Minha Filha Trouxe os sapatos de um TÚMULO para casa, mas o ESPÍRITO veio junto…
O sapato não veio sozinho. Desculpa interromper por um instante. Se você gosta de relatos como esse, peço que se inscreva no Arquivo Perdido. É isso que permite que histórias assim cheguem até aqui. E se quiser apoiar ainda mais esse trabalho, você pode se tornar membro do canal. Além de nos ajudar diretamente, você recebe benefícios exclusivos e ainda aparece nos agradecimentos dos próximos história.
Agora vamos voltar ao relato do João. Tudo começou num domingo de manhã, lá em 1987. Era dia de finados? Não, não era. Mas aquele domingo era o aniversário da minha mãe, dona Cândida, que já tinha ido fazia uns anos. E desde que ela se foi, eu fazia questão de ir ao cemitério todo ano, na data do aniversário dela, limpar o túmulo, levar umas flores e passar um tempo ali perto dela.
Minha esposa não pôde ir naquele dia porque estava com uma gripe forte, daquelas que derrubam a gente na cama. A Elizabeth, minha filha de 16 anos, ofereceu para me acompanhar. Ela sempre foi uma boa menina, dessas que ajudam sem precisar pedir. Eu gostava de levar ela porque ela cuidava das flores com um carinho que eu não tinha.
Ajeitava os vasos, tirava as folhas secas com uma paciência que só ela tinha. A gente pegou a estrada de terra cedo antes do sol esquentar demais. Eu dirigindo o carro velho, ela do lado, com um buquê de flores que ela mesma cortou do nosso quintal na tarde anterior. O caminho era curto, uns 20 minutos de estrada de chão, com o poeirão subindo atrás da gente.
Chegamos no cemitério municipal de Ipatinga e ele estava quase vazio. Não tinha enterro marcado naquele dia, não tinha visitação grande, só a gente, o silêncio e o vento balançando as árvores. O portão de ferro rangeu quando a gente abriu e o barulho ecoou pelo corredor principal. Fomos direto pro túmulo da minha mãe, que fica num corredor mais velho, onde as lápides já estão todas meio apagadas pelo tempo.
A Elizabeth foi logo tirando as flores velhas, jogando elas num canto, e eu fui pegar o balde de água para molhar a terra e limpar o azulejo. Trabalhamos ali por um bom tempo, cada um no seu canto, trocando pouca palavra. Eu ia tirando o mato que crescia nas frestas. Ela ia limpando o mármore com o pano molhado, com aquele cuidado de quem quer deixar tudo perfeito.
Quando terminamos, coloquei as flores novas no vaso, ajeitei elas com calma e fiquei um tempo parado, olhando o nome da minha mãe gravado na pedra. A Elizabeth ficou do meu lado em silêncio, respeitando aquele momento. Depois de um tempo, ela perguntou se a gente podia dar uma volta pelo cemitério antes de ir embora. Eu não vi problema nenhum.
Era um dia bonito, o céu limpo e a gente não tinha pressa. Fomos andando devagar pelos corredores, passando por túmulos antigos, lendo os nomes, comentando um ou outro que tinha uma flor mais bonita ou uma foto mais antiga. A Elizabeth ia na frente, curiosa, olhando as lápides com aquele jeito de quem gosta de descobrir coisas. Foi aí que ela parou.
Estava num canto mais afastado, onde o mato já tinha crescido bastante e as grades de ferro estavam cobertas de ferrugem. Um túmulo mais simples de alvenaria, com azulejo meio rachado e manchado de mofo. Não tinha flores, não tinha vaso, não tinha nada, só a lápide com um nome que eu não consegui ler de longe e um monte de folhas secas amontoadas na base.
A Elizabeth se abaixou e ficou olhando alguma coisa no chão. Depois pegou e levantou. Era um sapato, um sapato feminino de veludo preto, com um laço na frente e salto baixo. Ela segurou ele com cuidado, virou para um lado, para outro, examinando cada detalhe. “Olha, pai”, ela falou com um brilho nos olhos. “Bonito, né?” Eu me aproximei e olhei.

O sapato estava sujo, com um pouco de terra grudada na sola, mas não tinha nenhum rasgo, nenhum sinal de que estava velho ou estragado. Parecia quase novo. Só precisava de uma limpeza. Não sei respondi já com aquela desconfiança. Tá jogado no cemitério, filha. Isso não é coisa que se pegue. Mas, pai, olha como ele é bonito.
Alguém deve ter jogado fora. Não faz sentido deixar um sapato desses se perdendo aqui no mato. Ela continuou olhando ele, virando de um lado pro outro, como quem já estava imaginando ele limpo, brilhando. “Eu quero levar, pai”, ela falou com uma voz que era quase um pedido. “Ninguém vai sentir falta. Tá jogado aqui faz tempo.
O mato já tá cobrindo ele. Acho que não tem dono mais. Aí eu fiquei mais sério. Larguei o pano que estava na minha mão e olhei para ela com aquela cara de pai preocupado. Filha, avó Cândida, que Deus a tenha, sempre falava uma coisa e eu nunca esqueci. Ela dizia que cemitério não é lugar de levar nada embora, que o que é de defunto tem que ficar com defunto, que pegar coisa de túmulo é desrespeito e que desrespeito com morto nunca traz coisa boa.
Ela arregalou os olhos, meio frustrada. Mas pai, isso é superstição antiga, não tem nada demais nisso. É só um sapato jogado fora. Olha, tá sujo. Tava no chão. Se eu não levar, ele vai ficar aqui apodrecendo até virar pó. Por isso mesmo, eu insisti. Se tá aqui, é porque alguém deixou. Talvez a família, talvez a própria pessoa que usava.
Não é da nossa conta. A gente não mexe. Ela ficou calada por um tempo, mas eu conhecia a minha filha. Eu sabia que aquela vontade não ia passar fácil. Ela segurou o sapato com as duas mãos, olhando para ele, e depois levantou os olhos para mim com um jeito que me desarmava. Pai, a gente nunca tem dinheiro para nada.
Você mesmo vive dizendo que aperta o mês inteiro, que não sobra para comprar um par de sapato novo para mim, que a sandália que eu uso já tá com a sola gasta. Esse sapato é bonito, tá inteiro, só precisa de uma limpeza. Seria como se fosse um presente, pai. Um presente que ninguém ia dar, mas que eu achei. Aquilo me pegou de jeito.
Ela sabia onde apertar. Sabia que eu nunca tinha condição de dar um sapato bom para ela, desses de loja, bonitos, que as outras meninas da idade dela usavam. E ela nunca reclamou, nunca pediu, nunca fez questão, mas eu sabia que ela queria. Fiquei ali parado, olhando para ela, segurando aquele sapato.
Depois olhei pro túmulo de onde ele tinha saído, como se esperasse ver alguém aparecer e dizer alguma coisa. Não tinha ninguém, só a gente, o mato e o silêncio. Respirei fundo. Tá bom, falei com a voz mais baixa que o normal. Leva, mas limpa bem ele e não fica falando por aí que pegou o sapato de cemitério. O povo da cidade fala demais.
e não precisa dar motivo. O rosto dela se abriu num sorriso que eu não via fazia tempo. Ela guardou o sapato dentro da bolsa de pano que levava com cuidado, como se fosse um tesouro. A gente terminou a volta pelo cemitério, mas eu já não estava mais com a cabeça no lugar. Enquanto ela andava na frente, comentando sobre as flores, sobre os nomes nas lápides, eu ficava olhando pra bolsa dela, sentindo que a gente tinha feito alguma coisa errada.
Quando a gente chegou perto do portão de saída, senti um vento passar por mim, mas não era um vento normal. O dia estava parado, sem uma brisa sequer. As árvores não se mexeram, nada se mexeu. Só aquele vento seco, rápido, que veio de algum lugar que eu não consegui ver e passou por mim como se tivesse passando por uma porta.
Parei no meio do caminho, olhando pros lados. Não tinha ninguém. A Elizabeth estava na frente, já perto do portão, e não tinha sentido nada. “Você sentiu isso?”, perguntei com a voz meio rouca. Ela virou para mim, confusa. “Sentir o que, pai?” “Nada não,”, respondi, tentando disfarçar. “Vamos embora.” Entramos no carro. Ela colocou a bolsa no colo com o sapato dentro e ficou olhando pela janela, feliz, pensando na limpeza que ia fazer quando chegasse em casa.
Eu liguei o carro, mas não consegui sair imediatamente. Fiquei ali olhando pelo para-brisa pro portão de ferro do cemitério, sentindo um peso estranho no peito. Aquele vento não tinha sido normal. Eu sabia disso, mas não tinha como explicar. No caminho de casa, não falei muita coisa. A Elizabeth ia falando de como ia lavar o sapato, onde ia colocar, como ia ficar bonito.
Eu respondia com monossílabos, sem prestar muita atenção. Quando cheguei em casa, o dia ainda estava claro. Minha esposa estava melhor. Levantou para tomar café e a Elizabeth foi correndo mostrar o sapato para ela. Contou a história toda, do jeito dela, como se fosse um achado de sorte e não um objeto tirado de cima de um túmulo.
Minha esposa olhou pro sapato, elogiou ele e não pareceu se incomodar com a origem. Eu fiquei quieto, tomando café na cozinha, ouvindo elas duas conversando com aquele peso ainda dentro de mim. A Elizabeth lavou o sapato com cuidado, deixou ele secando no sol e no fim da tarde já estava brilhando, parecendo novo.
Ela colocou ele em cima do baú dentro do quarto dela, ajeitou ele com cuidado e ficou um tempo olhando, sorrindo. Foi a última vez que eu vi ela sorrir por um bom tempo. Naquela noite, as coisas começaram a mudar. Não foi um barulho alto, não foi um estrondo, foi um som pequeno, seco, que veio lá do corredor. Parecia alguém andando devagar, de um lado pro outro.
Eu tava na cama, quase dormindo, quando escutei. Fiquei imóvel, prestando atenção. O som se repetiu várias vezes, num ritmo que não variava. Era o mesmo som de um sapato de salto baixo batendo no chão de madeira. Levantei, fui até o corredor e acendi a luz. Não tinha ninguém. O corredor estava vazio, as portas fechadas, mas o ar estava pesado e tinha um cheiro doce no ar que eu não reconhecia.
Voltei pro quarto, deitei, mas não consegui dormir. Fiquei escutando o silêncio, esperando o barulho voltar. Ele não voltou, mas o cheiro ficou. E na manhã seguinte, quando a Elizabeth saiu do quarto, ela estava pálida. me olhou com olhos de quem não tinha dormido e disse: “Ai, eu ouvi passos no corredor e tinha um cheiro.
Não sei de onde vinha. Eu fiquei olhando para ela e aí eu soube. Não precisava de prova, não precisava de explicação. A gente tinha trazido o sapato, mas o sapato não veio sozinho. Aquela primeira noite foi só o começo. Eu ainda não sabia disso na manhã seguinte, quando a Elizabeth veio me contar que tinha ouvido passos.
Mas logo descobri que aquilo ia se repetir e piorar a cada noite que passasse. O cheiro de lavanda que ela tinha sentido no corredor foi o primeiro sinal de que a gente não estava sozinho. Naquela tarde eu estava na sala e senti ele de novo, fraco, distante, como se viesse de algum lugar que eu não conseguia identificar. Olhei pros cantos, pra janela, pra porta.
Não tinha nada, mas o cheiro estava ali grudado no ar e não ia embora. A Elizabeth ficou o dia inteiro no quarto dela, mexendo no sapato de vez em quando, limpando, ajeitando o lugar onde ele estava. Ela ainda estava feliz com o achado, mas eu percebi que ela olhava pro corredor com um jeito diferente, como quem espera alguma coisa aparecer de repente.
No dia seguinte, na terça-feira, os passos voltaram, dessa vez mais cedo. Não eram mais só no corredor. Eu juro que ouvi eles na sala indo e vindo, parando bem na frente da porta do quarto da Elizabeth. Fiquei deitado, com o coração acelerado, escutando aquilo sem coragem de levantar. Não sei se era medo ou se era uma intuição de que o melhor era não ir ver.
De manhã, a Elizabeth já estava pior. Não tinha dormido direito. Disse que os passos ficaram por horas, que ela ficou imóvel na cama, segurando o cobertor, rezando baixinho, esperando o sol raiar. E o cheiro, segundo ela, estava mais forte, como se alguém tivesse passado o dia inteiro no quarto dela.
Foi na quarta-feira que as coisas pioraram de vez. Eu tava dormindo, ou pelo menos tentando, quando fui acordado por um barulho seco vindo do quarto dela. Não eram passos, era um bac, como se alguma coisa tivesse caído no chão. Levantei correndo e bati na porta dela, chamando pelo nome. Ela não respondeu no começo. Bati de novo, mais forte.
E aí ela abriu, pálida, com o rosto molhado de lágrimas. O sapato ela disse com a voz trêmula. Ele caiu sozinho. Eu peguei o sapato, coloquei ele de volta no baú e tentei suar calmo. Não foi nada, filha. Deve ter escorregado. Ela balançou a cabeça sem me olhar e só disse: “Não escorregou não, pai.” Ele foi jogado.
Eu sentei do lado dela, abracei ela forte, sem saber o que dizer. Fiquei ali segurando minha filha, sentindo aquele cheiro que parecia um perfume de velha, como se alguém tivesse acabado de passar. “Ai, ela disse entre os soluços. Eu quero devolver. Não quero mais. Nunca devia ter pegado.” “Vamos devolver?”, respondi com a voz firme.
“Amanhã à primeira hora a gente vai no cemitério e devolve. Não importa o que aconteça, a gente devolve e pronto. Na sexta-feira de manhã, não precisei acordar ela. Ela já estava na cozinha, vestida, pronta, com o sapato embrulhado num pano e colocado dentro de uma sacola. Tinha os olhos inchados de chorar e não falou uma palavra enquanto a gente tomava café.
Eu não conseguia comer. Fiquei só olhando para o pacote embrulhado, pensando em como a gente ia fazer aquilo. Não era só devolver. A gente precisava fazer direito, colocar ele de volta no lugar exato, como se nada tivesse acontecido. A gente saiu de casa sem trocar muita conversa. A estrada de terra estava quieta, sem movimento.
Eu ia dirigindo, pensando em como eu ia explicar pro coveiro, como ia pedir desculpas se alguém aparecesse. Chegamos no cemitério e o portão estava aberto. O lugar estava ainda mais vazio do que no domingo anterior. Estai o carro, peguei a sacola com o sapato e a Elizabeth foi atrás de mim, calada, com a cabeça baixa.
Fomos andando pelo corredor principal, passando por túmulos antigos. até chegar no canto mais afastado, onde a gente tinha achado o sapato. O túmulo ainda estava do mesmo jeito, com o mato crescido ao redor e o azulejo rachado. Parei na frente dele, olhando a lápide, sem ler o nome direito. Fiquei ali segurando a sacola sem saber como fazer.
Foi quando um homem apareceu. Ele vinha do fundo do cemitério carregando uma pá no ombro com um chapéu de palhaçurrado e uma camisa velha. Deve ter visto a gente parado ali e resolveu vir ver o que estava acontecendo. “Bom dia”, ele disse, chegando perto e apoiando a pá no chão. “Tão visitando algum parente?” Engoli seco.
“Não, a gente veio, a gente veio devolver uma coisa. Ele olhou para mim, depois para Elizabeth, depois pra sacola que eu segurava. Não perguntou o que era. Parecia que já sabia. Eu não sabia como começar, mas ele olhou paraa sacola e já disse: “É o sapato, né? O sapato do túmulo da dona Dulce.” Fiquei sem reação. Olhei para ele boque aberto.
“O senhor sabe?” Ele deu um sorriso triste, tirou o chapéu e passou a mão na testa suada. “Sei sim. Trabalho aqui há mais de 20 anos. Conheço cada túmulo, cada história. Esse sapato aí é conhecido da gente. Quem trabalha aqui sabe que ele não sai do lugar a tempos. Ele fez uma pausa, olhou pro túmulo e continuou.
Dulce era uma moça bonita, muito bonita. Morreu nova nos anos 60. Ia casar, mas o noivo morreu num acidente de cavalo três dias antes do casamento. Ela ficou arrasada, nunca mais se recuperou. Viveu o resto da vida num quarto escuro, andando pela cidade com os mesmos sapatos que ia usar no casamento.
Quando ela morreu, a família enterrou ela e deixou os sapatos em cima do túmulo como uma lembrança. O coveiro continuou. Quando eu vi que eles tinham sumido no outro dia, pensei que alguém tinha levado. Mas aí eu pensei, quem levaria um sapato de um túmulo? Não é todo mundo que tem coragem de mexer com coisa de defunto.
Foi a gente, eu disse com a voz falhando. Foi a minha filha. Ela achou bonito, quis levar e eu deixei mesmo sabendo que não devia. Minha mãe sempre dizia que não se pega nada de cemitério, que isso traria coisa ruim. Ela tinha razão. Ele falou com um tom grave. Não que seja assombração ou castigo, não é isso. É que essas coisas carregam história e às vezes não são boas.
Me abaixei, coloquei a sacola no chão e tirei o sapato de dentro do pano. Peguei ele com as duas mãos, segurando com cuidado, e coloquei de volta no chão, exatamente onde a gente tinha achado, perto do túmulo. Ajeitei eles com cuidado, como se tivesse arrumando um objeto frágil. A gente se despediu dele e andou devagar de volta pro portão.
A Elizabeth ia com a cabeça baixa, mas eu senti que ela estava mais leve, como se um peso tivesse saído dos ombros dela. Naquela noite, a primeira depois de devolver, a casa ficou em silêncio. Na segunda noite também. Na terceira eu pensei que tinha acabado, mas na quarta noite, antes do amanhecer, eu acordei com aquele frio.
Não era o frio do inverno, não era corrente de ar de janela mal fechada, era aquele frio específico que a gente sente quando está no lugar errado na hora errada, que sobe pelo braço sem vento nenhum, que arrepia a pele de um jeito que o calor não resolve. Fiquei imóvel, olhando pro teto escuro, sentindo aquilo.
No dia seguinte, fui até o quarto da Elizabeth antes do café. Ela estava sentada na cama, com as mãos no colo, os olhos fundos. Ela disse antes de eu perguntar que ela tinha visto. Perguntei o quê? Ela disse que de madrugada tinha acordado com aquele cheiro e que quando abriu o olho, havia uma mulher parada no corredor perto da porta do quarto dela.
Não dentro do quarto, no corredor, parada, olhando. Perguntei se ela tinha visto o rosto. Ela balançou a cabeça devagar. disse que a mulher estava de costas para luz fraca, que entrava pela janela do corredor, então não tinha rosto definido, mas que era uma figura de mulher parada com uma postura específica, daquelas posturas que a gente reconhece sem saber explicar porquê.
Como uma pessoa que está esperando em pé, que não sabe se pode entrar ou se deve ir embora. Perguntei quanto tempo ela ficou ali. A Elizabeth disse que não sabia, que ficou olhando pra figura. e que aquilo durou tempo suficiente para ela ter certeza de que não era sonho e certeza de que não ia conseguir gritar.
E então a figura foi sumindo devagar até o corredor estar vazio de novo. Eu ouvi aquilo sentado na beira da cama da minha filha de 16 anos e senti um peso que não era exatamente medo, era culpa, porque eu tinha deixado ela levar. Eu sabia que não devia. Eu sabia quando estava no cemitério e eu tinha deixado mesmo assim porque não tinha condição de comprar um sapato bonito para ela.
Aquele dia eu fui procurar o padre Olavo. Padre Olavo era homem antigo da nossa igrejinha da vila, de fala mansa e olhar que dava a impressão de ter ouvido tudo que existe para ser ouvido. Encontrei ele na sala ao lado da sacristia com uma xícara de café na mão. Contei tudo do começo. O cemitério, o sapato, a história da dona Dulce que o coveiro tinha nos contado, os passos no corredor, o cheiro de flor velha, o sapato jogado no chão do quarto, a devolução, as três noites de silêncio e a Elizabeth vendo a mulher parada na porta. O padre ouviu sem me
interromper uma vez. Quando terminei, ficou em silêncio por um tempo, olhando pela janela pequena da sala. Então ele disse que tinha uma coisa que eu precisava entender, que alma que fica a maioria das vezes não fica por maldade, fica por apego, por alguma coisa que ficou no meio, que não terminou, que ficou parada no tempo como o relógio que para na hora de algum acontecimento muito grande.
Disse que a dona Dulce tinha vivido a vida inteira carregando aquele amor que não chegou a lugar nenhum. Os sapatos eram o símbolo daquilo. Quando a Elizabeth levou os sapatos, ela levou junto o apego que estava guardado neles. Não como maldição, não como castigo, como peso que vai junto com a coisa sem pedir licença. Perguntei o que a gente fazia.
Ele disse que ia até a minha casa, que ia fazer uma oração, não exorcismo, não reza de livro complicado, uma oração simples, pedindo a Deus que recebesse aquela alma. que ajudasse ela a entender que o que aprendia já não estava mais ali, que os sapatos tinham voltado pro lugar deles, que ela podia ir embora. No dia seguinte, o padre Olavo chegou na minha casa no fim da tarde com uma pasta preta, uma estola, um frasco de água benta e um incensário pequeno.
A Elizabeth estava no quarto, minha esposa estava na sala, nervosa, arrumando coisa sem precisar arrumar. Eu fui receber o padre na porta. Ele entrou, olhou ao redor com calma e pediu pra gente sentar. Acendeu uma vela que tirou da pasta, abriu o frasco de água benta e começou a rezar. Não rezou em latim.
Era homem de cidade pequena, de gente simples, e rezou em português, com as palavras diretas de quem fala com Deus, sem cerimônia de teatro. pediu que Deus recebesse a alma de Dulce Maria de Oliveira, que ela encontrasse o caminho até onde ele precisava chegar. Ele foi de cômodo em cômodo, jogando água benta nos cantos, começando pela entrada, passando pelo corredor, entrando em cada quarto.
O incensário ia na frente, a fumaça espalhando aquele cheiro que é o oposto do cheiro de flor velha fechada. Era um cheiro limpo, aberto, que foi preenchendo os cômodos de um jeito que eu senti na pele. Quando chegou no corredor em frente ao quarto da Elizabeth, o padre parou. Ficou ali parado por um tempo sem rezar, só de pé, em silêncio.
Depois jogou a água benta devagar, com um gesto lento, e disse baixinho uma coisa que eu não ouvi direito. Parecia conversa. Parecia ele falando com alguém que estava ali, mas que eu não conseguia ver. A porta do quarto da Elizabeth abriu. Ela apareceu na porta com os olhos vermelhos e as mãos juntas, olhando pro padre.
Ele virou para ela e fez um sinal com a mão, chamando ela para perto. Ela se aproximou, ajoelhou do lado dele no corredor e começou a rezar junto, com a voz baixa, um pouco trêmula, mas firme do jeito que a voz fica, quando a pessoa está rezando de verdade e não de obrigação. O padre ficou mais um tempo rezando no corredor, depois foi até a sala, apagou a vela, fechou o frasco de água benta e ficou em silêncio.
A casa ficou em silêncio junto. Um silêncio diferente de todos os silêncios que a gente tinha vivido naquela semana. Era silêncio de lugar que ficou vazio de alguma coisa que estava ocupando espaço. O padre disse que tinha feito o que era para ser feito, que o resto era fé, que a gente rezasse também, cada um do seu jeito, pedindo que a dona Dulce encontrasse o caminho. Foi embora sem cerimônia.
Eu fechei a porta e fiquei parado no corredor por um momento, sentindo o ar. Naquela noite, a Elizabeth dormiu. Eu dormi. Minha esposa dormiu. Nos dias seguintes, os passos não voltaram. O cheiro não voltou. A sensação de peso que tinha ficado na casa naquela semana inteira foi sumindo devagar, como vai sumindo a umidade depois que a chuva pr.
Mas eu vou contar uma coisa que nunca contei para ninguém, nem para Elizabeth, nem pro padre, nem para minha esposa. Na noite, depois que o padre foi, quando eu estava já quase dormindo, eu senti o cheiro uma última vez. Fraco, brevíssimo, como um perfume que passa por alguém na rua e você não tem tempo de virar para ver.
Durou menos de um segundo e foi embora. Eu nunca soube dizer se foi a dona Dulce indo embora de vez, deixando alguma coisa no ar antes de sair, ou se foi eu querendo que fosse isso, porque queria acreditar que ela tinha encontrado o caminho. Os anos passaram, a Elizabeth cresceu, casou, foi morar longe. A gente ficou na casinha de sítio, minha esposa e eu, vivendo a vida devagar, do jeito que sempre vivemos.
Essa história virou uma das histórias que a Elizabeth conta pros filhos dela como aviso. Que cemitério não é lugar de levar nada, que as coisas têm história e história vai junto. Muita gente não acredita. balança a cabeça, diz que é superstição, que foi coisa da nossa cabeça que não tem explicação e a gente deixa.
Não precisa acreditar não, mas a gente sabe o que viveu. Se essa história te tocou de alguma forma, se você acredita que a gente não deve mexer no que não é nosso, comente, eu acredito aqui nos comentários. E me conta, você já passou por alguma situação parecida? já sentiu um cheiro que não tinha explicação ou ouviu barulho em casa quando estava sozinho.
E se você quiser continuar acompanhando essas histórias, siga-nos aqui para mais histórias interessantes. Até o próximo causo e que Deus abençoe a sua semana.