O CASO MAIS ORQUESTRADO DO BRASIL?

dois foram no rosto, sem chance alguma, então ele perdeu a vida ali mesmo no local. Só que foram disparados quase 30 tiros, tá? Fazendo outras vítimas, inclusive Celso Araújo Sampaio de Novais, que tinha 41 anos, era motorista de aplicativo, foi atingido por um tiro de fuzil nas costas e acabou perdendo a vida no dia seguinte, no hospital de Guarulhos. Também foram atingidos um funcionário terceirizado do aeroporto e uma mulher que estava na calçada do terminal: três vítimas aleatórias que apenas estavam no lugar errado e na hora errada.

Os atiradores estavam dentro de um veículo que foi encontrado no dia seguinte, abandonado perto do aeroporto. Também foram localizadas armas que podem ter sido usadas na execução: um fuzil AK-47, carregadores e uma pistola. Esse armamento estava na Rua Guilherme Lino dos Santos, e foi uma denúncia anônima que levou o 15º Batalhão de Ações Especiais da Polícia até esse local de desova das armas. Por essa breve descrição, galera, a gente já entende que aquilo era um plano que ia ser executado independentemente de qualquer coisa, uma vez que houve vítimas que nada tinham a ver com a situação, não é?

O Vinícius Gritzbach tinha 38 anos de idade, era graduado em Engenharia Civil, mas, apesar dessa formação profissional bem específica, ele trabalhava como corretor de imóveis lá no Tatuapé, na Zona Leste da cidade. Por uma suposta casualidade do mercado imobiliário em uma metrópole como São Paulo, acabou fazendo negócios com o milionário Anselmo Bispo Santa Fausta. Esse Anselmo tinha o apelido de “Cara Preta” e era um homem que movimentava milhões de reais comprando e vendendo drogas e armas para, supostamente, o PCC. Segundo as investigações policiais, o Vinícius teria atuado para lavar em imóveis pelo menos R$ 30 milhões provenientes do tráfico de drogas. E não era só com o PCC que tinha esse bojo na vida do Vinícius, tá? Na verdade, segundo apurado, havia diversas ligações com os dois lados da força, eu diria, mas eu já explico isso direito, tá?

A partir desse relacionamento comercial entre Vinícius e o Cara Preta, algum tipo de amizade se desenvolveu, aproximando os dois homens. Cara Preta gostava de investir em imóveis, porém precisava comprar os apartamentos de alto padrão no nome de outras pessoas para, dessa maneira, ficar fora do radar da Receita Federal. Era justamente aí que o Vinícius auxiliava o cliente, providenciando quem emprestasse a identidade e documentos para as tais aquisições — situação conhecida no Brasil como “laranja”. Inclusive, se fala de compra e venda de postos de gasolina. E claro, pessoal, tudo isso que eu estou falando obviamente já foi amplamente relatado por todas as mídias, tá? E nós já ouvimos há muito tempo que “dinheiro chama dinheiro”, não é?

Então, há uns 5 anos, o corretor ofereceu outro negócio ao Cara Preta: as criptomoedas. Devido à elevada rentabilidade dessa aplicação (suposta, eu diria) e à facilidade do anonimato, o Cara Preta foi seduzido pelo canto da sereia e disponibilizou a bagatela de R$ 200 milhões ao Vinícius para que fosse feito um superinvestimento em criptomoedas. O tempo passou e não temos detalhes, porém, em 2021, o Cara Preta pediu de volta parte desse dinheiro para investir na construção de um prédio. As desavenças teriam começado aí, pois Vinícius não tinha como devolver o valor, e uma série de pequenas mentiras foram proferidas de modo a esticar o prazo para a devolução, até que o copo transbordou — a famosa última gota.

E o Vinícius Gritzbach e o Cara Preta tiveram uma discussão acalorada. Aqui pode-se especular muita coisa que tenha acontecido com esse dinheiro, né, galera? Mas assim, mesmo que a gente assuma que tenham sido feitos realmente investimentos em criptomoedas, né, para você tornar esse investimento aí líquido não é tão simples assim, né? Quando você aplicou estava valendo X, quando você vai tentar o resgate está valendo Y, e esse Y pode estar valendo muito menos que o X aplicado, tá? Ou mais também.

Mas, em detalhes, conforme alegou a defesa do Vinícius na época, lá em 2021/2022, os investimentos foram realizados, mas tanto Vinícius Gritzbach quanto o Cara Preta perderam dinheiro. Segundo essa tese, existia na verdade uma dívida de R$ 70 milhões com pessoas da cúpula do PCC. Nessa versão da história, faria algum sentido Vinícius ser um bode expiatório no caso do assassinato do Cara Preta, sendo apontado falsamente como mandante da morte do traficante? Pois é, o Cara Preta foi assassinado — e já falo mais sobre isso —, porém fontes ligadas às investigações revelaram que o próprio Cara Preta suspeitou de desfalques e iniciou uma escalada de cobranças, exigindo que o Vinícius prestasse contas dos lucros obtidos. Conforme as suspeitas se intensificaram e o dinheiro não era devolvido a ele, Cara Preta se convenceu de que estava sendo enganado e teria então exigido a devolução integral dos valores.

Realmente toda essa parte da história é bem complicada, porque R$ 200 milhões, galera, era só do Cara Preta ou realmente tinha ali uma parcela da cúpula do Comando aí? E aí a coisa ia ficando cada vez mais complicada, não é? O fato é que a gente pode imaginar que, nesse momento em que tudo estava acontecendo (“ó, dá meu dinheiro de volta aí”, “ah, aconteceu isso, aconteceu aquilo”, “não vai dar para resgatar agora”, “não tem liquidez agora”), a coisa deve ter ficado esquisita, né? No mínimo uma discussão bem forte deve ter acontecido, e ali, por que não, algumas ameaças já podem ter sido feitas. O que está documentado é que, alguns dias depois, o Cara Preta e o motorista dele, apelidado de “Sem Sangue”, foram assassinados em uma emboscada no Tatuapé. As investigações do Ministério Público chegaram ao Vinícius pois, supostamente, ele teria sido o mandante do crime, e a motivação era financeira — ou seja, não ter que devolver o dinheiro à vítima. Vocês estão entendendo, galera, a complexidade, o nível desse esquema todo pesado, não é?

E só para constar, não sobrou muita gente para comprovar a verdade dos fatos, mas essas duas mortes provocaram uma suposta ruptura dentro da facção, isso conforme os jornais relataram à época. E assim, o assassino do Cara Preta e do motorista também morreu decapitado em um, digamos, violento ajuste de contas. E ainda falando do Cara Preta e das suas ligações criminosas, algumas denúncias tentaram envolver a empresa de ônibus chamada UPBus com lavagem de dinheiro supostamente do PCC, pois o traficante Cláudio Marcos de Almeida, que tinha 50 anos e é conhecido como “Django”, também sócio do Cara Preta, seria acionista dessa empresa de buzão aí. Apenas em 9 meses de 2020, ele teria movimentado R$ 160 milhões em contas bancárias. Os dados vieram do COAF, que é o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, mas a direção dessa empresa UPBus nega ter lavado o dinheiro do tráfico internacional de drogas.

O que nós entendemos por meio das informações disponíveis em fontes abertas é que, ao mesmo tempo em que o Vinícius atendia esse cliente, ele expandia os seus negócios entre outras pessoas do tráfico. E isso é certo se forem verdadeiras as informações relacionadas a ele ter influência em algumas células do PCC, até mesmo como participante do tribunal do crime — que é como a maioria de vocês deve saber quando ocorre o julgamento de pessoas desleais ligadas à facção do Primeiro Comando da Capital. Por falar nisso, mais adiante aqui nesta história, eu vou contar para vocês aí como teria sido o suposto encontro do Vinícius com pessoas ligadas ao tribunal do crime, na verdade uma suposta sessão desse tribunal aí envolvendo ele.

Pois bem, finalmente então a polícia chegou até o Vinícius e ele acabou sendo preso. Dali para a frente, parte dos acontecimentos são sigilosos, pois aconteceram entre quatro paredes, quando o corretor de imóveis Vinícius passou a ser delator de uma investigação sobre lavagem de dinheiro. Nos últimos anos, se tornou popular aqui a expressão “acordo de delação premiada”, não é? E ela entra aqui na nossa história porque, em abril de 2024, o Vinícius homologou um acordo desses com a Justiça. Ele carregava nas costas as acusações de dois homicídios (aqueles dois homicídios lá de 2021, do Cara Preta e do Sem Sangue), além da participação ativa na lavagem de dinheiro do tráfico de drogas. Isso iria resultar para ele em uma pena bem pesada, e ele optou então por negociar com a polícia, denunciar outros envolvidos nos seus crimes e aliviar a barra, digamos, né, para o seu lado, pelo menos temporariamente.

Resumidamente, ele estava encrencado com a lei e também com os traficantes, então ele ser detido em um presídio comum seria para ele como uma sentença de morte: é o famoso “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. O que circulou pela mídia é que ele estava jurado já, ou seja, decretado pelo PCC, e que a cabeça dele estava a prêmio por R$ 3 milhões. Ou seja, galera, uma questão de tempo até ele ser pego. Na verdade, a situação do Gritzbach era infinitamente pior, uma vez que ele fez denúncias de corrupção dentro da própria polícia.

Nesse caso, ele tinha feito inimigos de todos os lados, não é? Na sua delação premiada, o Vinícius implicou policiais do DEIC, do DHPP e de duas delegacias de São Paulo. Caso sejam comprovadas as acusações, diversos policiais devem responder pelos crimes de extorsão, corrupção passiva e associação criminosa. De acordo com informações que foram divulgadas em reportagem da TV Globo no dia 31 de outubro, o Vinícius acusou policiais civis do Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) de cobrarem R$ 40 milhões para deixar de investigá-lo como suspeito no caso da morte do Cara Preta. Vai vendo!

Bom, pessoal, como vimos, o Vinícius estava em uma sinuca de bico, ele não tinha para onde correr. E aqui no Brasil, o delator não tem o mesmo tratamento que esse tipo de testemunha recebe nos Estados Unidos, por exemplo. Lá o cara entra em um programa de proteção em que simplesmente desaparece, morre e renasce em outro lugar com outros documentos, enfim, o cara some do mapa. Quem aqui lembrou inclusive daquela cena do Breaking Bad onde acontece isso, comenta aí para mim: “Cristal”. Mas voltando aqui, segundo explicação do promotor Lincoln Gakiya, o Vinícius recusou as ofertas de segurança feitas para ele porque, ao entrar no Programa de Proteção, ele precisaria mudar de casa e deixar de conviver com a família e amigos. Tem também um grau aí de proteção, né, que no Brasil não é igual lá nos Estados Unidos, mas ele precisaria se submeter a essas etapas aí do Programa de Proteção, tá? Então ele, que podia bancar a própria segurança e não queria abrir mão do estilo de vida que tinha, tratou de resolver esse problema aí sozinho, né: contratar segurança particular.

Por isso, no caso dele, como estava em aparente liberdade, era responsável pela própria segurança e possuía para isso uma equipe de policiais militares armados que o protegiam 24 horas por dia. A imprensa falou em torno de oito homens altamente capazes e de total confiança do Vinícius. A gente não sabe de todos eles, mas com certeza alguns estavam cuidando da segurança física do Vinícius há um ano, um ano e meio. E sobre isso, galera, veja que interessante: alguns especialistas indicam que, ao mesmo tempo em que é bom fazer isso — ou seja, ser protegido pela mesma equipe profissional durante tempos ali para você estreitar a confiabilidade —, ao mesmo tempo é ruim, porque os familiares dos guarda-costas acabam sabendo eventualmente de algumas informações confidenciais, e isso pode representar um perigo em caso de suborno ou ameaças. Ou seja, dá a entender que, segundo especialistas, seria recomendável ficar trocando as equipes de segurança, tá? Não ficar um tempão assim, um ano e meio, com a mesma equipe. A gente não tem conhecimento técnico para isso, mas então vamos entender um pouco melhor sobre a viagem que terminaria em um homicídio cinematográfico.

Agora, no dia 8 de novembro, o que foi relatado sobre isso pela Maria Helena, que namorava o Vinícius há um ano e meio, é que o casal viajou para uns dias de férias e estava hospedado em São Miguel dos Milagres, uma cidade à beira-mar em Alagoas, com uma população bem pequena. O local, descrito como um paraíso e destino turístico muito apreciado, é onde o casal estava passando alguns dias. Porém, mesmo sendo bem tranquila essa localidade, o Vinícius permanecia atento. Ele ficava desconfiado da presença de algum perseguidor, alguém que o seguia ou que estava de olho nele. O medo de ser morto era um sentimento constante e decorrente das diversas ameaças à sua vida que recebia por meios eletrônicos. Vocês podem pesquisar aí na internet, vocês vão ver, né, que tem muita gente que fala que, uma vez decretado pelo PCC, meu, pode fugir para a Lua, uma hora a casa cai. Então justifica, né, esse medo constante que ele estava sentindo.

Nesse período de férias aí, o Vinícius aproveitou para realizar alguns negócios. Dizem que, entre os dias 5 e 6, ele fez contato com uma pessoa cobrando uma dívida, e foi por isso que solicitou que dois homens da sua segurança particular e um motorista fossem até Maceó para buscar algumas joias que seriam como parte do pagamento dessa suposta dívida. E galera, aqui eu pergunto de novo para vocês: não parece coisa de filme, cara? R$ 1 milhão em joias foram entregues em uma maleta! E só para constar aqui também: após o assassinato do Vinícius, as joias não foram levadas. Elas ficaram ali abandonadas junto ao corpo e posteriormente foram entregues ao DHPP como evidências no processo que foi instaurado. Os objetos, segundo a polícia, tinham certificado de joalherias de luxo, como por exemplo Bulgari, Cartier, Vivara e outras também.

E agora vamos dar uma voltada um pouquinho no tempo aqui, tá? Na manhã desse dia aí, o casal saiu do hotel onde estava hospedado e utilizou um transfer para ir até o aeroporto de Maceó. Lá o segurança já os esperava e, aparentemente, tudo seguia normalmente, incluindo o despacho da arma de fogo que esse policial, que estava fazendo a segurança, carregava como guarda-costas particular do Vinícius. Na chegada prevista lá em São Paulo, o esquema de segurança também já estava todo armado, incluindo a utilização do veículo blindado do Vinícius e a presença de outras pessoas da sua equipe de segurança.

Uma particularidade nesse translado é que, logo que o avião pousou em Guarulhos, o Vinícius Gritzbach recebeu um telefonema dos seus seguranças comunicando que eles iriam pegá-lo com a Blazer, e não com a Amarok. Deixa eu explicar para vocês: ambos os veículos eram blindados, mas alegadamente a Blazer, carro que seria utilizado na ocasião, não seria a primeira opção porque a blindagem era inferior à que tinha na Amarok. Inclusive, a gente deu uma conferida nos termos aí que são ligados à blindagem, né, nos procedimentos de blindagem existentes, e alguns deles que foram relatados pela mídia não são nem permitidos em carros civis aqui no Brasil, tá? Então eu não vou nem colocar aqui na história, porque é uma informação completamente equivocada. Mas o X da questão aqui era um veículo com segurança reduzida e sem a equipe completa de guarda-costas, que teriam ficado com a Amarok parada em um posto de gasolina com supostos problemas mecânicos ou na ignição.

O resumo da ópera, galera: no Aeroporto de Cumbica, o que aconteceu foi um plano superorganizado para abater o Vinícius. Ele nem teve tempo de entrar no carro, nem na Blazer, nem na Amarok se ela tivesse ido lá, porque um outro carro estava circulando ali — um carro descrito como um Gol preto. Ele estava há pelo menos 60 minutos esperando pelo Vinícius. Então ele se aproximou e, em uma, digamos, coreografia de balé clássico, permitiu que os atiradores encapuzados descessem do carro e acertassem uma saraivada de balas no alvo, além de fazerem mais vítimas inocentes, lamentavelmente. Algumas testemunhas disseram que o Gol havia circulado ali no Terminal 2 três vezes na rua, naquela rua interna do aeroporto. Quem já esteve no Aeroporto de Guarulhos sabe que ali é bastante movimentado, você não pode ficar parado dando bobeira ali, não é? Então, para vocês verem a complexidade da orquestração desse caso e a implicação de que havia ali muita informação privilegiada, porque foi um timing perfeito, galera.

Algumas fontes dizem que os tiros foram desferidos de dentro do veículo por dois atiradores, só que as câmeras de vídeo mais tarde contaram o que realmente aconteceu. Acredito que a maioria aqui deve ter visto a imagem, não é? Claro que eu não posso veicular isso aqui, primeiro porque a plataforma não permite e porque é um registro perturbador, né, galera? É terrível de ver, é uma imagem bem pesada. Bom, a namorada do Vinícius, que não estava ao lado dele no exato momento do tiroteio, ouviu os tiros e viu o Vinícius caindo no chão. Então, não sabendo de onde estavam vindo aqueles disparos, ela buscou se abrigar no saguão ali do aeroporto, por isso, claro, ela não foi atingida.

Logo depois, enquanto o socorro médico era chamado e o caos se instaurava naquele lugar, os atiradores já estavam longe. E a namorada foi levada para a casa do Vinícius; também o filho dele, de 11 anos de idade, que acompanhava a segurança. A namorada foi contatada pela polícia algumas horas depois para conversar e prestar o seu primeiro depoimento (outras versões, no entanto, afirmam que ela foi levada para prestar depoimento já na delegacia do DHPP).

Por mais estranho que possa parecer, nos primeiros depoimentos dados pelos policiais que atuavam como seguranças particulares da vítima, eles disseram que, minutos antes do ataque ao empresário, pararam em um posto de combustível para lanchar enquanto aguardavam o horário de chegada do empresário. Porém, quando decidiram seguir para o aeroporto, uma das caminhonetes que estava no local ali, a Amarok, acabou não funcionando, não pegava. Então apenas um dos seguranças teria ido até o desembarque do Terminal 2 acompanhado do filho do Gritzbach, fazendo uso da Blazer. Logo depois do crime, oito homens da equipe foram afastados de suas funções na Polícia Militar e serão investigados. Aqui o caso seguirá em segredo de Justiça e nós aguardamos saber o resultado dessas investigações e se houve ou não o envolvimento deles no ataque. E aquele guarda-costas que foi em companhia do casal na viagem de férias a Alagoas disse à polícia não ter percebido qualquer movimentação suspeita no aeroporto; ele já está sendo representado por um advogado.

E o Vinícius Gritzbach foi sepultado no domingo, dia 10 de novembro, no Cemitério Parque Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, sem velório e apenas com a presença de familiares próximos. Ele sabia que a vida dele corria muito risco, não era segredo que estava jurado de morte. Por isso, em 2022, ele havia ficado enclausurado no seu apartamento durante 21 dias, temendo por sua própria vida e também de seus familiares. As ameaças incluíam a família; por conta disso, eles ficaram presos no apartamento, não podendo sair nem para fazer compra de alimentos, e nem as crianças podiam ir à escola. Ficaram lá realmente confinados, com medo.

No mesmo ano, o Vinícius recebeu uma mensagem de uma pessoa conhecida como “Cigarreiro”, e esse cara solicitava a ele um encontro para conversar. E essa conversa aí era sobre os negócios com o Cara Preta — lembram-se dele, né? A gente falou sobre ele no começo da história. Mas não é só isso, não, tá? Porque, segundo o documento de delação premiada do Vinícius ao qual o SBT News teria tido acesso, ali é mencionado que, além de todo esse esquema de lavagem de dinheiro, o PCC teria usado o dinheiro do tráfico para fazer negociações com jogadores de futebol bem famosos de times brasileiros populares e também internacionais. O Vinícius então teria ido a esse local sozinho, mas, quando chegou lá, além do homem que tinha mandado a mensagem, foram chegando outros homens lá, supostos membros do tribunal do crime. Lá ele foi mantido sob o poder da facção das 10h30 da manhã até às 19h30 da noite, sob muita pressão, ameaças; inclusive um dos homens teria usado uma luva preta cirúrgica e teria dito que iria esquartejar o Vinícius.

Ele acabou sendo liberado, mas, no dia seguinte, integrantes da facção foram até a casa dele levando dois celulares e 12 palavras que formavam uma senha, supostamente do Cara Preta, e o objetivo deles era resgatar parte do valor das criptomoedas. Então, com a ajuda do empresário, uma vez que aqueles caras não sabiam como fazer esse resgate, eles conseguiram recuperar R$ 7 milhões. Depois, outras duas pessoas, também supostamente da facção, invadiram a imobiliária do Vinícius e levaram documentos, contratos, cheques, dinheiro e arquivos digitais. Vocês conseguem perceber, galera, que tudo isso que eu estou relatando para vocês é para mostrar que a gente está falando aqui de um caso extremamente pesado, com muita gente poderosa envolvida e que realmente não tinha saída para o Vinícius?

Segundo um dos advogados do Vinícius Gritzbach, no dia 25 de dezembro de 2023, ano passado, Vinícius estava em seu apartamento no Jardim Anália Franco, em São Paulo, quando foi até a janela, supostamente para tirar uma foto da Lua, e nesse momento aí tiros foram dados na direção dele, mas nenhum pegou; ele acabou saindo ileso. E esses tiros foram disparados de um apartamento em um prédio na frente ali do prédio do Vinícius, alguns andares acima, né, para poder pegar ali a trajetória da bala. A intenção era claramente de executá-lo.

Mas falando agora sobre como anda a investigação: o Ministério Público acompanha as apurações, a Polícia Federal faz a parte dela investigando porque esse ataque ocorreu no aeroporto, que é de responsabilidade dessa instituição, e a Guarda Civil Municipal de Guarulhos apura por qual motivo os agentes da Guarda não estavam no local no momento da execução. Os investigadores obviamente não vão expor na imprensa as linhas de investigação nem as pistas que estão conseguindo. Sem dúvida existe um trabalho do time técnico em relação às armas encontradas e ao veículo — claro que eles estão ali procurando digitais, DNA. Existem também as imagens das câmeras, né, que vão ser analisadas, não apenas aquelas do aeroporto ali onde a gente viu a execução, mas também do entorno, né, o caminho que os caras fizeram com o tal Volkswagen Gol. E a suspeita principal, como é divulgada aí pela imprensa, é a presença de um traidor, um informante entre os seguranças ou uma pessoa aleatória que teria seguido Vinícius e a Maria Helena até mesmo dentro do voo. Esse informante estaria em permanente contato com os atiradores e teria informado precisamente o momento de desembarque e saída do alvo.

Bem estranho, não é, galera? Porque, como eu disse lá atrás, para o plano sair como saiu, certamente seria necessário ali um negócio muito preciso. Eu quero saber a opinião de vocês sobre essa parte aí, tá? Sabe aquela história de quando você quer esconder muito bem uma coisa, deixa na cara? Pois é, filosofem aí sobre essa parte da história para vocês me dizerem nos comentários, tá? E a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo criou uma força-tarefa que investiga três principais hipóteses para tentar esclarecer a execução:

  1. Queima de arquivo: porque o Vinícius acusou um delegado do DHPP de exigir dinheiro para não implicá-lo no assassinato do Cara Preta. Além disso, ele forneceu informações que levaram à prisão de dois policiais civis que trabalharam no Departamento de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (DENARC) — ou seja, uma possibilidade de policiais calarem o empresário delator.

  2. Vingança: ele teria sido morto a mando da facção criminosa por ter delatado quem eram os membros do PCC que faziam parte do grupo que lavava dinheiro e porque Vinícius estaria devendo cerca de R$ 100 milhões aí, né, que seriam do Cara Preta.

  3. Dinheiro: trabalha-se com a possibilidade de que alguém teria decidido matá-lo por alguma dívida financeira. Lembrando que Vinícius foi a Maceó cobrar dinheiro de uma pessoa que lhe deu joias em troca. Esse devedor que entregou R$ 1 milhão em joias ao empresário passou a ser investigado também por suspeita de participação na execução do Vinícius. Será então aí por essa possibilidade que o cara falou “ó, estou precisando dessa grana aí, me dá em joia mesmo porque eu preciso acertar uma conta aí”, né? Aquele negócio: pega aqui, dá ali, ciranda criminosa.

E claro que por tudo isso existem perguntas sem respostas. E aí, como eu disse no caso do Pirata de Culiacán — quem não viu, inclusive, tem aqui a história interessante —, lá o rapaz acabou sendo executado porque provocou o líder do cartel mexicano, né? E aí a investigação: “Ah, acho que é isso mesmo que aconteceu”, porque na verdade a investigação vai para onde o cartel quer que vá, não é? Será que a gente poderia usar uma analogia aqui no Brasil?

A pergunta que não quer calar, pessoal: falando especificamente de como aconteceu o crime, por que o Vinícius saiu pela porta da frente do aeroporto, não é? Uma vez que ele estava jurado de morte, onde estão as portas laterais, as saídas de emergência, os acessos que poderiam ser mais seguros? Vai falar assim: “Ah, isso aí é para autoridades e tudo mais”, mas o cara, na posição dele, tinha bufunfa, né? Certas coisas nesse contexto dá para comprar, vocês não acham? Por que também não exigir que os outros seguranças fossem de Uber para o aeroporto ou todos eles também dentro da Blazer, porque só um foi? Houve realmente falha mecânica na Amarok ou esse episódio pode estar relacionado também com todo o caso? O que é que vocês acham? E sobre as hipóteses levantadas (queima de arquivo, vingança ou dívida/dinheiro), comenta aí para mim qual delas vocês acham que é mais plausível.

Bom, pessoal, esse foi então o compilado sobre o caso Vinícius Gritzbach. A gente colocou tudo aqui o que está sendo veiculado em fontes oficiais, tá, galera? Obviamente não temos acesso ao inquérito, mas as fontes oficiais são essas; tudo além ainda está no campo da especulação, por isso que a gente não aborda. Mas se quiserem contribuir aí nos comentários, eles estão sempre abertos, tá bom? Agradeço imensamente sua companhia, um beijo do Ruiva, até a próxima história!

Bônus:

O aeroporto de Guarulhos ainda guardava o eco dos tiros que silenciaram Antônio Vinícius Lopes Gritzbach, mas a justiça — ainda que tateante — começava a movimentar suas engrenagens nos bastidores da segurança pública brasileira.

A força-tarefa não tardou a identificar os nomes por trás daquela execução cinematográfica. Entre mandantes e executores, figuras como Emílio Carlos Gongorra Castilho, o “Cigarreira”, e Diego dos Santos Amaral, o “Didi”, viraram alvos centrais de mandados de prisão. Paralelamente, o submundo fardado começou a ruir: policiais civis e militares foram afastados e encarcerados, desmascarados pelas denúncias explosivas e pela delação premiada que o próprio empresário havia deixado como herança maldita.

No entanto, o caminho até o banco dos réus provou ser um verdadeiro labirinto jurídico. Em junho de 2026, o tribunal do júri que julgava três policiais militares acusados de participação na morte de Gritzbach ruiu em pleno andamento. Uma discussão acalorada entre as partes e a retirada dramática dos advogados de defesa forçaram o juiz a decretar a anulação do julgamento, transformando a sessão em um caos processual.

Com a anulação, o relógio processual foi zerado para os principais réus da execução, empurrando o novo júri popular para fevereiro de 2027. Enquanto os autos se acumulam e os recursos se multiplicam, o caso continua em aberto, preso nas malhas complexas e lentas da justiça, provando que o eco daquele 8 de novembro ainda demorará muito tempo para encontrar um ponto final.

Disclaimer: This story is fictional and created for entertainment purposes only. Any names, characters, places, or events are fictitious or used fictitiously. No real person or organization is intended to be portrayed.

Recommended for You

View Archive arrow_forward