemplos mais impressionantes de monomania que já encontrei”. Segundo suas observações, dona Amélia alternava entre períodos de lucidez aparente e episódios psicóticos, nos quais acreditava estar conduzindo experimentos revolucionários.
“Durante seus momentos de clareza”, escreveu o Dr. Ribeiro, “ela demonstra profundo remorço, chorando e implorando perdão por atos que se recusa a especificar”. “Nos períodos de delírio, no entanto, ela se torna arrogante e quase triunfante, declarando que alcançou o que nenhum outro cientista jamais conseguiu e que resolveu o mistério da dualidade humana.”
Um detalhe particularmente perturbador nos registros médicos era a menção de que dona Amélia havia chegado ao manicômio carregando uma pequena caixa de madeira que se recusava a abandonar. O conteúdo desta caixa nunca foi descrito nos registros oficiais, mas em uma nota pessoal encontrada entre os papéis do Dr. Ribeiro após sua morte, ele escreveu: “Examinei o conteúdo da caixa enquanto a paciente dormia. O objeto preservado em formol é indiscutivelmente de origem humana. Decidi não registrar oficialmente esta descoberta e recoloquei o recipiente na caixa. Alguns conhecimentos são pesados demais para serem carregados.” Após a morte de dona Amélia, a caixa foi supostamente enterrada com ela, segundo os desejos expressos em seu testamento.
No entanto, quando Ricardo visitou o cemitério em Salvador, onde ela havia sido sepultada, descobriu que o túmulo havia sido violado em 1912 e que objetos não especificados haviam sido removidos. A tese de Ricardo, intitulada Ciência, obsessão e poder: o caso Albuquerque revisitado, foi concluída em 1972. Seu orientador, inicialmente cético, ficou profundamente perturbado com as descobertas e aconselhou Ricardo a moderar algumas de suas conclusões mais controversas antes da apresentação final. A banca examinadora recebeu o trabalho com um misto de fascinação e desconforto. Um dos professores, especialista em história da medicina no Brasil, comentou que este caso, se comprovado em todos os seus detalhes, representaria um dos exemplos mais extremos de experimentação antiética em nossa história médica. A tese recebeu a mais alta distinção, mas nunca foi publicada em forma de livro, como era costume com os trabalhos excepcionais.
Ricardo recebeu diversas ofertas de editoras, mas sempre encontrava obstáculos inexplicáveis: contratos cancelados de última hora, editores que mudavam de ideia repentinamente, problemas de financiamento que surgiam do nada. Em 1974, Ricardo aceitou um cargo de professor visitante na Universidade de São Paulo, afastando-se temporariamente do Recife e de sua pesquisa sobre o caso Albuquerque.
Dois meses após sua mudança, seu apartamento em Recife foi destruído por um incêndio. Todos os seus documentos de pesquisa, incluindo as gravações originais das entrevistas e as fotocópias do diário de Maria da Conceição, foram perdidos. As autoridades concluíram que o incêndio havia sido causado por um curto-circuito, mas Ricardo sempre suspeitou que havia algo mais por trás do incidente.
Traumatizado pela perda e temendo que estivesse sendo alvo de algum tipo de perseguição, ele abandonou completamente sua pesquisa sobre o caso e redirecionou sua carreira acadêmica para áreas menos controversas. Em 1980, um estudante de história chamado Paulo Macedo, inspirado pela leitura da tese não publicada de Ricardo, tentou retomar a investigação.
Ele conseguiu localizar Ricardo, então professor titular na USP, e solicitou orientação. Ricardo recusou-se a discutir o assunto e aconselhou veementemente Paulo a escolher outro tema para sua pesquisa. Ignorando o conselho, Paulo prosseguiu por conta própria. Sua primeira parada foi o prédio comercial construído no local da antiga mansão dos Albuquerque.
Surpreendentemente, ele descobriu que todo o segundo andar estava desocupado há quase 5 anos, apesar da localização privilegiada no centro do Recife. O administrador, não mais Josias Pereira, mas um homem jovem chamado Carlos Mendes, explicou que as empresas simplesmente não permaneciam naquele andar.
“Começam bem, mas depois de algumas semanas os funcionários começam a reclamar: dores de cabeça, mal-estar, pesadelos. Eventualmente, eles pedem para mudar de andar ou saem completamente. A última empresa que alugou o espaço ficou apenas meses.” Paulo solicitou permissão para passar uma noite no andar vazio como parte de sua pesquisa histórica.
Inicialmente relutante, Carlos eventualmente concordou, desde que Paulo assinasse um termo de responsabilidade. O que aconteceu naquela noite é conhecido apenas através das anotações encontradas no caderno de Paulo, descoberto na manhã seguinte pelo segurança do prédio. As entradas, que começam organizadas e metódicas, tornam-se gradualmente mais erráticas e perturbadas.
“20:30. Instalei-me em uma das salas centrais, correspondente ao que teria sido o quarto principal de estudos de dona Amélia, segundo os planos arquitetônicos originais que consegui consultar. O ambiente é frio e impessoal, como qualquer escritório vazio, mas há uma sensação estranha que não consigo definir precisamente.”
“22:10. A temperatura caiu consideravelmente na última hora, apesar de o sistema de ar condicionado estar desligado. Estou ouvindo sons leves, como de papel sendo folheado, vindos de uma sala adjacente, mas quando verifico, não há nada.”
“23:40. Sensação crescente de estar sendo observado. Racionalmente, sei que estou sozinho no andar, confirmado pelas câmeras de segurança na entrada, mas a impressão persiste. Algo sobre este lugar parece fundamentalmente errado.” “01:20. Acordei de um cochilo com a sensação de alguém tocando meu rosto. Estou certo de que vi uma figura feminina se afastando na penumbra.”
“Quando acendi a lanterna, não havia ninguém. Estou começando a questionar a sabedoria de passar a noite aqui.” “02:45. Os sons estão mais distintos agora, não apenas papéis sendo folheados, mas o que parece ser uma voz feminina, murmurando como se estivesse fazendo anotações. Ocasionalmente, ouço o que parecem ser gemidos abafados.”
“Estou gravando tudo com meu gravador, mas não tenho certeza se o áudio está sendo captado.” “03:30. Algo está errado com minha percepção. Estou vendo flashes de um ambiente diferente sobreposto a este escritório vazio: móveis antigos, instrumentos estranhos, o brilho de metal polido. É como se duas realidades estivessem temporariamente se fundindo.” “04:15. Deus me ajude. Vi algo impossível.”
“Uma mulher em trajes do século XIX, cabelos grisalhos presos em um coque severo, olhos brilhantes de uma intensidade perturbadora. Ela estava inclinada sobre o que parecia ser uma mesa de operações, onde jazia uma figura imóvel. Quando me viu, sorriu e disse: ‘Você chegou em um momento fascinante. Venha ver o que descobri.'”
“Recuei e a visão desapareceu, mas o cheiro persistiu. Formaldeído e algo metálico, como sangue.” A última entrada, quase ilegível, dizia apenas: “Ela está aqui. Não é uma alucinação o que ela fez com ele? O que ela está fazendo agora? Não posso ficar aqui, preciso sair.” Paulo Macedo foi encontrado na manhã seguinte pelo segurança, sentado no corredor do primeiro andar, em estado de choque profundo.
Ele foi levado a um hospital, onde foi diagnosticado com um colapso nervoso agudo. Quando se recuperou o suficiente para falar, recusou-se terminantemente a discutir o que havia testemunhado naquela noite. Seu caderno de anotações e o gravador foram encaminhados à polícia como parte do relatório de incidente. As gravações, quando analisadas, continham principalmente estática, mas técnicos de áudio identificaram o que pareciam ser vozes muito distantes em certas passagens.
Uma mulher falando rapidamente em um português antigo, formal e, ocasionalmente, o que soava como gemidos de dor abafados. Paulo abandonou sua pesquisa e, de fato, toda sua carreira acadêmica. Segundo informações de conhecidos, ele mudou-se para o interior do Rio Grande do Sul, onde vive uma vida reclusa, recusando-se a falar sobre sua experiência ou mesmo sobre história em geral.
Em 1992, durante uma renovação do sistema elétrico do prédio, trabalhadores descobriram uma pequena cavidade selada em uma das paredes do segundo andar. Dentro, encontraram um frasco de vidro antigo, contendo o que parecia ser um órgão humano preservado em formol. Junto ao frasco, havia uma nota amarelada escrita à mão que dizia: “Minha maior conquista, a dualidade resolvida”.
O frasco foi encaminhado ao departamento médico legal da polícia, mas desapareceu misteriosamente antes que qualquer análise pudesse ser conduzida. O caso foi arquivado como resolvido, sem maiores investigações. Hoje, o prédio ainda está de pé, embora o segundo andar permaneça predominantemente vazio, ocupado apenas por empresas que raramente permanecem por mais de alguns meses.
Funcionários relatam sensações de desconforto, pesadelos recorrentes envolvendo procedimentos médicos e, ocasionalmente, vislumbres de uma mulher elegantemente vestida com roupas antigas, carregando um caderno e um bisturi. A história de dona Amélia de Albuquerque e Joaquim Bento permanece como um eco distante na memória coletiva de Recife.
Um conto sussurrado sobre os horrores que podem surgir da combinação de poder ilimitado, obsessão científica mal direcionada e a desumanização completa do outro. Para aqueles que conhecem a história, passar pelo antigo local da mansão dos Albuquerque ainda causa um arrepio involuntário, uma sensação de que algo fundamental na ordem natural das coisas foi perturbado ali e que o eco desse distúrbio continua reverberando através do tempo.
Os poucos documentos que sobreviveram sobre este caso estão espalhados por arquivos diversos, alguns públicos, outros privados, como peças de um quebra-cabeça que ninguém conseguiu ou ousou montar completamente. Talvez seja melhor assim. Talvez alguns aspectos da história humana sejam sombrios demais para serem completamente iluminados.
E se você, leitor ou ouvinte desta história, sentir um arrepio ao passar por um prédio antigo, ao ouvir o rangido de uma porta no silêncio da noite ou ao contemplar os muitos segredos enterrados sob as camadas da história oficial, saiba que este é o verdadeiro legado do caso Albuquerque. A lembrança de que os horrores mais profundos não são os sobrenaturais, mas aqueles nascidos das profundezas da mente humana, quando ela se desvia do caminho da empatia e da ética.
E em algum lugar, talvez em um arquivo empoeirado ou em uma caixa esquecida em algum sótão, os últimos segredos de dona Amélia e seu espécime ainda aguardam para serem descobertos. Não por curiosidade vã, mas como um lembrete solene dos abismos que devemos evitar em nossa busca pelo conhecimento.